Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

hyundai-veracruz-usado-semana-3-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Olá pessoal do NA. Sou de Chapecó/SC e devido à elevada procura atual por SUVs, crossovers e veículos desses segmentos, decidi escrever minha experiência com a Hyundai Veracruz. Estava querendo há algum tempo ter novamente um SUV.



A sensação de imponência de se estar mais alto sempre me agradou. Por isso, decidi partir a procura por alguns veículos que me proporcionassem isso. Não queria mais zero km, tive uma desvalorização significativa com minha S10, então parti a procura por um seminovo, de único dono, com baixa km e em perfeitas condições.

Queria uma que fosse V6, visto que o consumo de muitas 2.0 e 2.4 ou próximas a isso, flex e de 4 cilindros chega perto dos V6 a gasolina. As a diesel, como SW4 e companhia, não me interessaram, devido principalmente a falta de equipamentos de segurança e o menor conforto e requinte (interior simples), pagar mais por menos, além do seguro muito mais caro.

hyundai-veracruz-usado-semana-4-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

A compra

Minha primeira opção seria uma Captiva V6 AWD. Desde o lançamento da Captiva em 2008, ela já me chamava atenção pelo design e os detalhes cromados, interior caramelo e uma série de equipamentos de conforto e segurança, isso sem falar no motor V6 3.6 de 261 cv. Seu preço no mercado de usados é atraente, próximo das simples e inferiores Ecosport e Duster completas 0 km, em torno de 65 a 70 mil.

Já tive carros da Ford, Chevrolet e Volkswagen, mas a Hyundai começou a me chamar atenção pela qualidade construtiva. Não sou fanático nem de uma nem de outra, visto que dependendo o segmento, uma possui veículos melhores que a outra.

A SantaFe é completa, mas seu design parece faltar algo mais. Então resolvi começar a pesquisar pela Veracruz. Seu preço é um pouco acima, mas estamos falando de um segmento superior também. Além disso, comecei a ver a opinião dos donos e praticamente todos estavam super contentes com o veículo.

hyundai-veracruz-usado-semana-1-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Consegui realizar um test-drive nas duas. A Captiva também é muito boa de dirigir, e tem seu jeito de agradar seu dono. Mas ao entrar na Veracruz se percebe uma lacuna entre as duas e somando as diferenças, pensei: é essa que quero para mim.

Assim, esperei mais um tempo até conseguir adquirir uma dentro das minhas especificações acima e que fosse, preferencialmente, a top de linha. Todas as Veracruz já são muito bem recheadas, com teto-solar, 10 airbags, câmbio sequencial de 6 marchas, faróis de xenônio, 7 lugares, bancos dianteiros elétricos, entre outros.

hyundai-veracruz-usado-semana-2-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

A Veracruz

Com muita procura, encontrei finalmente uma top de linha preta, 2009, com 44 mil km rodados, único dono e todas as revisões em concessionária, com mais de um ano de garantia de fábrica ainda, impecável e com chave de presença (visto que a outra versão tem chave convencional, com controle remoto separado), banco do motorista com memórias (incluindo retrovisores e os ajustes do volante), central multimídia original e um som da Infinity disponível nessa versão, com 10 alto-falantes e um subwoofer, espetacular para os ouvidos.

Por fora, encanta com seus cromados, rodas de 18”, escapes duplos, para-choques com cor diferenciada, lanternas de LED e um design ainda bem atual. Mas quando você entra nela é que mais se sente a diferença de se tratar de um SUV premium. O acabamento é bem feito, com emborrachado por todos os lados, bancos de couro de boa qualidade, interior caramelo com detalhes em madeira, encaixes perfeitos, iluminação azul do painel e nos portas-treco, que são vários.

hyundai-veracruz-usado-semana-8-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Os bancos apoiam super bem o corpo, e não faltam itens para te mimar. Exemplo disso são, além do acendimento automático dos faróis com regulagem de altura automática e sensor de chuva, porta-malas com subida e descida elétricas para que não se faça nenhum esforço. Apresenta também retrovisores que rebaixam quando o ré está acionado e neles há também luzes que iluminam o chão (muito útil para que se possa ver se há barro ou algo do tipo antes de embarcar ou desembarcar dela). Há ainda bancos traseiros reclináveis e corrediços, além de uma espécie de “frigobar” muito generoso.

Vida a bordo

O conforto é o ponto-forte da Veracruz. Além dos bancos confortáveis, sua suspensão faz parecer não existirem buracos em nossas cidades e estradas (algo que seria ótimo se fosse verdade), mas ao mesmo tempo, sendo estável nas curvas. O espaço realmente é muito amplo, um item muitas vezes questionado em alguns SUVs. Para se ter uma ideia, é semelhante ao de um Fusion.

hyundai-veracruz-usado-semana-5-620x826 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Quem viaja na segunda fileira de bancos pode praticamente deitar o encosto e se sentir em uma cama. Até se alguém for viajar no porta-malas terá bancos reclináveis, as pernas ficarão um pouco mais elevadas é verdade, mas o espaço é bom e o acesso é facilitado, não como em outros veículos para sete. Contudo o porta-malas ficará reduzido. Assim, o bom mesmo é deixá-los abaixados (o sistema de rebatimento é muito simples) e não precisar se preocupar com onde colocar tantas malas, por que lá cabe um monte (1133 litros).

A falta de um teto-solar panorâmico (há somente um normal) é compensada por uma ampla área envidraçada, que faz os passageiros relaxarem admirando muito bem a paisagem. O único ruído que ouvi na minha até agora é um pequeno que parece vir de dentro do sistema de levantamento do porta-malas, que irei ver na próxima revisão, já que quase nem se escuta. Do restante, não há nenhum barulho, nem mesmo das fivelas dos cintos do porta-malas (que alguns comentam ter).

hyundai-veracruz-usado-semana-6-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Outro ponto forte é o sistema de ar condicionado. Apresenta dual-zone para os passageiros da frente e controle independente traseiro de velocidade e temperatura, além de possuir fechamento automático da entrada de ar externo para que pólen e poluentes não entrem na cabine. As saídas de ar são diversas, e os passageiros dos bancos traseiros são muito bem servidos, pondo fim às discussões familiares pela temperatura dentro do carro. Assim, as viagens longas acabam ficando mais curtas, divertidas e tranquilas.

Segurança

Entrando no item segurança, ela merece outro destaque. Começando por sua grande qualidade de construção, que atingiu notas máximas em vários testes pelo mundo, a passar pelos 10 airbags (até para quem viaja no porta-malas), controle de tração e estabilidade, freios abs com BAS, que proporcionam boas frenagens apesar do peso.

Tração 4×4 que se ativa automaticamente em condições de baixa aderência, faróis com regulagem automática, suspensão autonivelante (que não deixa o carro ficar “empinado”), retrovisor interno com escurecimento automático e os externos aquecidos, e uma série de outros recursos. Os apoios de cabeça estão disponíveis para todos, sendo ativos para os passageiros da frente (evita o efeito chicote). É uma pena somente terem esquecido (só pode ter sido isso mesmo, por que por economia não deve ter sido…) do cinto de três pontos para quem viaja no meio do banco traseiro.

hyundai-veracruz-usado-semana-7-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Apesar de ela ser voltada para a cidade, sua tração 4×4 conta ainda com reduzida, acionada por meio de um botão no painel e utilizada até 40 km/h, mas não se preocupe: se esquecer ela ligada, ela desativa-a automaticamente. Esse sistema pode ser utilizado para sair de atoleiros, apesar de nunca pensar se quer em colocá-la em um.

Desempenho

O motor é outro destaque da Veracruz. É um 3.8 V6 com 270 cavalos, que proporciona um torque de 36,2 kgfm, aliado a um câmbio automático sequencial de 6 marchas auto adaptativo ao estilo de dirigir do motorista. Assim, ela responde muito bem, mesmo quando estiver carregada. E apesar de ter 2 toneladas, fazer de 0-100 em pouco mais que 9 segundos não é para qualquer um não. Ao ligar, ele é tão silencioso que você nem o percebe e o que você escuta (e é legal por parecer esportivo) é o ronco que sai pelo duplo escape quando solicitado fortemente, tornando a direção divertida, ainda mais utilizando o modo sequencial.

Direção: A facilidade em dirigi-la é notável, parece se tratar de um sedan. Enquanto alguns SUVs se torcem em curvas, ela permanece sólida. Outro aspecto bom é que ela vira muito bem, importante ao fazer um retorno ou no estacionamento. Todas contam com sensor de estacionamento, mas com câmera de ré fica mais fácil estacioná-la, contudo sempre é bom um pouco a mais de atenção devido às dimensões.

hyundai-veracruz-usado-semana-10-620x826 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Consumo

Com relação ao consumo, considero-o dentro das minhas expectativas, pelo porte e desempenho, fazendo entre 9-10 km/l na estrada e 5-6 km/l na cidade (sempre com o ar ligado, e tendo aclives e declives onde moro). Claro que ele depende do pé do motorista e do relevo, podendo assim melhorar ou piorar. Visto que não está muito distante de motores com mais de 100 cv a menos flexíveis, não o considero ruim.

