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Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

O tão aguardado Novo Polo 2019 agora volta a ser brasileiro e chega virando a mesa para mudar muita coisa dentro da Volkswagen no Brasil.

Sua simples presença mudará completamente o cenário que conhecemos desde os anos 80, tendo um impacto profundo na VW e trazendo uma disputa mais acirrada no mercado nacional.


Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

A oferta do Novo Polo 2019 começa com preços a partir de R$ 49.990 e uma gama com apenas quatro opções, sendo duas delas equipadas com o igualmente desejado EA211 R3, mais conhecido como 1.0 TSI.

Aí é que vem o choque para alguns, pois ele começa sua nova jornada no país com o EA211 1.0 MPI – sim, aquele de Gol, Voyage e up! – que recentemente deu adeus ao Fox. Completo, ele alcança R$ 73.690.


Confira os preços das versões e dos pacotes mais abaixo.

O Novo Polo 1.0 2018 é uma das surpresas do hatch, que também vem na versão Polo MSI 2018, com o esperado EA211 1.6 16V. Não se preocupe com o câmbio automatizado I-Motion, ele não está aí.

O que falta?

As versões Novo Polo Comfortline 2018 e Novo Polo Highline 2018, ambas com o 1.0 TSI, mas para tristeza de muitos, apenas com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Não, não terá câmbio manual, pelo menos por enquanto.

Mas qual é a desse Novo Polo 2019? O modelo chega para ser a principal estrela da VW, que o quer entre os cinco carros mais vendidos do país, posição que atualmente é sustentada pelo Gol, até o momento o carro mais vendido da marca.

A empresa não diz nada sobre o posicionamento deste e nem o que quer dele daqui para frente.

Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

Novo Polo 2019 – Detalhes

Deixando um pouco de lado os efeitos do Polo 2019 sobre os demais modelos da marca, vamos tratar agora do produto em si. O hatch compacto chega em sua nova geração com a plataforma modular MQB (A0), que é mais leve e rígida que a anterior PQ25, que era usada na Europa.

Com aços de alta e ultra alta resistência, ele chega para levar as cinco estrelas do Latin NCAP e também já como o modelo mais barato para ser reparado no Brasil, de acordo com a Cesvi Brasil, ficando no topo de reparação do Car Group 2017.

Ele é 44 kg mais leve que o Polo anterior, 50% mais rígido e 18,5% da estrutura tem aços moldados a quente.

Maior que o anterior, o Polo 2019 mede 4,057 mm de comprimento, 1,751 mm de largura, 1,468 mm de altura e 2,565 mm de entre eixos. Portanto, o novo hatch da VW cresceu por conta da plataforma MQB, que não pode ser mais reduzida em tamanho.

Com tudo isso, ele entrega 300 litros no porta-malas (1.071 litros com o banco traseiro rebatido) e outros 52 litros no tanque de combustível. O peso em ordem de marcha varia de 1.058 kg a 1.147 kg.

Embora seja o mesmo produto oferecido na Europa, aqui o Polo 2019 recebeu algumas mudanças e ganhou até um item não existente no velho continente.

O design geral é o mesmo, mas o modelo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP – que recebeu R$ 2,6 bilhões para sua produção e também do sedã Virtus – apresenta novos faróis de dupla parábola com repetidores de direção integrados.

A grade apresenta acabamento com friso cromado e a parte superior pintada na cor da carroceria. O para-choque tem linhas bem expressivas e vem com novos faróis de neblina em comparação com o europeu, adotando igualmente LEDs diurnos, que no europeu ficam no próprio conjunto ótico de LED.

Nas laterais, a versão Highline vem com um aplique alusivo estampado entre para-lamas e as portas dianteiras.

As rodas de liga leve nessa versão são aro 16 polegadas, mas podem receber opcionalmente aro 17 polegadas, que apresenta um estilo mais esportivo.

Sem teto solar elétrico, o Polo 2019 vem na versão Highline com apenas antena estilizada no teto. As maçanetas são na cor do carro e estas possuem repetidores de direção, mas não há basculamento elétrico.

Atrás, o conjunto lembra bastante o Gol e tem lanternas compactas e tampa lisa, tendo esta apenas dois vincos pronunciados.

O logotipo VW não serve como maçaneta, como ocorre no Fox. A abertura da tampa é feita pela chave ou comando elétrico interno. O para-choque é bem limpo também e vem com sensores de estacionamento e câmera de ré.

A nomenclatura 200 TSI Automatic chama atenção, sendo referência ao torque em newton-metro.

Por dentro, o Polo 2019 apresenta um ambiente semelhante ao do modelo europeu, mas a tonalidade do painel – como já vista em evento anterior – é mais sóbrio, sem as cores gritantes da versão alemã, apesar do Amarelo Kurkuma, que é a cor de lançamento do hatch no Brasil.

O conjunto frontal tem três opções de cores na parte central, uma em cada versão (1.0/1.6, Comfortine e Highline). A instrumentação e a multimídia são envolvidas por material em preto brilhante, com difusores de ar centrais rebaixados e os laterais incorporados ao acabamento.

O Polo 2019 tem opção de ar-condicionado automático nas versões TSI, assim como difusor de ar traseiro, item exclusivo do modelo brasileiro.

O volante é o mesmo do Golf e traz paddle shifs no TSI, enquanto o cluster Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas, está disponível apenas na versão Highline. A multimídia Discover Media tem tela de 8 polegadas.

As portas têm mescla de texturas e tecidos, mas é toda em plástico duro, assim como o painel, que ainda tem um suporte de celular. O teto é claro e não há alças de mão. Os bancos são confortáveis e apresentam padronagens diferentes, enquanto o couro Native é opcional apenas no topo de linha.

O espaço geral é bom, especialmente na parte traseira, que tem espaço suficiente para as pernas. O banco é bipartido e conta com Isofix e Top Tether, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos.

Há luzes de leitura na frente e atrás, enquanto o retrovisor interno é eletrocrômico no Highline. O porta-malas tem 300 litros e espaço na média do mercado, ampliáveis para 1.071 litros com o banco rebatido.

O encosto do passageiro dianteiro também rebate, criando espaço para transporte de um objeto longo.

Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

Novo Polo 2019 – Novidades

O Polo 2019 chega com uma proposta bem agressiva em termos de preço, ficando entre R$ 50 mil e R$ 75 mil, dentro da zona compreendida pelos preços do Fiat Argo 2019, seu principal rival.

Com uma nova arquitetura, o compacto chega com a missão de ser o best seller da VW, o que significa suplantar as vendas do Gol, líder na marca desde os anos 80.

Além disso, o Polo 2019 chega também com três motores, sendo que o 1.0 TSI de até 128 cv só está disponível com câmbio automático, enquanto 1.0 e 1.6 apresentam caixas manuais, entregando até 84 cv e 117 cv, respectivamente.

A virada de mesa do modelo consiste em uma ampla gama de alterações, desde o site da VW até o pós-venda, promovendo uma mudança geral na filosofia da marca no país.

No conteúdo, desde segurança com cinco estrelas no Latin NCAP até o cluster Active Info Display, o hatch propõe um pacote diferenciado.

Novo Polo 2019 – Versões

  • Novo Polo 2019
  • Novo Polo MSI 2018
  • Novo Polo Comfortline TSI 2018
  • Novo Polo Highline TSI 2018

Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

Novo Polo 2019 – Equipamentos

Polo 1.0 MPI 2018 – Motor 1.0 MPI com transmissão manual de cinco marchas, mais interior claro e painel na cor Cinza Paladium, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, bancos com padronagem exclusiva, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/65 R15, controle de tração M-ABS, luzes de frenagem de emergência, freios ABS com EDB, sistema de controle do freio motor (MSR) e sistema de rádio Media Plus (USB, SD, Bluetooth).

Opcionais: Safety – display multifuncional no painel, controle de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) por R$ 1.050.

Connect Pack – Itens do pacote Safety, mais sistema de áudio Composition Touch com App-Connect (Android Auto, Car Play e MirrorLink), display multifuncional específico, volante multifuncional e rodas de liga leve aro 15 polegadas por R$ 2.600.

Polo 1.6 MSI 2018 – Motor 1.6 16V MSI com transmissão manual de cinco marchas, mais os itens e opcionais do Polo 1.0 MPI.

Polo Comfortline 1.0 TSI Tiptronic 2018 – Motor 1.0 TSI e transmissão automática de seis marchas, tendo alguns dos itens acima, mais coluna de direção ajustável em altura e profundidade, retrovisores elétricos, bancos com padronagem exclusiva, interior em cor preto Titan, painel em Cinza Paladium, rodas de liga leve aro 15 polegadas, freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo, airbags laterais, controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HHC), assistente de frenagem de emergência (HBA), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), bloqueio eletrônico do diferencial com atuação do ESC (XDS+), limpeza dos discos de freio (BSW) e controle de momento de giro das rodas (GMA).

Opcionais: Tech I – keyless go, sensor de estacionamento dianteiro, controle de cruzeiro, luzes temporizadas, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 195/55 R16, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional com paddle shifts por R$ 2.200.

Tech II – Itens do Tech I, mais monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), porta-luvas refrigerado, variador de altura do assoalho do porta-malas, rede no bagageiro, câmera de ré, sensor de fadiga e ar-condicionado automático por R$ 3.500.

Polo Highline 1.0 TSI Tiptronic 2018 – detalhes em preto brilhante, painel em Cinza Tungstênio, bancos com padronagem exclusiva, rodas de liga leve aro 16 polegadas e pneus 195/55 R16.

Opcionais: Native – bancos, portas e laterais em couro sintético Native por R$ 800.

Tech high – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), variador de altura do assoalho do porta-malas, antena estilizada, câmera de ré, sensor de fadiga, Discover Media com navegador GPS (USB, SD, Bluetooth, Android Auto, Car Play, MirrorLink), retrovisor eletrocrômico, faróis com facho automático e temporizador, frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), sensores de chuva e crepuscular e rede no bagageiro por R$ 2.800.

Technology pack – Active Info Display, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/50 R17, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus (RKA+), variador de altura do assoalho do porta-malas, antena estilizada, câmera de ré, sensor de fadiga, Discover Media com navegador GPS (USB, SD, Bluetooth, Android Auto, Car Play, MirrorLink), retrovisor eletrocrômico, faróis com facho automático e temporizador, frenagem pós-colisão (Post Collision Brake), sensores de chuva e crepuscular e rede no bagageiro por R$ 4.500.

O Polo 2019 vem nas cores Amarelo Kurkuma, Prata Tungstênio, Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius, Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado.

Novo Polo 2019 – Preços

  • Polo 2019 – R$ 49.990
  • Polo MSI 2018 – R$ 54.990
  • Polo Comfortline TSI 2018 – R$ 65.190
  • Polo Highline TSI 2018 – R$ 69.190

Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

Novo Polo 2019 – Motor

O Polo 2019 vem com motor 1.0 MPI com 2 cv a mais que nos demais modelos, entregando assim 75 cv/84 cv a 6.250/6.350 rpm e 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm. Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,3/13,0 segundos e tem máximas de 166/170 km/h, respectivamente com gasolina e etanol.

No motor 1.6 16V MSI, o Polo 2019 perdeu 3 cv no etanol, entregando 110/117 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Este vai de 0 a 100 km/h em 9,9/9,6 segundos e atinge máximas de 189/193 km/h, respectivamente nos dois combustíveis.

Por fim, o 1.0 TSI entrega 3 cv a mais que no Golf Comfortline 1.0 TSI, tendo assim 116/128 cv a 5.500 e 20,4 kgfm (os 200 nm da nomenclatura) entre 2.000 e 3.500 rpm. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6/10,1 segundos e tem máximas de 187/192 km/h.

Todos possuem classificação A do Inmetro na categoria e na geral.

Novo Polo 2019 – Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Polo 1.0 MPI – 13 segundos e 170 km/h

Polo 1.6 MSI – 9,6 segundos e 193 km/h

Polo 1.0 TSI – 9,6 segundos e 192 km/h

O Polo 2019 na versão Highline foi apresentado à imprensa em prévia realizada em um circuito fechado em Indaiatuba-SP. O novo compacto impressionou positivamente nesse primeiro contato.

Na cor Amarelo Kurkuma, o hatch surgiu guiado pelo presidente da VW no Brasil e América do Sul, David Powels.

A cor impactante e a versão – quase completa – ajudaram nessa boa impressão inicial. O modelo revelou detalhes interessantes, que aguardamos muito, tais como os faróis e a frente desnuda.

O conjunto tem um ar bem expressivo, reforçando a esportividade vista em suas linhas, enquanto a traseira nos remeteu ao Gol, mas sem ser um demérito. As rodas de liga leve aro 17 não são surpresa, o estilo já é usado no up!, embora tenham diferenças nos detalhes.

Por dentro, o ambiente é bem interessante, porém, não impressiona por luxo e nem tem essa intenção. A sofisticação vem primeiro, com o Active Info Display com seus três temas de instrumentação, incluindo o belo mapa em tela cheia, bem como a multimídia Discover Media.

Nesse ponto, o Volkswagen Polo 2019 ficou bem adiante do Golf e qualquer outro VW vendido no país, e isso inclui o Passat. Mas fica por aí. O ar-condicionado automático não é dual zone e tem aparência simples, enquanto os retrovisores não têm basculamento elétrico.

Outro ponto é que não há material soft touch no painel, sendo apenas plástico duro.

Devemos lembrar do artigo que menciona as mudanças no segmento de compactos no Brasil, daí o motivo pelo qual a Volkswagen enxugou os custos neste Polo, compensando com mais itens de segurança, tecnologia e conectividade.

Então, não é um mini-Golf, como muitos podem imaginar. Trata-se de um compacto com a missão de estar no Top 5 nacional, conforme a marca deseja.

Mas, voltando ao Polo 2019, ele apresenta um bom espaço interno, especialmente para quem vai atrás. Possui todos os itens de segurança necessários e ainda vem com difusor de ar traseiro, exclusividade nacional.

O porta-malas tem espaço bom, mas a disposição do banco traseiro (bipartido) coloca o assento duplo no mesmo lado do encosto dianteiro direito, que dobra para acomodação de um objeto longo.

Assim, apenas duas pessoas caberão no interior e não três, como seria de esperar.

A posição de dirigir é correta e todos os comandos ficam próximos das mãos. O Polo 2019 só precisa de um certo tempo para configurar algumas informações do Active Info Display e da Discover Media, mas no geral, as visualizações são feitas pelo volante mesmo, podendo-se transferir o mapa digital de uma tela para a outras.

Os navegadores Google Maps e Waze só são exibidos na central de entretenimento. Não há alças no teto, o que é estranho, pois não há airbags de cortina, nem como opcional. As portas têm visual interessante e podem ter couro Native.

Na pista, o Polo 2019 se mostra um carro bem ágil com motor 1.0 TSI. Mas, este vem apenas com transmissão automática de seis marchas.

O propulsor tem um ronco agradável, já conhecido de up! e Golf, mas notamos um nível de ruído interno um pouco acima do esperado para o modelo, mesmo em condução normal e com giro baixo. Com opção manual e Sport, o hatch foca muito na economia quando no modo Drive.

O 1.0 TSI enche rápido, mas as relações são atenuadas para dar mais conforto e reduzir o consumo. No modo manual, as trocas podem ser feitas na alavanca ou paddle shifts. A integração é boa e a eletrônica permite grande liberdade na execução das marchas, garantindo um pouco mais de performance.

Mas, no modo Sport, o propulsor mostra o que realmente sabe fazer e dá ao Volkswagen Polo 2019 o desempenho esperado. Nessa condição, as trocas ocorrem em 6.000 rpm, o que é suficiente para diversão.

Rodando a 110 km/h, o Polo 2019 com motor TSI manteve giro na casa dos 2.300 rpm, bom para o conforto e economia. A direção elétrica é leve e bem progressiva, dando ao condutor um controle mais direito sobre as mudanças de trajetória e curva.

Falando nisso, a suspensão – que é 20 mm mais alta que no alemão – tem uma calibragem firme e permite entradas de curvas bem sentadas, mantendo-se a trajetória sem tendências exageradas de saída de frente.

Os controles de tração e estabilidade garantem parte do jogo, embora os pneus cantem com vigor nessas condições. Os freios também são muito eficientes e não há torção de carroceria perceptível, dando ao Polo 2019 um bom controle dinâmico e segurança.

Para efeito de comparação, entre modelos VW, é como estar dentro de um Gol mais espaçoso com uma dirigibilidade próxima do Golf. Nesse primeiro contato, a impressão ao dirigir foi boa.

O uso de câmbio automático pode não ser do agrado de muitos, mas sua calibração com o TSI torna o conjunto muito bom.

Novo Polo 2019: preço, consumo, versões, motor, equipamentos

Novo Polo 2019 – Consumo

No Polo 2019, em versão com motor 1.0 MPI, o consumo é de 8,8/10,0 km/l com etanol e 12,9/14,3 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada. Já na versão com motor 1.6 MSI 16V, o hatch faz 8,2/9,5 km/l com etanol e 12,0/13,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada.

Por fim, as versões com o 1.0 TSI, entregam 8,0/9,8 km/l com etanol e 11,6/14,1 km/l na gasolina, na mesma ordem.

Novo Polo 2019 – Manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.6

Preços 1.0 TSI

10.000 km

R$ 215

R$ 263

R$ 243

20.000 km

R$ 491

R$ 539

R$ 519

30.000 km

R$ 425

R$ 473

R$ 453

40.000 km

R$ 627

R$ 728

R$ 847

50.000 km

R$ 425

R$ 473

R$ 453

60.000 km

R$ 491

R$ 539

R$ 519

Novo Polo 2019 – Ficha Técnica

Motor

1.0 TSI

1.6 MSI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

999

Válvulas

12

16

12

Taxa de compressão

11,2:1

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6350 rpm / Etanol: 84 cv @ 6350

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 117 cv @ 5750

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 4.000 rpm

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

185/65 R15

185/65 R15

195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4057

4057

4057

Largura sem retrovisores (mm)

1751

1751

1751

Altura (mm)

1468

1468

1468

Distância entre os eixos (mm)

2565

2565

2565

Capacidades

Porta-malas (litros)

300

300

300

Tanque (litros)

52

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

432

427

433

Peso em ordem de marcha (kg)

1058

1083

1147

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,333

0,333

0,333

Novo Polo 2019 – Fotos

 

 

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