Canadá segue EUA e impõe tarifa de 100% para carros chineses

byd tan porto
byd tan porto

Seguindo o exemplo dos EUA, o Canadá também impôs uma tarifa de importação para carros chineses de 100%, aumentando assim a lista de países que criaram barreiras para conter a invasão de carros elétricos do país asiático.

O país da América do Norte também anunciou uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio importados da China. Segundo a Reuters , as taxas se aplicam a todos os veículos elétricos enviados da China, o que inclui aqueles fabricados pela Tesla , abre uma nova aba, disse um funcionário do governo canadense.

As ações da montadora global mais valiosa fecharam em queda de 3,2%, bem como de outras marcas tradicionais que fabricam no país asiático e exportam para o continente americano.

O Canadá é mais um país que reage à chegada dos carros elétricos chineses com preços mais baixos e produtos tecnologicamente tão ou mais avançados que os similares locais.

Na Europa, a Comissão Europeia determinou que a importação de carros elétricos da China variam de 17% até 38% acima da taxa padrão de 10% do continente sobre a importação geral.

Além da União Europeia, a Turquia determinou uma sobretaxa de 40% para carros elétricos chineses, de modo a proteger sua indústria automotiva, que apoia à Europa, da entrada maciça de produtos importados.

No Canadá, cuja indústria automotiva apoia o mercado americano, essencialmente, as importações de automóveis da China para seu maior porto de Vancouver, aumentaram 460% em relação ao ano anterior.

Só em 2023, 44.356 unidades chegaram, mas foi em virtude da Tesla, que começou a enviar veículos elétricos fabricados em Xangai para o Canadá.

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que Ottawa estava agindo para combater o que ele chamou de política intencional e estatal de excesso de capacidade da China.

Trudeau  disse: “Acho que todos sabemos que a China não está jogando pelas mesmas regras”. As tarifas serão impostas a partir de 1 de outubro e não há previsão para uma eventual redução.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X