Hatches Usado da semana Volkswagen

Carro usado da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Hatch 1.6 2008/2009

volkswagen-polo-1.6-hatch-2008-2009-1 Carro usado da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Hatch 1.6 2008/2009

O carro usado da semana é do membro Daniel Santos, do nosso Fórum NA. Ele tem um Polo 1.6 2008/2009. Veja seu relato:



O motor VHT 1.6 da VW ronca forte, tem saúde e promete ser econômico. Tenho andado com ar ligado full time. O PC de bordo tá acusando 8,5 km/l na gasosa. Testei durante 1 dia inteiro com o ar desligado variando as trocas de marchas entre 2000 e 3000 rpm e ele acusou 13 km/l. Acabei de abastecer à alcool…vamos ver o consumo como fica!

O câmbio é sacanagem! Extremamente justo, curto e ao mesmo tempo suave, o que dá um ar de esportividade e torna o carro bem gostoso de dirigir porque as trocas de marchas são bastante rápidas…

Com relação aos ruídos internos não achei o carro barulhento, muito pelo contrário. O acabamento interno tem o tom dos carros brasileiros: muito plástico, mas parece ser de boa qualidade. O estofamento é muito bonito, mas merece um couro que colocarei em breve.

volkswagen-polo-1.6-hatch-2008-2009-2 Carro usado da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo Hatch 1.6 2008/2009

O som double din somado ao ar digital dá uma outra aparência interna ao carro. Fica show! O I-system é muito maneiro, te permite fazer várias configurações com relação aos vidros, às travas, ao alerta de velocidade, etc.

Até agora os únicos ups que fiz foi pintar os frisos, as maçanetas e colocar os insulfilms…

  • Wiiki

    Massa o Polo ;]

    • Gustavo C

      Mas com o que custa dá pra pegar um modelo médio… Ainda mais equipadinho, é um absurdo pra categoria que ocupa.

  • Antonio

    Pior que existe o sério risco dele sair de produção no Brasil. Não arriscaria comprar.

  • Rainer Barbosa

    polo eh muito massa…
    o único vw [nacional] que eu compraria… =D
    mas 40mil por um 1.6 de calotas nao dá… não hoje…
    haha

    • Wiiki

      Bem Pra min Não Faz Diferença Calota ou Não, Eu Compraria um Polo Sem Peso Na Consciência ^^

      • Gustavo C

        O Polo básico vem com manivelas de vidros e trava manual. É realmente assustador o que a Volks faz com esse carro. Se for deixá-lo minimamente decente, vai pros 50 mil fácil. Ou seja, melhor pegar um modelo médio de uma vez.

  • gewucheng

    sds do meu polo 03…espero q a vw traga o novo 2010 europeu já no ano q vem.

    • leobozo

      vai sonhando… nem em 2025 tu vai ver hehe

  • wilber

    Acho estranho o comentário sobre carro usado sem o eleitor informar a quilometragem e a quanto tempo está com o carro.

    De qq maneira penso que como o carro é bom não terá muitos comentários, a não ser aquele ramgido insuportável do vidro dianteiro esquerdo, provocado pelo insulfilm.

  • fernando-ric

    Usadão hein! Nossa, velho, não sei como tem coragem de andar com um carro 2008/2009. Nem fabricado neste ano foi !!!

  • The researcher

    é um carro bom sim…
    o punto 1.4 seco custa 42 mil por exemplo…

    • Gustavo C

      O Punto “seco” vem com DH, AC, kit elétrico, computador de bordo, etc. Já o Polo básico vem com vidros manuais, travas manuais, nem sonha em ter detalhes eletrônicos ou mimos.

      • Gustavo C

        Aliás, o Punto de 42 mil vem com estes itens. O de 38 mil não vem com AC, mas a diferença de preço é grande.

  • DarK_FlooD

    Tá escrito BRITNEY no visor do som? ou eh ilusão minha..

    • Rainer Barbosa

      parece q ta…HAHAH

    • astaroth

      Realmente esse “britney” estragou o carro…. aposto que o cara se arrependeu de colocar mandar essa foto

      • DarK_FlooD

        babo então, aeuaheauhe, quando tinha 12 anos ouvia aquilo.. hj não dá mais neh..

  • Osprey

    Quem entende de carro sabe que em relação a qualidade de construção é um dos melhores do Brasil…

  • Já que citaram o Punto… No seu lançamento parece que ele tava dando alguns problemas, não lembro exatamente o que era mas não era grave como o que vinha acontecendo no Novo Gol.. Gostaria de saber se já foram corrigidos… Vlw

  • duhehe

    Aproveitando a discussão do momento !

    Eu fiz essa exata troca . De um polo sportline 2007 por um Punto ELX 2010 .

    Se arrependimento matasse ..eu ja tava sendo ezumado uma hora dessas.

    Em termos de conforto o punto é bem melhor . Porem a mecanica é um lixo !
    O cambio é pessimo , o motor tem barulho de brinquedo , a embreagem é estranha ( o plato gruda no fim do curso mais a marcha não entra por nada se o pedal não tiver no fundão ) , as relaçoes de marcha então é desrespeito !

    Na bandeirantes com ar ligado a 120 e 3500 rpm , quando chega a subida mesmo vc pisando td o carro perde velocidade , tem que coloca 4ª , unico jeito é andar a 140 com 4100 rpm..ai ele começa a fica esperto .
    Sem falar que quando a segunda ta em 5000 rpm vc muda pra 3 cai para menos de 3000 ! …Os engenheiros da Fiat ainda não aprenderam oque é escolonamento.
    Até os 5000 rpm é silencio…passo disso parece que o motor vai explodir …

    Essa troca foi muito didatica ! , Fiat nunca mais ….botoes no painel e bom design não desclassificam a exelente mecanica dos VW ( das 4 grandes )

    O test drive de concessionaria de anda na avenida a 50 km/h nun serve pra nada !

    Falaram que o punto tinha exelente estabilidade …uma pinoia !
    De fato é boa…boa a 120 km/h !…Entrei numa curva a 170 por 1 seg pensei estar falando com São Pedro !( a traseira dele saio descomunalmente …tive que corrigi na mão )…com o polo eu entrava nessa mesma curva a 190 e ele entrava certinho…não pendia , não saia de traseira NADA !..

    Carro comum é VW !..o resto é ilusão !
    Logico que para uma dona de casa ..qualquer porcaria ta bom..ela não sabe dirigir mesmo !

    • gabriel torquato

      Além do português sofrível, tá contando um monte de balela… faz curva com o polo a 190km, com o Punto a 170Km… q história esquisita

    • RV

      Não sei pq tamanho arrependimento… Vc deveria saber que o motor do Punto ELX é 1.4… Quer mais desempenho, pega o HLX ou o Sporting (motor 1.8 com um torque de trator e consumo não tão alto como dizem – sei disso pq já tive Palio W. 1.8). Quanto à estabilidade, ela depende de uma série de fatores, como largura de pneu, que tenho certeza que na versão ELX do Punto deve ser mais fino que no Polo Sportline, que o próprio nome diz é mais “sport”… Quanto à mecânica, tenho um cunhado que só compra Parati… Já ficou na rodovia com a dele (na época tinha só uns 2 anos de uso – gastou uns 4 mil pra arrumar o motor) e agora outra 1.6 pifou com menos de 1 ano (ainda tá na garantia)… nesse caso não deve ser nada grave, mas falar que a mecânica VW é superior às outras é ilusão…

      • RWS

        O 1.6 do Polo é infinitamente superior ao fraco 1.4 ou beberrão (e fraco tb) 1.8 Monzatech do Punto.

    • rogeriuslima

      Cara, pra não dizer que vc está mentindo na cara dura, vc não exagerou um “pouco” no seu comentario não?
      Um carro 1.4 fazer curva a 170 sendo que o fabricante informa que a velocidade máxima dele é de 163 no alcool, e um carro 1.6 a 190 então… (nem olhei a velocidade máxima do polo, mais é preciso mais que um motor 1.6 pra chegar a 190).
      Mecanica superior da Volks é uma lenda urbana que eu gostaria de saber onde nasceu, o que eu concordo é com o cambio que na Volks é uma referencia e a Fiat sofre bastante neste ponto, não que seja descartavel mas desconfortável.
      E estes motores que a fiat está usando realmente são o calcanhar de Aquiles do Punto.

  • Daniel Alves

    Preço, o que falta ao Polo é preço. Como disseram acima, vem mal equipado e colocar esses mimos no carro fazem o preço chegar ao de um carro médio como Focus, 307, Stilo, Citroen C4, Honda Fit, etc.

    Por isso sempre vendeu mal.

  • Daniel Alves

    Só corrigindo, Honda Fit não é médio, mas é mais atual e espaçoso que o Polo.

  • alfredo_araujo

    Comprei um Polo Sedan 08/09 por 44 mil com AC, DH, Vidros eletricos nas 4 portas, sensor de estacionamento e retrovisor eletrico tilt down.

    Que outro carro, do tamanho do Polo, eu compraria por esse preço ??
    Falar q o Polo é um carro caro, é no minimo falta de informação…

    • eduardogege

      Levando em consideração que por um pouco mais que isso você poderia andar com o novo Focus ou com um 307 que são carros superiores, eu considero meio caro sim.

      Mas por 44mil até que ficou mais justo. Normalmente um polo com tudo isso que você disse sai em torno de 50mil.

  • Luis.J.R.

    Gosto do polo, mais caro demais!Vi numa capa de uma revista que pode ter a nova geração do sedan.

  • Vou comentar porque acabei de participar da compra de um Polo 2010/2010 1,6l com A/C, trio elétrico, computador de bordo, DH, sensor de estacionamento, tilt down, etc etc, mais ABS e airbag por R$45.000.
    Quem fala que o valor está perto do Novo focus deve estar brincando, são praticamente R$10.000 reais a mais, digo porque estava em dúvida entre os dois, mas a diferença de preço e de porte pesou, afinal o novo Focus é bem grande e a pessoa que iria usar o carro preferia agilidade a porte. O Focus antigo sim, tem valor próximo, mas além do péssimo e inacreditavelmente ruim atendimento das duas concessionárias ford que fui, não dispunha de ABS ou airbag, não lembro exatamente de qual deles. Se para COMPRAR o carro sou mal atendido, imagina depois…

    MINHAS OPINIÕES SOBRE O CARRO
    Basta andar um pouco com ele para ver que o câmbio é excelente, característica que a VW vem desenvolvendo. O motor 1,6l dá bem para o carro, não sobra mas não falta e sobe ladeira com ar ligado rs. O consumo é aceitável, pelo computador de bordo, no álcool sem amaciar está fazendo 6,5 km/l, acho que amaciado fai fazer no álcool uns 7 e na gasolina o apontado pelo Daniel Santos, 8,5km/l.
    A única coisa que me incomoda é que o carro é, para meu gosto, muito alto. Não que faça curvas a 190km/h como disseram acima (risos!) mas para quem está acostumado com carros mais baixos, como o próprio gol, vai estranhar a postura mais minivan.
    Outro ponto positivo, que ganha do novo focus, é a mecânica. O motor VW é bem conhecido do mercado, confiável e durável. Já o do novo ford, além de não ser flex, é fabricado na argentina e será substituído em breve. Assim, na mecânica, prefiro o certo ao duvidoso, pois não sou milionáio que possa comprar um carro sem pensar na manutenção dele para daqui a três ou cinco anos, tempo que normalmente ficamos com um carro.
    Enfim, é um carro confortável, silencioso, com bom acabamento, motor bem dimensionado. Aconselho colocar bancos de couro, o carro fica muito superior, ainda mais se colocar num lugar bom que forre também as portas, como fiz com o meu. Fiz na própria concessionária e ficou perfeito.
    Espero ter contribuido!
    Abraços!

  • Luiz Varella

    Eu tenho um Polo 08/08, com Ar, DH, TE, VE, Sensor de Estacionamento, Airbag Duplo, ABS, Tilt Down. No geral não tenho que reclamar do carro. A única coisa que me incomoda um pouco e que acho que é economia porca da VW é o ruído do motor depois de 120km/h, parece que o motor está do seu lado ainda mais se estiver no álcool, mas nada que um som, uma boa música não ajude nisso.
    Está batendo agora 10.000 km, faz na cidade 6,5/7 km/l no alcool e 9,5/10 km/l na gasolina, na estrada o alcool rende 9,5/10 km/l e Gasolina rende 14/14,5 km/l, isso com 50% do tempo rodando com ar.
    Tive alguns ruídos internos que foram sanados ao levar na concessionária e outros apenas diminuiram, o motor não deve nada, acho que é bem acertado para o carro, porém acho que a VW podia colocar esse motor com uns 116cv para ficar junto da concorrência.
    No geral, estou satisfeito com o carro e trocaria por outro sem dúvida, considero ele um carro que a VW não dá o devido valor que ele merece, se houvesse mais propagandas, um preço um pouco melhor, seria uns do carros de melhor custo/beneficio que teríamos no mercado dentro de sua faixa.

  • Daniel Alves

    Luis e Corsário, o Polo custa isso AGORA, depois de anos tomando surra de modelos compactos e médios por não conseguir alcançar consumidores nem de uma nem de outra faixa. Esses Polos que vocês compraram são exceções, pois incluir airbag e ABS no Polo já custa R$ 3.000,00. Digo e repito, o problema do Polo é preço. Um compacto com ar, ve, dh e sensor de estacionamento por R$ 44.000,00 é caro. Nesse preço modelos como o Gol/Voyage, Fiesta, etc. já estão em suas configurações top de linha, com os itens de segurança inclusive, bancos em couro, etc. Equipar o Polo com esses itens, nas CNTP, faz o preço do modelo pular pra R$ 49.000,00 a R$ 50.000,00, o que faz modelos como Peugeot 307, Fiat Stilo, Citroen C4 e Ford Focus se tornarem compras muito mais interessantes.

    Repito, o problema do Polo é custo x benefício, paga-se um preço alto no modelo de entrada com poucos equipamentos (preço de compactos já em suas configurações top) e um preço muito alto para deixá-lo apenas um “compacto refinado” (sensor de estacionamento, ar digital, airbags e freios ABS, etc.)

    A prova disso é vender menos que Punto, C3, Honda Fit, o próprio Focus, etc.

    • rogeriuslima

      Concordo com vc, o Polo é um bom carro mais não tem um bom custoXbeneficio, ainda mais agora que não se sabe o que a dona VolksWagen vai fazer dele aqui no Brasil.
      Só que o Punto também sofre do mesmo problema que vc citou, só que não tanto quanto o Polo.

    • Bom, quanto ao preço, você está dando números, eu estou dando um fato. Negociei e tirei o carro por esse valor. Se eu paguei esse preço não vejo porque outros não possam pagar. Basta saber negociar.
      Digo isso porque, usando o simulador da VW, o carro ficava bem mais caro, até porque o simulador é péssimo, mas nem tudo que está na internet é a verdade absoluta, não?
      Além disso VW, como honda, é mesmo mais cara que concorrência, vide seus outros carros, mas existem motivos para isso como disse no meu comentário.
      Quanto à vender mais ou menos, para mim não prova que polo é pior, mas sim que brasileiro não faz compra racional. Se fizesse, os carros “pseudo-aventureiros” estariam todos encalhados.

  • rodrigues

    j

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend