Usado da semana Volkswagen

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo GT 2009/2010

polo-gt-usado-semana-opiniao-dono-1 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo GT 2009/2010

Olá! Sou proprietário de um Polo GT 2009 / 2010 desde novembro de 2009. Nesse meio tempo já rodei aproximadamente 30.000 quilômetros com o carro.



Antes do carro, sua compra e entrega

Meu carro anterior era um Gol 1.0 2p 2005 pelado. Decidi trocar pois não o considerava seguro. A maior exigência, portanto, era ter ABS e air-bag. Cogitei os seguintes carros: Gol G5, Punto, Polo ou Focus Hatch. Na época não pensei no Sandero, hoje seria uma opção interessante.

O Gol G5 caiu fora porque com Airbag e ABS ia para mais de R$45.000,00. Do Focus desisti devido ao péssimo atendimento e falta de carros para entrega, além do flex que estava para chegar, descontinuando a versão / motorização a gasolina.

Entre Polo e Punto, em configurações similares, a diferença chegava a quase R$10.000 a mais para o Punto! Comprei prata pois acho que cai muito bem no carro e além disso tinha pronta entrega. Após negociação, o preço do carro ficou em R$51.000,00 com as coisas de sempre (protetor de cárter, insufilm de boa qualidade e bem colocado e tapetes). Deram 17.000 no meu Gol. Na entrega do carro me foi explicado todos os detalhes, como configurar bluetooth, etc.

polo-gt-usado-semana-opiniao-dono-3 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo GT 2009/2010

O carro em si – motorização, equipamentos e acabamento

O motor é o velho 2.0 de 120 cv bem conhecido e bem criticado também. Este motor tem cavalaria muito baixa para um 2.0 atual, com torque bom porém não excepcional, e só não faz feio porque trabalha perfeitamente com o câmbio, este sim excelente.

A lista de equipamentos desta versão é grande, e quase todos são de série: Airbag duplo, ABS, teto solar, direção eletro-hidráulica, rádio no painel com bluetooth, entrada USB e para cartão, I-system, AC digital, controle de cruzeiro (na alavanca da seta), temporizador do limpador do para-brisa, freio a disco nas quatro, Roda 15″ liga-leve, ajuste de altura do banco, de profundidade e altura do volante, faróis de neblina, luzes no teto para os passageiros de trás, função “coming / leaving home”, além dos básicos vidros elétricos nas quatro e controle elétrico dos retrovisores, que aliás tem função tilt-down.

Comprei com teto solar, não aumentava muito o preço, e ele é muito gostoso de usar, tanto aberto por inteiro como só levantado atrás (basculado). Erro feio da VW: o volante não é multifuncional. Aliás, o volante não é o do Passat CC, como virou regra na marca. Não faço questão do volante do Passat, mas sinto falta dos comandos no volante.

O acabamento é muito bom. Tem tecido nas portas, não tem rebarbas, é tudo muito bem encaixado e bem feito. Não tem “luxo”, mas não tem serviço porco. Ruim apenas o porta-luvas, pequeno. Para os passageiros de trás traz também vidro elétrico, acabamento com tecido na porta e luz de leitura, além de porta-revista no encosto.

polo-gt-usado-semana-opiniao-dono-7 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Polo GT 2009/2010

Esportivo ou esportivado? Sobre a versão “GT”

Versões esportivas ou esportivadas são sempre polêmicas. Se versão esportiva for aquela que tem alteração mecânica, o Polo GT é versão esportiva, pois o motor 2,0 é exclusivo desta versão do hatch.

Porém, ao mesmo tempo, sabemos das limitações deste motor. Assim, o Polo GT anda mais que o Polo normal, mas menos que carros mais bravos. Mas também custa menos que estes carros: basta comparar o preço com o Punto T-Jet.

Os detalhes estéticos da versão GT são discretos e, para mim, de bom gosto: a grade colméia preta com friso vermelho, bancos especiais com uma malha perfurada que segura bem o corpo, aerofólio preto, escapamento duplo (funcional), “GT” escrito na soleira da porta, volante e alavanca do câmbio.

Uma coisa chata é que muita gente pinta a “boca preta” na grade dos Polos normais, banalizando um pouco o visual. Mas até aí, o Polo GT banalizou o visual do GTI. Além disso a VW errou ao botar as mesmas rodas do Polo GT em versões do Fox. Depis acabou mudando as rodas do GT. E, falando em rodas, a medida de 15” pode parecer pequena, mas acho adequadas.

O painel é tipicamente germânico: racional, eficiente e funcional. Eu gosto, tem quem ache sem graça. Como o carro está há muito tempo sem alterações, muita gente vai te perguntar de que ano é o carro, mesmo ele sendo zero. Eu não ligo, mas tem quem fique doído.

Resumindo: a escolha pelo GT se justifica se você quer um Polo, mas acha o 1.6 muito fraco e gosta de um visual um pouco mais esportivo, sem grandes excessos. Se você gosta de um foco mais forte no desempenho, terá opções melhores em outros carros.

Rodando com o carro – desempenho, consumo e vivência a bordo

Pois bem, é hora de botar a chave no contato e dar a partida. Quer dizer, tentar, porque meu carro apresenta muitas vezes problemas para pegar de primeira. Ok, só dar a partida pela segunda vez e pega fácil, mas é chato este detalhe, que parece de carro velho e não foi consertado nas três revisões que já fiz.

A primeira coisa que se nota é a diferença entre direção hidráulica e eletro-hidráulica, esta muito, mas muito melhor. Eu noto claramente porque minha mãe tem um Polo normal. Está sempre no peso certo, sem ser molenga nem dura demais.

Aliás, o Polo vai muito bem de curva, muito estável, dá para abusar que estabilidade tem de sobra, e isso torna bem gostoso e divertido dirigir. Pode exigir dele em curvas sem medo.
O motor cumpre sua tarefa de forma satisfatória para uso normal do carro. Até para dar umas esticadinhas, ele leva bem. Na Bandeirantes, por exemplo, se você descuidar está a 140 km/h facilmente, e nisso o controle de cruzeiro ajuda muito. O torque está sempre presente, e quando pisa ele responde na hora, mesmo na quinta a 120km/h – muito bom para ultrapassagens.

Mas tudo isso com ar-condicionado desligado. Ligado, você sente a diferença. Não chega a prejudicar, pois consegue manter as mesmas velocidades sem problemas, mas perde as respostas imediatas, aquele “salto” que o carro dá, ou seja, prejudica mais o “torque” que a “potência”.

E quanto bebe? Todos os dados abaixo são com A/C desligado, e com gasolina, pois no álcool o consumo cai quase que pela metade, e o tanque não dura nada. Na Bandeirantes, que é mais ou menos plana, mantendo velocidade constante de 120km/h, faz entre 14 e 15km/l. Se mantiver entre 100 – 110km/h, o que normalmente faço, o consumo já vai para 16 ou 17km/l.

Na cidade, com trânsito fluído, fica entre 8 e 10km/l. Com trânsito pesado, ou seja, congestionamento e anda-e-para, entre 5 e 7km/l. Com o A/C ligado, este valores caem em média 1km/l. Aliás, o AC gela rápido e bem e é fácil de operar, mostrando temperatura interna e externa e tendo modo “automático”, muito útil e prático. Neste modo você determina que temperatura quer e ele faz tudo sozinho. Muito bom. As saídas de ar quadradas viraram raridade, mas eu gosto muito.

O I-system, o computador de bordo, é excelente. Visor grande com as seguintes funções, a maioria com duas posições (atual e histórico):

– consumo instantâneo (km/l)
– média de consumo (km/l) (2 posições)
– autonomia
– distância percorrida (2 posições)
– tempo dirigido (2 posições)
– velocidade média (2 posições)

O Polo tem uma “bandeja” muito útil sob o painel. Cabe bem um óculos, por exemplo. De resto são poucos porta-objetos. O som do carro é bom, embora um pouco abafado. Conta com bluetooth (fácil de configurar), tem entrada USB no painel, além de entrada para cartão miniSD e, claro, CD-mp3.

Uma coisa idiota é que o farol de neblina só liga junto com o farol, o que é errado pois, com neblina, deve-se justamente usar farol de neblina e farolete. A gambiarra que faço é acionar o farol, ligar o neblina (puxando o botão), e daí forçar o botão de volta para a posição de farolete mantendo-o levantado. Funciona e nunca quebrou! rs

Meu carro em particular veio com um “brinde” de fábrica, ele consome óleo, mais ou menos meio litro de 5w40 a cada 5.000km, o que acho muito. Porém todos até agora, tanto da VW como oficinas independentes, dizem ser normal. Não fuma nem vaza, e passa na Inspeção veicular. Só acho importante dizer que converso com outros donos que não observam este problema, ou seja, é algo restrito ao meu motor.

Revisões e manutenção…

O Polo tem fama de manutenção cara. Eu até hoje fiz todas as revisões em Concessionárias, e paguei uma média entre R$250,00 a R$400,00, a cada 10.000km ou um ano, sendo que nas primeiras duas não paga mão-de-obra. O principal é evitar a empurroterapia, pois os primeiros orçamentos sempre passam dos mil reais, e verificar no site da VW o preço sugerido. Eu sempre pesquiso preço da revisão e a diferença de preço chega a mais de 100%!

O óleo custa uns R$30,00 o litro do recomendado pela VW. Até hoje nunca tive problema com manutenção, todas as peças que precisei tinham para pronta-entrega, como uma roda que precisei trocar. O modelo e motor velho tem pelo menos esta vantagem… Agora, devo dizer que as concessionárias VW são horríveis. O custo é alto e o serviço é fraco.

Fidelidade? Próxima compra?

Se tivesse que trocar de carro hoje, dificilmente optaria por outro Polo. Por um lado ele vai mudar e aparentemente para pior (Polo Vivo). Isso é uma pena, pois é um bom projeto que merecia andar para a frente, não para trás. Além disso, tanto o motor 2,0 como o 1,6 dão conta do recado, mas a concorrência apertou e acho que hoje tem muitas opções melhores.

Vamos encarar a verdade: de 2009 para 2011 o mercado mudou MUITO. Só para dar um exemplo, quem pede ABS e air-bag não é mais visto como um ET. Agora, se o mercado mudou, a VWB não. E vai perder muitos clientes por isso.

Concluindo…

O Polo GT é um carro bem equilibrado, com projeto bem resolvido. Agrada pelo conjunto da obra. Para mim, naquele momento, caiu como uma luva, pois embora não fosse o melhor em nada, com certeza era no mínimo razoável em tudo, sendo ótimo em muitos aspectos, inclusive… O custo x benefício.

Bom, é isso, quem tiver alguma dúvida pode perguntar pelos comentários que vou respondendo.

Agradeço ao NA pela oportunidade de dividir com vocês minhas impressões sobre este carro.

Por Corsário Viajante – Fotos Renato Rea

5.0

COMPARTILHAR:
  • loxa

    O carro parece muito honesto… e 51 mil eh um preço bem razoavel por um carro 2.0 com airbag, ABS, ar digital e teto-solar… Acho que voce fez boa compra!!!

    • JLIdesignBC

      Concordo, o Polo é um meio termo entre Astra (básicão – 45k) e Punto Sporting 1.8 com mesmos opcionais do polo (feito de ouro, por 60k).
      Eu acho o Polo uma boa compra, ainda mais com os opcionais que o Corsário sitou, infelizmente o Polo anda esquecido junto ao resto da Marca (cadê o Europeu??), mas enfim, é um hatch médio com excelentes qualidades, e o Corsário fez uma baita avaliação.
      está de parabens!

      • O_Corsario

        Opa, obrigado! Acabei optando por ele por isso mesmo, pois por incrível que pareça tem bom custo x benefício.
        INfelizmente é isso, a VWB o abandonou e as perspectivas são as piores possíveis!

        • belocarro

          Tenho um polo sedan, esse seu hatch tem muito barulho interno ? meu chega incomodar em piso ruins.

          • O_Corsario

            Até agora nada. Quantos km tem o seu?

      • Romulo_Max

        Na verdade o Polo não é médio, é um dos nossos "compactos premium", médio na linha da VW é o Golf.

        Mto boa a sua avalição Corsário, bem detalhada e sincera, falou das qualidades e tbm dos defeitos. O que eu mais achei interessante foi qnd vc falou q no momento q comprou o Polo( em 2009) ele era uma boa opção, mas de lá pra cá mta coisa no mercado mudou. Acho q esse é um ponto mto interessante à respeito do Polo, é um bom produto, mas a idade e o preço cobrado inviabiliza o carro frente a concorrência. Hoje é possivel comprar sedans e hatchs médios com preços similares ao do Polo. A VW não atualiza o carro, mas tbm não baixa o preço como a GM fez com o Astra…ai dificulta!
        Abraço

        • O_Corsario

          É exatamente isso! Se tivessemos o Polo Europeu por aqui, por preço similar ao do nosso Polo, a história seria outra. Porém é o mesmo com o Golf, carros ainda bons, mas que já não aguentam a concorrência tanto pelo preço como pela idade do projeto.

          • Leandro1978

            Antes de mais nada, parabéns pelo relato. Bem interessante. O que tenho lido é que a versão sedan do Polo europeu (Vento) será feita no México, com isso ele passa vir de lá para concorrer com New Fiesta, City, etc. Quanto ao hatch, acredito que só virá se for feito também no México (parece que há possibilidades). Além disso já li que a futura geração do Fox utilizará a plataforma PQ25 (ou uma variável desta) e que aposentaria de vez o Polo hatch em 2014 ou 15.
            Certa vez li em uma Quatro Rodas que os engenheiros da marca consideram o Polo V inferior ao IV. Talvez fosse o caso de deixar o "nosso" Polo parecido com o europeu, mas mantendo a geração IV (uma remodelação). O Polo Vivo é uma aberração.

            • O_Corsario

              EU li essa história da engenharia preferir o IV.
              Se a VW trouxer o Vento, provavelmente fará como a Ford, e manter o Polo antigo, reestilizado (Vivo) em operação.
              Acredito que ela vá empurrar com a barriga até 2014, quando talvez invista nesta nova plataforma para dar um up geral na sua linha, talvez neste contexto o Fox ocupasse o lugar do Polo (com a nova plataforma os dois poderiam se "mesclar") pois terá um compacto pequeno para entrar embaixo do Gol, e finalmente teríamos um Golf novo, o VII, na nova plataforma.

          • Leosena

            Parabéns pelo relato. Minha namorada também tem um Polo GT, ano e modelo 2009, comprado 0km e que hoje está com 22.000 km. Você definiu com precisão os pontos fortes e fracos do carro. No nosso caso, nunca tivemos nenhum problema sequer com o veículo e também pensamos que ele foi a melhor opção disponível no mercado dentro do patamar que estávamos dispostos a gastar com um veículo. Grande abraço!

      • AJPINHEIRO

        hatch médio???

