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Carro da semana, opinião de dono: Honda Fit EXL 2009

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Nossa seção Opinião de Dono traz esta semana o relato do leitor Juliano Tonet, que tem um Fit 2009. Se você quiser ver o seu carro publicado aqui no NA, não deixe de mandar seu relato através da página de Contato!



Buenas leitores do “Notícias Automotivas”. Depois de muito tempo lendo assiduamente o site tomei a liberdade de descrever um pouco sobre o meu novo carro, um New Fit EXL 2009 adquirido em setembro de 2009. Atualmente o carro está com 6.000 km.

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Meu primeiro carro foi um FIT LXL 2004 com banco de couro e CVT. Dei de entrada e peguei o New Fit. Vou relatar em tópicos para melhor compressão do texto:

– Motor: 115 CV Flex. Acredito que uns 10 cavalos a mais pelo porte do carro cairiam muito bem. Acostumado com os 80 CV do Fit antigo, esse aumento de potencia para o novo é sentida, mas muito menos do que eu esperava. Claro que é perceptível a força que se ganha em arrancadas e em altas velocidades. Como característico dos Honda Civic por exemplo, possui baixo torque em baixa rotação, ou seja, é necessário manter o giro alto para subir estradas de serra para ganhar velocidade.
– Suspensão: Continua dura como do Old Fit, mas foi recalibrada nesta nova versão ficando um pouco menos sensível apesar das rodas de 16” original de fabrica. Atualmente estou calibrando os pneus com 28 e está muito suave.

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– Cambio: Quem sai de um CVT estranha muito no primeiro momento com o novo cambio de 5 marchas. Demora-se um pouco para acostumar, mas percebe-se raramente a troca de marchas. A versão top de linha vem equipada com borboletas atrás do volante, que ajuda muito na hora subir ou descer marchas mesmo o cambio estando na posição “D”. Para usar manualmente coloca-se no “S” e então as borboletas assumem 100%. O cambio é inteligente, não deixando baixar as marchas em rotação errada e nem subir se não houver giro suficiente. Após 6.000 km o cambio esta a cada dia melhor e sem trancos. A 120 KM/H o giro esta em 2.500 rpm.

– Equipamentos: Muito bem equipado com: air bag duplo, ar digital, radio com comandos no volante com MP3 e entrada USB, borboletas no volante, piloto automático, banco de couro, alem dos ótimos bancos traseiros que rebatem cabendo um sofá dentro do carro.

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– Material: A qualidade do plástico é parecida com do Old Fit, de boa qualidade. Não há rebarbas, mas como o painel é “futurista” apresenta muitos recortes e encaixes.

– Consumo: Não sei por que inventaram esse negocio de carro “flex”, alem de não servir pra nada, por que em vários estados o álcool é caro, faz o consumo despencar. A média de consumo no Old Fit era de 12 km/l na cidade com ar ligado. Com o New Fit esta em torno de 8,5 a 9 km/l com gasolina. Não fiz o teste com álcool por que não vale a pena. Em estrada, com gasolina, fica em torno de 15 Km/l.

– Defeitos: O principal defeito relatado por todos que possuem o carro é o barulho na tampa do porta malas que bate na lata perto do vidro traseiro em ruas de paralelepípedos. A Solução é colocar uma fita adesiva para amortecer o impacto. Outro barulho é nos bancos traseiros, na qual é necessário colocar caninhos nos encaixes dos bancos.

Concluindo, é um ótimo carro e apesar de ser um pouco “caro” vale cada centavo pela sua compra. Não me arrependo nem um pouco. Certamente esqueci de escrever algo, mas acho que as informações acima são válidas.

Um abraço

Juliano Tonet

4.0

  • PPPP

    Cara, como o cara se presta a por a foto dele aqui? Qual o sentido? Carro de mulher, coisa de mulher.

  • marcos

    realmente amigo, esse lance de carro flex é não tem sentido. As pessoas teriam que se informar melhor para acabar com essa farsa. Tenho um Sentra S flex, e estou tendo o mesmo problema!

