Hatches Usado da semana Volkswagen

Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Bom, vamos lá, meu primeiro relato, Volkswagen Golf Tech 1.6 2009. Meu segundo carro da marca, de fato o primeiro bem decente (já que o meu primeiro foi um Gol G4 1.0 pelado, só com ar quente), mas não irei reclamar nada, pois nunca me deixou na mão. Cinco anos usando e apenas troquei itens de desgaste, muito bom o carro.



Mas enfim, de volta ao que interessa, o Golf. Adquiri meu Golf há três anos. Comprei em concessionária VW (aliás, trabalho nela), mas tentarei não ser tendencioso. Paguei na época R$ 36.500 o que estava R$ 3.000 acima da tabela Fipe, ele estava com 67 mil km. Sabia que era mais caro, mas eu tinha algumas vantagens em mãos. A primeira é que conhecia a procedência do carro (fazia as revisões aqui) e a segunda é que teria meio ano de garantia seminovo (o que p/ mim foi muito útil) sem contar que o carro estava polido, pneus novos etc.

Sobre a compra, na época eu nem estava pensando em trocar de carro, mas como apareceu este (entrou na troca de um Golf mais novo) me surgiu a vontade na hora, avaliaram meu Gol G4 2008 (isso em 2015) por R$ 15.000 (era pouco abaixo da Fipe), mas como era um carro “pelado” eu sabia que teria dificuldades de vende-lo por fora também, e se vendesse, não conseguiria muito mais que isso. Então, em menos de uma tarde. Estava de carro “novo”.

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009



Volkswagen Golf Tech

O modelo Tech do Golf não é muito conhecido, inclusive uma vez fui abordado em um posto por um perito de seguradora que achou que os adesivos “Tech” na lateral do Golf eram fake. Hehe. Essa versão pelo que sei saiu apenas no ano de 2009. Categoricamente na época ela estava acima do Golf Sportline e abaixo do Golf GT (que já era 2.0).

O Golf Tech tem este nome, pois ele realmente tem alguns mimos que para um carro como ele eram raros: espelho eletrocrômico, piloto automático, sensor de estacionamento, computador de bordo I-system, limpador de para-brisas automático, tilt down, rádio com Bluetooth (em 2009!!), etc. No demais ele se diferenciava também dos outros Golf pois tinha o logo TECH estampado nos bancos de couro, na soleira da porta e no antigo porta copos acima do rádio, do qual agora é apenas a tampa de alumínio escovado (infelizmente).

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Golf Tech – Motor, câmbio, suspensão

O motor do Golf é o atual (vovôzão) ainda em produção EA 111 1.6 VHT Total Flex na qual produz a máxima de 104 cv quando abastecido a etanol (coisa que nunca acontece aqui no RS, pois em alguns postos custa exatamente o preço da gasolina). Parece pouco, mas não é, os 104 cvs dele nunca me deixaram na mão em ultrapassagens, esse motor tem uma aceleração muito boa e o que eu acho melhor dele, o consumo.

Ando bastante entre cidades e realmente é difícil ver o computador de bordo registrar menos de 16km/l a média. Na cidade ele fica beirando sempre os 12/13km, é basicamente o que meu antigo Gol 1.0 consumia, este fato me deixou muito contente, ainda mais contando que é um carro de quase 10 anos atrás. Outro fato é que sempre tive preferência pela versão 1.6, que ao contrário da 2.0 tem uma manutenção muito mais em conta, inclusive (e por incrível que pareça) suas peças são mais baratas que a do motor 1.0 VHT da VW (para ter uma noção, o cabeçote do 1.6 completo custa R$ 1900 contra R$ 3600 do 1.0).

O câmbio manual de 5 marchas do Golf tem uma troca muito suave e precisa, o que traz muito conforto em dirigir. A suspensão também considero maravilhosa, bem rígida e que traz bastante segurança ao fazer curvas em velocidades mais elevada, (inclusive tive a “brilhante” ideia uma vez de baixar o carro com molas esportivas. Ficou levemente mais baixo, porém já me trazia desconforto. Joguei dinheiro fora mas levantei ao tamanho original novamente em uma semana. (e até hoje não me arrependo!)