      • MAs o Polo é hatch "premium" e não médio…

        • Leandro1978

          "Compacto premium"

  • rafa_marcao

    A que ponto chegamos no Brasil… Dois Polos custam R$100.000… Lembrei do comercial do Jetta nos EUA… 2 Jettas (não motor jurássico) por R$47.000

  • BOBO_NAO

    Leva "coro" de ASTRASSAURO em todos os quesitos. Só ganha no abs.

  • GuilhermeBM92

    Pelo que vi é um belo carro, mas eu ainda gosto mais de um Punto Sporting apesar de ser mais caro. :S

    • Bem… na epoca da cmopra do Polo, provavelmente o Punto tinha motor GM…. então ter o Polo é mais negocio. Acho que eu tbm escolheria o Punto Sporting com o motor atual.

      • O_Corsario

        Exatamente. O punto que me interessaria seria o T-Jet, mas além de mais caro acho mto chamativo e não gosto muito do comportamento de carro turbo, embora o T-Jet seja muito bem acertado.

  • Armando_Perez

    Ótimo carro, mas como eu gosto de carro aut, o cambio automático (não o automatizado) da VW, cairia como uma luva, nele.. era uma versão que a VW deveria ter considerado. (já que de esportivo ele só tem o visual… hehehe)

    • O_Corsario

      Infelizmente a VWB resolveu botar o ótimo tiptronic no Bora… Acho que a linha Polo mereceria este câmbio.

      • Infelizmente o Polo GT é um carro comprado por poucos pois já entra no preço do Golf 1.6 (e no valor que vc pagou, pois atualmente vc consegue comprar o Golf Comfortline ou Sportline [nao me lembro] por volta de R$58000). Por isso não faria sentido ter o cambio do Bora (sairia mto caro para o Polo).

  • animalbhz

    Como faço p/ fazer a avaliação? Gostaria de fazer do Sandero GT Line …

    • asilvaguiar

      você tem um GT line ?

      • animalbhz

        Tenho!

        • O_Corsario

          Hoje em dia o Sandero GT seria um carro que consideraria seriamente, só teria que trocar as rodas… rs
          Aguardo para ler sua avaliação pois tenho curiosidade em conhecer mais este carro, embora tenha saído de linha.
          Abraços!

          • ale_das_auto

            Você reclamou que a VWB vai andar pra traz com o Polo Vivo e vc fará o mesmo se optar por um Sandero GT. Minha opnião.

            • O_Corsario

              Mas tem que levar em conta o preço do Sandero… Em média uns R$10.000 a menos que o Polo.
              É aquela coisa, pretendo trocar de carro daqui uns quatro anos, mas se fosse trocar hoje, iria fazer um test-drive pelo menos.

              • Bem, vc sentiria um carro "mais molenga". Quem tem VW geralmente se agrada entre Ford ou marcas "importadas" como Nissan, Kia, Hyundai. Mas está certo…. mas vc iria notar uma falta de acabamento grotesca.

              • Leandro1978

                Acho que daqui 4 anos você terá outras opções além do Sandero.

                • O_Corsario

                  Espero que sim! rs

    • João Paulo Vizioli

      Mande seu relato para o e-mail: contato@noticiasautomotivas.com.br

      • animalbhz

        Obrigado!

        • asilvaguiar

          ja respondeu.

          será que ele vai meter pau no carro ou vai elogiar ??

  • Galvão

    É lindo mais tah precisando de uma Reestilização completa!!

  • Victor Motter

    e olha a idade do combo ( monzatech EXTREMPOWER + cambio < manual ou automatico de 4marchas (3 frente 1 reverso) > )

    • DCald

      O automatico do astra é 4 marchas pra frente! E o "monzatech" tem consumo e desempenho melhor que muito motor "modernoso" por ai…

      Eu gosto do Polo, só não me conformo com o preço que a VWB pede por ele… Acho que um Astra com Airbags (47mil) acaba sendo melhor opção… ou então o "Vectra" GT por 49mil com abs e airbags… (isso considerando apenas hatchs compactos/medios)

      • Leandro1978

        Pelo preço do Astra, eu iria de Vectra Expression que está com uma bela promoção de despedida, ainda que seja sedan e estejamos comentando sobre hatches.

        • DCald

          Tem o Vectra GT por 49mil… com acabamento melhor e mais equipamentos que o expression (mas, logico, é menor internamente e tem menor porta-malas)…

  • brunocfreitas

    gastador ne? 5 a 7km/l na cidade, é bem mal mesmo levando em consideração a litragem dele 2.0, e o consumo tambem não condiz com seus 120cv.
    não compraria, mesmo com todos seus itens de serie.

    • DCald

      depende muito do congestionamento…

      em congestionamento vc tem que medir o consumo em L/H… hehehe… não adianta, pode ser o mais economico, se não tiver start&stop vai beber muito em congestionamento…

  • Corvo

    Excelente avaliação..das melhores que já vi..inclusive fotos com muitos detalhes…o Polo é um carro que me agrada, tanto que estive quase 2 vezes a ponto de comprar um, mas é caro pelo que oferece, ao final é um popular caro. Cognitaria pegar um i-motion pelo transito pesado de SP, pena que equipado com abs e airbag acaba saindo na faixa dos 55 mil (e por essa grana tem outras opções).

    • animalbhz

      É… bom carro, mas caro, nesse caso eu tentaria um Kia Cerato.

    • O_Corsario

      Obrigado! Felizmente, hoje temos muitas opções, e a VW não faz mesmo questão que ninguém compre o Polo.

      • ale_das_auto

        Concordo, quanto tempo faz que você viu um comercial do Polo….que eu lembre foi só aquele Bluemotion.

        • O_Corsario

          Nas próprias Concessionárias o Polo normalmente fica meio escondido…

          • Sias

            Tu entra lá e te querem enfiar um Fox de qualquer jeito.

            • E sabe o curioso? "O famoso Fox" tem uma desvalorização enorme É mole?.

  • Guerraex

    Corsário,

    Vc mora em SP? Qual é o valor do seguro?

    Obrigado

  • DIW11

    O Polo é um bom carro. Acho ele bem construido, bem acabado, com uma suspensão que trabalha muito bem…
    Ja cogitei a possibilidade de comprar um. Não sei bem pq ele não vendeu muuuito mais. pq tem potencial.

    • O_Corsario

      Acho que vende pouco pq só fica interessante nas versões mais caras, como esta. Daí acaba competindo com outros carros, inclusive médios.

  • CanalhaRS

    Parabéns Corsário! Ótima avaliação, honesta e imparcial.
    Eu gostei muito do carro, só não entendo porque não veio com interior em couro, já que se trata de uma versão top de linha.
    O polo está entre os candidatos a meu próximo meio de transporte(junto com focus e Fiesta, todos sedã), mas pretendo ir de 1.6 mesmo. A lamentar apenas a atitude da VW de deixar esse excelente produto "morrer a mingua", dando tapas no visual, ao invés de trazer logo o modelo europeu.

    • o_unico

      Para o meu próximo estou em dúvida entre uma Mercedes ou um Volvo.

      • CanalhaRS

        Já que tu é fortão, me empresta uma bufunfa aí, para eu antecipar a compra, hahahahahahaha.

        Dica: Na lingua portuguesa, automóvel é gênero masculino. Portanto não existe UMA Mercedes, UMA Ferrari, etc.
        Isso é coisa de italiano, que considera carro como feminino.

        • Ou a lingua que permite utilizar no feminino…rs

        • o_unico

          Cara, você não tem dinheiro para andar de Mercedes? Você não estuda ou trabalha? É tão barato… Tsc…tsc…
          Na Cidade em que eu vivo a empresa prestadora do transporte público só roda de Mercedes e Volvo, hehehe, com o preço da gasolina é minha única alternativa.0
          E a respeito do "Uma mercedes" é um vício de linguagem falada, Uma no sentido de: uma [unidade] da Mercedes ou um Volvo.