  • Bom depoimento, parabéns!. O Fit é certamente um carro bom, acho que minha única crítica é mesmo com relação ao valor elevado. Ah, a geração anterior tinha mais harmonia no desenho, essa atual é desnecessariamente "agressiva", dado o perfil do carro.

  • Correção: com o alcool, o consumo AUMENTA ao invés de baixar.

  • Paulo_Freire

    Correção: com o flex, o consumo AUMENTA ao invés de baixar.

  • Raul

    Juliano parabéns pelo carro, apesar do consumo elevado considero o New Fit muito bonito e bem acabado gostaria de dirigir um para confirmar , mais acho um bom carro alias Sucesso total da Honda com ele, alias eu prefiro muito mais o novo ao antigo que não me agradava o novo tem um design mais agressivo!
    Rodas de 16 que encorpam o carro !

    Parabéns Juliano e boa sorte com o carro!

  • A Honda não tem o melhor custoenefício, mas quem entra na marca parece não querer sair mais…
    As outras montadoras podiam ao menos copiar essa parte de fidelização. Pós venda é muito importante.

  • Bruno

    Eu tive o desprazer de dirigir um carro destes, o motor é tão fraco que qualquer 1.0 deixa ele para trás, além do que ainda passei vergonha tentando subir um morro íngreme com 4 pessoas dentro do carro, a embreagem começou a patinar e o carro não saia do lugar, morro que meu corsa 1.0 sobe sem titubear.

    • rafinha

      patinando embreagem?
      so se for com embreagem ruim mesmo ai seu carro sobe o giro e nao anda, vc ta ficando é doido mesmo

  • pedro

    Acho esse carro muitissimo caro pelo que ele retorna e terrivelmente feio!
    Pelo preço que ele pagou nesse carro comprava um carro muito melhor.

    O Antigo eu não gostava do design dele, mas não achava feio. Esse é por demais feio….

  • caw

    "Na boa, quem compra esse carro caro assim, quer saber de status. "

    Não é por aí.

    Quem compra carro da Honda, de modo geral, paga mais caro pra não ter dor de cabeça com o carro. Quem já teve carros das 4 "grandes" e migrou pra Honda ou Toyota não quer voltar, pq os carros não quebram. Já tive Civic e hj tenho um New Fit, são carros em que vc saeb que basta fazer a manutenção programada e não vai ter problema.

    Além do mais, o New Fit é um carro construído de forma muito inteligente, com porta garrafas na frente da saída de A/C, bancos rebatíveis que transformam o carro em um verdadeiro caminhão etc…

    Concordo que é caro, mas pelo menos é bom. Melhor que certos carros franceses que são caros e quebram a toda hora…

  • Ricardo

    Nao acho esse carro muito masculino, e tambem o preco eh alto demais, iria de i30.

  • popai

    Concordo com o que ele falou sobre carros flex…o consumo vai nas alturas!!!!!

    Enquanto o mundo inteiro cria motores mais economicos, o brasil anda na contra mão….

  • alipio

    Achei os plasticos da porta do Novo Fit muito porcos…

  • Kallel

    Qm compra o Fit está ciente de q é uma compra passional, o preço cobrado pela Honda é simplesmente absurdo, mas o importante é q satisfaça à quem o comprou, nisso ele é campeão.

  • Helmuth

    Carrro muito legal. Parabens. Muito bom mesmo. Mas o nome dele é Fit….não New Fit!
    Esse negocio de New me irrita!!! COm qualquer carro é essa palhaçada do genero! Apesar de que no FIT, ele é new mesmo!

  • minha mãe tem um igual, um New Fit EX-L 1.5 automático 2009, e inicialmenteo consumo estava muito baixo, com autonomia de 200km, mas como o carro ainda tem menos de 3.000km, ainda não dá pra conta.

  • Angel

    Motor Flex tem o bico injetor maior que o de costume. Tenho um Fiesta Flex e bebe horrores. Com 20 reais de gasolina só anda 100 quilômetros. No Mille Economy eu fazia 140. GRRRRR!!!

    E ótima estratégia de esvaziar os pneus para maior conforto! Eu fazia isso no Tipo Sedicivalvole e no Mille Economy: 30 na frente e 25 atrás. Não diminuía muito o efeito "bola" nos desníveis e remendos de pista, mas pelo menos resolvi o "nhec nhec" irritantes que tanto odiamos.

    E o Fit é duro mesmo!! feito um Uno. Me decepcionei ao andar num. Em remendos de pista, a gente quica dentro do carro, principalmente no New Fit sem bancos de couro: são bancos muito rígidos.

    Mas é japonês, neh? isso já cala a boca de meio planeta.

    • José R

      Só que a contrapartida de pressão baixa nos pneus é um consumo mais alto. Se isso tem incomodado, não é uma solução inteligente.
      Eu prefiro andar com a pressão alta e ter mais eficiência.
      Inteligente, apesar de custoso, seria trocas as rodas por aro 15'' e/ou aumentar o perfil dos pneus, respeitando as limitações do carro.

      O único porém em relação ao Fit é que ele custa tanto quanto um Civic e oferece menos. Eu fui à concessionária para comprar um Fit e saí de Civic. Não tem como comparar.

  • Fábio

    O carro é excelente de fato, porém, o preço dele no Brasil está deslocado para cima. Em outros países o Fit concorre com carros compactos, aqui, com carros médios. O EXL tem preço colado com o Civic.

  • Duds

    É… achei que era só eu que tinha queixas…

    Depois de muitos anos com um Kadett 98, estou com um Astra 2009, flex. Mas com mais dois agravantes em relação ao Honda Fit. Muito lerdo e e tão antigo quanto um Kadett.

  • Silas

    Bom, eu tenho um New Fit EX 1.5 16v, soh que MANUAL, e concordo em tudo que o companheiro do post diz. Porem uma unica diferença, é que tenho achado o carro mto economico, até mesmo com alcool. Tenho conseguido medias de 9,5 a 10km/l de ALCOOL na cidade, SEM ar condicionado. Andando sempre na maciota, e usando bastante o econometro do painel. Já ouvi algumas reclamações de proprietários do new fit com relação ao consumo, porem, a grande maioria deles tinham carros automáticos. Mesma coisa que está acontecendo com o Civic.
    O problema do Fit manual, é seu cambio extremamente curto. Andando a 110 120km/h, o motor gira bem alto, perto da casa dos 4mil giros. O que faz o carro não ser tão economico na estrada. Andando a essas velocidades, na estrada, com ALCOOL, meu maximo foi 10,5km/l, mas com o ar LIGADO.
    Tirando este detalhe, o carro é excelente! Ta superando minhas expectivas!

    • Pelos relatos que vejo, o modelo antigo era bem melhor… mas entendo a sua satisfação. Eu tenho um Siena 1.3 e ele faz 7,0 – 7,5 km/l com ar ligado e andando "na boa"… Comparado a outros modelos do mercado, está mesmo econômico.

  • E um carro muito bacana mesmo mais o preço, e que assusta.

  • Victor

    Eu tive um Fit 2004 manual, e fiquei 1 semana com o New Fit EXL de um amigo, como esse descrito no artigo.

    Na boa, o New Fit não vale o preço que é cobrado!! Se compararmos alguns carros na mesma faixa de preço do Fit EXL Aut., com certeza ele passa longe de ser a melhor opção.

  • MAXAIR

    Também sou um prop. de um NF LXL AT 09 e de todos os carros que tive até agora ele foi o que mais atendeu minhas espectativas a não ser pelo motor 1.4 que no AT é manco demais na estrada mas na cidade ele é rasoável. Os bancos também poderiam ser mais macios. Agora sobre ser caro, TODOS os carros no Brasil são caros, experimentem montar um Novo UNO com todos os opcionais que vem no NF e vejam se não fica caro também. Carro com preço real só no Chile…hehehhe

    FLW!