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Golf Tech – Mudanças realizadas

Sempre gostei de dar uma modificada nos carros que tive, mas de leve, nada que fosse prejudicar o carro (como colar no chão e colocar rodas aro 20), e sim, detalhes que o deixam mais esportivo e agradável para mim. O Golf Tech vem com as sinaleiras originais de fábrica na cor vermelha, as substitui pelas fumês do modelo Limited Edition, aliás, não foi só isso que “importei” desta versão do Golf.

Comprei também o escapamento duplo cromado (que originalmente do Tech é simples e escondido) como troquei o volante em couro original pelo volante (também original) com base quadrada do Golf Limited Edition e as rodas de liga aro 16.

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Golf Tech – Acabamento

Para quem pula de um Gol G4 pelado para um Golf Tech com certeza sentirá toda a diferença. Plásticos muito bem encaixados, painel soft touch, interior requintado com detalhes em aço escovado, bancos em couro (parcial) e um ótimo isolamento acústico, quando estou a 80km/h em estrada não escuto nada além do barulho do vento. Não irei consagrar o Golf por isso, pois os seus rivais também possuíam essas qualidades (Focus, i30), mas apenas quis ressaltar o quanto isso foi impactante para mim.

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Golf Tech – Defeitos

Sobre os defeitos do modelo em si, venho primeiro a me queixar de seus bancos. São extremamente confortáveis, bem largos e com ótima pegada, porém, como havia citado antes, ele é revestido em couro na lateral e no centro é tecido, não sei explicar, mas é um tecido diferente, muito fácil de manchar e difícil de limpar, sem contar que as laterais de couro facilmente se tornam quebradiças, vi em diversos modelos de Golf o couro todo rachado nas laterais, coisa que em minha opinião degrinem a visão do carro, principalmente por ser a primeira coisa que o olho bate ao entrar no carro.

Outro pecado é com mesmo todos os acessórios “Tech” este carro não tem airbags nem ABS, coisa que eu acho que mesmo na época deveria ser essencial para essa categoria. Provavelmente foi pecado do primeiro dono ao comprar (pois ele tinha esses itens como opcionais), aliás, veio sem todos os opcionais possíveis dele. (airbag duplo, freios ABS com EBD, descansa-braço dianteiro, teto solar elétrico e volante multifuncional (com comandos do rádio e do piloto automático).

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Golf Tech – Manutenção/Seguro

Bom, vamos lá…Como eu havia citado logo no começo do texto, ainda bem que o tinha na garantia de seminovo. Logo no terceiro mês a ventoinha principal parou de funcionar, valor da peça na época em torno de R$ 1.000. Também tive que reparar alguns vazamentos de óleo como no blow-by e no cárter, mas tudo em garantia.

Faço as revisões (mesmo que fora da garantia) periodicamente na concessionária, pois me considero muito rigoroso quanto a peças genuínas e como eu tenho um preço diferenciado por ser funcionário, vale (e muito) a pena continuar carimbando o manual.

Tirando as peças do motor em si, como todo Golf (e carro dessa categoria), as demais peças são caras, algumas exorbitantes para falar a verdade (como a luz interna traseira no valor de R$ 3.000), as peças do interior de aço escovado (algumas possuíam algum arranhão) mesmo com desconto para funcionário, fui obrigado a recorrer ao mercado de desmanche para substituir as peças que eu queria.

O seguro do Golf para mim, jovem, solteiro, 26 anos, (sim, tipo de perfil não muito favorável) sai na média de R$ 3.000, moro em Nova Petrópolis/RS uma cidade com baixo índice de furto de automóveis.

volkswagen-golf-tech-2009-opiniao-de-dono-4-1024x576 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Golf Tech 2009

Focus x Golf

Já tive experiência (e muita), com o maior concorrente do Golf: o Ford Focus. Minha mãe tinha um Sedan 2004, meu irmão já teve 3, sendo o mais recente um 2011 e tenho um amigo que tem um 2011 também da qual já andei muito de carona. Considero o Focus um belo carro da qual tem um acabamento muito bom também, o que achei pecado do Focus é mesmo na versão 2011 ele não ter nem entrada USB, complicando muito a vida de quem quer escutar algo além de CD (falecido) hoje em dia.