Na cidade, principalmente, é melhor evitar aquelas pisadas fortes, até porque o trânsito não ajuda mesmo e o consumo irá aumentar. Também não a uso na cidade todos os dias, normalmente vou trabalhar com meu outro carro, um Polo sedan 1.6 (que a propósito é um carro muito bom, completo e econômico, com um ótimo preço atualmente). O tanque de combustível dela também é bem grande com 78 litros de capacidade, diminuindo as paradas para abastecer.

hyundai-veracruz-usado-semana-9-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Hyundai Veracruz 2009

Manutenção

Quanto à manutenção, deve ser dada a devida atenção necessária. A Veracruz tem bom emprego de peças e materiais, e dificilmente irá dar problema. Claro que, amortecedores, pastilhas e alguns componentes que precisam ser trocados como em qualquer outro veículo periodicamente vão sair um pouco mais caros nela. Mas nada que seja de causar grande susto, mesmo ela sendo importada. Agora uma coisa é certa: as revisões precisam estar em dia para evitar maiores transtornos e não perder a garantia. A propósito, elas ocorrem de 10 em 10 mil km ou 12 meses, e o preço não é alto. A última, feita pelo dono anterior, que foi aos 40 mil km, custou-lhe apenas 450 reais (referente ao que continha no manual).

Seguro

O seguro também ficou muito atraente para tal. Saiu por volta de 4 mil reais, de seguradora renomada.

Conclusão

Estou muito contente com a escolha que fiz, não sou um defensor da Hyundai e nem quis esconder pontos negativos, mas quase não encontrei nenhum, sendo sincero mesmo. A verdade é que este veículo foi muito bem feito. Meu dinheiro está valendo cada centavo, visto que oferece muitos itens indisponíveis em outros veículos até superiores.

Por tantos motivos é uma pena a Hyundai estar “tirando” ela de linha, apesar de vir uma SantaFé reformulada e “alongada” em seu lugar. Contudo, ela desvalorizou mais nos primeiros 3 anos, estando agora com preços bem estabilizados, transmitindo certa tranquilidade para quem for lhe adquirir. E ainda, traz um bom “status”. As peças também estão bem mais fáceis de serem encontradas hoje, diferente dos primeiros anos.

Entretanto, há alguns equipamentos que poderiam ter sido inseridos, como monitoramento da pressão dos pneus, cinto de três pontos para passageiro central e retrovisores externos com rebatimento automático. Mas nada que obstruam o conjunto.

A Veracruz é uma ótima opção para quem quer um SUV/Crossover de verdade com respostas quase que de um esportivo, mas aliando muita segurança, conforto, equipamentos diferenciados e prazer em dirigir, e não um projeto baseado em carros compactos normais.

Agradeço ao NA pela oportunidade de poder dar minha experiência e opinião sobre este veículo e espero que algumas dúvidas possam ter sido esclarecidas. Mas se precisarem, estou à disposição para tirá-las.

Por Aldemio Bonamigo

4.0

  • schneider1979

    Sem dúvida um ótimo SUV; tornou-se o melhor custo benefício no segmento, uma vez que é um modelo descontinuado. A diferença para a santa fé (antiga) e sorento é enorme. Parabéns pelo relato e, sobretudo, pela ótima aquisição.

    • Cassiano

      É um belo carro, mas ainda acho a Ford Edge melhor

      • Edge nunca concorreu com a Vera Cruz amigo, a concorrente dela era a Explorer, agora a Santa Fé concorre com ambos, Explorer e Edge com suas versões de 5 e 7 lugares.

  • Excelente compra!! Pagou quanto?

    • Aldemio

      Obrigado, próximo aos 80 mil. Até vi algumas por menos, mas valeu a pena pagar um pouco a mais por uma melhor cuidada e com mais equipamentos (sendo que só uma central já é uns 3-4 mil). Abraço

      • Valeu.. sim e ainda bem conservada e pouco rodada.. carros 2009 nessa categoria geralmente são bem rodados e os preços despencam.. preço justo..

      • PeriJR

        Amigo, sempre tive uma dúvida que não consegui esclarecer em relação à chave presencial, é só pra partida ou também destranca as portas sem a chave? Valeu.

        • Aldemio

          As portas e o porta-malas também amigo, basta estar com a chave no bolso (há um pequeno botão nas maçanetas do lado do motorista e passageiro, até para evitar que alguém puxe as mesmas tentando abrir se você estiver próximo, se não souber não abre). O sistema é bem interessante, não deixa esquecer a chave dentro do veículo ou deixar alguma porta mal fechada (emitindo um forte aviso sonoro externo). Se acaso acabar a bateria da chave, há uma chave metálica normal que se esconde dentro da mesma, que pode ser usada para destravar as portas, já na ignição basta plugá-la (só se faz necessário se acabar a bateria, por exemplo). Senão é só manter a chave no bolso ou em qualquer porta-treco. Qualquer dúvida, só perguntar. Abraço.

          • Marcelo Martins

            Caro Aldemio,
            Comprei uma 2011 há uns dias e estou “babando” com o carro. Consegui de BH até o sul de minas pela 381(duplicada) – 200 km + 120 km de estrada simples e sinuosa a média de 10,8 km/L ou R$ 118,00( uma passagem de ônibus está R$ 112,90).
            Em relação a abertura/fechamento automático do porta malas a minha abre/fecha pela chave e pelo botão do lado esquerdo do volante(após dar uns apitos). Mas há um botão na parte interna da tampa do porta malas(igual ao abaixo do volante) que apita mas não desce a porta. Eu tenho que descer manual e depois ela faz um barulho de travamento no final. Isso é normal ??
            Suas informações foram muito úteis na compra viu. Se tiver e puder me mandar contatos (sites) de compra de peças originais(mesmo que no exterior) fico grato.
            ATT…

            Marcelo Martins

        • YoOdEx

          No caso do Tiida que eu tinha era geral. Você só precisava andar com a chave no bolso e nem encostar mais nela (podia estar na mochila, bolsa.. enfim..) vc chegava na porta (e com a chave num raio de 1 metro da maçaneta) apertava aquele botãozinho emborrachado e o carro era destrancado (não era inconveniente apertar o botão, uma vez que dava para apertar e puxar a maçaneta ao mesmo tempo) . Você entrava e girava um botão (em carros mais modernos tem o botão star/stop).

          Funcionava também para o porta malas.. que tinha um "botãozinho" igual ao da porta la… É algo simplesmente útil! É um conforto e tanto na minha opnião, principalmente naquele dia que vc chega com a mão cheia de coisa e a chave no fundo do bolso ou mochila… sinto saudade desse conforto.

    • Filipe César

      Hyundai VeraCruz 2009 está tabelado em R$72 mil – É isso o que sempre digo aqui nos comentários. Muito melhor você pagar R$72 mil em um VeraCruz do que R$120 mil em um Toyota Rav-4 ou Honda CRV!!!

      • schneider1979

        Mas daí já não tem mais o importantíssimo `cheirinho´ de novo; o item mais caro do automóvel. rsrs

        • rpasini1

          Não se esqueça que para alguém vender um carro tão pouco usado, é muito provável que ele estará comprando um novo.

          • bryan

            como faz pra escrever essa opiniões onde que eu mando quero mandar uma da minha saveiro!

            • Na parte de cima da página, o último link é o contato. Acredito que seja por lá.

          • schneider1979

            Sim… mas o motivo que levou ele a trocar o usado é que conta. Na minha opinião são 3 os motivos principais:

            1) o cara que é consumista e troca de carro todo o ano
            2) comprou um carro caro e não consegue mais pagar
            3) o carro deu problema e/ou foi batido

            Então.. se você pegar um carro das duas primeiras opções, ótimo. Se pegar da última se f….

            • 3ic

              mas até 0 km tem essa roubada como queda de cegonha, batida na css, pátio ou porto, ou até mesmo o 0 km servindo de peça avulça de reposição para algum carro de mesmo modelo na oficina da css.

          • Antonio_Brust

            Ou então se desfazendo da bomba que vive dando problema e a CSS não consegue resolver.

        • Nem o fator: "Olá vizinho, carro 0Km sem placa!"

      • Antonio_Brust

        Não importa quantas vezes digam… mas não se comparam preços de seminovos/usados com 0km… são diversos fatores que corroboram em um ou outro…. à grosso modo, parece sempre vantagem comprar um seminovo, mas em muitas ocasiões não é bem assim que acontece.

        Aqui onde moro, jamais iria achar um carro usado com esse Estado de Conservação e preço.

        • Filipe César

          Olha, concordo em partes, mas veja bem: Eu prefiro pagar R$54 mil que é o preço de tabela em um Civic 2012 do que R$66 mil 0km, carro com menos de 1 ano de uso por um valor bem abaixo.

        • Aldemio

          Por isso vale e muito a procura. Não sai comprando a primeira que vi, levou algum tempo para achar a versão top e nesse estado. E vale muito ainda saber o histórico do veículo, checar se nunca sofreu uma colisão, levar a um mecânico ou na concessionária de confiança fazer uma boa vistoria. Por que a diferença de preço compensa (e muito) adquirir um semi-novo melhor em bom estado do que um 0km. Sem contar na desvalorização dos 2-3 primeiros anos que é bem grande para veículos acima de 80 mil.

  • Diego

    Não sabia que ela era assim tão boa.
    Uma vez entrei em uma captiva, achei o acabamente meio caido.
    Pelo relato ai parece ser um bom carro, só discordo da parte do carro transparecer STATUS… odeio isso. a FUNÇÃO DELA É APENAS FUNCIONAL, DE QUALQUER CARROS, e o mais importante OS ESPORTIVOS?? A PURA DIVERSÃO!!!!!!!!!!!!!!!

  • kikofar

    Puxa vida!!! Como é bom encontrar uma informação quando estamos precisando dela!

