Sindicato do ABC paulista vai à China em busca de montadoras para a região

higer 1higer 1

Outrora chamada de Detroit brasileira, São Bernardo do Campo, liderou por décadas uma região com alta concentração de empresas do setor automotivo, notadamente montadoras de veículos, mas com autopeças e outras fábricas nas demais cidades do Grande ABCD.

Porém, nos últimos anos, houve um desmantelamento do parque industrial com o fechamento de várias fábricas, como da Ford e da Toyota, por exemplo. Com o esvaziamento do setor na região, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC  busca novos investimentos para a região.

Por conta disso, a entidade viajou até a China à procura de novos investidores, tendo se encontrado com a Federação Chinesa dos Trabalhadores Metalúrgicos, a Universidade Politécnica de Xangai, a Embaixada do Brasil na China, a sede do Banco Brics e o Banco Industrial e Comercial da China.

A comitiva foi até Xangai, Pequim, Ningde, Zhengzhou e Baldim, de modo a conhecer as empresas que atuam nessas regiões, onde se produzem modelos da Higer Bus, Nio Automotive, CATL Baterias, SAIC Automotive, Yutong Bus, GWM Motors, GigaDevice, Citic e Kwai.

Por ora, nenhum acordo foi feito, pelo menos não se tem notícia disso, mas a região já despertou interessante de empresas como a Chery, que poderia instalar uma fábrica na região, mas ela tem uma instalação em Jacareí.

Por ora, o que se sabe é que a região tem ainda um importante parque de fornecedores e ainda mantém a produção de veículos com Volkswagen, Scania , Mercedes-Benz e General Motors.

Tendo recebido alguns bilhões de reais em evidência de novos planos de produção localizada por parte de algumas montadoras.

Com o crescimento do segmento de ônibus elétricos, duas empresas do setor de origem chinesa podem estar mais próximas de ter plantas de produção na região, onde Metra e Mercedes-Benz já atuam nesse mercado que está em alta com São Paulo e outras cidades brasileiras.

[Fonte: Auto Data ]

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X