Em suma, o que irei dizer… acredito que quem escolher qualquer um dos dois estará bem satisfeito. Claro, eu vou de Golf, mas talvez parte desta escolha se dê por eu simpatizar com o carro e a marca.

Considerações finais

Em resumo, quase 3 anos após e 22 mil km rodados (sim, pouco) não tenho basicamente nada por me queixar, ele me dá muito tesão em dirigir, belo carro, elegante, refinado por dentro e que ainda chama atenção nas ruas onde passa. Pretendo ficar com ele pelo menos 2 anos ainda, depois se tudo der certo partirei para um MK7 usado ou um novo Polo 0km.

4.0

COMPARTILHAR:
  • Ric53

    “me dá muito tesão em dirigir”
    desculpa é o meu lado Quinta série kkkkkkkkkk

    • Fedido

      [cantando e batendo na cadeira do ônibus da excursão]
      Ric53 roubou pão na casa do João, Ric53 roubou pão na casa do João…

      • fschulz84

        “Ô motorista, pode correr!!! Que a 5ª A não tem medo de morrer!”

  • Maycon Farias

    Bom relato. Apesar de não curtir esse carro sou forte o bastante para dizer que foi um excelente carro em sua época de vida. Poucas vezes ouvi reclamações. Parabens pela, está novo quase como um zero e tenho certesa que vai ter bons momentos.

  • SDS SP

    Nem faz tento tempo assim, mas da para ver a quantidade de equipamentos que os carros tinham (mesmo os mais sofisticados) era deprimente. Com toda à derrota, a situação melhorou.

  • Ricardo

    Meu Polo 2009 com o mesmo motor 1.6 também dá essas médias no computador de bordo, mas não se anime, na caneta chegar a dar 2 km/l a menos.

    • Alexandre Viotto

      As médias de consumo relatadas são, com certeza, superestimadas! Coisa de gente que não sabe fazer a conta na ponta do lápis para fornecer o consumo real do carro!

      • Ricardo

        Talvez na banguela em descidas chegue nessas médias! Hehe

        • Alexandre Viotto

          Ou em descidas, com o carro engatado, situação que consome menos ainda… rs

  • Jefferson Ferreira

    Já tive um generation 1.6 05/06 e achava manco nas saídas! Principalmente por ter saído de um fox 1.6 com o mesmo motor e muito mais esperto! O câmbio realmente era muito bom! Tirando esse ponto do motor era um carro bom!

  • Eduardo Sad

    Acho muito bacana essa versão do Golf. Tirando as demais prioridades financeiras, penso que nuns 3 ou 4 anos terei um modelo desse como segundo carro, para fim de semana e entretenimento. E parabéns pela cidade. Nova Petropolis é muito agradável. Dona Maria comprou muita roupa aí… Em 2015, estive pelo sul de carro, no meu 1º aniversário de casamento. Quase 6mil km rodados em 2 semanas e meia

  • Bons Carros

    Tive um Golf Sportline 1.6 2009 e ainda sinto saudades do carro. Carro muito bem acertado, câmbio delicioso e de engates perfeitos, suspensão confortável e boa de curva, direção direta…
    Mas adorava mesmo o acabamento: impecável! Painel todo emborrachado, maçanetas e outros detalhes em alumínio escovado, couro de primeira qualidade, forro do teto e colunas em tecido, painel suspenso por mola a gás (coisas que até hoje os concorrentes Focus e Cruze não tem).
    O sistema de som do carro também era excelente, com 8 alto falantes e muita qualidade. Enfim, parabéns!

    • Luciano RC

      Falam que o Golf 4 VR6 que teve tiragem limitada é perfeito. Um dos melhores carros já fabricados aqui no Brasil. Hoje é mosca branca, do qual achar um em bom estado é difícil e se paga o preço de um GTi 0km.

