Avaliações Ford Matérias NA Pickups SUVs

Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-1 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Nosso editor Moriah pegou a F-250 Tropivan na concessionária Sandrecar, que fica em São Paulo, na Avenida das Nações Unidas. Anteriormente o pessoal da Tropical Cabines tinha combinado de nos entregar a pickup nas instalações da Ford em São Bernardo do Campo, mas depois eles mudaram o local. Como eu estava em viagem em Fortaleza até ontem, o Moriah ficou com a pickup por dois dias. Suas impressões foram muito boas, assim como as nossas.



A unidade em questão é 2010, e está com 14.000 quilômetros rodados. Andando pela Marginal Pinheiros e depois pela Marginal Tietê, a condução foi um pouco complicada, pelo menos para alguém como eu que não tem a mínima experiência em andar com um veículo tão grande e largo. Ou você come a faixa do lado esquerdo ou do lado direito. Parece que a pickup não cabe no espaço em que estamos andando e que você vai esbarrar nos diminutos carros ao redor. Para se ter uma idéia da posição de dirigir, se você está atrás de uma EcoSport, vê por cima dela. Mas, depois de algum tempo, se acostuma.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-2 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Na Fernão Dias, percebemos como um motor turbodiesel desses modernos traz prazer ao dirigir. Mesmo estando em uma subida íngreme, basta tocar no acelerador para sentir o torque. Nas primeiras curvas, parece que a F-250 Tropivan não é muito estável, mas se trata mais de uma sensação causada pela inclinação da carroceria. Depois de algumas curvas, você vai a 100 por hora que a estabilidade se faz presente, o que acontece também graças ao conjunto de rodas e pneus bem maiores que o normal. Na cidade, o carro chama muito a atenção. Todos ficam olhando. E a suspensão dá um show sobre as lombadas e o pavimento terrível de uma cidade do interior de Minas, sacolejando bastante, o que às vezes é bom e às vezes é ruim.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-3 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

A F-250 Tropivan que estamos avaliando é baseada na F-250 de cabine simples. A caçamba é removida, e no lugar entram duas fileiras de bancos e um porta-malas. A pickup na qual ela é baseada tem preços a partir de 107.000 reais. Já a F-250 Tropivan sai por 200.000 reais. A tração é 4×2, e a motorização é mantida, um motor 3.9 Cummins, turbo diesel, de quatro cilindros, com 203 cavalos e 56 kgfm de torque, que equipa a pickup desde 2007, quando entrou no lugar do 4.2 turbo diesel de seis cilindros, da MWM.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-4 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Uma troca que parece ruim, à primeira vista, mas a Ford destaca que tanto a potência quanto o torque são maiores, no motor menor e com dois cilindros a menos, por ele ser mais moderno. Passamos de 180 para 203 cavalos e de 51 para 56 kgfm de torque. Com o motor Cummins, a F-250 poderia subir toda a Rodovia dos Imigrantes a 135 km/h contra 115 km/h do motor anterior. É claro que a melhor opção no catálogo da Tropical para quem quiser um ótimo desempenho é a versão fechada da Dodge RAM 2500, com seus 330 cavalos e 81 kgfm de torque.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-5 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Mas, de 107.000 para 200.000 reais. Por que esse aumento tão grande no preço? A Tropical Cabines destaca que o modelo tem um seleto grupo de compradores, que quer bem mais espaço do que em um SUV importado, e que eles tem uma equipe grande de funcionários, trabalhando de forma artesanal em cada veículo, dando atenção a cada detalhe. O modelo recebe vários equipamentos adicionais, como os bancos, teto solar panorâmico Webasto, estribos laterais, revestimento térmico e acústico, abertura elétrica do porta-malas, rodas de 20 polegadas com pneus Yokohama 285/50 R20, interior todo modificado para ter acabamento em couro bege, sensor de estacionamento traseiro com câmera, DVD Pioneer com duas telas nos encostos de cabeça dianteiros, etc.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-6 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

