Assim como um dia fez no Brasil, bem antes da CAOA, a Chery se estabelece agora na Espanha, onde chega com investimento de €400 milhões em parceria com a espanhola EV Motors, na busca de fixar-se definitivamente na Europa.
Apesar de ser a Chery a ser a dona da operação, o primeiro carro a ser feito lá será o Omoda 5, modelo que nos próximos dias será lançado também no mercado brasileiro.
Ocupando a antiga fábrica da Nissan, em Barcelona, a Chery pretende ainda produzir o Jaecoo 7 na mesma instalação, fazendo assim uma dupla que também será vista no Brasil.
A planta, que conta com o apoio do governo espanhol, fará até 150.000 carros por ano em 2030, quando pretende ser uma das maiores exportadoras do mundo. Em contrapartida, a EV Motors – que adquiriu os direitos sobre a antiga marca Ebro – fará dois modelos de SUVs híbridos do tipo plug-in.
Eles usarão a tecnologia da Chery e a experiência da Espanha poderia ser repetida no Brasil, onde a montadora chinesa está trazendo as marcas Omoda e Jaecoo, cujos produtos serão similares aos feitos na Espanha.
Aqui, a Chery ainda é dona da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, assumida pela Caoa Chery na parceria com o grupo brasileiro, mas como ela não está operando. O que se sabe é que existe a promessa de produção em 2025.
Esta seria de carros eletrificados, o que parece o caso da própria Chery com os Omoda 5 e Jaecoo 7, permitindo assim que a montadora não pague impostos de importação nos prazos vigentes ao nacionalizar seus produtos.
Com uma planta já montada às margens da rodovia Presidente Dutra e ainda com um parque e espaço para fornecedores, a Chery pode aproveitar toda a instalação e assim atingir uma marca semelhante ao da unidade Espanha nos próximos anos.
Além disso, teria ainda espaço para um centro de pesquisa e desenvolvimento, assim como produção de motores flex para os conjuntos híbridos.
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