Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

Nossa seção Opinião de Dono traz esta semana o relato do leitor Juliano Tonet, que tem um Fit 2009. Se você quiser ver o seu carro publicado aqui no NA, não deixe de mandar seu relato através da página de Contato!


Buenas leitores do “Notícias Automotivas”. Depois de muito tempo lendo assiduamente o site tomei a liberdade de descrever um pouco sobre o meu novo carro, um New Fit EXL 2009 adquirido em setembro de 2009. Atualmente o carro está com 6.000 km.

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

Meu primeiro carro foi um FIT LXL 2004 com banco de couro e CVT. Dei de entrada e peguei o New Fit. Vou relatar em tópicos para melhor compressão do texto:


– Motor: 115 CV Flex. Acredito que uns 10 cavalos a mais pelo porte do carro cairiam muito bem. Acostumado com os 80 CV do Fit antigo, esse aumento de potencia para o novo é sentida, mas muito menos do que eu esperava. Claro que é perceptível a força que se ganha em arrancadas e em altas velocidades. Como característico dos Honda Civic por exemplo, possui baixo torque em baixa rotação, ou seja, é necessário manter o giro alto para subir estradas de serra para ganhar velocidade.
– Suspensão: Continua dura como do Old Fit, mas foi recalibrada nesta nova versão ficando um pouco menos sensível apesar das rodas de 16” original de fabrica. Atualmente estou calibrando os pneus com 28 e está muito suave.

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

– Cambio: Quem sai de um CVT estranha muito no primeiro momento com o novo cambio de 5 marchas. Demora-se um pouco para acostumar, mas percebe-se raramente a troca de marchas. A versão top de linha vem equipada com borboletas atrás do volante, que ajuda muito na hora subir ou descer marchas mesmo o cambio estando na posição “D”. Para usar manualmente coloca-se no “S” e então as borboletas assumem 100%. O cambio é inteligente, não deixando baixar as marchas em rotação errada e nem subir se não houver giro suficiente. Após 6.000 km o cambio esta a cada dia melhor e sem trancos. A 120 KM/H o giro esta em 2.500 rpm.

– Equipamentos: Muito bem equipado com: air bag duplo, ar digital, radio com comandos no volante com MP3 e entrada USB, borboletas no volante, piloto automático, banco de couro, alem dos ótimos bancos traseiros que rebatem cabendo um sofá dentro do carro.

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

– Material: A qualidade do plástico é parecida com do Old Fit, de boa qualidade. Não há rebarbas, mas como o painel é “futurista” apresenta muitos recortes e encaixes.

– Consumo: Não sei por que inventaram esse negocio de carro “flex”, alem de não servir pra nada, por que em vários estados o álcool é caro, faz o consumo despencar. A média de consumo no Old Fit era de 12 km/l na cidade com ar ligado. Com o New Fit esta em torno de 8,5 a 9 km/l com gasolina. Não fiz o teste com álcool por que não vale a pena. Em estrada, com gasolina, fica em torno de 15 Km/l.

Defeitos: O principal defeito relatado por todos que possuem o carro é o barulho na tampa do porta malas que bate na lata perto do vidro traseiro em ruas de paralelepípedos. A Solução é colocar uma fita adesiva para amortecer o impacto. Outro barulho é nos bancos traseiros, na qual é necessário colocar caninhos nos encaixes dos bancos.

Concluindo, é um ótimo carro e apesar de ser um pouco “caro” vale cada centavo pela sua compra. Não me arrependo nem um pouco. Certamente esqueci de escrever algo, mas acho que as informações acima são válidas.

Um abraço

Juliano Tonet

Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email