A pintura da F-250 Tropivan também é especial, um branco pérola, cor que reflete nuances diferentes conforme o ângulo em que você olha. Vermelho, azul, roxo, e assim por diante. Para maior conforto do motorista e ocupantes, a F-250 Tropivan também ganha transmissão automática Allison Transmission, deixando a pickup da Ford com uma configuração impossível de ser escolhida no modelo original. E a F-250 Tropivan tem, há algumas semanas, uma novidade interessante.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-7 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

A Tropical Cabines oferece com exclusividade o sistema Wi-Fi veicular com suporte 3G de Internet Móvel como opcional para suas camionetes. A unidade que estamos testando tem este sistema, que custa 1.500 reais adicionais. O módulo disponibiliza IP randômico/servidor DHCP que permite conexão automática, sem a necessidade de pré-configuração em notebooks, celulares ou outros equipamentos que oferecem acesso à internet.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-8 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

O sistema de navegação tem a opção de ser acessado com senha. Possui também bloqueio de sites, suporte remoto, acesso de até 32 usuários simultâneos e firewall integrado que permite mais segurança a conexão. O sistema também disponibiliza o uso de VPN ou DMZ.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-9 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Josué Maioli, diretor de marketing da Tropical Cabines, comenta que a sua empresa personaliza as pickups ao gosto do cliente, e que o acesso à internet se alinha a essa política, já que os compradores gostam de conforto e qualidade e muitos passam mais tempo em seu veículo, do que no escritório ou em sua residência.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-10 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

As dimensões da F-250 Tropivan são: 5,24 de comprimento, 1,98 de altura, 2,07 de largura e 3,06 de entreeixos. A capacidade do porta-malas vai de 750 a 1.500 litros, de acordo com a disposição dos bancos. E o tanque consegue levar 110 litros de diesel, e custa mais de 200 reais para se encher. Mas a autonomia é de mais de 1.000 quilômetros na estrada, com um custo por quilômetro rodado menor do que um sedã 2.0.

Para um veículo de mais de três toneladas, o comportamento da F-250 Tropivan tem sido bom até o momento. Nossa próxima matéria falará do interior do utilitário, mostrando o que é bom e o que precisaria melhorar.

A título de curiosidade, a Ford vendeu 188 unidades da F-250 no último mês.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-11 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-12 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-13 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-14 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-15 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-16 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-17 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-18 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-19 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-20 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-21 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-22 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-23 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-24 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-25 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-26 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-27 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-28 Avaliação NA – F-250 Tropivan 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

  • Dub G

    ''já que os compradores gostam de conforto e qualidade e muitos passam mais tempo em seu veículo, do que no escritório ou em sua residência.''

    Se eu tivesse uma dessa n saia mais dela kkkkk, que sonho, e quanto a posição de dirigir que foi mencionada, é normal quem n esta acostumado a dirigir pick-ups, mas depois q acostuma, vc vai achar MUITO estranho quando tiver q dirigir um ''carrinho'', vai dar a sensação de q vc esta dirigindo um carro rebaixado X( experiência própria!

  • Luis

    Já esculacharam com os testes

  • Bruno Nunes

    Deve ser muito bom viajar nela!!!

  • SLABTOMAS

    MARAVILHA DE CARRO, ADORARIA TER UM DESSES!

    • Luiz_Fernando

      Só acho que a trazeira da F-250 Tropivan podia ser mais bem trabalhada. Fora isso, tá perfeita !!! :D

    • tiards

      Bonitona, mas não pagaria 200 mil!!!

      • JulioNR

        Da pra pegar uma F-150 SVT Raptor

  • gabrielCR

    Eu não teria pois não faz meu estilo. Mas estou admirando o trabalho da preparadora, parece ser bem feito. É coerente e bastante extenso. Começa com uma simples troca de rodas e pneus, passa por instalar teto solar e vai até troca do câmbio!

  • ThiagoLMC

    F250 é show de bola, mas prefero a cabine dupla.

  • nando_acf

    Cara…200 mil é muito dinheiro, mesmo com todos benefícios da alteração do carro, não daria não essa grana não…

    • ccoala

      nem eu, quem é louco de comprar uma dessas, ao invés de levar uma Pajero Full top ?

      • Hiroshi

        quem compra esse tipo de carro é veio fazendeiro que não tem tv em casa…

  • Dolggan

    Imagina fazer uma viagem longa com uma galera legal… show!

  • NheGui

    Mas eu continuo achando que R$200.000 é muito para um carro com tal acabamentoe itens de série. Tudo bem que a robustez é imbatível, mas eu penso que por R$200.000 compra-se SUV muito luxuosos… vamos ver se o NA muda minha opinião.

    • rafael206t

      amigo acho dificil…esse carro é top, e bate em muita range rover, q é a o SUV mais top da Land Rover no brasil..amigo meu tem uma Range Rover, o carro é muito bom, mais pelo q vi ai, essa F-250 tá melhor, quero ver a proxima matéria falando do interior

      • ccoala

        é nada, bota na lama pra ver quem sai primeiro, Land Rover ou esta 250 …

  • philippesx

    se fosse para eu ter uma coisa gigante dessas seria a f-maxx…

    • Summers_Viper

      Exatamente o q eu iria comentar aqui, pra comprar algo gigante, caro e "não pronto de fábrica" eu iria de F-Maxx

      • a f-maxx custa 365.000

        • cristian_sp

          a gente dispensa o WI FI e pede desconto ………………kkkkkkkkkkkkk

  • mmcinza

    De fato o carro é bem convidativo, mas ainda acho que é de um nicho que teve os seus tempos aúreos, mas agora como só deve restar eles, então da mesma forma, deve ter um público cativo, que sempre teve esses carros, desde a época das picapes SR, Sulam e por aí vai.

    Não acompanho o mercado de importadores independentes, mas deve ter alguns que trazem a Expedition e outras SUV gigantes…

    • _Hofmann_

      eu já vi algumas chevrolet suburban de importação independente também. enormes.

  • Robson Iecker

    Hummer, Navigator e Escalade…… me agradão mais……

    • Dub G

      kkkkkkkkkkkk

      mas tbm é fato que esses 3 são (ou ja foram) os utilitários de luxo mais importados mais luxuosos e cobiçados pelos EUA, por isso são bem populares, até aki… e por isso estão no NFSU2

    • Ravs_Fiasa

      Verdade…pelo preço e pelo o que entregam…sou mais as gringas…

      • Romulo_Max

        200mil…. Meu deus…
        Melhor comprar um Land Rover… por melhor q seja o acabamento da Tropical, duvido q seja melhor do q o de um Land Rover Discovery 4…sem falar nos equipamentos…

        • cristian_sp

          bem provável, terá melhor tecnologia e requinte interno ….mas tem a situação simples:

          Onde estão os compradores desse monstrinho existe uma Land? se ele viajar para comprar, vai viajar para fazer revisão etc?

          Por isso S10 e Ranger vendem muito, não são melhores, mas tem uma rede de distribuição, peças, etc muito maior …

          Essa ai gostei, apesar de não prefereir as grades, acredito que as originais fiquem melhor, e se fosse para encomendar uma gostaria de rodas "normais" com pneus de perfil alto e 4X4 …acredito que se ganha em conforto no rodar e segurança/estabilidade ….

        • bailascomigo72

          Aí sim, hein… Mas tem o outro lado: amortecedor da F-250 custa 10 vezes menos, e tem peça pra todo lugar…

  • leandrocesar92

    o meu pai tem uma cabine dupla e é muito confortável, os bancos parem um sofá ótimo.

  • Fabio D.

    Que carro cavalo! hahahahaha gigantesco!

    Imagino essa coisa entrando na garagem do meu prédio… minha vizinha desistiu, tem um Pathfinder que para na rua!

  • lucas434

    muito legal esse carro

  • luigi_momm

    subiu no meu conceito

  • asilvaguiar

    essa ta meio xunada, mais e um carro bom. algums coisas para melhorar, exemplo teto panoramico tinha que ser maior. tirar a xunagem toda. o que menos gosto do carro e a ultima fileira acho muito simples. mas teria 1 facil facil.

    duvidas: pode colocar 4×4? roda original da ford?

    • Dub G

      sim amigo, eu ja vi uma tropicab (F-250 cabine estendida, linda) e uma tropivan (o SUV ae) com tração nas 4.