  • Renanzito

    é um bom carro.. mas se botar do lado de um Astrassauro.. leva coro na certa rsrsrsrs

  • _biolog_

    "… Após negociação, o preço do carro ficou em R$51.000,00…" – "… Comprei com teto solar, …"
    Como é? 51 mil num Polo 2.0 com teto-solar???

    O carro custava mais de 55 mil, sem opcionais!

    • blindzector

      Ele deu o carro de entrada.. deve ter tirado isso … rsrsrs

      • O_Corsario

        Não! Valor final do carro R$51.000 menos 17.000 do meu carro anterior. Paguei à vista R$37.000.

        • blindzector

          O Corsario, vc pegou em promoção… pq em aki em Brasilia este mesmo carro como o seu ta em media ( por baixo ) na epoca seus 56 dai pra cima… por isso meio que " brinqei com a situação. Agora vem cá, realmente este carro na sua mao tem feito esta economia? de 15km;l °???

          Pq se um carro destes tem tal economia para que eu possa procurar mais ou ateh qem sabe comprar um. Outro detalhe este computador de bordo ele faz Km/l ou 100km/l ??

          Abraço

          • _biolog_

            Promoção é promoção, e ainda a vista… Se tiver que dar seu carro no negócio, acabou a moleza. A vista, até no Punto Sporting você pega desconto, então essa diferença de 10 mil cai para uns 5, no máximo, isso se não conseguires uma autorizada fechando o modelo com teto-solar por uns 52 também…

            • blindzector

              tem este detalhe neh, dindin a vista tudo fica mais bunito e mais em conta!

          • O_Corsario

            Oi, paguei isso sim, se era promoção não me falaram, devia estar parado no pátio e ia virar o ano, então facilitaram pois o Polo GT mudou alguns itens depois, como rodas e acabamento interno.
            Eu dirijo preocupado com consumo. Faço esta média com gasolina, em estrada, a velocidade constante e com ar desligado. Mas é aquela coisa, tudo vai da forma como vc dirige, e eu sou bem cuidados com isso, pois se pisar, como qualquer carro, bebe!
            O computador de bordo é km/l e é bem fiél, sempre confiro e dá certo.

        • blindzector

          Ah… te elogiar pelo otimo comentario do seu carro, que praticamente foi impecavel.
          Poucos sabem e conhecem seus proprios carros. Vc falou pouco mas falou boniiito!!!!

          • O_Corsario

            Obrigado! Tem que caprichar né, afinal o pessoal do NA não perdoa! rs
            Abraços!

            • blindzector

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

              E como não perdoa!!!

    • animalbhz

      O Carro sem dúvidas é bom, mas achei o preço salgado.

    • O_Corsario

      Este é o valor de tabela, no mercado baixa bastante. Além disso quase tudo é de série.
      Mas para falar a verdade, eu pesquise bastante e paguei à vista.

      • DCald

        Pois eh… pesquisar e pagar a vista… temos feito otimos negocio nesse esquema com otimos descontos!

        Mas a maioria nem pesquisa, passa na concessionaria mais enfeitada e leva o ultimo lancamento pagando agio e tudo mais… huahuahau…

        Outro detalhe que ajudou bastante é que vc comprou no final de 2009… dai tinha o lance do desconto do IPI e o mercado tava com medo da crise… junte isso a final de ano (uma das melhores epocas para comprar com desconto) e bastante pesquisa, grana na mão e vendedor precisando fechar cota e pronto! hehehe

  • João Paulo Vizioli

    Parabéns pelo carro e pelo texto. Tudo muito bem detalhado. As fotos também estão muito boas.

    Sempre considerei ter o Polo (semi-novo) se caso eu morasse no Brasil . Bem acabado e equipado (nesta versão), tem um estilo agradável e que não envelhece rápido (a vantagem de ter um carro sóbrio). Com um desempenho adequado ao porte do carro. Não seria exagero dizer que é o sucessor natural do Gol GTI 8V (embora seria muito melhor se fosse como o Polo GTI europeu).

    Quanto ao consumo de óleo. Acho que é bem baixo esse número, visto que na época dos Gol e Santana com motor 2.0 a VW dizia no manual do proprietário que era normal o motor consumir 1 litro de óleo a cada 1.000 km… (se não me engano era assim…)

    • O_Corsario

      Obrigado!
      Sim, é o que todo mundo diz, que é normal. Vamos ver se a Controlar vai achar normal tbm… rs

  • DiegoCasinha

    Gostei do relatório do carro e gostei do nível de equipamento e nas indicações nos pontos positivos e os negativos, apesar que vi mais ponto positivo, gosto do Polo principalmente desta versão o consumo dele é muito bom para um 2.0…. Se eu tivesse uma boa grana eu compraria este carro mas não o novo por ter mais opção no segmento dele, então entraria num usado. Esclareceu minhas dúvidas sobre este carro, valeu aí Corsário pelo relatório.

    • O_Corsario

      Opa! Estamos aí! rs

  • duaraujo1

    Acho o design do polo muito bem resolvido, o carro é lindo, da um pau no astra, punto, sandero ou qualquer outro que fizeram alguma comparaçao. Essa versao que saiu em 2006 foi desenhada pelo Nelson Lopes, que na época trabalhava na Volks AIG, hoje de volta ao Brasil tem um escritório de design com filiais em Sao Paulo e Rio de Janeiro.

    • O_Corsario

      Tbm gosto do desenho, acho um carro bem desenhado especialmente pra quem vai segurar por uns cinco anos, pois não cansa.

  • BlueGopher

    Parabéns pelo carro, boa escolha na época.
    Quanto ao consumo de óleo, também tive este problema num Escort XR3 1.8 (motor VW) na época da Autolatina, que também consumia óleo, mas muito mais, cerca de 1 litro a cada 2.000km desde novo.
    A Ford disse que até 1litro a cada 1.000km era normal (?!). Briguei, eles trocaram os vedadores de válvulas, fuçaram, mas nunca conseguiram descobrir o problema. Não sei se era um problema de anéis ou algo assim.
    Ainda bem que não tinha inspeção veicular na época…

    • O_Corsario

      É, stou nessa tbm, meu mecânico falou que se quisesse teria que abrir o motor e tal, e achei melhor ficar na moita.
      Vamos ver como se comporta.

  • blindzector

    O motor e tao economico assim? Para mim que mora em Brasilia, o transito e de rodovias, cairia bem um destes… e uma opção a ser considerada no meio dos usados!

    • fabteixeira

      Morava em Brasília e o meu 2006/2007 1.6 (não VHT) fazia em média 11,5km/l aí, com o trânsito entre Sudoeste e Setor Bancário Sul e vice-versa todo dia úitl e os avenidões livres do fim de semana e pouco uso do AC. Achava ótimo. Aqui em Belém, com o trânsito sempre engarrafado e com o AC ligado quase o tempo todo tá fazendo 6,5km/l.

    • O_Corsario

      Olha, fiquei surpreso com o consumo, mas eu dirijo de boa.
      Na Bandeirantes cheguei a fazer, sem a/c e a uns 90km/h, mais de 19km/l
      Mas haja saco tbm! rs

    • Leosena

      O Corsario não mentiu com relação ao consumo não. Minha namorada tem um carro igual o dele e em trajetos rodoviários ou urbanos com a especificidade de Brasília o carro realmente surpreende. Confirmo os números apontados por ele, até porque uso o carro tanto quanto ela. Aliás, foi por causa de um relato sobre esse consumo que quase me crucificaram aqui mesmo um tempo atrás. No nosso caso, o carro nunca apresentou o problema de consumo de óleo. Muito bom o carro. Abraço.

      • blindzector

        Hummm… interessante, ao menos mudaram meu conceito do Polozim, acho ele bonito e elegante ateh hoje, e um desenho qe esta meio defasado para a Vw, qe talvez traga em 2013 o Polo Europeu. Mas no demais e um carro qe agrada. Tem um acabamento bacana, qe naum deixa tanto a desejar qe nem seu irmao " menor " Gol, gosto do desenho limpo e solido da Vw neste quesito do interior, e bacana, bem resolvido sem muitos detalhes.
        Quanto ao motor me surpreendeu muito por ser um 2.0 Flex, infelizmente muitos carros flex eles descepcionam demais em economia de combustivel. Fica sempre abaixo das medias!
        Mas e uma interessante situação e possivel proximo :D

  • rodrigorsr

    Tenho um Polo 1.6 2006 e é um excelente carro, sem dúvida um dos melhores já produzidos por aqui em todos os tempos.

    Pena a VW acreditar tanto nisso e decidir que ele ficará assim pra sempre…

  • Wikle

    "…se o mercado mudou, a VWB não. E vai perder muitos clientes por isso.". Parece que todos temos ciência disso, mas não vemos movimento nenhum para mudar esse estado de coisas.

    Eu considerava comprar um Volkswagen, mas, por exemplo, se quiser um carro com ABS (o que para mim é fundamental) em um veículo com preço inferior a R$ 50 mil, vou ter que me indispor com os revendedores. Prefiro procurar em outro lugar. Ainda bem que até 2014 vão ser obrigados a fornecer este item.

  • maiamachadoch

    eu ficaria com o Punto, questão de gosto!!

  • MeekeeB

    Boa avaliação, fiquei um pouco espantado com o consumo, tá fazendo menos que da BMW 535i twinscroll turbo que apareceu aqui no opinião do dono do NA há uns tempos hehehe

    No mais, um carro bom que já teve sua época de ouro, hoje devido a grandiosa VW, se encontra estacionado no tempo. Vi que o autor comentou que gostou da ''bandeja'' sob o painel, coisa que eu considerei muito ruim e que atrapalha a direção, pois quando dirigi um Polo Sedan Confortline, essa bandeja ficava batendo nos joelhos, além de ser feia, na minha opinião.

  • fabteixeira

    Disse tudo. Tenho um Sportline 1.6 2006/2007 e o Polo é um ótimo carro, mas não trocaria por outro, por mérito e culpa da VW. Estilo honesto, equipamentos também, dirigibilidade excelente (suspensão + câmbio/motor). Fazer curvas com ele é um prazer. Subir as marchas também. Nem tanto pelo conforto, mas pelo "carro na mão". Típico de mecânica alemã.
    Mas pena que a VW só se importa com isso. Acabamento cuidadoso, mas pobre. Pós-venda péssimo. Não renovação do motor/modelo com o europeu. E lá se foi a minha vontade de ter outro.

    Só estranhei o consumo de óleo e o farol de neblina só funcionar com o farol ligado. No meu, funciona só com o farolete.

    • O_Corsario

      É isso mesmo, resumiu!
      Agora, o farol de neblina deve ter mudado depois, sei lá!

  • Marcelmtm

    Primeiramente devo elogiar o texto do proprietário. Muito bem escrito e de fácil entendimento (completamente diferente do último texto que falava do Ford Fusion).
    Tenho um Polo também. É um sedã confortline, mas tirando alguns pontos que são diferentes nos modelos, concordo com tudo o que está escrito. O engraçado é que em um outro tópico, defendi o CxB do Polo e fui chamado de louco e não conhecedor de carros…Agora que o carro virou matéria todo mundo concorda que é um bom CxB…rsrsrsrsrs….
    Mas é isso ai, o carro é honesto e tem um preço ótimo og em dia pelos itens que o acompanham. Paguei 48 e meio no meu e vem com tudo isso, menos o teto solar. Outra coisa curiosa é q no meu, o farol de neblina acende normalmente só com o farolete (pingos) acesos…Estranho isso não acontecer no GT.

    • O_Corsario

      Opa, também escrevi com certo receio, pois muita gente malha o carro adoidado. Mas também creio que poucos que não gostam se darão ao trabalho de ler e comentar.
      O seu farol tem a função "auto" entre o desligado e o baixo? No meu essa função "auto", ao contrário do que o nome indica, serve para ativar o "coming / leaving home". Talvez assim, o farol liga um estágio antes… Sei lá!

      • Marcelmtm

        Rsrsrs…É vdd..Volta e meia encontro alguém criticando o Polo..
        Então, o meu tem sim essa função auto…No meu caso essa função não faz nada pq o meu não possui a função coming/leave, mas o botão em si é exatamente igual ao do seu GT. Então eu giro ele pro auto, giro mais uma vez para acender os pingos e aí eu já consigo puxar pra acender os milhas. Só o farol de neblina traseiro que para acender eu preciso girar o botão mais uma vez para o último estágio (faróis acesos).

        • O_Corsario

          Que estranho! Bom, o meu não tem farol de neblina traseiro, será que tem alguma coisa a ver? Pela lógica não teria não, mas vai saber…

          • Bem Marcel e Corsario, considerando a epoca e o preço comprado pela versão 2.0 é mto bom. Em relação ao Polo Sedan indicado, se for o modelo 1.6 eu pelo menos acho caro. O carro sem duvida é bom… mas considerando as opções de hoje eu acho que optaria por um concorrente.

            E nessa lista dizendo desde os modelos sem os itens de segurança até os com… temos… Linea, Fiesta (considerando ainda que o Fiesta atual Rocam custa R$40000 com os itens de segurança), Cerato, obvio que, ponderando o que eu já disse… pois até incrivel que eu conseguiria considerar o City que ainda tem melhor desempenho e menor consumo… mas há ai pertinho o Sentra com um bom 2.0 e por fim nos hatches o Vectra GT. Portanto, opções atuais temos sim melhores, porém tudo há de se considerar e o momento da compra. Como eu sempre digo… na minha epoca eu paguei no C3 um preço mais justo que os demais compactos… mas foi a epoca…

      • Leosena

        Corsario, meu pai tem um Polo sedan Confortline I-Motion 2010 que veio com o "coming / leaving home". No carro dele também noto essa dificuldade pra acionar o neblina somente com o farolete, mas puxando com um pouco mais de vontade ele aciona. No caso do GT 2009 da minha namorada, que não tem o sensor de acendimento automático, esse problema não ocorre.

  • O_Corsario

    Sâo dois conceitos diferentes. Por exemplo, por mais que o interior do Polo esteja antigo, não dá para comparar com o do Astra.
    MInha opínião!…

    • Bem Corsario… uma coisa eu tenho certeza… vc comprou ele por um preço "impossivel". Pois sempre vi esses Polo's GT por R$57000, por R$51000 foi um preço mto bom pedido por ele. Se eu não me engano apesar de ter o Astra em epoca, creio que o Polo oferecia muito mais em epoca não?

      E pelo que me parece, vc nao precisava deum carro maior certo?

      • O_Corsario

        Pois é, como disse num dos posts abaixo, acho que peguei a mudança de linha, então como disse deviam estar liquidando o estoque. Oferecia muito mais, sem dúvida.
        Exato, acho o Polo já no limite de tamanho, para mim um carro maior como Focus por exemplo seria até um contra hoje em dia.

