Lançado no mercado nacional em setembro de 2017, o Polo 2022 já se posiciona como um dos carros mais vendidos da Volkswagen no mercado brasileiro.
O carro se destaca pela tecnologia e os motores eficientes, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital e configurável, por exemplo.
Os preços do Polo 2022 partem de R$ 64.130 e podem chegar a R$ 98.260, ou R$ 116.060 se contarmos a versão esportiva GTS.
Há versões com motores 1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI, com transmissão manual ou automática, enquanto que a topo de linha GTS tem o motor 1.4 TSI.
Vamos ver todos os seus detalhes:
Índice
Novo Polo 2022 – detalhes
Qual é a desse Novo Polo 2022? O modelo chega para ser a principal estrela da VW, que o quer entre os cinco carros mais vendidos do país, posição que atualmente é sustentada pelo Gol, até o momento o carro mais vendido da marca.
Deixando um pouco de lado os efeitos do Polo 2022 sobre os demais modelos da marca, vamos tratar agora do produto em si.
O hatch compacto chega em sua nova geração com a plataforma modular MQB (A0), que é mais leve e rígida que a anterior PQ25, que era usada na Europa.
Com aços de alta e ultra alta resistência, ele chega para levar as cinco estrelas do Latin NCAP e também já como o modelo mais barato para ser reparado no Brasil, de acordo com a Cesvi Brasil, ficando no topo de reparação do Car Group.
Ele é 44 kg mais leve que o Polo anterior, 50% mais rígido e 18,5% da estrutura tem aços moldados a quente.
Maior que o anterior, o Polo 2022 mede 4,057 mm de comprimento, 1,751 mm de largura, 1,468 mm de altura e 2,565 mm de entre eixos. Portanto, o novo hatch da VW cresceu por conta da plataforma MQB, que não pode ser mais reduzida em tamanho.
Com tudo isso, ele entrega 300 litros no porta-malas (1.071 litros com o banco traseiro rebatido) e outros 52 litros no tanque de combustível.
O peso em ordem de marcha varia de 1.058 kg a 1.147 kg.
Embora seja o mesmo produto oferecido na Europa, aqui o Polo 2022 recebeu algumas mudanças e ganhou até um item não existente no velho continente.
O design geral é o mesmo, mas o modelo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – que recebeu R$ 2,6 bilhões para sua produção e também do sedã Virtus – apresenta novos faróis de dupla parábola com repetidores de direção integrados.
A grade apresenta acabamento com friso cromado e a parte superior pintada na cor da carroceria.
O para-choque tem linhas bem expressivas e vem com novos faróis de neblina em comparação com o europeu, adotando igualmente LEDs diurnos, que no europeu ficam no próprio conjunto ótico de LED.
Nas laterais, a versão Highline vem com um aplique alusivo estampado entre para-lamas e as portas dianteiras.
As rodas de liga leve nessa versão são aro 16 polegadas, mas podem receber opcionalmente aro 17 polegadas, que apresenta um estilo mais esportivo. A versão GTS tem como opcional as rodas de 18 polegadas, deixando o visual idêntico ao modelo conceitual apresentado no Salão do Automóvel de SP.
Sem teto solar elétrico, o Polo 2022 vem na versão Highline com apenas antena estilizada no teto. As maçanetas e espelhos são na cor do carro e estes possuem repetidores de direção, mas não há basculamento elétrico.
Atrás, o conjunto lembra bastante o Gol e tem lanternas compactas e tampa lisa, tendo esta apenas dois vincos pronunciados.
O logotipo VW não serve como maçaneta, como ocorre no Fox. A abertura da tampa é feita pela chave ou comando elétrico interno. O para-choque é bem limpo também e vem com sensores de estacionamento e câmera de ré.
A nomenclatura 200 TSI Automatic chama atenção, sendo referência ao torque em newton-metro.
Por dentro, o Polo 2022 apresenta um ambiente semelhante ao do modelo europeu, mas a tonalidade do painel – como já vista em evento anterior – é mais sóbrio, sem as cores gritantes da versão alemã, apesar do Amarelo Kurkuma, que é a cor de lançamento do hatch no Brasil.
O conjunto frontal tem três opções de cores na parte central, uma em cada versão (1.0/1.6, Comfortline e Highline).
A instrumentação e a multimídia são envolvidas por material em preto brilhante, com difusores de ar centrais rebaixados e os laterais incorporados ao acabamento.
O Polo 2022 tem opção de ar-condicionado automático nas versões TSI, assim como difusor de ar traseiro, item exclusivo do modelo brasileiro.
O volante é o mesmo do antigo Golf e traz paddle shifs no TSI, enquanto o cluster Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas, está disponível apenas na versão Highline.
A multimídia Discover Media tem tela de 8 polegadas.
As portas têm mescla de texturas e tecidos, mas é toda em plástico duro, assim como o painel, que ainda tem um suporte de celular. O teto é claro e não há alças de mão.
Os bancos são confortáveis e apresentam padronagens diferentes, enquanto o couro Native é opcional apenas no topo de linha.
O espaço geral é bom, especialmente na parte traseira, que tem espaço suficiente para as pernas. O banco é bipartido e conta com Isofix e Top Tether, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos.
Há luzes de leitura na frente e atrás, enquanto o retrovisor interno é eletrocrômico no Highline. O porta-malas tem 300 litros e espaço na média do mercado, ampliáveis para 1.071 litros com o banco rebatido.
O encosto do passageiro dianteiro também rebate, criando espaço para transporte de um objeto longo.
Novo Polo 2022 – novidades
A principal novidade do Polo 2022 foi a adoção da central multimídia VW Play, já presente em outros modelos da marca depois de estrear no Nivus. Isso causou uma certa decepção naqueles que esperavam pela nova geração já nesse ano, que só agora só deve chegar na linha 2023.
Mesmo assim, a nova multimídia do hatch tem vários recursos interessantes em sua tela de 10,1 polegadas. Além dos aplicativos já conhecidos, como Spotify, iFood e Waze, a Volkswagen anunciou que o modelo terá os aplicativos Get In e MobiMax.
O primeiro tem como objetivo agilizar as reservas em restaurantes, enquanto o segundo permite assistir TV Digital. Nesse último, porém, vale lembrar que isso só é possível com o carro totalmente parado, como determina a lei de trânsito no Brasil.
A nova central multimídia será um item de série a partir da versão Comfortline 200 TSI 2022. Por falar nela, essa configuração ainda ganhou chave presencial e partida por botão como itens de série.
Confira abaixo as mudanças anteriores:
Em 2020, a linha recebeu como grande novidade a chegada do Polo GTS, uma versão esportiva que se posiciona como a mais cara da gama.
A grande diferença em relação às outras configurações está debaixo do capô. O Polo GTS é o único da família a usar o propulsor 1.4 TSI de 150 cv 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis velocidades. Ele ainda recebeu alguns ajustes na suspensão e um conjunto de barras estabilizadoras, molas e amortecedores exclusivos.
Em relação ao visual, o esportivo tem para-choques exclusivos, bancos esportivos e faróis full LED, além das opcionais rodas de 18 polegadas. A lista de itens de série é bem completa, como você pode conferir mais abaixo.
Depois de lançar o GTS, a Volkswagen apresentou a linha 2021 de toda a linha, o que ocorreu apenas em agosto de 2020. As principais novidades foram as alterações no pacote de equipamentos, tanto nos itens de série como nos opcionais.
Agora todas as versões, desde a 1.0 de entrada, passam a ter a central Composition Touch, com tela de 6,5 polegadas e conexões Android Auto e Apple Carplay. Junto com esse equipamento, todas as versões terão volante multifuncional.
Outra novidade que aparece nas versões mais caras Highline e GTS são os retrovisores externos com rebatimento elétrico, de série. Além disso, como já dito acima, a versão GTS passa a contar com rodas de 18 polegadas como item opcional, o que deixa o visual do modelo bem mais interessante. Finalmente, as rodas de 17 polegadas, usadas na versão Highline, ganham fundo preto e a coluna B passa a ter o nome da marca.
Além dessas novidades, a VW se preparar para reestilizar a linha do Polo e do Virtus, trazendo mais mudanças visuais. A dupla deve ganhar vários itens já vistos no Nivus, o que poderá incluir a central multimídia VW Play.
Mudanças aplicadas à linha 2020 do Polo:
Uma das principais novidades da linha Novo Polo 2020 é a nova versão 1.6 MSI com câmbio automático. Até então, esta opção de transmissão estava disponível somente nos modelos com motor 1.0 TSI. A novidade chega com preços que partem de R$ 63.350.
A transmissão é a tradicional Tiptronic de seis velocidades, com conversor de torque. Junto a ela está o motor 1.6 litro MSI flex de quatro cilindros e 16 válvulas, que consegue desenvolver até 117 cavalos de potência e 16,5 kgfm de troque.
Tal caixa automática oferece ainda o modo esportivo, que permite as trocas de marcha em rotações mais altas, garantindo mais agilidade ao Volkswagen.
As trocas manuais de marcha podem ser feitas pela própria alavanca – os paddle shifts são exclusividade do modelo 200 TSI.
A lista de equipamentos segue o mesmo padrão do Novo Polo 1.6 MSI 2020 manual, que oferece airbags frontais e laterais, ar-condicionado, direção elétrica, vidros nas quatro portas e travas elétricas e sistema de som com USB e Bluetooth.
Como opcional, há retrovisores elétricos, rodas de liga-leve, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
Outra novidade é a nova série especial Beats, disponível na verdade como um pacote opcional para as versões Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI do Novo Polo 2020.
A configuração traz o sistema de som projetado pela Beats, com 300 watts de potência e amplificador digital de oito canais, além de quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes exclusivos.
O Novo Polo Beats 2020 pode ser facilmente identificado pela capa dos retrovisores na cor vermelha, a mesma tonalidade aplicada na parte central do painel. Há ainda soleiras de porta exclusivas, costuras dos bancos na cor vermelha, tapetes diferenciados e logotipo alusivo à versão nos para-lamas frontais.
Novo Polo 2022 – versões
A atual linha Volkswagen Polo 2022 está disponível nas versões 1.0, 1.6 MSI, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, além da GTS.
Confira abaixo a gama completa do hatch compacto:
- Polo 1.0 MPI 2022
- Polo 1.6 MSI 2022
- Polo 1.6 MSI AT 2022
- Polo Comfortline 200 TSI AT 2022
- Polo Highline 200 TSI AT 2022
- Polo GTS 250 TSI AT 2022
Novo Polo 2022 – equipamentos
Novo Polo 1.0 MPI 2022
Segurança: airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinha infantil, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, entre outros.
Conforto: direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros e traseiros com “one touch”, travas elétricas, ar-condicionado, banco traseiro com encosto rebatível, para-sóis com espelho iluminado, entre outros.
Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, colunas centrais externas com aplique preto fosco, faróis duplos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, entre outros.
Tecnologia: computador de bordo, central multimídia Composition Touch, com Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional, entre outros.
Opcionais:
- Connect Pack (R$ 3.770) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro, Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, Rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15.
Novo Polo 1.6 MSI 2022
Tecnologia: se diferencia pelo computador de bordo “I-System” e volante multifuncional.
Opcionais: nenhum.
Novo Polo 1.6 MSI AT 2022
Mesmos equipamentos de série do modelo acima, com direito ainda ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas.
Opcionais:
- Interatividade (R$ 3.010) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro e Rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15.
Novo Polo Comfortline 200 TSI AT 2022
Segurança: oferece ainda assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis de neblina com luz de conversão estática, entre outros.
Conforto: agrega chave presencial, partida por botão, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, volante com regulagem de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saída de ar traseira e portas USB para carga, retrovisores externos elétricos com tilt down no lado direito, manopla de alavanca de câmbio em couro, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros e sensor de estacionamento traseiro.
Tecnologia: ostenta também central multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas e uma série de aplicativos instalados.
Opcionais:
- Comfort Tech (R$ 5.970) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiros e traseiros, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, Câmera traseira, Detector de fadiga, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), Faróis com função coming/leaving home, Indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, Pneus 195/55 R16, Porta-luvas iluminado e refrigerado, Revestimento dos bancos em couro sintético, Rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, Sensor de chuva e crepuscular e Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
- Pacote Tech I (R$ 2.290) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiros, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), Faróis com função coming/leaving home, Sensor de chuva e crepuscular e Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
Novo Polo Highline 200 TSI AT 2022
Segurança: se diferencia pelas luzes de condução diurna em LED.
Conforto: recebe ar-condicionado digital Climatronic, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do passageiro dianteiro rebatível, alavanca do freio de mão revestida em couro, volante com paddle shifts, piloto automático, entre outros.
Visual e acabamento: conta com rodas de liga-leve de 16 polegadas, entre outros.
Opcionais: nenhum.
Novo Polo GTS 250 TSI AT 2022
Segurança: suspensão, molas, amortecedores e outros itens ajustados.
Visual: para-choques exclusivos, bancos esportivos, faróis full LED, dupla ponteira de escape cromada, entre outros.
Opcionais:
- Rodas de 18 polegadas com pneus 205/45 R18 (R$ 1.630)
Novo Polo 2022 – preços
O Novo Polo 2022 pode ser encontrado em versões com preços que partem de R$ 64.130. A variante mais cara, sem qualquer opcional, pode chegar a R$ 116.060.
Confira os preços do Novo Polo 2022:
- Polo 1.0 MPI 2022 – R$ 64.130
- Polo 1.6 MSI 2022 – R$ 74.830
- Polo 1.6 MSI AT 2022 – R$ 75.130
- Polo Comfortline 200 TSI AT 2022 – R$ 84.230
- Polo Highline 200 TSI AT 2022 – R$ 98.260
- Polo GTS 250 TSI AT 2022 – R$ 116.060
*Preços com base no configurador online da Volkswagen em abril de 2021.
Novo Polo 2022 – motor
O Polo 2022 vem com motor 1.0 MPI com 2 cv a mais que nos demais modelos, entregando assim 75 cv/84 cv a 6.250/6.350 rpm e 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm. Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,3/13,0 segundos e tem máximas de 166/170 km/h, respectivamente com gasolina e etanol.
No motor 1.6 16V MSI, o Polo 2022 perdeu 3 cv no etanol, entregando 110/117 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Este vai de 0 a 100 km/h em 9,9/9,6 segundos e atinge máximas de 189/193 km/h, respectivamente nos dois combustíveis.
Por fim, o 1.0 TSI entrega 3 cv a mais que no antigo Golf Comfortline 1.0 TSI, tendo assim 116/128 cv a 5.500 e 20,4 kgfm (os 200 nm da nomenclatura) entre 2.000 e 3.500 rpm. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6/10,1 segundos e tem máximas de 187/192 km/h.
Todos possuem classificação A do Inmetro na categoria e na geral.
Finalmente, temos a versão GTS com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.
Novo Polo 2022 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Polo 1.0 MPI – 13 segundos e 170 km/h
- Polo 1.6 MSI – 10,6 segundos e 193 km/h
- Polo 1.6 MSI AT – 10,6 segundos e 188 km/h
- Polo 1.0 TSI – 9,6 segundos e 192 km/h
- Polo 1.4 TSI – 8,4 segundos e 207 km/h
O Polo na versão Highline foi apresentado à imprensa em prévia realizada em um circuito fechado em Indaiatuba-SP. O novo compacto impressionou positivamente nesse primeiro contato.
Na cor Amarelo Kurkuma, o hatch surgiu guiado pelo presidente da VW no Brasil e América do Sul, David Powels.
A cor impactante e a versão – quase completa – ajudaram nessa boa impressão inicial. O modelo revelou detalhes interessantes, que aguardamos muito, tais como os faróis e a frente desnuda.
O conjunto tem um ar bem expressivo, reforçando a esportividade vista em suas linhas, enquanto a traseira nos remeteu ao Gol, mas sem ser um demérito. As rodas de liga leve aro 17 não são surpresa, o estilo já é usado no up!, embora tenham diferenças nos detalhes.
Por dentro, o ambiente é bem interessante, porém, não impressiona por luxo e nem tem essa intenção. A sofisticação vem primeiro, com o Active Info Display com seus três temas de instrumentação, incluindo o belo mapa em tela cheia, bem como a multimídia Discover Media.
Nesse ponto, o Volkswagen Polo 2022 ficou bem adiante do Golf e qualquer outro VW vendido no país, e isso incluía o Passat. Mas fica por aí. O ar-condicionado automático não é dual zone e tem aparência simples, enquanto os retrovisores não têm basculamento elétrico.
Outro ponto é que não há material soft touch no painel, sendo apenas plástico duro.
Devemos lembrar do artigo que menciona as mudanças no segmento de compactos no Brasil, daí o motivo pelo qual a Volkswagen enxugou os custos neste Polo, compensando com mais itens de segurança, tecnologia e conectividade.
Então, não é um mini-Golf, como muitos podem imaginar. Trata-se de um compacto com a missão de estar no Top 5 nacional, conforme a marca deseja.
Mas, voltando ao Polo 2022, ele apresenta um bom espaço interno, especialmente para quem vai atrás. Possui todos os itens de segurança necessários e ainda vem com difusor de ar traseiro, exclusividade nacional.
O porta-malas tem espaço bom, mas a disposição do banco traseiro (bipartido) coloca o assento duplo no mesmo lado do encosto dianteiro direito, que dobra para acomodação de um objeto longo.
Assim, apenas duas pessoas caberão no interior e não três, como seria de esperar.
A posição de dirigir é correta e todos os comandos ficam próximos das mãos.
O Polo 2022 só precisa de um certo tempo para configurar algumas informações do Active Info Display e da Discover Media, mas no geral, as visualizações são feitas pelo volante mesmo, podendo-se transferir o mapa digital de uma tela para a outras.
Os navegadores Google Maps e Waze só são exibidos na central de entretenimento. Não há alças no teto, o que é estranho, pois não há airbags de cortina, nem como opcional.
As portas têm visual interessante e podem ter couro Native.
Na pista, o Polo 2022 se mostra um carro bem ágil com motor 1.0 TSI. Mas, este vem apenas com transmissão automática de seis marchas.
O propulsor tem um ronco agradável, já conhecido de up! e Golf, mas notamos um nível de ruído interno um pouco acima do esperado para o modelo, mesmo em condução normal e com giro baixo.
Com opção manual e Sport, o hatch foca muito na economia quando no modo Drive.
O 1.0 TSI enche rápido, mas as relações são atenuadas para dar mais conforto e reduzir o consumo. No modo manual, as trocas podem ser feitas na alavanca ou paddle shifts. A integração é boa e a eletrônica permite grande liberdade na execução das marchas, garantindo um pouco mais de performance.
Mas, no modo Sport, o propulsor mostra o que realmente sabe fazer e dá ao Volkswagen Polo 2022 o desempenho esperado. Nessa condição, as trocas ocorrem em 6.000 rpm, o que é suficiente para diversão.
Rodando a 110 km/h, o Polo 2022 com motor TSI manteve giro na casa dos 2.300 rpm, bom para o conforto e economia. A direção elétrica é leve e bem progressiva, dando ao condutor um controle mais direito sobre as mudanças de trajetória e curva.
Falando nisso, a suspensão – que é 20 mm mais alta que no alemão – tem uma calibragem firme e permite entradas de curvas bem sentadas, mantendo-se a trajetória sem tendências exageradas de saída de frente.
Os controles de tração e estabilidade garantem parte do jogo, embora os pneus cantem com vigor nessas condições. Os freios também são muito eficientes e não há torção de carroceria perceptível, dando ao Polo 2022 um bom controle dinâmico e segurança.
Para efeito de comparação, entre modelos VW, é como estar dentro de um Gol mais espaçoso com uma dirigibilidade próxima do Golf. Nesse primeiro contato, a impressão ao dirigir foi boa.
O uso de câmbio automático pode não ser do agrado de muitos, mas sua calibração com o TSI torna o conjunto muito bom.
Novo Polo 2022 – consumo
CONSUMO CIDADE:
- Polo 1.0 MPI – 8,8 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina
- Polo 1.6 MSI – 8,2 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina
- Polo 1.6 MSI AT – 7,9 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina
- Polo 1.0 TSI – 8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
- Polo 1.4 TSI – 7,5 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA:
- Polo 1.0 MPI – 10 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
- Polo 1.6 MSI – 9,5 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina
- Polo 1.6 MSI AT – 9,3 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina
- Polo 1.0 TSI – 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina
- Polo 1.4 TSI – 9,6 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
Novo Polo 2022 – manutenção e revisão
Revisão | Custo | Custo | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.0 | Preços 1.6 | Preços 1.0 TSI | Preços 1.4 TSI |
10.000 km | R$ 527,45 | R$ 586,79 | R$ 562,06 | Grátis |
20.000 km | R$ 591,31 | R$ 650,65 | R$ 625,93 | Grátis |
30.000 km | R$ 517,21 | R$ 576,55 | R$ 551,83 | Grátis |
40.000 km | R$ 786,89 | R$ 919,66 | R$ 1.116,44 | R$ 1.241,24 |
50.000 km | R$ 517,21 | R$ 576,55 | R$ 551,83 | R$ 551,83 |
60.000 km | R$ 591,31 | R$ 650,65 | R$ 625,93 | R$ 694,83 |
TOTAL | R$ 3.531,38 | R$ 3.960,85 | R$ 4.034,02 | R$ 2.487,90 |
Novo Polo 2022 – Ficha Técnica
Motor | 1.0 MPI | 1.6 MSI | 1.0 TSI |
Tipo | Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina | Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina |
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1598 | 999 |
Válvulas | 12 | 16 | 12 |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 11,5:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto | Multiponto | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 75 cv @ 6350 rpm / Etanol: 84 cv @ 6350 | Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 117 cv @ 5750 | Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpm | Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 4.000 rpm | Gasolina: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm |
Transmissão | |||
Tipo | Manual 5 marchas | Manual 5 marchas ou automática 6 marchas | Automática 6 marchas |
Freios | |||
Tipo | Disco ventilado / Tambor | Disco ventilado / Tambor | Disco ventilado / Disco |
Direção do Polo | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus do Polo | |||
Rodas | Aço / Liga Leve aro 15 polegadas | Aço / Liga Leve aro 15 polegadas | Liga Leve aro 16 polegadas |
Pneus | 185/65 R15 | 185/65 R15 | 195/55 R16 |
Dimensões | |||
Comprimento total (mm) | 4057 | 4057 | 4057 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1751 | 1751 | 1751 |
Altura (mm) | 1468 | 1468 | 1468 |
Distância entre os eixos (mm) | 2565 | 2565 | 2565 |
Capacidades do Polo | |||
Porta-malas (litros) | 300 | 300 | 300 |
Tanque (litros) | 52 | 52 | 52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 432 | 427 | 433 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1058 | 1083 | 1147 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,333 | 0,333 | 0,333 |
Motor do Polo | GTS 1.4 TSI |
Tipo | Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1395 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina/Etanol: 150 cv @ 4500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina/Etanol: 25,5 kgfm @ 1500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de 6 marchas |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / disco sólido |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas |
Pneus | 205/50 R17 |
Dimensões (mm) | |
Comprimento total (mm) | 4068 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1751 |
Altura (mm) | 1477 |
Distância entre os eixos (mm) | 2564 |
Altura livre do solo (mm) | 149 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 300 |
Tanque (litros) | 52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 426 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1214 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,34 |