Polo 2023: novo visual, com tecnologia e economia

Polo 2023

O Polo 2023 chega ao mercado com várias novidades, sendo a mais destacada delas, seu novo visual, atualizando o visual que foi lançado em 2017.

O carro se destaca pela tecnologia e os motores eficientes, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital e configurável, entre outras novidades que trouxe para o segmento.

Renovado e agora chamado pela marca de Novo Polo 2023, os preços do hatch partem de R$ 82.990 e podem chegar a R$ 109.990. Os valores serão ainda maiores no GTS, que ainda não foi apresentado com o visual renovado.

Confira seus detalhes!

Leia também sobre o Novo Polo 2024.

Veja também: Polo 2020

Novo Polo 2023 – novidades

Em setembro de 2022, a Volkswagen apresentou diversas novidades para o modelo, suficientes para chamá-lo de Novo Polo 2023. Elas incluem novos equipamentos, mudanças na motorização e novo visual.

Começando pelo visual, finalmente o modelo brasileiro tem um design parecido ao modelo europeu, que já foi atualizado no ano passado. O que mais mudou foi a dianteira, que recebeu um novo para-choque e novos faróis.

O que realmente vai chamar a atenção dos interessados é o interior do Polo 2023. Foi ali que a Volkswagen caprichou um pouco mais, colocando materiais de qualidade superior no painel e alterando os bancos.

Em sua lista de equipamentos, o Polo 2023 tem A/C digital automático, faróis de LED, frenagem automática, carregador por indução, painel digital, multimídia VW Play com novos apps e Kit Black, com acabamento escurecido.

Novo Polo 2023 – versões

A atual linha Volkswagen Polo 2023 está disponível nas versões com motor 1.0 aspirado ou 1.0 turbo, enquanto a GTS ainda não chega.

Confira abaixo a gama completa do hatch compacto:

  • Polo MPI 2023
  • Polo TSI 2023
  • Polo Comfortline 2023
  • Polo Highline 2023

Cores disponíveis: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas); Cinza Platinum, Prata Sirius e Vermelho Sunset (metálicas).

Polo 2023

Novo Polo 2023 – equipamentos

Novo Polo MPI 2023 – motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: airbags dianteiros e laterais, alto-Falantes (4), “ESS” – alerta de frenagem de emergência,banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, chave canivete com controle remoto, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, “HHC” (Hill Hold Control) – assistente para partida em subidas, direção elétrica, ISOFIX e Top tether, freios ABS com EBD, sistemas de controle da perda de pressão dos pneus, rodas de aço aro 15” com pneus 185/65 R15 e supercalotas, sistema de alarme com comando remoto (keyless), sistema de frenagem automática pós-colisão, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, tomada USB tipo C, travamento elétrico e remoto das portas, vidros elétricos dianteiros com função “one touch” e volante multifuncional.

Novo Polo TSI 2023 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15 e sensores de estacionamento traseiros.

Novo Polo Comfortline 2023 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e saídas de ar traseiras, para-sóis com espelhos iluminados, piloto automático, Sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor e Start/Stop.

OPCIONAIS:

  • VW Play (com multimídia de 10,1 polegadas, interface USB-C, tomada de carregamento USB, APP-connect (wireless Apple Carplay e Android Auto) e conexão com a internet via Smartphone.

Novo Polo Highline 2023 – motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado digital “Climatronic Touch” touch com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, câmera traseira, carregamento de celular por indução, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com função coming & leaving home, iluminação no porta-luvas e porta-malas, painel de instrumentos digital de 10,25″ (Active Info Display), rodas de liga leve de 16″ com pneus 195/55 R16, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema multimidia “VW Play” com tela de 10,1″ touchscreen e App-Connect (com 6 alto-falantes).

novo polo 2023 NA 25

Novo Polo 2023 – preços

O Novo Polo 2023 pode ser encontrado em versões com preços que partem de R$ 82.990. A variante mais cara, sem qualquer opcional, pode chegar a R$ 109.990.

Confira os preços do Novo Polo 2023:

  • Polo MPI 2023 – R$ 82.990
  • Polo TSI 2023 – R$ 92.990
  • Polo Comfortline 2023 – R$ 102.990
  • Polo Highline 2023 – R$ 109.990

*Preços com base no configurador online da Volkswagen em setembro de 2022.

Novo Polo 2023 – motor

O Polo 2023 vem com motor 1.0 MPI com 2 cv a mais que nos demais modelos, entregando assim 77 cv/84 cv a 6.450 rpm e 9,6/10,3 kgfm a 4.000/3.000 rpm.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,8/13,5 segundos e tem máximas de 170/173 km/h, respectivamente com gasolina e etanol.

O renovado 1.0 TSI entrega 109/116 cv a 5.000 e 16,8 kgfm (os 170 nm da nomenclatura) entre 1.750 e 4.500 rpm. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 10,2/10,1 segundos e tem máximas de 193/197 km/h, com câmbio manual.

Finalmente, temos a versão GTS com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.

Novo Polo 2023 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Polo 1.0 MPI – 13,5 segundos e 173 km/h
  • Polo 1.6 MSI – 10,6 segundos e 193 km/h (fora de linha)
  • Polo 1.6 MSI AT – 10,6 segundos e 188 km/h (fora de linha)
  • Polo 1.0 TSI MT – 10,1 segundos e 197 km/h
  • Polo 1.0 TSI AT – 10,5 segundos e 192 km/h
  • Polo 1.4 TSI – 8,4 segundos e 207 km/h

novo polo 2023 NA 21

Novo Polo 2023 – consumo

CONSUMO CIDADE:

  • Polo 1.0 MPI – 8,8 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina
  • Polo 1.6 MSI – 8,2 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Polo 1.6 MSI AT – 7,9 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Polo 1.0 TSI MT – 9,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina
  • Polo 1.0 TSI AT – 8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
  • Polo 1.4 TSI – 7,5 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA:

  • Polo 1.0 MPI – 10 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
  • Polo 1.6 MSI – 9,5 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Polo 1.6 MSI AT – 9,3 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Polo 1.0 TSI MT – 11,6 km/l com etanol e 16,5 km/l com gasolina
  • Polo 1.0 TSI AT – 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina
  • Polo 1.4 TSI – 9,6 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina

Novo Polo 2023 – manutenção e revisão

Revisão Custo Custo Custo Custo
Quilometragem Preços 1.0 Preços 1.6 (fora de linha) Preços 1.0 TSI Preços 1.4 TSI
10.000 km R$ 605,17 R$ 678,49 R$ 647,94 Grátis
20.000 km R$ 668,44 R$ 741,76 R$ 711,21 Grátis
30.000 km R$ 594,94 R$ 668,26 R$ 637,71 Grátis
40.000 km R$ 926,67 R$ 1.082,61 R$ 1.297,97 R$ 1.357,67
50.000 km R$ 594,94 R$ 668,26 R$ 637,71 R$ 637,71
60.000 km R$ 668,44 R$ 741,76 R$ 711,21 R$ 780,46
TOTAL R$ 4.058,60 R$ 4.581,14 R$ 4.643,75 R$ 2.775,84

Novo Polo 2022 – Ficha Técnica

Motor

1.0 MPI

1.6 MSI (fora de linha)

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

999

Válvulas

12

16

12

Taxa de compressão

11,2:1

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 77 cv @ 6.450 rpm / Etanol: 84 cv @ 6.450 rpm

Gasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 117 cv @ 5.750 rpm

Gasolina: 109 cv @ 5.000 rpm / Etanol: 116 cv @ 5.000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,6 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 10,3 kgfm @ 3.000 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,5 kgfm @ 4.000 rpm

Gasolina: 16,8 kgfm @ 1.750 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas ou automática 6 marchas

Manual de 5 marchas ou Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção do Polo

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus do Polo

Rodas

Aço aro 15 polegadas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 ou 16 polegadas

Pneus

185/65 R15

185/65 R15

185/65 R15 ou 195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4074

4057

4074

Largura sem retrovisores (mm)

1751

1751

1751

Altura (mm)

1471

1468

1471

Distância entre os eixos (mm)

2566

2565

2566

Capacidades do Polo

Porta-malas (litros)

300

300

300

Tanque (litros)

52

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

395

427

398/424

Peso em ordem de marcha (kg)

1070

1083

1112/1146

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,333

0,333

0,333

Motor do Polo

GTS 1.4 TSI

Tipo Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1395
Válvulas 16
Taxa de compressão 10:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina/Etanol: 150 cv @ 4500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Gasolina/Etanol: 25,5 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo Automático de 6 marchas

Freios

Tipo Disco ventilado / disco sólido

Direção

Tipo Elétrica

Suspensão

Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Liga leve aro 17 polegadas
Pneus 205/50 R17

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm) 4068
Largura sem retrovisores (mm) 1751
Altura (mm) 1477
Distância entre os eixos (mm) 2564
Altura livre do solo (mm) 149

Capacidades

Porta-malas (litros) 300
Tanque (litros) 52
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 426
Peso em ordem de marcha (kg) 1214
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,34

Novo Polo 2022 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X