Ford Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Sou proprietário de um Ford Fusion SEL 2.3 2008 e estou satisfeito com a proposta que o carro me ofereceu, a quase dois anos atrás eu decidi trocar de carro, queria elegância, conforto, desempenho agradável, máximo de opcionais possíveis a um preço “justo”, então decidi optar por um segmento de sedans grandes, que ao meu ver alia um bom nível de equipamentos, tecnologia,conforto e ao mesmo tempo um motor agradável.


Olhei o C4 Pallas, Jetta 2.5, A4 2004 entre outros, quando fui assinar a papelada sobre o Jetta 2006, ao fundo vi um Fusion Preto, de frente pra mim e com suas “enormes e brilhantes” rodas viradas, logo foi amor a primeira vista, na época o carro estava anunciado por 60mil reais (desvalorização devido ao novo Fusion), não pensei duas vezes, fui logo entrando no carro, observei primeiramente o acabamento, não chega a ser igual as novas BMW’s mas é muito bem acabado e de bom gosto,e superior aos concorrentes, então fechei negócio e levei o carro para casa. Até hoje me deu alegrias, mas confesso que a manutenção desse carro é bem mais cara que o normal.

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

O Ford Fusion é equipado com um motor Duratec 2.3 de 4 cilindros e 16v, montado em um bloco de alumínio desenvolvendo 162cv a 6.500RPM e um torque máximo de 20,7kgfm a 4500RPM, sua transmissão é automática de cinco marchas, sua suspensão é independente nas quatro rodas e ele vem equipado com ABS e EBD. O seu interior é bem espaçoso e agradável favorecido pelas medidas grandes da carroceria 4,83 metros, de comprimento, 1,83 metros de largura e 2,72 metros de distância entre eixos.


Agora vamos falar sobre seu motor, o 2.3 do Fusion é um tanto que pouco para o seu tamanho e seus 1432kg, mas nunca te deixa na mão em ultrapassagens, ele anda bem para o tamanho que tem, com velocidade limitada eletronicamente a 180km/h. O Fusion sai do 0 e chega aos 100km/h em mais ou menos 10,8 segundos, um desempenho tanto quanto agradável, é um motor diferente do Mondeo que não andava bem e não vendeu quase nada (Foi substituído pelo Fusion no Brasil).

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Seu câmbio é bem macio, 5 marchas, o que me agrada é que basta apenas uma pequena tirada do pé no acelerador que ele muda a marcha com precisão e suavidade. Os freios são bem completos, com ABS, EBD e BAS que freiam o grandalhão muito bem. Uma das coisas que se destacam são seus equipamentos de série: Ar-condicionado digital, direção hidráulica, rodas de liga leve R17, pintura metálica,luzes de cortesia,controle do som no volante, CD player com bandeja de 6 CDs com MP3 e saída auxiliar, cambio automático, computador de bordo, cruise control, bancos de couro, vidros e travas elétricos, espelho elétrico, retrovisor eletrocrômico, air bags frontais e laterais,banco com ajustes elétricos,banco com ajuste lombar,ajuste de profundidade e altura do volante,sensor de estacionamento,farol de neblina, sensor de luminosidade, bancos traseiros rebatíveis,na verdade o único opcional no Fusion é o teto solar,o Ford é equipado com alguns itens que você só encontra em carros de luxo,mas a falta de luz no porta luvas me deixa irritado nas noites, seu porta malas imenso armazena 530 litros, no espaço interno o Fusion dá um show, acomoda facilmente 3 pessoas atrás sem nenhum desconforto.

Sobre o acabamento, o Fusion é bom em algumas coisas e ruins em outras, por exemplo, as portas e o painel são forrados com uma espuma de bom gosto, mas em outras partes tem um plástico duro e vagabundo. Por fora podemos notar que seus traços são bem definidos e de bom acabamento, chamando atenção na rua, até mesmo hoje em dia, uma coisa que acho simplesmente lindo são as lanternas transparentes, de ótimo gosto, que já não é tão assim no modelo novo, creio que seja um pecado, simplesmente pelo seu tamanho, mas os retrovisores não rebatem, ou seja, qualquer encostada, você simplesmente ganhará prejuízo, uma coisa que acho muito legal e passa um ar de luxo, é o código na porta, que serve para trancar o carro, abrir o mesmo e abrir o parta malas, várias pessoas me perguntam, “porque esses botões?”, e a resposta é, para passar um ar de carro mais caro, pois é essa impressão que esse carro passa.

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Você que está lendo essa matéria, acha que esse Fusion custa quanto? 60mil? 50mil? Não não , hoje em dia já é possível achar esse carro sendo vendido a 36mil (Fusion 2006 na Webmotors), e é essa idéia que o carro te passa,um carro grande e robusto e muito caro, hoje ele é um ‘’ótimo” custo x beneficio para quem quer um carrão e não quer gastar muito dinheiro, mas prepare-se para a manutenção. Recentemente perdi a chave original (que por sinal é muito feia, nem é canivete) do meu Fusion, liguei na autorizada perguntando quanto seria o valor de uma nova confecção, e nada mais nada menos que R$600,00 então liguei para vários chaveiros, R$700, é a primeira vez que eu vejo um serviço de fora ser mais caro que a própria autorizada, a minha sorte foi que achei a chave reserva.

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

O carro em si é muito bom, porém tem um consumo elevado chegando a fazer 8km/l na cidade e 11km/l na estada, coisa que um Azera V6 faz, a ausência de um câmbio com 6 marchas deixou o consumo dele um tanto quanto mais exagerado, o carro é bonito, elegante, traz conforto, tecnologia, muitos mimos e potência. É muito difícil sair de um Ford Fusion, até por que hoje em dia no mercado são poucos modelos que conseguem chegar aos seus pés, nem mesmo os carros mais novos chegam perto de um Fusion 2008. O próximo carro deverá ser um Azera 2011, simplesmente pelo fato de que quando se tem um carro na altura do Fusion você não vai se contentar com um simples motor 2.0 e itens que qualquer carro tem.

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Aqueles que gostaram da proposta do carro, fico feliz e indico para possível compra, só aviso antes, a manutenção do carro é realmente cara! Um pneu em Brasília sai por cerca de R$800 a R$900 cada (original). Sei que isso está mais para um artigo de marketing, mas o carro merece, e parabéns a Ford. Um grande abraço. Viva o NA!

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008

Por Rafael Tavares Dias

Carro da semana, opinião de dono: Fusion SEL 2.3 2008
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email