    Obrigado ao Sr. Aldemio por se dispor a relatar detalhes da sua Veracruz. Iniciei o projeto 'SUV familiar', com intensa pesquisa e montei tabelas comparativas com base em informações da internet. Mas, convenhamos, uma coisa é um carro zero testado por jornalistas. Outra coisa é aquilo que se aproxima da vida real, neste caso, da minha vida real por ser o que busco: um SUV com 3 ou 4 anos de uso, preço entre 60 e 75 mil que forneça espaço e conforto à minha família. No caso da Veracruz, também desejo uma com, pelo menos 1 anos de garantia pela frente. O espaço interno tem sido um fator muito forte também, afinal, tenho uma filha com deficiência e que usará cadeirinha por alguns bons anos e tenho um filho menorzinho, que também usará cadeirinha por pelo menos mais 3 anos. Por isso, dou ênfase ao entre-eixos maior, apesar de que, há veículos que isso não se traduz exatamente em grande espaço.

    Apesar da fase de encantamento com o carro, algo normalíssimo para quem adquiriu aquilo que mais gostou, o relato está muito bom. O preço da revisão está ótimo, tendo a consciência, é claro, que deve ter sido o 'básico' onde não foi preciso trocar nada além do previsto. Outro dia vi uma senhora falando que o Veracruz de uma amiga saiu da revisão custando 7 mil reais. Imagino que a nobre proprietária deva ter trocado discos de freio e outras peças de preços proibitivos em concessionárias quando se trata de importados, sobretudo! rsrsrs

    O seguro também está no valor que espero para um carro desses. Confesso que só não fui atrás da Veracruz porque, confesso, tenho receio de como o mercado irá se comportar com esse carro ao final da sua garantia. Por isso, vou aguardar 2014 e ver como estará o mercado das Veracruz 2008, já sem a garantia. De qualquer maneira, gostei demais do relato. Parabéns ao sr. Aldemio e curta bastante essa nave!

    • blindzector

      Kikofar… ainda a procura de um SUV?? rsrs

      Land Rover nao supri ( sim, valores e revisoes estao bem acima ! heheheh! ) mas ja pensou em uma Subaru Forester?

      • kikofar

        Fala Blindzector! Cara, 2 motivos pelos quais nao olhei a Forester: 1) Por ser Subaru (medo da manutenção, mesmo sabendo da qualidade indiscutível dos carros da montadora japonesa); 2) A Forester é bem menor do que as Veracruz, Santa Fé, Outlanders da vida…

        Minha esposa apaixonou-se com a Tribeca (hoje já há algumas na casa dos 80 mil). Mas, se tenho medo da manutenção do Forester, imagine então da Tribeca! rsrsrsrsrs

        • blindzector

          Observando por estes "peqenos "" detalhes, fikei pensando em uma situacao!

          Toyota SW4 – Tem alguns modelos na mesma faixa de preco e sao a Diesel…

          E o bom da Toyota, e qe farol, vc acha na padaria e compra lataria no acougue!

          Ssangyoung Rexton – Mecanica Mercedes dos mesmos motores da Sprinter… :) O unico problema sao pecas como farois e coisinhas assim, mas aparentemente, a Ssangyoung tem feito fans pelo Brasil… :)

          Tbm tem a Korando… bem bacana, menor, mas vale apena por ser um modelo mais novo… e motor a Diesel.

          Outlander GT – Para mim e o qe mais babo! Motor V6… e e uma Mit neh?! E junto tem a Freelander… qe tem o valor praticamente o mesmo, mas com toda a tecnologia embarcada da Land! :)

          Citei a Forester…. por ser um carrinho q tem um valor baixo, e tem um custo beneficio razoavel!

          Ja a Hyundai VeraCruz, nao e um SUV, ela fica mais para uma Crossover assim como o Outlander, e derivados! Mas da para ter um peqeno passeio em estrada nao pavimentada!

          Fica ideias! :)

          • Alderico

            Esqueceu de citar a SW4 V6, que tem preço muito abaixo da versão diesel e oferece os mesmos benefícios da Toyota…

          • Bruno_ts

            Acredito que de todas, a que ele gastaria menos e sofreria menos no momento em que fosse vender, seria a SW4. Sem falar que ela tem o motor a Diesel que é mais econômico que a VeraCruz e os outros sitados (e o diesel custa menos que a gasolina). No entanto peca nos itens de séries, que vem menos que a VeraCruz.

    • HugoSW
    • arianoneves

      Sinceramente, tudo que foi dito dessa reportagem é o mesmo do sedan azera. Lógico que não é uma SUV, mas o espaço interno, conforto, segurança é o mesmo! Ainda tem o cinto de 3 pontos, o rabatimento dos retrovisores, tem melhor desempenho (é mais leve) apesar do motor "menor" 3.3 vs 3.5, consumo melhor 6-7 cidade e 10-11 estrada. Preço mais em conta e seguro também. Sou proprietário de um que comprei semi-novo e não me arrependo. A manutenção é mais cara que um carro normal, mas não é coisa de outro mundo, tem carro nacional mais caro!

  • Eduvinhas

    Tenho uma 2008 e concordo com tudo que vc falou. vim de uma santa fe e posso dizer que ha uma boa diferença entre as duas, so nao entendi vc dizer do banco caramelo pois os bancos sao iguais da minha mas ate onde vi se nao estiver errado sao cinzas, e a multimidia so e original a partir de 2012 vc teve sorte assim como eu de ja ter pego uma em que o antigo proprietario tinha instalado uma.

    • Aldemio

      Realmente amigo, modo de falar interior claro. Puxa meio que pra um bege, algo do tipo. abç

      • Eduvinhas

        Realmente e bem clarinho, mas vc sabe q apenas uma vez eu vi uma com os bancos caramelo. assim como o tapete e as peças plasticas em caramelo tbm. nunca mais vi outra. mas assim como vc estou bem sartisfeito com o carro . parabens pela compra

  • Mel_Thorme

    Eu adquiri uma CRV 2007 assim que soube da gravidez da minha esposa.
    Para falar a verdade, eu procurava uma Vera Cruz, mas em Salvador estava difícil achar uma nas condições que foram relatadas acima!
    De qualquer forma, lendo este relato, meu plano de ter uma Vera Cruz, mesmo descontinuada e com seguro caro (4mil é salgado! Paguei 1500 para segurar a CRV) ainda persiste!
    Parabéns! É um belo carro!

    • Rafa_el

      1500 de seguro na CRV??!!??!!!!!?

      Eu que já estava pensando em uma fiquei ainda mais animado!!!

      • kikofar

        Pagou barato mesmo. Mas saiba que pago 1.800 no seguro total para um Accord V6 2006. Praticamente há 3 anos! Os carros da Honda tem esse perfil, ao que parece.

        • Fabiano

          Pago os mesmos valores num Azera 2011 com bônus total em Blumenau-SC.

      • aqui em floripa seguro da CRV 2010 tá 2,5-3k..

        • Samuca

          Rav4 2007 R$ 1.900,00. E uso para trabalho( relatado a seguradora), 41 anos, Caxias do Sul-SC.

    • Marcos

      vc deve morar no CEU ! no rj / zona oeste 1500 é seguro de gol 1998 !
      estou trocando minha ranger por uma crv 2011 e o seguro mais barato ate agora foi 4250 !

      • 3ic

        procura mais que meu amigo comprou uma crv 0 km com seguro de 2500, morando na tijuca.

    • Aldemio

      Verdade, bem em conta o seguro da CRV aí. Mas o seguro varia bastante de região para região, bom dar uma conferida se aí não é até mais em conta. Para mim o da Veracruz não achei caro, pois seguros de outras como Grand Cherokee 2009 e até as a diesel como Sw4, Pajero Full e companhia ultrapassa facilmente os 5 mil. Abraço

  • mgbalbo

    Parei de ler no SUV premium. Veracruz não é Range Rover.
    Mentira, continuei a ler, mas isso é fato. Hyundai não é premium, tirem isso da cabeça.

    • Matheus

      Na verdade, ela é um SUV premium sim, pois seus principais concorrentes era Volkswagem Toureag, Jeep Grand Cherokee, e kia Mohave que também são premium, assim como algus Land Rover. Abç

      • sheldonmendes

        Toureg >>>>> Abismo >>>>>> Veracruz……. desculpe mas elas não estão na mesma categoria….

      • mgbalbo

        Se VOCÊ considera os concorrentes dela premium isso não faz da Veracruz premium. Pra mim nenhum dos que você citou são premium. A VW Touareg, apesar de ser melhor que as que você citou (na minha opinião) é pra quem não pode bancar uma Cayenne, X6, Q5, Q7, FX35…

        O mesmo raciocínio que você está usando é o que usam pra dizer que sonata é premium. Só não vai me falar que é concorrente de Serie 3, A4, e Classe C né ?

        • Aldemio

          Da para perceber que nunca entrou em uma, não é só marca que faz um veículo ser bom ou não. Se é para andar com veículos só pela marca em versões que não oferecem o mínimo pelo preço, a opinião é sua. Os níveis de tecnologia, segurança, conforto e equipamentos presentes na Veracruz são sim de igual para igual com esses concorrentes. E já andei de Land Rover Evoque, Discovery, Edge, e posso dizer que a minha não perde em relação à elas.

          Não diria que um Sonata é concorrente desses citados, mas certamente pensaria e muito em outros como o Azera, Fusion, antes de adquirir esses (preços próximos).

          • mgbalbo

            Da pra ver que você nunca entrou em uma Cayenne tambem. A hyundai tem um pós venda diferenciado ? Porque premium vai muito além de um bom acabamento e visual, tem a confiabilidade, o esmero na construção, tecnologia embarcada, pós venda, imagem, etc.

            O que você não entendeu é que nem Veracruz nem os concorrentes dela são premium.

            Azera e Fusion que você citou também não. Por favor, premium não é um conceito tão complicado, tão chamando diamante negro de chocolate premium, ou Hershey's porque é mais difícil de falar.

            • Aldemio

              Em nenhum momento comparei com Cayenne. Cayenne é duma marca de super esportivos, nem citei seu nome. Só que não se classifica nos veículos desses segmentos normais, que são Ix35, CR-V, Outlander, etc etc. Esse segmento que você fala para mim são os de luxo.

              Além disso, pouco me importa se é considerado premium ou não, o que me importa é que estou super feliz com ela. É super segura, com boa construção, traz itens de conforto e tecnologia diferenciados (alguns que não estão nem nesses "premium" dito por você, além disso, alguns desses aí não oferecem conforto aos passageiros como em uma Veracruz), muito boa de dirigir, e principalmente, pelo preço não tem uma que ofereça tal nível. Abç

              • mgbalbo

                Eu tenho um 208 e tenho convulsões quando chamam de compacto premium qualquer coisa parecida com ele.

                Quem citou Cayenne fui eu. A cayenne de entrada é pau a pau com os similares da Audi, Mercedes, Infiniti, BMW e outros que não temos por aqui, como Escalade e tal que são premium. E veja que que a Escalade é da Cadillac, marca premium da GM. Enfim, não tem mais o que argumentar sobre o FATO da Veracruz não ser premium. Só concluindo, acho um erro a Hyundai insistir em ter carros premium como Equus (e não estou incluindo a Veracruz) na mesma marca de carros comuns que são quase todo seu portfólio de produtos.

                • Aldemio

                  Novamente, não é só marca que faz um carro ser premium. O que adianta andar com carros de entrada da BMW (por exemplo) somente porque a marca é premium, mas se os itens e equipamentos não são compatíveis para tal. Não é por que ela faz parte da mesma marca de veículos mais simples que deixa de ser premium, e sim seu conteúdo, sua construção, entre outras tantas coisas.

    • blindzector

      Vejo a VeraCruz mais como uma Crossover! Afinal de SUV ela so tem tamanho!

      • rubensvillaca

        Cara, ver a VeraCruz como um Crossover é peso viu? '-'

    • caique313131

      Erro de quem considera algo "premium" apenas pela marca. Você diria que um Genesis não é premium apenas por ser da Hyundai? Claro que não (eu espero). Premium é o segmento em que o automóvel está encaixado, tendo as devidas qualidades necessárias. Status, aí sim, tem haver com a marca, não tendo relação direta com a qualidade do produto, embora geralmente marcas que estejam incluídas nesse meio tenham algo de diferencial em relação às outras.

      • mgbalbo

        Genesis é premium sim. E há um abismo entre um Genesis e uma Veracruz, que não deixa de ser um ótimo carro, mas premium? Não. Ou é premium ou não é premium, não dá pra relativizar.

    • Cara esse é o pensamento do Brasileiro, esse tipo de carro aqui é carro de gente que tem uma condição financeira boa, por isso o povo acha que esses tipos de carros é ''premium'' , e nao venha dizer que nao da ''STATUS'' um carro desses que da sim ( pelo menos aqui no Brasil) porque la fora esse carro tem em cada esquina rsrs

    • luis

      meu amigo nao faletanta bobagem sem conher o carro, atualmente tenho uma vera cruz, sobe ate barranco e ja tive uma freeland, nem se compara a era ganha desparado tanto em conforto como desempenho. abracos

  • dudupruvinelli

    Esse aí tá mais alegre que aquele que achava que o Punto concorria com Golf, 308 e cia. kkk Parabéns pelo carro. Acho que vale mais que a Sorento. Mas uma coisa.. eu não teria pena de colocá-la na lama. kkk Aliás, com esse tanque, me arriscaria ir pra Serra do Corvo Branco. Já foi lá? Abraços

    • Rafa_el

      Eu tbm não.

      Chapada dos veadeiros, Cachoeiras, litoral nordestino…

    • Eugenio C.

      Por que "acho que vale mais que a Sorento"? A Sorento é equivalente à SantFe, portanto abaixo do VeraCruz (que equivale ao Mohave)…

      • dudupruvinelli

        A sorento de 7 lugares está custando 149k. Uma veracruz está 130k ou menos atualmente.

        • Aldemio

          Preço não é sinônimo de segmento, equipamentos etc… Considero a Sorento muito boa, mas pode procurar o que é de série em uma e na outra, motor 2.4 nem é oferecido na Veracruz, muitos equipamentos da Veracruz não existem na Sorento (mesmo sendo lançada depois da Veracruz). E esse preço se deve que a mesma será substituída por uma SantaFé maior.

    • jaderf

      serra do corvo branco em Grão Pará-SC ? pode ir com qualquer carro…sossegado! Passei la no feriado agora com uma G. Vitara 2011 e foi de boa, e um Prisma novo acompanhou a gente (ficou pra trás, mas acompanhou). Voce é aqui da Região?

  • SyncBomb

    Faz bem meu estilo de carro, pena o seguro e o consumo serem elevados pro meu bolso :/
    Parabéns pelo relato e pelo carro, fiquei com vontade de experimentar.

    • Eugenio C.

      Mas como o próprio autor do texto frisou, o consumo é equivalente ao de muitos 2.0 flex… :/

  • zeuslinux

    Muito bonita !

    Realmente é um carro de nível acima da Captiva e similares. Na época em que era vendida o preço dela era maior do que da Captiva V6 também, não ?

    De qualquer jeito foi uma ótima aquisição. Pelo que vejo na internet encontra-se por preços de 70 a 80 mil para modelos 2009/2010. É preço de sedã médio com motor 2.0 e acabamento bem mais simples.

    Acho que o meu próximo upgrade será também será de um semi-novo com motor V6. Afinal, com essa moda de downsizing, carros com motores V6 e V8 tendem a sumir do mercado.

  • marcio233

    Parabéns pelo carro, realmente eu nem notava a VeraCruz por imaginar coisas diferentes do que eu vi aqui.

    Até o consumo é uma boa surpresa. É claro que, como foi dito, depende – e muito, é um V6 – do pé do dono. Mas são números interessantes.

    Agora queria saber sobre estes carros depois da garantia, como seria encontrar peças no mercado paralelo e o atendimento na concessionária para os clientes "fora da garantia".

  • Vitão

    Ao dono, parabéns pelo carro e pelo ótimo post….

    Está bem detalhada e as fotos ficaram quase que profissionais he he he…

    Gosto mesmo é de ler a opinião do dono, pois a pessoa já ficou um bom tempo com ele e realmente trata bem os aspectos positivos e negativos (q praticamente não teve he he he) do carro….

  • Leandro1978

    Parabéns pela compra. Pessoalmente não a acho tão bonita (não que seja feia, tem um desenho simples, o que pode ser uma vantagem), mas o conforto, equipamentos, qualidade compensam (era como o Azera antigo, não era tão bonito, mas compensava no restante). Sendo um pouco abusado, seria interessante um relato do Polo Sedan também.

    • Aldemio

      Ok, se sobrar algum tempo e o NA aceitar faço um sobre o polo, amigo! E esse já faz 4 anos que está comigo – ótimo carro! abraço

    • zemarreta

      Por fora é um desenho clássico e até agradável, mas por dentro não gosto dessa mistura de madeira falsa com iluminação azul quase ultravioleta.

      • Aldemio

        Gosto é gosto. Eu acho muito bonito veículos com interior claro, iluminação azul e imitação de madeira…

  • HugoSW

    Alguém da Grande Porto Alegre, que estiver interessado em comprar uma, achei uma muito interessante: http://www.autocarro.com.br/vitoriaveiculos-poa/p

    • dudupruvinelli

      Acho que já foi vendida rs

      • HugoSW

        Use o link apenas até o .html remova o resto

      • HugoSW

        Use o link apenas até o .html remova o

    • Carlsson

      Porto Alegre – Rio Grande do Sul?
      E vc está cogitando comprar um carro usado com placa de letra inicial "JI"?
      Sério, não brinca comigo.
      Pesquise na internet e veja que os carros do RS vão até "JD".
      Aqui em SC ocorre muito isso…
      As nossas placas vão até MMM e os caras vendem carros lá do Nordeste, de seguradora, daqueles baianos que colocam rodas 24" e dezenas de subwoofers Pioneer em caminhonete, cujas placas são "MS_, MT_", etc, e o povo pensa que começando com "M" é daqui do Estado.
      Edit: eu já trabalhei num despachante de documentos de carros, e conheço bem o mercado de usados, por isso me atento a esses detalhes…
      Edit²: meu comentário não é ofensivo, é verdade que os baianos colocam aro 24" cromado e 20 sub's Pioneer e 40 kit's 6×9 nas caminhonetes, com módulos Booster

      • dudupruvinelli

        Juro que eu pensei nisso, mas resolvi ficar quieto. Que bom q não sou somente eu… rs

  • Rafael

    Trecho "Outro aspecto bom é que ela vira muito bem, importante ao fazer um retorno ou no estacionamento", só quem já dirigiu ou tem uma S10 (das antigas) sabe, eu já fui vendedor GM e a direção dela gira muito pouco, péssima para manobrar.

    • Acelerando

      Pois é, tive uma S10 antiga e agora uma Frontier e o diâmetro de giro parecem iguais, pesando mais negativamente à S10 que era 4X2.

  • Paschoalpca

    Gostei do relato. é difícil ver o relato detalhado de um carro desses. Estou pensando em pegar um SUV (família cresceu), e confesso que nunca tinha lembrado da VERACRUZ. A partir do seu relato, vou pensar na ideia, me pareceu um bom carro.

  • johnnyburanelo

    Legal
    achei q ela gastava mais na cidade

    • zemarreta

      Mas vc viu que ela bebe coisa de 5,5km/l? 9-10 é na estrada.

      • Aldemio

        Mas este consumo é bom pela região que moro, muitos morros. Além disso são duas toneladas e 270 cv amigo.

        • zemarreta

          Eu concordo com você. É o consumo esperado para um carro desse tamanho com um motor de quase 4 litros aspirado. Entretanto, o post inicial me pareceu talvez acreditar que o carro faria entre 9-10 na cidade, o que seria realmente um consumo excelente.

  • Louis

    Rapaz, esse carro é meu sonho (apesar de não simpatizar com a Hyundai atualmente). Parabéns pela nave. Só não cogito um carro deste tamanho porque eu ando bastante, e não posso me dar ao luxo de ter um carro pra trabalhar e outro pra passear.
    Tive uma S10 V6 em 1998, fazia 8 km/l na estrada com pé leve hehehe. Mas naquela época, meu pai que bancava a gasolina hehehe

    • Eugenio C.

      Ixe, um amigo meu teve uma Blazer Executive 4.3 V6 1999 a gasolina zero km, fazia 5,5 km/l na estrada…

    • Bruno_ts

      Carro desse porte a gasolina, é só para quem tem muito dinheiro.. hahahahaha

  • zemarreta

    É um carro com muitos pontos positivos, como bem destacado no texto.
    Andei avaliando uma dessas há um tempo. A patroa quer passar o Fit pra frente, ela ficaria com o 3008 e eu pensei em pegar uma Veracruz, com uns 2 anos de uso, que está com preço excelente para o pacote que oferece.
    Desisti de pegar uma Veracruz dessas por alguns motivos entre os quais eu destaco a pilantrice dos coreanos em economizar umas merrecas num cinto de 3 pontos no assento do meio (sim, uso o carro com 5 passageiros toda semana). Esse é o tipo de coisa que vc fica pensando: se economizam num negócio desses, no que mais que eles economizaram?

    • dudupruvinelli

      O i30 também tinha (e ainda tem) esse problema. Vem com 6 bags e ESP, mas sem cinto de três pontos. É ridículo.

      • zemarreta

        Eu acho absurdo qualquer carro de mais de 40 mil reais economizar num negócio desses (os outros pelo menos ainda usam a desculpa esfarrapada de que têm orçamento apertado), mas no caso da Veracruz beira o patológico. Nos EUA e Europa ela vinha com todos os cintos de 3 pontos. Menos na versão "especialmente" criada para o mercado brasileiro… isso porque é um carro que custava até um tempo atrás mais de 150 mil reais, e que tem espaço para 7 passageiros. Apenas o prazer de s@canear os brasileiros é que leva alguém a fazer um negócio desses, só pode ser.

      • zemarreta

        Aliás, acho que até merecia um top 10: dos carros mais caros que não vêm com cinto de 3 pontos no banco do meio… Algo me diz que vamos ter alguns coreanos no páreo…

    • Aldemio

      Referente as outras coisas não achei nada ainda amigo. Até por que no item segurança ela é super recheada, superando bastante o 3008. Mas sobre o cinto foi sacanagem, até por que é importada, e mesmo que aumentassem no preço final, que diferença seria pagar uns 500 reais por isso sem saber. Descuido mesmo. Acho que é por que praticamente todos os hyundai no brasil tem esse tipo de cinto central.

      • zemarreta

        Olha, superar o 3008 acho difícil. Aí seria coisa de Volvo pra cima, com esses mecanismos de frenagem automática em caso de acidente. A própria frenagem do 3008 (80-0 100-0) é melhor que o da Veracruz segundo os testes. Não que a Veracruz seja ruim, mas o 3008 é realmente muito bom nesse aspecto. De resto o 3008 tem todas as estrelas no crash test europeu, airbags laterais, controles de estabilidade, da mesma forma que a Veracruz.
        Como disse, acho que o Veracruz tem muitas qualidades, mas avaliei muito em função de meu carro atual, que é o 3008, e vi coisas que para mim são relevantes, mas para outros não são. Além do cinto subabdominal no assento do meio, que me impediria de colocar minhas duas cadeirinhas uma do lado da outra, eu li muito que ela faz o estilo mais confortável, com direção menos direta, itens bem ao estilo americano de conduzir. Particularmente gosto mais do carro na mão, com direção mais direta, e mais estável, como é o estilo dos europeus, em que o 3008 se sai muito bem.
        Por fim não gosto do estilo do interior dela (embora não chegue a ser realmente feio, como da santafe antiga), que acho meio antigão demais pro meu gosto, mas isso não seria motivo para deixar de comprá-la.
        Abs

        • Aldemio

          É ambos têm suas qualidades ou não. O 3008 parece ser um ótimo automóvel, só que eu não gosto, por exemplo do estilo "minivan" dele, não que não seja bonito, mas prefiro o estilo mais SUV (ou popularmente conhecido por camionete). Claro, há modelos que apresentam um interior com design mais moderno, mas sempre gostei de interior claro, detalhes em madeira e prateados, etc. Assim, prefiro abrir mão nesse quesito, e recheá-las em outros.

  • vitimsl

    Bom relato e bom carro tambem. O consumo esta bom pelo motor e tamanho do carro. Fez bem em pesquisar, essa sua esta bem inteira. Parabens.

  • Rafael_rec

    Sempre que eu cruzo com uma Veracruz na estrada eu penso que dever ser um tesão viajar num desses.

    • Aldemio

      Realmente, o conforto, espaço e a tranquilidade a bordo, assim como a boa estabilidade e resposta do motor garantem uma ótima viagem. Sem contar nos mimos, porta-trecos etc que estão lá para te ajudar. Abç

  • cortapra18perci

    só sabe beber, prefiro um tiguan

    • Rafael_rec

      Tiguan tem espaço equivalente a um Spacefox, não tem como comparar.

      • Carlsson

        Na boa, vc já entrou em uma?
        Acho que vc quis dizer que a "cara" do Tiguan se parece com o Spacefox.

        • Aldemio

          Já cara, e o negocio é apertado como uma Ecosport, sem contar o porta-malas… Muito pequena e com preço alto, deveria estar concorrendo a partir de uns 85 mil.

    • André

      TIGUAM Parace um Cá perto de uma VeraCruz, fala serio em.. SAbe tudo de SUV

    • Eugenio C.

      Compare Tiguan com Tucson… se é para comparar os equivalentes, veja qual é o consumo de um Touareg…

  • PeriJR

    Tô paquerando uma dessas faz tempo, valeu mesmo pelo relato. Nessa faixa de preço nada chega nem perto. Agora essa dos retrovisores abaixarem na ré e iluminarem o chão pra mim é novidade. Show.

    • Aldemio

      Pois é, detalhes que fazem a diferença. Até o Volante sobe e o banco desliza para trás sozinhos quando se desliga a ignição, para facilitar a saída e posteriormente a entrada nela. abç

  • Bruno Alves

    Parabéns pelo carro amigo, eu tenho um SUV da Hyundai também, uma Santa Fé 2.4 2011 que comprei 0Km no começo do ano. Peguei na promoção porque estava saindo de linha. Mas me arrependi. Mais do negócio do que do carro. Porque paguei R$ 100.000,00 em uma 2.4 sendo que a V6 era só um pouco mais cara e anda muito mais (são 180 contra 285cv). Mesmo sendo completa (com multimídia, duas telas de DVD para os passageiros de trás, bancos de couro, só não tem 7 lugares) ela não valia os R$ 100.000,00 que eu paguei. Com R$ 10.000,00 a menos eu poderia ter pego uma V6 usada do mesmo ano, pouco rodada e com os mesmos itens da minha. Mas o carro é bom. Só o motor que deixa um pouco a desejar. Pelo menos, isso me serviu de lição para o próximo carro.

    • Rafael_rec

      Você comprou uma Santa Fé 0km ano 2011 no começo de 2013?

      • Bruno Alves

        Pior que foi Rafael, só não me xinga, por favor.

        • Rafael_rec

          Bruno eu não costumo xingar ou reprovar as escolhas de outras pessoas. Pois eu sei que a compra só foi realizada por atender as necessidades que a pessoa tinha naquele exato momento. Só perguntei pois pensei que você tinha errado o ano do carro quando foi escrever, trocando 2012 por 2011.

    • Antonio_Brust

      Calma camarada… 180 cavalos empurra bem ela, se você andar na maior parte do tempo em área urbana… fora que o consumo deve ser menor. Eu por exemplo quando compro carros, não costumo pegar as motorizações top de linha porque eu ando sempre na cidade onde não se passa de 60km/h e quando pego estrada não passo de 100km/h (E consigo fazer ultrapassagens pois ainda há reserva de potência)

      • Bruno Alves

        Antonio, você tem uma Santa Fé 2.4 também? Pelo menos na minha opinião, eu sinto um pouco de falta de força em subidas muito acentuadas, como a Serra da Imigrantes.

    • Alderico

      Quando se trata de SUV, deve-se escolher o motor maior… o motor menor sofre pra deslocar o veículo!

  • MM_

    É um baita carro pra quem gosta desse genero, por outro lado a inexplicavel ausencia do cinto traseiro de 3 pontos limita a compra para quem tem filhos pequenos – um dos principais publicos alvo desse veiculo, pois o assento central é o local mais seguro para fixacao de cadeirinha infantil.

    • zemarreta

      Exato, chega a ser até contraditório colocar 7 lugares, denotando ser uma proposta eminentemente familiar, e ao mesmo economizar num item tão importante para quem tem filhos pequenos. No meu caso específico foi um dos fatores determinantes para desistir dela.

  • Carrão, parabéns pelo relato.
    Sinceramente, não conheço o carro e nunca o dirigi, mas fiquei no mínimo curioso.

    Esse sim é um "bom investimento", carro completo e seguro.

  • Carlsson

    Como eu nao tenho criança, por R$ 80 pau eu comprava um Golf zero, DSG, 17" e teto solar…
    Não é altinho? Não, mas é zero, é turbo, é econômico, é zero, é moderno, é seguro e é zero.
    Obs.: quanto aos usados, veja-se que a tabela é por volta de R$ 72mil, e ele comprou uma de R$ 80mil. Nessa medida, extrai-se que é sempre bom deixar um pouco de lado os usados com preço muito atraente, pois quanto mais barato o usado, mais forte é o cheiro de carro batido, vítima de enchente, com defeito crônico ou intermitente, etc, etc.
    No mais, soa-me um ótimo carro familiar! E com desempenho agradável pra quem gosta de sentir um motor vigoroso, como é esse V6 da Kia-Hyundai.

    • Aldemio

      Isso mesmo, preferi pegar essa e pagar a mais do que a tabela, pegando uma boa, do que sofrer daqui alguns meses com uma mal cuidada. É muito boa de guiar mesmo. Só que queria nesses segmentos SUV/Crossover (desculpa se confundi, mas atualmente estão tão parecidos que é difícil até lembrar o que diferencia um de outro) e como sempre há veículos usados de donos que gostam de cuidar, assim como eu, basta ter paciência. abç

  • Alderico

    Penso em comprar um SUV para oferecer mais conforto e espaço pra minha família (somos 2 adultos e 2 crianças pequenas), mas, o consumo de combustível, preço de seguro e pneus me assustam – quando comparado a sedãs de médio porte.

    Sei que são mundos diferentes, mas a migração para um SUV representa um alto investimento e custo de manutenção, quando comparado ao meu sedã (Corolla 2010). Fiz alguns cálculos baseados nos pequenos SUV do mercado (IX35, CR-V, ASX, Captiva, etc.) e desisti…

  • Armando_Perez

    Opa, olha aí um conterrâneo, rs rs
    Parabéns pela sua aquisição, com certeza é um excelente SUV, já pensei seriamente na aquisição de um, mas por enquanto o meu me atende… É um SUV que vendeu muito bem por aqui, O consumo da sua Vera Cruz está muito bom devido ao nosso relevo e maravilhoso transito, eu faço uma média parecida com a sua, sendo que a Vera Cruz pesa em torno de 400kg a mais em relação ao meu, então está bom.

  • Vanderlei

    Comprei a poucos dias uma Vera Cruz, e concordo plenamente com oque diz nesta matéria, o carro é Fantasticoooo!!!

  • gcarlos

    ´´E ainda traz um bom STATUS´ ´. Quem compra um HB20 também sente-se assim?

    • Matheus

      É que Veracruz e Hb20 estão no mesmo nível hein… comparação sofrível.

  • Eduvinhas

    Premium ou nao como tem gente brigando, gente dizendo e ou nao e ! , a verdade e que o carro e bem construido, equipado, confortavel e robusto. suv ou crossover tanto faz. o importante e estar satisfeito com o carro, tem gente que nem passou perto de uma e fica palpitando (negativamente) e ja vi que tem gente que tbm agora e moda perseguir a Hyundai. quem suja a marca e o Senhor Carlos Alberto de Oliveira Andrade. o caoa com as baboseiras dos comerciais e nao a hyundai. no exterior e conhecida como uma marca com exelentes produtos competitivos e de exelentes vendas . tinha uma santa fe 2009 e e agora Tenho uma 2008 e posso dizer e um exelente carro.

    • Aldemio

      Concordo plenamente Eduvinhas. Muitos falam mal mas nunca andaram a bordo de uma. Claro que, assim como toda marca, há veículos caros e mal equipados (ix35 de entrada é um caso) mas há os veículos que oferecem bom conteúdo a bom preço. Digo o mesmo para que parem de brigar entre uma e outra marca, eu mesmo já tive diversas marcas, se for analisar, atualmente em cada segmento diferente a uma que merece maior destaque. Abç

  • adrisev

    Valeu a opinião do dono… apensar da falta de imparcialidade… bem disfarçada… ficou evidente que o dono é fanático por Hyundai… Apenas para fazer comparação… do mesmo ano existem concorrentes mais desejados… todos a gasolina … como versões da Pajero Full, Pajero Dakar (mais raras que a diesel), Trailblazer, SW4 e Grand Cherokee (todas 6 cilindros) Ssangyong Rexton (5 cilindros) dentre outras…. com mais ou menos tradição e nome do mercado… Na minha opinião as melhores são Pajero Full, SW4 e Grand Cherokee… É ISSO…

    • kikofar

      Cara, andei na Pajero Full Diesel hoje e me decepcionei. Confesso que não achei a posição de dirigir ideal, mesmo mexendo pra lá e pra cá no banco. Muitos barulhos e isolamento acústico sofrível para um carro de 200 mil reais. A gasolina tem a vantagem do motor bem mais silencioso, mas o problema é que o carro é o mesmo e, na minha opinião, muito caro pelo que tem.

    • Matheus

      Ser mais desejada não significa ser melhor. Dizer que Sw4 é melhor que Veracruz é nunca ter dirigido, viajado nas duas para comparar. Só porque vende muito pela crença de inquebrável não justifica. Não compramos carro para dar pau, mas sim cuidar, revisando-o. Fora o nível de segurança e equipamentos. Foi o único hyundai que tivemos, temos volkswagen, renault, já tivemos chevrolet. Depende do segmento, há veículos melhores de uma marca ou de outra…

  • Freaky_Boss

    1. A revisão de 40mil desse carro custar apenas R$ 450 na concessionária é algo estranho, muito estranho, olhando a lógica do mercado, da hyundai e do porte do carro.
    Não tenho motivo para desconfiar do autor do tópico, mas como não foi ele quem levou na concessionária (foi o último dono), me reservo no direito de desconfiar disso.

    2. O carro tem um acabamento bom, e um interior muito bonito.

    Eu não compro hyundai por conta das propagandas enganosas (das grossas) que fizeram. Me desculpe quem tem. É questão de convicção minha, nada contra quem tem; mas reconheço que o carro é show de bola!

    • Aldemio

      É as propagandas foram culpa da Caoa, que nem isso soube fazer direito mesmo com bons carros. Mas quanto a revisão é verídico, visto que nela não havia pastilhas, coisas do tipo a serem trocadas. Na próxima acho que será necessário, mas pelo que me informei na concessionária, o preço não é salgado por ser importada, além de manter a garantia.

    • Matheus

      Atualmente fazem 3 anos que estamos com a Veracruz, revisão mais cara foi recente com trocas de pastilha de freio. Mas aí é o preço da peça. A revisão mesmo foi um preço acessível. O seguro recentemente saiu 2500. E em minha cidade, o atendimento da concessionária merece parabéns, sempre fui muito bem atendido. E o único problema que tive com o veículo foi que uma das chaves de presença parou de funcionar. Me deram uma nova, mesmo sem possuir garantia de chave, um diferencial e tanto de pós venda. E de resto só alegria.

  • Jose Marcio

    Só no Brasil mesmo que o povo acha que Hyundai é marca premium, eita povo….

    • Aldemio

      Ninguém falou que a Hyundai é premium cara. Vai dizer que Veracruz é do segmento de entrada agora?!?. Interprete melhor os comentários…

      • Eduvinhas

        Certissimo

    • Mel_Thorme

      Gramática e interpretação de texto eram tão importantes antigamente…

  • Marcel

    O autor do relato deveria ser contratado pelos sites especializados, pela boa técnica na escrita! Tenho um civic ÁT. 2007/08 flex (beberrão neste ano de fabricação – primeiros flex, dei azar (rs) – media de 7,5 cidade gas, pegando bem leve com ar) e pretendo ter um carro mais alto, seja SUV ou crossover, a melhor opção é usado sim, difícil é achar o filé como o do artigo acima. E em sendo uma do porte grande, V6 deve atender melhor, embora ache desarrazoável media de 4km/l pra captiva, como se diz por aí. E tenho um certo receio qto a venda na medida que esteja mais velha e rodada, ja que o preco ainda sera alto em comparacao com opcoes de sedan 0km. Mas Parabéns pela aquisição!

    • Eduvinhas

      Tive um tambem e concordo com vc cara.

  • D'Agostin

    Muito bom o relato! Se garimpar bem, acha uma raridade como essa: http://reginaldodecampinas.com.br/2013/quero-comp

  • gabriel8520

    Belo Texto, acho que um dos pontos fortes dos SUV grandes as vezes sendo do mesmo tamanho de um sedan grande seria o requinte no interior, podemos fazer uma comparaçao com o ford edge e o fusion vemos que o edge é mais caprichoso nao desmerecendo o fusion que e mto bom tbm

  • fpfor

    Meu pai possuía uma até o começo do ano. Um belíssimo veículo. O problema é que nos mudamos e as vagas dos apartamentos novos estão cada vez mais apertadas. Ele sofria para manobrar o carro e principalmente, o carro ficava quase em cima da delimitação lateral.
    Acabou pegando uma Tiguan semi-nova e até hoje sente falta da Vera Cruz…

    • kikofar

      Pois é. Nisso eu dei sorte, por enquanto. É que onde moro, minha vaga é 45 graus. Bem espaçosa. Ainda assim, quero fazer a medição dela pra comparar com o tamanho da Veracruz, afinal, se eu adquirir uma, certamente vai ficar nas mãos da patroa! Então, não posso 'brincar com o perigo'! rsrsrsrs

  • Jorge B.

    O Veracruz é um SUV médio que concorre com Jeep Grand Cherokee, Dodge Durango, Ford Edge, Ford Explorer, dentre outros. É tudo que o colega relatou e mais um pouco. Tenho um a 3 anos e nunca tive nenhum problema com ele. Com espaço, conforto e desempenho acima da média, é a maior pechincha do mercado de SUVs atual.

