Carro da semana, opinião do dono: Creta Attitude 1.6 AT

hyundai creta attitude branco 12

Hoje trazemos para nossos leitores o relato do Diógenes a respeito de seu Hyundai Creta. Já se trata do terceiro relato que o Diógenes nos envia, tendo ele falado a respeito de dois HB20 anteriormente.

O primeiro relato dele entrou em detalhes do HB20 Comfort Style 1.6 que ele tinha em 2015. E depois ele nos explicou tudo sobre seu HB20X, que ele comprou no final de 2016, inclusive comparando com o modelo anterior.

Opinião do Dono

Hyundai Creta Attitude 1.6 Automático

Sou Diógenes de Oliveira, publicitário, solteiro, 27 anos. Moro no grande ABC/SP.

Motivo da escolha

Cliente da marca desde 2012, tive um HB20 1.6 Comfort Style Manual 2012 e um HB20X Premium 1.6 Automático 2017. Bastante satisfeito com o pós venda da marca, valores de revisão tabelados e confiabilidade da marca.

Versão e preço

A versão escolhida foi Attitude 1.6 Automática disponível para PCD, que com descontos ficou em R$ 54.662,16 na cor Branco Polar, sem adaptações.

hyundai creta attitude branco 11

Itens de série

A segunda leva dos Creta PCD, vieram bastante “depenados” com relação aos primeiros modelos, porém, ainda considerei uma boa compra tendo em vista o excelente relacionamento que já tenho com a marca.

O Creta veio de fábrica com ar condicionado manual, direção elétrica (muito mais leve que do HB20X), vidros elétricos, computador de bordo e piloto automático, além do irritante Stop and Go (que desliga o motor ao parar o carro e liga novamente ao tirar o pé do freio – sorte que dá para desativar), retrovisores elétricos (sem rebatimento), controle de estabilidade, volante com regulagem de altura e profundidade.

hyundai creta attitude branco 5

Acessórios colocados

Eu optei pelo Creta na versão Attitude, pois além de compensar mais com as duas isenções, ficaria mais fácil de montar o veículo de acordo com meus gostos pessoais.

Então instalei faróis de neblina, comando de som no volante (além do módulo interno), multimídia com TV, GPS, DVD e Bluetooth, módulo subida dos vidros na chave e onetouch descida nas 4 portas, rack de teto na cor preta (apenas estético), insulfilm, maçanetas internas em aço escovado, tampão do porta-malas, tapete bandeja do porta malas e tapetes internos.

Optei por manter o aplique dos para-choques em preto fosco pois ao meu ver, são mais bonitos que os cinza.

Coloquei também sensor de ré e câmera. Um dos objetivos era colocar um jogo de rodas aro 18 e a grade frontal cromada.

hyundai creta attitude branco 13

Conforto

O veículo tem porte superior aos concorrentes, na minha opinião. Tem mais espaço interno que o Kicks, Renegade e EcoSport.

A qualidade da montagem também me chamou atenção, segue o mesmo padrão do HB20, mas as peças me passam um aspecto mais robusto. Para viagens o carro é excelente, transporta tranquilamente 5 adultos e o porta-malas é surpreendente.

A textura dos bancos me agrada bastante, além dos comandos de vidro e retrovisores estarem em fácil acesso. Porta óculos e os demais porta objetos são muito úteis, porta revista atrás do banco do passageiro também ajuda.

hyundai creta attitude branco 2

O apoio de braço é em plástico mais macio, mas acho um pouco alto demais. A cabine é grande, assim como a visão para o motorista, diminuindo os pontos cegos pelo excelente para-brisa (acredito ser característica da maioria dos SUVs).

Um detalhe que me faz falta é a iluminação do porta-luvas. As portas não têm nenhum tipo de revestimento de tecido, mas não acredito ser algo que esteticamente faz tanta diferença.

Porém, os plásticos tem facilidade em manchar, ainda não identifiquei as causas.

Conduzindo o veículo, percebo que a posição elevada de dirigir é boa, além da direção elétrica ser realmente muito leve, o que facilita um as manobras e balizas.

hyundai creta attitude branco 14

Design

Apesar de ser algo completamente subjetivo, acredito que o design do Creta destoa um pouco da família HB20 e os demais Hyundai.

Porém, ainda considero um carro com “presença”. O porte é um grande diferencial, robusto e “superior”.

As perfumarias presentes nas versões mais caras só fazem falta aos mais atentos, pois dificilmente alguém que já andou no carro percebe que é uma “versão depenada”, ou dá falta de algum item de conforto.

hyundai creta attitude branco 10

Rodagem

O motor 1.6 me atende bem pois faço pequenas viagens (geralmente em duas pessoas) então, não sinto falta de um motor mais potente.

Na estrada mantenho sempre na velocidade máxima, o piloto automático ajuda muito e não percebo o consumo elevar com seu uso.

Nas ultrapassagens o veículo tem força e em subidas também. Só perde na arrancada no dia-a-dia, mas para suprir essa necessidade existem outros veículos (e outras categorias). O comportamento é bastante pacato.

O carro me atende no dia-a-dia e o consumo é o esperado para um SUV, mas nada comparado a Tucson 2.0 (risos), atualmente faz mais ou menos 8 km/l de gasolina na cidade com veículo vazio.

hyundai creta attitude branco 3

Pontos fortes

Na minha opinião, o design ainda impressiona, espaço interno sem igual e excelente pós venda (custo fixo de revisão, vale ressaltar o ótimo preço), além dos 5 anos de garantia.

Pontos fracos

Itens de série (na versão adquirida, porém ainda considero bom custo-benefício, apenas 2 opções de cor, falta de iluminação do porta-luvas.

hyundai creta attitude branco 8

Avaliação final

Apesar de não precisar de um SUV, optei por um pois gostaria de testar a categoria e fiquei bastante feliz com o veículo.

Fui surpreendido pela ótima posição de dirigir e também o espaço interno, além da qualidade na montagem.

hyundai creta attitude branco 6

Defeitos

O veículo apresentou alguns barulhos na cabine, rapidamente percebidos e resolvidos pela concessionária (um parafuso da porta solto – provavelmente na instalação dos acessórios) e o trilho do banco mal encaixado, também apresentou barulho na tampa traseira que foi solucionado.

Além disso o Stop and Go desliga o carro e não liga mais (ocorreu duas vezes).

Espero que gostem da avaliação que apesar de subjetiva tem objetivo de ajudar quem está na dúvida pelo veículo.

hyundai creta attitude branco 9

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.