  • fernando meier

    um bom carro, mas o acabamento da versao luxuosa deveria ser melhor, pelo preço muito alto que a honda cobra

  • filippe

    Esse negócio de "baixo torque em baixas rotação" não é característica de Honda Civic… é de motor 16v em geral mesmo…

    Eu o Fit um carro interessante até você olhar o preço. Como disse o camarada, é uma compra muito mais passional do que racional, ainda mais em um modelo tão completo.
    Quanto ao câmbio, acho que o CVT dá sono e tira totalmente o envolvimento com a condução. Mas a opção da Honda por colocar o câmbio igual ao do Civic no Fit é puramente comercial… aumento a escala de produção o custo diminuí… e ainda assim esse câmbio é excepcional, sendo que a maioria esmagadora de câmbios AT em carros de menos de 100 mil reais é de 4 marchas.

  • getulio neves

    Tenho um honda Fit EX, manual, comprado em 2009. É um carro excelente. É bom em aceleração, fazendo de 0 a 100 km em 10,2 segundos. É ótimo, também, nas retomadas. Sua caixa de câmbio é precisa, e mantém ótima comunicação com o motor. O sistema de som é muito bom. Inigualável espaço interno, que se amplia com o sistema ULT. Sobre a economia tenho a dizer que nos primeiros 5000 km, realmente, fez entre 8,00 e 8,50 a alcool. Agora com 6000 km. está fazendo 11,30 na cidade e 11,70 na estrada. Neste últimos dois meses passei a usar gasolina porque o alcool está muito caro e estou fazendo na cidade 12,40 km litro e na estrada 13,70 km/litro a 110/120 km/hora. Outro ponto forte é a direção elétrica, suave, leve e muito prazerosa de dirigir. Examinando o teste dos 100 dias do ford focus 1.6 ficou aliviado por ter tomado a decisão de comprar o Fit e não esperar o Focus. É um carro muito gastador, tem pouca força e ainda vem com mil e um defeitos, como acabamento interno, peças enferrujadas, irregularidades na pintura, parabrisa deformado, etc.

  • Ariel

    tenho um OLD FIT 1.5 CVT a média dele na cidade é de 12 a 13 km/l, porém se voçê cuidar mesmo ele chega a fazer 20km/l andando em tordo de 60km/h. Na estrada já fiz 18km/l em um trecho de 200km ou seja o new fit de acordo com relatos, ficou mais beberrão por ter perdido o cambio CVT e ter ganho a "tecnologia" flex

  • Renato Rea

    Caro ou barato quem define é o mercado. E se a galera paga o que a Honda pede algum motivo existe.
    Também acho flex uma bobagem, só faria sentido se se desenvolvesse uma taxa de compressão variável. Mas como a tecnologia pegou da forma rudimentar, é difícil que algum fabricante gaste para desenvolver uma solução onerosa e restrita ao nosso mercado.

  • JULIO_RN

    Não existe essa de “New Fit” e “Old Fit”, todos são somente Fit, da antiga e da nova geração. Eu sou um felicíssimo proprietário de um Fit LXL, desde que sai da GM e comprei um Honda, posso garantir que nunca mais compro carro das 4 grandes. A diferença é enorme, tanto na qualidade de construção do carro, mecânica, acabamento e no pós venda, incomparável com o da VW, Fiat, GM e Renault. Meu pais e irmã já tiveram carros de todas essas marcas, sei como é porque sempre acompanhei o “problema” de perto. Por isso, ao trocar de carro, não pensarei duas vezes em continuar na Honda.

  • Ruan

    Tem que ser muito burro para pagar quase 70 mil numa caixa quadrada com 115 pocotó. E ainda achar que é alguma coisa por causa do cambio automatico.. Ao inves disso, tem por 60 mil BMW 750 V12 com 345CV, mas nao, as pessoas inssistem em ser logradas pelos japoneses, cujo a alta presidencia anda no que ? Ah sim lembrei na serie 7 da BMW.

  • Ruan

    Tem que ser muito burro para pagar quase 70 mil numa caixa quadrada com 115 pocotó. E ainda achar que é alguma coisa por causa do cambio automatico.. Ao inves disso, tem por 60 mil BMW 750 V12 com 345CV, mas nao, as pessoas inssistem em ser logradas pelos japoneses, cujo a alta presidencia anda no que ? Ah sim lembrei na serie 7 da BMW.

  • Marcelo Augusto

    A caixa CVT usada nos Fits lá fora passaram ao conversor de torque no lugar de embreagem multi-disco em banho de óleo. Ou seja, vai perder em rendimento e nívl de ruído, pois é inerente ao conversor. Quem chora querendo o CVT, precisa explicar qual deles para não ter decepção…

  • Brazzucca

    Eu pensei que era o Xuxa, nadador. O que realmente peca no Fit é o motor um pouco fraco para o porte dele.

  • Marcelo de Souza

    Boa Tarde minha colega de trabalho tem um Honda Fit e eu ja dirijir por muitas vezes o carro é bom mesmo muito bom gostei dele. Nada a reclamar dele muito bom eu recomendo Claro que conforme bolso e gosto né cada um tem o seu e isso eu respeito muito.

  • Alexandre

    Tenho um Honda Fit 2009, é um exelente carro, reune conforto, economia e segurança.
    Um dos melhores carros que já tive.

    Alexandre

  • Carlos Braga

    Meu carro EXL está com 3 meses de uso, 4.500 KM . Minha opção foi motivada por usuarios da marca e os 3 anos de garantia .Hoje tenho o pior carro que já tive observando falta de qualidade total no pós venda e garantia que nunca existiu nem no dia seguinte a compra. Meu carro apresenta barulhos em toda parte traseira , trava de bancos, tampa do bagagito , pneus que não absorvem imperfeição do asfalto e defeito no vidro elétrico que desde o primeiro dia com o carro, apresenta intermitência , interrompendo o fechamento e como solução para concluir o fechamento basta puxar para cima com a mão aponta próxima ao para brisa e o sistema conclui o fechamento.

    Tudo aparentemente simples de resolver só que após mais um dia em outra concessionária, dia 15 /09 nada foi resolvido . Como solução para tanta decepção ,dia 24/09 comprei um Punto Sportig com o FIT como parte do pagamento.

  • Anderson Barbosa

    Boa tarde,galera.Sou proprietário de um Fit EX 1.5 at, estou muito satisfeito com o carro, o motor é um pouco fraco, mas depois desenvolve, mas como sou um pai de familia e não um rachador o carro me atende, a proposta do carro e espaço interno,conforto,segurança da marca e excelente revenda com baixa depreciação.A questão que com esse valor é possivel comprar carros de outra categoria é muito pessoal, a Ford,Nissan, Renault e Pegeout,tem pós venda ruim e manutenção cara e desvalorização de outro mundo.A escolha dentro da marca pelo Civic é pessoal eu preciso de espaço interno e porta mala e busco um carro com dimensões pequenas e discreto, então o Fit me atende, se não atende vc busca um carro que lhe agrade.

  • antonio

    carlos Braga. seu fit foi colocado insu-films,se positivo o sistema elétrico do fit não foi feito para receber tal acessório,nao
    fazendo a leitura,adequada e não fechara por completo os vidros com tal acessoiro,se não basta regularizar o nível do
    vidro em relação a canaleta,ai não ´e problema do carro,quanto aos barulhos,realmente ele apresenta algumas inperfeiçoes em decorrência das péssimas condições de nossas estradas e as adptaçoes feitas pela honda na suspensão,
    ainda não esta adequada a nossas estradas,mas isso não é previlegio da honda so não,a fiat por exemplo,tive um
    palio adventure que a cada 5000 mil km tinha que alinhar a direção e os pneus se consumiam a cada 20.000, km,
    além de específicos,off-road,carissimos,entao veio é o seguinte ,corinthiano,nao gosta de palmeirense e vice-versa,
    vai com seu time para de criticar os outros.

  • amarildo

    boa noite estou com problema de desgaste prematuro dos pneus do meu n fit ex 2013, os originais bridgeston turanza er 300 185 55 16 foram substituidos com 26 mil, conferindo alinhamento a cada 5 mil, coloquei 4 toyo e com 4 400 ja apresentam desgaste por dentro e por fora, gostaria de saber se alguem ja teve este problema e se conseguiu resolver,obrigado amarildo

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