    É espetacular na pista, principalmente em viagens, e na cidade com suas dimensões avantajadas, demanda um certo cuidado com veículos menores e acelerações bruscas. Cabem 7 pessoas adultas sem aperto, e se quiser usar o porta malas, não vai faltar espaço. Com os bancos traseiros rebatidos cabe até um colchão de casal.

    Não é o carro certo para usar no dia-a-dia, pois o consumo e as dimensões atrapalham um pouco na cidade, mas se isso não for um empecilho para você, vai adorar acelera-lo nos semáforos e fazer 0-100 em menos de 7 segundos.

    Apesar de algumas opiniões, acho o carro muito bonito e imponente, e mesmo não tendo nascido numa grife como BMW, Audi e Mercedes, você não vai perceber muita diferença se entrar num carro que custe o dobro do preço dele.

    Não saiu de linha necessariamente, apenas o novo modelo foi batizado de Grand Santa Fé, por uma questão comercial.

  • WagnerSCS

    Aqui na empresa é um dos carros mais usados pela presidência e diretoria. Veracruz deve ser um carro e tanto mesmo.
    Parabéns pela compra e boa sorte!

  • Magnus Cordeiro

    Com certeza hoje é o melhor custo x benefício do mercado . . . . . .tá de parabéns pelo carro e pela escolha!!!

  • Gus_P

    Primeiramente parabéns pelo artigo, muito bem redigido.
    Possuo uma Veracruz 2010, tirada 0km, na época íamos pegar uma Santa Fé top, por 117000, porem era a versão antiga (2.7, 200 cv, cambio 4 marchas), de muito o vendedor insistir fizemos o test na Veracruz e vimos a diferença que chega a ser gigante quanto ao desempenho e consumo. Fechamos uma por 124000 (versão é a mais "básica" não tem chave presencial, memórias de banco, retrovisores que abaixam, fiquei surpreso ao ler isso e som Infinity), sim por 7000 de diferença pegamos uma carro que até hoje tira suspiros, e elogios. Nunca tivemos problema nenhum com ele, a não ser quando forçaram o porta-malas manualmente para fechar, forçando o motor, sendo trocado em garantia.
    As únicas ressalvas, ao meu ver, são: falta de rebatimento elétrico dos retrovisores, pneus q gastam rápido (troquei com 30000 km, sorte que não são muito caros), e as concessionárias, na hora da revisão, eles empurram muitas coisas, fora o atendimento péssimo também. De resto estabilidade, consumo (muito carro menor não faz o consumo dela), conforto, e pelo tamanho acho muito pratica dirigir, ela responde bem ao volante. O duro ta sendo escolher o próximo carro, nenhum chega perto dela, ja vimos Edge, XC60, Sorento, Freelander, e Santa Fé nova, mas muito caro ainda, apesar de ser linda. Os únicos que se aproximam são Touareg e Discovery, que por enquanto, são pesados pro meu bolso.
    A Veracuz foi nosso primeiro Hyundai, temos outros dois em casa, pretendo fazer uma "opinião do dono" de cada um deles. Não sou fanático pela marca, mas no momento de compra, foram os melhores de cada seguimento (Crossover, Sedan e Hatch), mas é triste ver como a CAOA está trabalhando com os carros ultimamente, espero que a Hyundai Brasil assuma logo as operações por aqui.
    Abraços

    • Aldemio

      Verdade, estive em uma feira multissetorial daqui da minha cidade e olhei alguns dos modelos citados, nem a nova SantaFé 2014 tem um acabamento e equipamentos como na Veracruz, nem Edge, Sorento. Havia uma Touareg R-Line, aí o acabamento e equipamentos se assemelhava, mas partindo acima de salgados R$300.000,00

  • Osasco

    Quais os modelos que existem do vera cruz? Quais as diferencas? Pensei que tivesse somente um modelo… Grato!.

    • Aldemio

      Eai amigo? Na verdade o modelo é o mesmo, versão GLS 3.8 v6, 4×4, com direito a 10 airbags, teto-solar e todos os outros equipamentos. Contudo foi oferecida essa versão com itens a mais, como chave de presença inteligente (ao invés de chave comum), som premium sound Infinity, com 10 alto-falantes e um subwoofer embutido no porta-malas (a normal só tem 6), volante escamoteável com acionamentos elétricos e banco do motorista com memórias (que incluem volante, banco e retrovisores), que com apenas um click no botão ajusta tudo para como você salvou nas memórias, e que quando desligá-la, o banco se afasta e o volante se levanta automaticamente para facilitar saída e entrada do veículo. Na verdade alguns mimos importantes para o nível do veículo, mas que não farão te deixar de comprar uma boa que não os tenha, mas se encontrar uma que possua-os, melhor! ;D Qualquer dúvida estou a disposição.

      • Aldemio

        Ah esqueci dos retrovisores que abaixam também, quando se engata a ré (tanto do lado direito quanto esquerdo), bastando deixar selecionado o botão dos retrovisores para o lado que necessitar. E ainda dei sorte que o primeiro dono instalou a central multimídia feita para Veracruz (como modelo original), com câmera de ré, gps, tv, internet e uma série de outros itens, que aí não deixou nada a faltar…

        • Luís Renato Felippe

          Aldemio, como faço para identificar esses “‘ítens à mais”?

          O som Infinity eu aprendí olhando para as portas do carro, onde fica o logo escrito Infinty.

          A versão que possui esse som, obrigatóriamente vem com os demais que o seu Vera Cruz tem?

          Tem como você explicar como testar e ter certeza que é a versão que abaixa os retrovisores e que tem a memória do banco e volante?

          Estou a procura, mas está difícil e longe de minha casa para achar… Agradeço sua atenção!

          • Matheus

            Isso mesmo, a versão com som infinity tem memória de bancos, chave de presença, o resto é tudo de série. Abraço

  • Valdir de Souza

    Parabéns pelo relato… possuo uma 09/10 com 15.000 km e confesso que fiquei surpreso em todos os
    aspectos bem como foi relatado, até para quem esta de carona não acreditava que o carro é tão bom, tanto em conforto, quanto em desempenho.
    Olha que já tive mais de 100 carros, me atende perfeitamente pelo fato de ter família grande com 6 pessoas. O carro é fantástico, só quem tem ou fez um test-driver é que pode dizer!!!
    Não defendo Hyundai pois tenho também o novo jetta, captiva 2.4 e Audi A6 V6 2004.
    Abs a todos

  • Hero

    Tenho uma prata, porém plotada de branco. Posso dizer que atrai muitos olhares nas ruas, rs.
    Sobre o carro, é simplesmente um luxo para a família!. O melhor custo benefício entre SUV's Premium.
    Comprei a minha com 30.000km e já rodei mais 30.000. Nunca apresentou defeito. Preferi sair da garantia de fábrica, com preço bem salgado.Até o momento, gastos somente com peças de desgaste natural. Sempre compro peças pelo mercado livre e meu mecânico de confiança realiza as trocas. Posso dizer que não fica cara a manutenção, em relação a muitos carros inferiores a Vera Cruz.

  • rudson

    ola pessoal ,amigos estou na duvida entre uma vera cruz 2010 e um subaru tribeca 3.6 2009 até esses dias o carro para mim era a vera cruz ,mas depois que eu vi a tribeca fiquei apaixonado ,só que vi os comentarios da tribeca dizem que ela faz só 7 kml na estrada andando a 110 kmh e a vera cruz ja vi dono dizendo que a 110 kmh faz a média de 9 a 10 ,parece pouca diferença ,mas para quem roda 4000 km em uma viagem faz grande diferença e a tribeca é linda por dentro e por fora igual a vera cruz ,só não vi preço de seguro e revisão alguem pode me ajudar na indecisão que estou estou com 70.000,00 disponivel que da para comprar qualquer um dos dois ,obrigado.

    • Aldemio

      Olá amigo, tudo certo? Realmente a Tribeca é muito boa sim, o bom seria testar ambos os modelos para uma melhor comparação. A Veracruz é um pouco maior. Na minha decisão final optei pela Veracruz acima, e estou muito feliz com o carro. Na revisão dos 50 mil km gastei apenas 700 reais, isso ainda incluso alguns serviço extras. Não achei muito por ela ser importada e de tal segmento. Seu seguro ficou na faixa dos 4 mil reais, mas também varia bastante de região para região e de seguradora. O veículo é muito voltado para viagens, em que se tem tudo em abundância rsrs. É muito conforto, e há espaço de sobra, tanto para ocupantes quanto para malas. Os mimos estão presentes por todos os lados. Em segurança também, muita estabilidade (nem parece que se está dirigindo um veículo tão grande), e firmeza. Motor de sobra mesmo quando carregada, e o conjunto motor/câmbio é bem acertado. E realmente o consumo na estrada chega a 9-10 km/l, muitas vezes até mantendo uma velocidade de 110-140 km/h.

    • Aldemio

      Recomendo a compra de uma Veracruz, ainda mais que nessa faixa de preço 70-75 pode-se pegar atualmente um modelo até mesmo 2010, dependendo a região, que ainda estará com mais de 1 até 2 anos de garantia de fábrica e com baixa quilometragem. O carro é fantástico, nesse preço são poucos que oferecem tantos itens, com qualidade. Para mim foi um dos melhores investimentos em carro (já que carro não traz lucro, mas pelo menos que ofereça o máximo de itens pelo valor pago). Espero ter ajudado, e qualquer dúvida só pedir. Um abraço

  • Helio

    Aldemio Bonamigo, parabéns pelo excelente texto. Recentemente comprei uma 2010 muito bem conservada e é realmente como escreveu: é um SUV que mais parece um sedan de luxo.

    Com sua licença, gostaria de apontar um equívoco no texto: "sua tração 4×4 conta ainda com reduzida". A Veracruz tem tração nas 4 rodas, mas não tem reduzida. Aquele botão "4WD Lock" é para bloquear a diferencial central.

    E por fim, uma pergunta: a minha, quando aciono alarme, os vidros não sobem automaticamente. Isso acontece com todas as veracruzes ou é um defeito do meu carro?

    Mais uma vez, parabéns pelo relato.

    • Aldemio

      Olá Hélio, tudo certo? Obrigado amigo. Fez a escolha certa também hein.Realmente tenho que conferir. Mas no manual quando li lembro que havia escrito que só é utilizado até 40 km/h, o que remete ao modo reduzido em um 4×4. Tenho que conferir… kk

      Quanto ao sistema de subida de vidros é assim mesmo. É algo que está deixando cada vez mais de vim nos carros mais novos. Nenhum Hyundai tem esse sistema no Brasil, assim como Toyota, Honda, e até marcas que eram comum tê-lo estão deixando de colocar. É uma pena, pois deveriam vir com o sistema e ainda com antiesmagamento.

      Eu acabei colocando na minha, assim como fechamento do teto-solar, pois tive receio de algum dia esquecer uma frestinha aberta, der uma chuva de verão eaí… molhando interior dá um enorme prejuízo já. Além disso ficou interessante pois todos os vidros ficaram com o modo "um toque".

      Um Abraço, e qualquer dúvida só falar.

      • Helio

        Aldemio, obrigado pela resposta. Interessei-me pelo sistema de fechamento dos vidros que colocaste no teu carro. É muito custoso? E tem que ser numa concessionária Hyundai, não? O carro ainda está na garantia…

        • Marcelo Martins

          Coloquei esse sistema em um Fit rapidamente em uma oficina especializada em som, mas o carro já estava fora da garantia. Agora eu comprei uma Veracruz ontem e ainda tem garantia até o final do ano e preciso analisar se vale a pena pelo risco da perda da garantia. No fit, gastei R$ 240,00 no módulo para 4 vidros e 5 portas.
          Att…

      • Marcelo Martins

        Caro Aldemio,
        Será que perde a garantia por colocar esse sistema ?
        Att…

  • Yang

    Olá, Aldemio, seu texto é jóia, e o Vera Cruz é muito bom mesmo! A propósito, você não achou estranho o encosto de cabeça? Na minha, o encosto parece tao "prá frente" que minha cabeça acaba não ficando "descansada". Já coloquei o mais prá trás possível, mas mesmo assim, fica um pouco desconfortável. Como é na sua? Grato!

    • Marcelo Martins

      Caro Yang,
      Comprei uma ontem e tive a mesma impressão sua, mas regulei o banco e entendi que seria uma forma de evitar o efeito “chicote ” em caso de acidente. Mas já me acostumei.

    • Marcelo Martins

      Caro Yang,
      Meu filho olhou o manual e está lá como se faz a regulagem do encosto de cabeça. É bem interessante: Puxa-se todo para frente e ele destrava e volta todo, aí vai se puxando devagar e ouvindo os “click´s” da regulagem até o ponto desejado.
      Abço

  • Paulo

    Onde ficam os 10 alto-falantes dela? A minha também tem essa central multimidia infinity, mas só consegui achar 4 falantes. Será que os tweeters contam como falantes?

    • Matheus

      Olá amigo, nessa versão com som infinity são 10 alto-falantes. Provavelmente sim. Pode procurar que achará eles. Há 2 na parte superior do painel central também. E se não me engano 2 por porta traseira. ;D

  • Jose Mario,

    Comprei o carro Vera Cruz 2009? sera que fiz bom negocio com 53.000 Km
    Jose Mario.

    • Matheus

      Com certeza, tenho a 3 anos revisada na concessionária e com 70 mil km e só alegria. Show de carro.

  • Paulo Henrique Couto de Lima

    Comprei a minha Veracruz 2008/2009 em 2011 por R$ 83.000,00 com 23 mil km rodados. Estamos em 2015 e só posso dizer que não consigo pensar em outro carro melhor nesta faixa de preço. Confortável na cidade, aguenta uma viagem com estradas de terra e sai de atoleiros com tranquilidade e a manutenção fora da rede de concessionárias é fácil. Está chegando aos 100 mil km agora e tudo que fiz no carro foi manutenção convencional, troca de pneus, amortecedores e pastilhas de freio.

  • afonso200

    parabens, realmente SW4 nem chega perto do que essa ofereçe, fora o seguro da SW4 ser maior…… outro parecido é a Mohave da KIA que tinha até versao V8 a gasolina….. mas dai o problema é kia, nao tem tabela de preço de revisoes

  • Marcelo Martins

    Caro Aldemio,
    Estava a procura de um veículo que atendesse a alguns quesitos:
    – 7 lugares;
    – Seguro;
    – Manutenção de custo justo;
    – Consumo em segundo plano, pois o carro seria para viagens com família feitas esporadicamente.
    – Principalmente: baixo preço
    – Carro pra família de 5 + sogra, gato, cachorro, papagaio, etc…

    Namorei vários: Pajero Full e Dakar, Kia Mohave e Sorento, Santa Fé 3.5 e até Discovery 3. Após ler a sua materia e ler os comentários postados aqui em em outros sites foquei na Veracruz pois entendi que a elevada desvalorização foi devido a descontinuidade, visto que quase todos os donos estavam satisfeitos, exceto os que falavam das autorizadas (caoa em compania…). Mas como estava a busca de um veículo que estaria terminando a garantia, me atentei para o preço de peças de reposição pelo uso (filtros, pastilhas, amortecedores, disco, etc…) que poderiam ser compradas direto em sites especializados a preços justos.
    Fui a caça pela internet e contactei bastante gente, mas o negócio ficou mais difícil pois precisava “colocar meu Fit EX 1.5 Aut. 2010 no negócio. Vi algumas em BH(boas e muito ruins) e lá decidi seguir o seu conselho e de outras postagens ( buscar uma com baixa Km) e encontrei uma “pérola” em Uberlândia ( com o kit Infinity e 2 memórias de posição do banco do morista/volante (( que minha esposa adorou)).
    O negócio foi fechado após as verificações dos dois veículos em R$ 58.000(Fit + 25 mil). Não foi a mais barata, mas tem garantia até outubro 2016 e está muito muito nova. Foi de um executivo de abatedouro em Uberlândia e comprada há um ano e meio por um outro funcionário da mesma empresa que fez as revisões de 30 e 40 mil . Fiquei surpreso pois ainda estavam com os pneus Kunho originais e as pastilhas também, confirmadas por mecânico especializado.
    Coloquei a “garota” na estrada e rodei 518 km ontem de Uberlândia a Alfenas no sul de minas e tive outra boa surpresa em relação ao consumo: vim com pé levíssimo a 100 km/h e ela deu 9,6 km/L no computador de bordo(10,5 L/100 km) e na bomba de combustível o consumo foi de 51,4 L ou seja 10,07 km/L !!!! Fiquei eufórico !!! Abasteci o fit no mesmo posto, gastando R$ 145,00 pra ir andando bem… Chegando lá na reserva tive que colocar 10 L pra entregar o carro. Com a Veracruz gastei R$ 190,00. Achei essa diferença irrisória mediante os muitos adjetivos bons do carro.
    O carro é um avião …. Silencioso, macio de rodar, bom de curva, hoje dei umas esticadas e é muito estável, muinto, muito espaçoso, viajei boa parte do tempo no banco de traz (2ª fileira) que é mais confortável quando reclinado que o do carona. Levei no meu mecânico que elogiou muito… Fiz a migração do seguro do Fit que havia pago R$ 1.080,00 em dezembro último para ela e vou pagar mais R$ 1.530,00 até dezembro desse ano. Creio que para um ano ficará em 2 a 2,5 mil… me assustei com as franquias das lanternas e farois (1.100,00), mas vidros dianteiros/traseiros a 680,00 e retrovisores a trezentos estão dentro do normal.
    Aqui dentro da cidade ela está fazendo 4,5 a 5 km/L, então quem vai rodar no dia a dia vai ser nosso 2º carro, mas vamos ficar aguardando chegar os finais de semana. Amanhã já vamos pegar cerca de 450 km com a turma que está na expectativa pra experimenta-la.
    Estou agora buscando uma oficina em SP que transforma o farol em “mascara negra” + led e achei muito legal. Também achei as lanternas traseiras da versão norte americana mais bonita pois tem menos vermelho e é o próximo empreendimento(mas vou tentar achar só as lentes que são bem mais baratas).
    Resumindo, estou muito satisfeito !! e este fórum me ajudou muito.
    Obrigado

    • Matheus

      Estamos com ela a 3 anos, e posso dizer que não tivemos um arrependimento sequer. Fiz muitas viagens com ela, é ótimo viajar até mesmo em 7. Agora está com 70 mil km. As pastilhas de freio me surpreenderam, duraram até a última revisão que fiz, diferente de outros carros que normalmente não chegam aos 50 mil km. Tive problema com uma das chaves de presença, que foi substituída pela concessionária por uma nova, mesmo que a garantia não cobrisse chave (até porque eles não tem com garantir que o dono cuidou ou não…). Sempre fui muito bem atendido na concessionária de minha cidade. Recomendo muito a Veracruz, e vou ficar alguns anos ainda com ela. Não deu nenhum outro problema sequer. Atualmente o seguro saiu por volta de 2500, baixíssimo se considerar o nível dela.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend