Enquanto a produção de carros não começa em Camaçari, na Bahia, a chinesa BYD mantém suas importações regulares, mas desta vez usando um novo porto para acessar mercados de uma determinada região.
Aproveitando as vantagens do Porto de Suape, em Pernambuco, a BYD usou o Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) para receber 1.972 carros que chegaram ao estado a bordo do navio ro-ro MV Zhong Yuan da chinesa Cosco.
Marcio Guiot, diretor-presidente da estatal portuária, comentou: “O desembarque de quase duas mil unidades da BYD, para posterior distribuição nos estados da região, é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma notícia muito positiva para Suape, para Pernambuco e para o Nordeste”.
Os veículos chegaram em estruturas conteiráveis para automóveis, por isso puderam ser desembarcadas sem uso de equipes de estivadores que conduzem os carros de dentro do navio para o cais e vice-versa.
Do cais, os veículos da BYD foram encaminhados para o Pátio Público de Veículos de Suape (PPV), de onde serão embarcados em carretas cegonheiras para distribuição aos Estados da região Nordeste.
Javier Ramirez, CEO do Tecon, disse: “Para nós que fazemos o Tecon Suape é um momento de celebração. Hoje inauguramos uma movimentação inédita em nosso terminal. Estamos recebendo os veículos da BYD, sendo a porta de entrada da marca para o Nordeste. Isso reforça o nosso compromisso com a qualidade de operação para os nossos clientes e, ainda mais, um compromisso em promover o desenvolvimento de Pernambuco”.
Por meio de Suape, a BYD reduz os custos de logística no país, evitando assim grandes deslocamentos rodoviários no Brasil para alcançar regiões mais distantes do porto de entrada, até agora em Vitória, no Espírito Santo.
O plano é importar 10.000 carros via Suape em 2024, enquanto o Porto de Aratu, na Bahia, deve servir como porta de saída para a produção local, direcionada para outros países e possivelmente até para outras regiões do país.
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