  • lndnfsu2

    o legal desse Polo GT é que tem o mesmo visual do Polo GTi, pena que o 2.0 de 120cv nao é dos melhores..

    • O_Corsario

      LEgal pra mim, ruim pra quem tem o GTI! rs
      E o banco é diferente, no GTI é o tradicional xadrez.

      • A roda do GTI não é a mesma porém aro 16"?

        • O_Corsario

          Acho que não, a roda do GTI parece mais a do Golf GTI se não me engano. Mas é diferente das duas, EU ACHO!

  • exmarujo

    Entre 5 e 7 no para arranca com ar ligado? Isso bebe mais que um ford explorer 4.0? Alguma coisa está mal nesse motor

    • O_Corsario

      Motor flex + projeto antigo + deslocamento alto (2,0) + trânsito de SP = consumo alto

    • ThorBH

      eu tive um Fiesta Rocam 1.6 flex que dava em média 5,5 no álcool e 7 na gasola dentro da cidade, pegando trânsito pesado e ladeira adoidado. Comparado ao Fiesta achei o consumo até bom (ou menos pior)!

  • AutoIng

    O duro é este painel, quadrado demais, lembra carros dos anos 90. O volante também é feinho de dar dó, não condiz com o valor do carro. Infelizmente o Polo morreu como opção, a VW abandonou o modelo no mercado e nem sequer se deu ao trabalho de baixar seu preço.

    • O_Corsario

      É questão de gosto tbm, eu gosto do painel quadrado, em especial das saídas de ar quadradas, não aguento mais aquelas saídas de bola. O painel é todo sóbrio, sem grandes inovações, típico VW. Não empolga, mas tbm não enjoa, eu particularmente gosto. Mas daí é gosto, tanto que o novo Jetta tem um painel bem parecido.

  • O_Corsario

    Verdade… É que não tenho o costume de comer nem beber no carro, então acabei esquecendo! rs

  • CanalhaRS

    Sim eu gostei deles também, só achei estranho.

    • O_Corsario

      Você e muita gente, conversando com donos de Polo todo mundo fica chocado com esse detahe! rs
      Mas é aquela coisa, nem sempre o esportivo é luxuoso!

  • Neidaril

    Sua Tr ta fazendo bem hein, a do meu chefe não faz 5km/l na cidade nem com reza brava!!!

  • blindzector

    Vou enviar do Corolla 03 Se-g

  • Neidaril

    Curti a avaliação, bem sincera!! Parabéns…

  • Alex_cps

    Realmente é triste como a VW esqueceu do Polo.
    Ano passado fui ao salão do automóvel e estranhei porque ele ainda continuava com essa "family face" antiga (essa aí que lembra uma boca, ou uma frente de fusca), enquanto até o Fox já foi reestilizado.

  • O_Corsario

    Tbm acho…

    • Considerando que o Polo anterior ainda tinha melhor acabamento que o atual… é o que espanta.

      • O_Corsario

        E certamente o atual terá acabamento melhor que o do futuro "Polo Vivo"…
        O caso mais claro é o Gol, a diferença do GII pro GIII é grande, mas o GIV é grotesco. O GV só retomou o nível do GIII.

  • BHauber

    Comparar Polo GT com Punto Tjet nao tem nada a ver neh… comparar com o sporting tdo bem!

    • O_Corsario

      Sim, o ponto é esse, o Polo GT não tem a performance do T-Jet, mas tbm custa mais barato.

      • BHauber

        Exatamente, não tem itens para se comparar entre GT e T-Jet, se for comparar compare com o Sporting que tem o mesmo "apelo" esportivo que o GT.

        • O_Corsario

          Sim. Contra o T-Jet o correto seria comparar o Polo GTI.
          Mas como a VW nunca o ofereceu de maneira adequada aqui, as "concorrências" ficaram meio destrambelhadas.

    • Corvo

      Eu ainda fico com o Polo. É mais carro, mais estável, melhor acabado, projeto mais moderno (lembrando que o Punto tem a plataforma do Palio do ano 96) e design (pra meu gosto) melhor também.

  • O_Corsario

    Só que aí tem dois problemas para mim:
    1) não suporto o design do carro.
    2) a manutenção, seguro, etc é mais cara.
    Mas é uma opção interessante tbm.

    • Corvo

      Eu tive um 307 triptronic e foi só dor de cabeça de motor, cambio e elétrica (pra variar)..manutenção cara, seguro carissimo…

  • _biolog_

    Na cidade é ele e o Uno/Mille (Uno antes de virar Mille): pequenos, de visibilidade excepcional, cabe em qualquer espacinho.

  • ale_das_auto

    Tbm moro em SP, aliás caso não faça parte ainda http://www.poloclube.com.br.
    Apareça nos encontros de SP.
    Abraço

    • Convide todo mundo… :p

      Eu tenho um C3 mas costume ir no encontro de outros clubes pois o do C3 é mto mole…rs

  • Victor Motter

    é farinha do mesmo saco ! sao dois motores very old , só que na exencia deles eles eram feitos apenas para gasolina , e hoje sao flex . (salvo os a alcool) .
    malls errei , agora a pouco olhei no vectrasauro gtx do meu pai .. é sao 5 marchas ( 4 frente e 1 atraz ) .

    • Ue… mas o problema não é a velhice dos motores…. pois os "atuais" somente os do Sentra e Fluence para dizer que realmente é bom… e considere também o cambio que também ajuda. Pois o da PSA infelizmente tem um motor forte que não casa com qualquer dos dois cambios.

  • danielrava

    Parabéns pelo review Corsario! Tenho um Polo normal 1.6 é um excelente carro. Pena que a VW parece que odeia ele….
    Até agora não dirigi nenhum carro com um cambio manual melhor que o do Polo/Golf….não tem nem comparação!!
    abraço!

    • O_Corsario

      Opa, obrigado!
      Realmente o câmbio dele é sensacional, a gente fica até mal acostumado! rs

    • YoOdEx

      Cambio do Polo, Golf, Fox 1.6, Gol 1.6! É Show de bola, melhor cambio manual indiscutivelmente. Já dirigi Civic Manual, Corolla, Sentra, Fiats diversos, GM, Fords… O cambio da VW é SHOW mesmo! Quem não conhece, faça um test drive só pra ver como é interessante! uhaehuaehu

  • Die_BL

    sinceramente???51 mil reais num polo so pq ele é gt e tem teto solar?? hum achei caro( todos os carro do brasil sao caros mas…. ) e em seu contexto percebi uma certa insatisfação… deixa eu ver…voce comprou o carro cheio de item , teto solar e etc.. e encheu o seus olhos e ficou cegou e agora vê que nao é tudo o que pensava … percebe-se na hora que fala do motor do carro porém tá louco pra trocar =D tô certo??? espero que nao … todo carro tem seus problema e defeitos mas o que importa é que é seu e parabéns.

    • O_Corsario

      Não, penso em trocar daqui uns quatro anos, o carro me satisfaz sim. Sò achei importante ressaltar que, como tudo, tem tbm um lado negativo.
      E, dentro da realidade do nosso mercado, achei um custo x benefício bom – na época, foi o que melhor me atendia.
      Abraço!

  • Corsario, apesar de ter participado dos comentáros, vejo que sua compra foi racional. Analisando o mercado daquela epoca, poderiamos dizer que teria o 307, Astra e Punto como os interessados diretos. Ainda citando tinha o Fiesta, entre outros que são do mesmo nivel que o Polo. Mas acho que como vc comentou do Focus, descarto tais carros.

    Bem… mto legal ter comprado com essa receita de saber mostrar o custo x beneficio, aliado a um carro que veio recheado de itens e principalmente para cumprir com suas necessidades. Otima descrição do carro… ei… aproveitando que vc mora em SP… quero conhecer o desempenho desse modelo.

    Um dia quero ver de vc dirigir mas eu conhecer o desempenho hein? rs

    Abraços! parabens pelas descrições!

    • O_Corsario

      Opa, obrigado!
      Realmente eu pesquisei bastante, e dei até um certo azar pois em seguida ocorreram vários lançamentos interessantes, mas não me arrependo pois gosto muito do carro, até agora, mesmo com os problemas relatados, estou satisfeito!
      Vou entrar no Polo Clube, quem sabe a gente não se vê num encontro deles? Se ver um C3 chegando já saberei quem é! rs
      Abraços!

  • Alesr50

    VW me esqueceu do Polo…pra socar o Fox..pelo amor, já andei num Polo e falo não tem comparação não…coisas que só VW faz mesmo!

  • Boblop61

    Tenho um Polo Sedan 2007 completo que comprei no final de 2008 com 17000 kms. e é o carro que mais tempo fiquei na minha vida e posso garantir que já perdi a muito tempo a conta de quantos tive. Está com 70000 hoje e fiz apenas as revisões que a VW pede e posso garantir que tudo que nosso amigo Corsário menciona com muita clareza acontece comigo, pois, o carro não tem um barulho de acabamento e apesar de 1.6 antigo, é valente na estrada e infelizmente a VW anda para trás depreciando um dos seus melhores produtos. Corsário, acho que vc pode virar repórter… Um abraço a todos.

  • mikaelbrian

    na foto 11 tem um botãozinho vermelho é esse botão q vc falou q vc faz para acionar o farou de neblina ?

    • O_Corsario

      Não, aquilo não é botão não, é um selo da marca de Gin Tanquerai… rs
      Mas ficou tão bem ali que bem parece mesmo um botão!
      Abraços!

  • YoOdEx

    Excelente carro! Meu avô teve um Polo 1.6 logo no lançamento. O carro era muito bacana e o motor 1.6 tinha um torque excelente! Era um motor muito honesto, e parecia maior do realmente o 1.6.

    Não considero o 2.0 vantajoso nesse caso do Polo, ele é pouco mais forte e mais potente, mas na prática não faz tanta diferença assim, pois é mais caro, desvaloriza mais, e caso vá vender para particular é menos aceito, além de beber um pouco mais. Não que não seja bom, mas pensando somente em custo-beneficio, o 1.6 ganha tranquilo!

    O preço que você pagou foi excelente para os itens de série e pela máquina que conheço bem! Clarooo, sempre terá gente que prefere o 307 (mas na prática não compra, só fala), prefere um Astra, prefere Golf usado, prefere um Punto 1.4 e por ai vai.. mas são gostos e propostas. Se somente um carro fosse bom, somente ele venderia! hehehe Abraços!

  • pfcmacedo

    Excelente avaliação, carro muito bom. Vc foi muito feliz ao colocar que o mercado é outro hoje e realmente ele não tem mais os atrativos de antes ou melhor outros tem mais atrativos. É realmente uma pena o descaso da VW no Brasil com Polo e Golf, 2 carros que estão entre os melhores do mundo (la fora) e que aqui parece que andam pra tras… O lance é que ainda vendem bem dai a vw não se preocupa, deixa começar a cair as vendas de verdade pra ver se ela não se mexe!!! _Parabens pelo carro e pela avaliação!!!_E pra quem tem vw siga a dica das revisões, olhe no site e leve o print. Em 2 que fiz paguei menos que eles pediram pela primeira só…

    • O_Corsario

      Golf até vende, mas Polo vende bem mal. Aliás, para quem já foi líder e sonho de consumo, ambos estão bem mal a meu ver.
      E esse lance das revisões é isso mesmo, pesquise no site, ligue em várias, tem que pesquisar mesmo.

  • BrunoMulsane

    Tive um polo 2.0 vermelho em 2003. O carro era muito bem acabado, e muito ágil no transito. So que depois de alguns anos, os barulhos internos eram constantes, a manutenção era cara na concessionária e a suspensão, muito dura. Na época troquei-o por um focus glx 2.0. Nossa, sem comentários. O focus até não oferecia certos mimos, como: Luzes de cortesia nos para-sois, dentre outros. Mas o espaço, acabamento, principalmente nas portas e desempenho eram bem superiores ao polo. A suspensão é um show a parte. Conseguia ter mais estabilidade que o polo, sem ser duro. Em ruas de paralelepípedo, o focus alisava, uma delicia de carro. Bom, troquei em um new civic. A unica coisa que o civic consegue ser melhor é o painel, que é lindão e moderno. De resto sinto saudades do focus. Tanto é que estou pensando em voltar para ford. Pois dentre os gols, santana, golfs, astra, 307 e civic. O focus foi o único que deixou saudades. Não sei se tive azar, mas o pior foi o 307. O carro foi guinchado umas 8 vezes em 2 anos!! Manutenção carissima, suspensão cheia de barulhos e dura! Não tinha confiança de colocar minha familia dentro dele e sair para viajar. Os companheiros foram: Focus, golf, santana e polo. Assim por ordem. O astra era bom, mas apresentava defeitinhos chatos. E o acabamento era porco.

  • ale_das_auto

    Excelente relato…ainda não tive tempo de ler todos os comments…
    Mas Corsário, eu compartilho das mesmas opniões que você, tive um Corsa 2001 1.0, depois fui para uma Meriva 2005 1.8 e agora o Polo 1.6 2009…com ctz o melhor até agora.

    O Difícil é ficar sem os mimos que temos em uma troca por outro carro até mesmo de outra fabricante.
    O Tilt Down impressiona qq um que não conheça….O I-System é bem projetado e me ajuda com as minhas manutenções preventivas…entre outros é claro.
    A única coisa que não me agrada no GT é o valor do seguro, pois pago hoje 1350 pela Azul com bônus 4 no 1.6. Cotando para o GT a apólice dobra de valor.

    Enfim, o Polo foi o melhor carro custo x benefício já produzido no Brasil, e tem uma lista de opcionais enorme.

    Obrigado pelo ótimo relato e Parabéns mais uma vez.

    Representou…

    • O_Corsario

      Opa, obrigado!
      Realmente o seguro é um pouco mais alto, pelo suposto uso "esportivo".

  • kikofar

    Muito boa e honesta a análise. Parabéns ao autor por descrever bem e pela perspicácia e observação quanto aos "pormenores" do veículo.

    O Polo é um bom carro. É gostoso de andar, tem ótima construção, mas convenhamos, a VW consegue deixar tudo mais simples do realmente é. Passei férias em MG no início do ano e fiquei na casa de uma tia da minha patroa. Ela tem um Polo sedan 2009. Achei o motor 1.6 muito bom. Inclusive achei que o carro era 2.0 por 2 dias, até ver o emblema na traseira!!!! rsrsrs Porém, a gente olha o carro por dentro e não tem jeito. É um VW com acabamento simples demais pelo preço que custa. Ao entrar, o bater da porta é seco e pouco abafado… O abrir da porta era estranho também. Ás vezes leve, às vezes pesada a porta (talvez fosse algo relacionado às dobradiças daquele modelo específico… não sei!).

    Quanto ao jurássico 2.0 da reportagem… nem digo nada! Afinal, é um VW!!!

    • O_Corsario

      A família Polo tem uma diferença muito grande de qualidade dos modelos com versões mais simples para os mais sofisticados.
      O acabamento do Polo básico da minha mãe, por exemplo, é muito, mas muito inferior ao do GT.
      Talvez seja isso que te deu essa impressão, se bem que acabamento muitas vezes é também relativo aos gostos e referências.
      Abraços!

  • cepereira2006

    Muito boa a autonomia do 2.0 na estrada. Interessante que chegou a ganhar do meu 1.6 Next 2003, que eu considerei um belo carro.
    Mas na cidade o meu fazia 11 km/l, coisa que eu tenho saudades até hoje. Nunca tive outro carro tão econômico. E ainda assim, considero que andava muito bem.
    Outro capricho que o meu tinha e o seu deve ter também é um amortecedor que segura o capô aberto. Muito importado não tem isto e acho um item de luxo mais importante que partida sem chave, pois dificilmente a vareta que segura o capô está limpa, enquanto que girar a chave não custa nada.

    • O_Corsario

      O meu não tem, é com vareta mesmo, mas em compensação tem a manta que isola os ruídos no cofre do motor.

  • deco_nit

    Caro amigo, tenho um Polo Bluemotion, gostaria de saber da suspensão, qual a sua avaliação? O seu Polo tem algum barulho na suspensão ou em alguma outra parte de baixo do carro. Abraço!

    • O_Corsario

      Nâo tem não. A única coisa que faz um barulho é quando bate a porta para fechar com força (e só nesta situação), vc ouve como se fosse uma mola ou uma peça de metal vibrando. O cara da concessionária falou que é um defletor que sempre fica meio frouxo, o da minha mãe faz o mesmo. Ele apertou e parou, mas voltou de novo…
      Quanto à suspensão, nenhum barulho. E, diga-se de passagem, que suspensão mais bem acertada! rs

  • ccn1410

    Excelente avaliação. Você até parece profissional.
    Pois é, o Sandero também é um bom carro, mas o Privilège, que seria o mais indicado para mim, não usa o motor de 16V que é o forte da Renault e não gosto do Stepway.
    Chamou minha atenção o problema do óleo, porque meu Astra com quase 100 mil km não gasta uma gota sequer. Mas não vejo nada sério nisso.
    Gostei muito do interior, apesar de que se eu comprar um, devido ao preço, será o Sportline.
    Também gostei do tamanho do carro e como é silencioso, continua em minha lista.
    Comprei meu Astra novo. É um Advantage duas portas e está com quatro anos e meio de uso. Ainda não o troquei, simplesmente porque não consigo me decidir por outro.
    Só não gosto do Astra pelo tamanho, que é enorme e não preciso disso, e por ter a direção pesada na cidade.
    Valeu, Corsário. O Polo continua em minha lista. Só vai perder minha preferência se a Renault lançar o Sandero Privilège manual 1,6 16V.
    Obrigado!

    • O_Corsario

      Opa, obrigado pelo elogio!
      POis essa coisa do óleo, converso com muitos outros donos do GT que não relatam este problema. Como comprei o carro bem quando teve aquele rolo do recall do óleo de Gol e Fox, acredito que devem ter mudado a especificação ou coisa do gênero, o que levou à um consumo maior – não a ponto de secar como no gol e fox, mas de baixar bem. Tanto que agora está baixando muito pouco, creio que aguentará 10.000km sem completar.
      Zero km certamente será o sportline pois o GT saiu de linha com esta recente "reestilização"… O que é uma pena, pois uma coisa muito boa do GT era ter direção eletro-hidráulica, faz MUITA diferença e acho que o Sportline não recebe.
      Vamos ver se a Renault decide vender mais e oferece o Sandero com este motor, na verdade deveria voltar com a GT Line dele que usava este bloco… Só podia melhorar um pouco aquelas rodas! rs
      Abraços!

  • Timotio_Rocha

    Corsário, primeiramente parabéns pela redação da matéria e apesar dos comentários serem relativamente "antigos" eu gostaria de saber se você me aconselharia a comprar um Polo GT usado.

    Pergunto isso para saber se não terei muitas manutenções para realizar.
    E quais as consequências que poderei ter futuramente…
    Poucos possuem teto solar no mercado. Este teto já deu algum problema ?

    Você por possuir ou já ter possuído o Polo GT, poderia me dizer com mais propriedade se valeria apena eu comprar um POLO GT 09/10.

    ABS!

    • O_Corsario

      Oi, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder!
      Olha, meu carro está agora com uns 50.000 km e faço as revisões sempre em dia, está bem silencioso, rodando macio, não tenho reclamações do carro em si.
      PORÉM… Fazer revisão em CSS VWB é uma FACADA. Uma troca de óleo vai ficar em torno de uns R$300,00, mas claro que vc pode fazer no paralelo. Sò tomar cuidado que o óleo é o 10W40, se não me engano.
      O teto nunca deu problema, e olha que uso muito, aliás uso sempre exceto quando está chovendo… rs Mas continua firme, sem ruídos nem infiltrações. Acho que quanto a isso, nada a temer.
      O meu é 09 tbm, eu gosto muito do carro, pode não ter o motor mais novo nem o design mais recente mas é um carro gostoso de guiar, com ótimo torque, excelente câmbio e muitos equipamentos que vc dificilmente encontra até mesmo em carros mais recentes, como controle de cruzeiro, computador de bordo excelente, etc etc.
      Se quiser tirar mais alguma dúvida, só responder, daí recebo a notificação e te respondo, ok?
      Abraço!

      • Timotio_Rocha

        Fico contente em saber que o teto solar do seu Polo GT nunca lhe deu dor de cabeça e não possui ruídos, nem infiltrações.
        Estou a procura de um com teto solar, porém não é tão fácil encontrar ( por ser um opcional).
        No site da Webmotors por exemplo, não consta nenhum com teto solar.

        Eu estava em dúvida entre o POLO GT e o Vectra GTX, mas já está quase certo que irei pegar o POLO, pois me agrada muito o design, mecânica e todos os atributos que você já descreveu acima.

        Seu carro está fazendo quantos Km/L ( álcool e gasolina) na estrada, trânsito fluído e engarrafamento atualmente?
        Eu tive um Polo 2006 e ele bebia bem, fazia uma média de 6,5 Km/L…

        Não tenho dúvidas que comprarei um Polo GT…
        O que você acha do preço dele hoje em dia?
        Sua média é de R$ 38.000,00.
        Outra coisa: o que é controle de cruzeiro ?

        Aguardo seu Ok para comprar o meu! rs

        Abs!!!!

        • O_Corsario

          Opa, desculpe a demora, essa resposta naõ chegou!
          Agora que está com uns 50.000km o teto solar quando basculado às vezes faz um barulhinho irritante, preciso mandar lubrificar que acho que resolve.
          COnsumo (tudo gasolina aditivada e sem AC) na estrada está entre 15-17, na cidade livre fica entre 8-10 e transito pesado cai para 5-8.
          Controle de cruzeiro é o chamado "piloto automático". Por exemplo, vc está a 120km/h em quinta marcha, daí aperta o botão e ele trava nesta velocidade.
          Abs!

  • mauricio

    boa tarde!
    para que serve a função auto da chave do farol do polo 2012?

    • Marcelo

      Creio que seja para a função coming-leaving home. Ao sair do veículo, deixe o botão nessa posição, dê um lampejo no farol alto e trave as portas/alarme. Ele deixará os faróis acesos por 30 segundos para iluminar o caminho ao seu redor enquanto quando você estiver se afastando do veículo. Ao voltar para o veículo, destrave as portas pelo controle do alarme (longe do veículo, claro) e ele acenderá os faróis para iluminar seu caminho até o veículo. É um recurso muito útil à noite e em lugares escuros.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email