Audi busca parceiro para salvar fábrica de Bruxelas; seriam chineses?

audi q8 bruxelas 1

Quem hoje quer uma fábrica com 3.000 funcionários num dos países com salários e custo de vida dos mais altos da Europa? Pois é, a Bélgica está longe de ser a melhor opção para montadoras que querem ter baixo custo de produção, mas sua posição é altamente estratégica no velho continente.

Em Bruxelas, a “capital” da União Europeia, a Audi não colocou de fato a placa de vende-se, mas o termo “parceiro” não se aplica a questão, afinal, os ricos do velho mundo (e do novo também) não querem saber do Audi Q8 e-tron.

Assim, para evitar o fechamento permanente da planta de Bruxelas, a Audi lançou mão do anúncio de que busca interessados, investidores para manter a instalação. Ou seja, na prática, alguém que compre a planta e assuma os empregados.

Tensa, a situação da Audi em Bruxelas literalmente já tomou as ruas da capital do Reino da Bélgica, com uma marcha de 5 mil pessoas em apoio aos empregados, onde incluiu familiares e simpatizantes da causa sindical.

Os empregados querem um norte para a operação e a Audi quer um comprador para a mesma, já que na crise do grupo VW, outras plantas, em especial na Alemanha, deverão ser fechadas.

Gerd Walker, diretor de produção da marca Audi, confirmou à imprensa da Europa que a montadora busca todas as soluções viáveis para evitar o fechamento da enorme planta belga. 

Então, para resolver a questão, somente um comprador para assumir a planta e notadamente, quem tem interesse no momento de se estabelecer na Europa são os chineses.

Para deixar as coisas mais próximas, a Audi poderia vender a fábrica para sua sócia chinesa, a SAIC. Hoje, dona da MG, a empresa asiática detém a antiga marca inglesa, que vem tendo sucesso em vários mercados da Europa.

A SAIC está de olho na Espanha para produzir localmente o MG 4, visto que as barreiras impostas pelo Comissão Europeia, que tem sede em Bruxelas, colocou uma sobretaxa de 38,1% sobre os carros da MG e isso significa, no final das contas, 48% de taxa de importação.

Com isso, a SAIC assumindo a planta belga, agrada sua sócia na China e se livra das altas taxas da União Europeia.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X