    • duhehe

      Concordo em tudo, o meu era Confortline 2.0 Aut.( O 2.0 com o cambio de 6 marchas fazia milagre)
      Melhor carro que eu tive no quesito dirigibilidade, encostos de braço no lugar certo, banco baixo e com ótimo apoio lateral.
      Mesmo com 116cv, ele andava muito mais que outros carros que tive com 140, 150cv… tbm com cambio de 6 marchas, chegava em 200 muito facil.

  • Victor Porto

    Belo relato, mas acredito que toda a sua boa impressão do carro deva-se ao parâmetro que se tinha antes (Gol G4)..

  • Geraldo Xavier

    Carro novo e pouco rodado pra dar vazamento de óleo e parar ventoinha. Seguro exorbitante pro valor do carro e por ser cidade pequena de interior. Golf é um excelente negócio. Sqn. A volks morreu junto com o motor ap

    • Alexandre Viotto

      A VW tem histórico de manutenção constante… parecem que as peças são feitas para durarem pouco!

      • Geraldo Xavier

        A vw morreu quando acabou com o motor ap

        • Alexandre Viotto

          Pior é que o motor AP tem muitas qualidades, principalmente um bom desempenho e famoso por aguentar bem uma sobrealimentação, mas não é muito durável, visto que os CHT’s são bem mais conhecidos por sua alta durabilidade, sem necessidade de retífica.

  • Luciano RC

    A 2 anos atrás eu quase peguei um Sportline 1.6. O cambio do Golf é único no mundo. O carro tem uma pegada maravilhosa. Por mais que eu ache essa geração nacional horrível em design, o carro é muito bom. Parabéns pela escolha e pela maquina.

    • Alexandre Viotto

      “A 2 anos atrás”… parei de ler neste trecho… kkkkkk

  • Basil Sandhurst

    Um excelente carro. Essa versão TECH é uma mosca da cabeça branca.
    Lamento muito o meu carro atual não ter vindo com cruise control. É excelente para o conforto ao dirigir nas estradas (sem falar para evitar as malditas multas).
    Essa plataforma é fantástica. Quem dirigi um Golf sempre vai admirar o comportamento dinâmico desse carro.
    Parabéns pela aquisição.
    Abs

  • Draga

    Gosto muito deste carro!

  • Cláudio Henrique Ferreira

    Eu te entendo quando fala da diferença do G4 para o Gol.
    Eu tinha um Gol G4 1.0 (que inclusive comprei na ANP ai em Nova Petrópolis) e depois de 3 anos troquei por um astra adv. Foi uma mudança de mundos, mesmo o goleta nunca ter me deixado na mão.

  • Schack Bauer

    Valeu pelo relato!
    De quantos por cento em média é o desconto que vc consegue nas revisões, por ser funcionário da empresa?

  • Marcelo Alves

    Eu tenho um Polo 2008/2009 que tb veio com som com Bluetooth, sensor de chuva, AC Digital Climatronic, retrovisor elétrocromico (anti-ofuscante automático), tilt-down, sensor de estacionamento e mais outras coisas, era tudo opcional na época, mas você podia equipar até a versão mais básica com tudo isso.

  • Mr. Pennybags

    É… podem falar o que for, mas só quem já teve um Golf (qualquer mark) sabe o q esse carro representa.

    • Bons Carros

      Golf é Golf. Um carro único, inigualável.

  • Sedemar Vieira

    Parabéns pelo belíssimo e sincero relato! Este carro realmente é um baita carro e sem sombra alguma de duvidas foi uma baita compra pois fui o vendedor que fez esta venda para o então colega de Concessionária. Abração João!

  • Victor Eduardo

    Só achei seu seguro caro. Pago 2000 em um Honda Exs 2012 TOP DE LINHA. Seguro Itaú e tenho 26 anos Bônus 4

    • afonso200

      golf sempre teve seguro caro, os novos entao pra mim 27 anos o TSI1.4 top da em cotação mais de 7mil reais, enquanto meu azera 2011 da 2300, loucura isso

      • José Santos

        Nem sempre o Golf teve seguro caro. Tenho um MK7 2015 e pago R$ 1.900,00 de seguro. Tenho 47 anos e moro no Grande ABC (área com alto índice de roubo de carros) e bônus máximo. No meu Corolla XEi 2016 eu pago R$ 2.000,00.