  • dzindzik

    Muito bom o texto, meu pai certamente gostaria de ter uma dessas já que ele só gosta de pick-up

  • O Eber esteve em Fortaleza! Sabia que ele tinha bom gosto! B)

  • eds2010

    Infelizmente, a Webasto está preparada apenas para equipar a linha de automoveis de passeio. Linha de utilitarios não. Nisso quem peca é a tropical cabines que deveria por obrigação pensar nisso.

    Porém, ai já vemos o preço do carro… pensanod tbm que o mesmo deve sair caro partindo de uma personalização para cada carro construido. Externamente na minha opinião o que eu acho bem destoante do resto do "monstro´" é a lanterna traseira. Tanto tem cara de coisa ultrapassada como lembra lanterna de picape "colada" em um SUV.

    De resto acho interessante o fato de unir bom espaço interno e bom porta malas. Carregaria ali uma familia na boa. Mas como ja disseram, acho que ainda até por questão de querer os detalhes internos, ficaria por enquanto com um Land Rover. Logo mais veremos o que vale a pena.

  • _Hofmann_

    eu acho mais interessante a versão fechada da ram 2500 cabine simples (por causa do motor, do design e a porta traseira da cabine dupla é menor), mas a que mais me agradou foi a F-350 cabine dupla alongada, pois tem espaço de sobra pra carga e ainda cabe 5 pessoas com conforto. http://www.tropicalcabines.com.br/adm/arquivos/12

    também achei legal a versão com caçamba americana e rodado duplo. mas a F-250 com traseira de focus sedan antigo é uma das coisas mais bizarras que eu já vi na minha vida. chega a ser pior que aquelas F-1000 com traseira de omega.

  • ismajunior

    Haja logotipos, parece a camisa do Corinthians…

    • rape

      hauhauhauhauahuahua
      esse adesivo "Wi-Fi Zone" entao é podre!

  • EuMeSmObYmYsElF

    nooossa… essas rodas são aro 20 mesmo?? Oo… parecem tão pequenas!

  • scaniattt

    Enorme essa aí, parece um carro funerário.

  • luizvidal

    se uma roda dessas ai é 20'', agora imagine o tamanho desse carro.
    aehuaehaeuhea
    quando eu vi, pensava que era aro 15'', sei la.
    aehueaheaueauh
    Fortaleeeza, viu mais carro importado que gente ein eber?
    hueahaeuh

    • nem tanto, fiquei só dentro do beach park rsrs

  • CleitonCarneiro

    quando for postar as fotos do interior do carro, por favor de bastante detalhes do cambio automatico, achei interessante, e no site da tropical não tem as fotos do cambio. obrigado.

  • Jau

    Eber,

    você sabe quanto custa a F4 Milha e a F250 Milha?

    Aliás, uma avaliação da F4 Milha seria muitissimo interessante! http://www.tropicalcabines.com.br/verProduto.php?…

    No mais, ótimo trabalho do NA!

    • o pessoal de imprensa deles ficou de passar os preços da linha toda……….

  • carboni_

    pooowww 20'' e perfil 50 meuu deuus isso é um monstro uahsuahs

  • bailascomigo72

    A idéia é louvável, mas a baianada força a barra… Piso de ônibus nas laterais, tubinhos na grade… Ê, falta de bom gosto!

  • DouglasGT

    Adoro Caminhonetes :)

  • PAULO

    FALTIU FOTOS DO INTERIOR….

  • PAULO

    FALTOU….

  • wolfburger

    Trambolho

  • BHauber

    Pra que isso tudo NA?

  • sk0ll

    Se pintasse de preto eu juro que iria confundir com o CAVEIRAO do bope!!!!

  • LRDS2004

    Essa caminhonete ficou um espetáculo, mas por R$200.000,00 eu prefiro o Lancer Evo X, que faz mais o meu estilo.

  • FabiofBenevides

    Carrisimo 200k numa f250 ultrapassada, prefiro pagar 250 até 300k numa importada direto dos EUA que vou ter muito mais em relação a tudo do nesta que era pra estar aposentada

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend