Carro da semana, opinião de dono: Hyundai i30 2009/2010

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Hoje apresentamos dois relatos de opinião de dono do Fórum NA, os dois sobre o Hyundai i30. O primeiro é do membro Renanfk. As fotos também são dele:

Olá pessoal, participo do fórum desde o ano passado, mas só agora resolvi postar meu i30 aqui na Opinião de Dono, a propósito na minha opinião a melhor área do fórum NA.

Bom vamos lá, eu tinha um Clio 1.6 16v Privilege, excelente carro, um foguetinho que deixou saudades, em Fevereiro do ano passado resolvi trocar e a primeira opção era o novo Focus, sempre quis ter um.

Fiz test-drive, quase fechei negócio mas daí começou a aparecer informações sobre o lançamento do i30, gostei do que vi e resolvi esperar para tomar minha decisão.

Veja também a opinião de dono sobre o Hyundai Santa Fe

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Nesse período fiz test-drive no C4, que era outra opção, mas logo descartei. Quando soube que chegaria o Focus flex também desisti dele, então em abril fiz o test-drive no i30 na Saga em Goiânia e me decidi em comprar ele.

Sabia que iria pagar o preço por estar pegando o carro no lançamento, paguei R$ 69.900,00 na versão GZ19, ainda assim não me arrependi. Hoje meu carro está com 17mil km rodados, não tive nenhum problema.

Revisão de 2500km paguei 200,00 e na de 10.000km 420,00 ambas feitas na Saga em Goiânia. Única alteração que eu fiz foi colocar manopla do câmbio cromada e em couro, comprada pelo Ebay por cerca de R$ 60,00.

Pretendo colocar couro nos bancos até o final do ano e xenon 5k nas milhas e baixa. Não coloquei couro por enquanto pela possibilidade de interferir no acionamento dos airbags laterais.

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Eles me ofereceram por R$ 1.400,00 mas preferi esperar. Vou analisar bem essa possibilidade.

Mas é ruim um carro desse porte sem couro, vacilo da Hyundai. Lembrei agora, não sei se da para ver nas fotos, mas eu fiz uma ligação nas luzes traseiras para acender a luz de neblina, está com dupla luz traseira agora.

Moro em Barreiras/BA, aqui as ruas são muito quebradas, então não tem feito um bom consumo, atualmente tem feito média 7,5km/l.

Nas viagens faz 10km/l, quando estou sem pressa fica em torno de 11km/l. Recentemente passei 1 semana em Curitiba e lá consegui fazer média 8,5km/l na cidade.

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Como muitos já sabem, o carro é um pouco duro, isso devido as rodas grandes e pneus com perfil baixo, como meu antigo Clio tinha molas Eibachs, eu já estava acostumado, mas para quem não está é um incomodo.

Algumas pessoas se queixaram de barulhos, até hoje só tive um que foi no porta-malas, depois descobri que o triangulo fica solto no meio do estepe, não tem nada para fixar, mas problema fácil de resolver.

Em relação ao atendimento da concessionária, não tenho nada a reclamar, porém ainda não precisei de peças, mas no restante nota 10 para a rede Saga de Goiânia e Brasília.

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Agora o relato do membro Martok:

Eu peguei o i30 automático básico, sem teto e com ar analógico, me entregaram em um tempo recorde de 24 horas, nunca vi isso. Me deram o couro, protetor de cárter, insul-film, tapetes de carpete e sensor de estacionamento.

Fiquei alguns dias andando aqui no Rio e esse fds fui pegar estrada, cerca de 200km subindo a serra das araras.

Pontos positivos:

Anda muito fácil, mesmo sendo automático. Por mais de uma vez fiquei distraído, mirando apenas o conta-giros e quando fui ver estava a 160, 170… pra quem ficou quase 5 anos com velocímetro digital (C3), essa volta aos ponteiros está mais difícil do que eu pensava.

Fiquei bobo de ver como o carro desenvolve sem nenhuma trepidação, giro abaixo de 5000… realmente é um carro grudado no chão. Acabei fazendo o percurso bem mais rápido do que o costumeiro.

A descida da serra das araras foi um show à parte… o carro é muito grudado no chão, eu naturalmente desci mais rápido que todo mundo e acabava tendo que frear em cima dos radares de 40km/H que tem na descida…. nunca desci aquela serra com tanta segurança e facilidade.

Bem confortável, com todos os itens necessários num carro na faixa de 50-60 mil. Os porta-trecos fizeram a alegria da minha esposa, que saiu guardando até chocolate no porta-luvas refrigerado.

O porta-malas é muito bom, a suspensão que se mostra um pouquinho dura na cidade tem um comportamento inverso na estrada, o carro passou muito pouco das imperfeições da Dutra.

Pontos negativos:

Pra quem saiu de um C3, achei o farol dele muito fraco, mesmo com o neblina acionado. Subi a serra à noite e senti uma certa insegurança quando tinha que passar sem o farol alto. Achei o feixe baixo e de pouca iluminação. Não sei se dá pra fazer algo à respeito sem limar a garantia, mas definitivamente isso me decepcionou bastante. Farol forte é essencial.

O consumo é mais alto que o de um carro 1.6, como era de se esperar… mas o computador de bordo não mede o consumo instantâneo, o que tira uma valiosa ferramenta de avaliação de consumo em determinados momentos

Na cidade ele tá fazendo a média de 11L/100km, o que dá cerca de 9km/litro. Só que eu peguei muitas vias longas, certamente isso me melhorou a média… se tivesse consumo instantâneo o resultado seria mais real. Na linha Amarela e vermelha ele fez a média de 8,5L/100km, que dá cerca de 11,7 km/L.

Acho um pecado um rádio daqueles não vir com Bluetooth… e pecado ainda maior é o vendedor da Cia Motors da Tijuca dizer em alto e bom tom que o rádio tem Bluetooth e o carro não tem sensor de chuva, quando rola justamente o contrário !!!!

Se eu tivesse comprado lá talvez tivesse em vias de processar aquela loja por propaganda enganosa. Onde eu comprei (El Brit), os caras me informaram da maneira correta.

A concessionária, El Brit:

Fechei direto com o dono, que foi super tranquilo e negociou o que pedi numa boa. Prometeu entregar o carro em menos de 24 horas e cumpriu. Eu mesmo fui emplacar, pois eles cobram 790 pratas pelo serviço e eu faço emplacamento num posto do Detran ao lado da minha casa por 1/5 do preço

Só que na hora o carro ainda estava com problema de liberação por São Paulo e não pude emplacar. Liguei pro dono da El brit e ele imediatamente resolveu o problema assumindo o emplacamento e os custos, exceto o duda que eu já tinha pago (86 pratas). Me prometeu a documentação numa quinta-feira e quando cheguei na css tava tudo lá.

Aproveitei pra conversar sobre acessórios e adaptações. O vendedor que me atendeu disse que se a peça foi feita para o Hyundai I30 (mesmo sendo de fora, como a central multimídia), uma conversa com o dono resolve.

Me foi dito que os tweeters podem ser instalados lá na loja mesmo… ou seja, tudo vai depender de como irei desenrolar o papo com eles. Como paguei à vista e rolou um certo conhecimento de sobrenome na hora em que eu preenchi o cheque , acho que ele deve continuar facilitando as coisas pra mim à medida que eu for tentando customizar o carro.

Veja outros relatos da seção Opinião de Dono.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.