  • thi

    VOLKSWAGEN ❤

    • MauroRF

      kkkkkk, não gosta de nenhum carro de todas as outras trocentas marcas?

  • Heleno

    Parabéns pelo relato, boa escola. Golf 1.6 ainda tem muitas virtudes.

  • Fabio Marquez

    Como ter tesão em dirigir esse carro andando em baixíssima velocidade? Pois esse relato de consumo é quase impossível esse carro estar a mais de 80 km/h, aliás bem duvidosos esses números, dado o porte e de certo ponto pouco motor do carro…

    • Ernesto

      Eu tive um Golf Comfortline 2.0 2000. Muito bom o carro. E não é por causa do motor e sim que era gostoso de dirigir.
      Ter tesão não quer dizer que você precisa estar a 200Km/h.
      Quanto ao consumo, o meu era a gasolina somente e fazia ótimas médias. Um 1.6 com certeza é mais econômico.

    • Edson Fernandes

      Fabio, as vezes o tesão é posição de dirigir, como o carro te trata….

      Eu tive um Xsara 2.0 automatico. Era simplesmente uma delicia acelerar forte aquele carro. O carro era otimo de curva (e ouso dizer que é no nivel do Focus) e que assustava muita gente querendo me acompanhar.

      Mas a ideia é transpor o que o carro lhe retorna em prazer. O Xsara por exemplo, era um carro com duas faces: Extremamente confortavel ao passar por buraqueiras e extremamente estável em alta velocidade. Me deu muitas alegrias e por ser um carro com posição baixa de dirigir, bancos que abraçavam na medida certa, um acabamento principalmente de portas (era todo revestido em couro), com boa visualização para qualquer lado… era muito gostoso rodar com ele. Se aqueke cambio automatico tivesse pelo menos 5 marchas… seria perfeito. Mas foi um carro que me guarda otimas recordações de sentir esse prazer de condução.

  • Brasileiro

    Os Focus 2.0 salvo engano a partir de 2010 vem de serie com entrada usb, bluetooth, controle de som no volante, sensor de chuva, farol automático E elétrico, retrovisor eletrocromico, descansa braço central, partida sem chave e porta luvas refrigerado.
    Golf é sim um carrão, apesar do projeto ser da década de 90, uma pena á VW ter esquecido dele por mais de uma decada, poderiamos esta com algumas geracoes a mais no mercado de usados.
    Parabéns pelo relato

    • MauroRF

      O 2.0 começou a vir com essas coisas em 2011 no GLX (o Ghia já tinha). Tive um GLX 2.0 2012 que tinha essas coisas, menos porta-luvas refrigerado.

  • afonso200

    parabens…notei pelas fotos, que conhecia a cidade, sou de Novo hamburgo e as vezes subo ai com o Azera 2011 pra passear, alias, mais pra frente vou fazer um relato dele

  • afonso200

    sobre o dono nao ter comprado os itens opcionais, ,,,,opção dele, quem quer todos itens é o primeiro dono, os outros possiveis donos nao podem se quixar,…….eu sempre digo quer assim e assado, vai la e compra ZERO

    • Ernesto

      Mas foi só um comentário que ele fez!

    • Edson Fernandes

      O problema é que muita gente que sai do compacto 1.0 não tem noção dos itens de série porque qualquer coisa melhor equipada que um carro simples, vai ser considerado um carro “completo” (e não a toa infelizmente temos isso no mercado de usados que não saber diferenciar versões colocando tudo como completo).

  • acelerandonaweb

    É impressionante a evolução deste modelo jurássico para o MK7, só quem andou nos dois sabe do que estou falando.

  • Thiago

    Já dirigi um e fiscordo completamente do desempenho, era um carro bem manco, talvez por ter saído do gol 1.0 8V qie fos 1.0 era o pior em desempenho tenha pouca referências
    Mas como já disseram, pelo mebos o cambio é excelente

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email