![nivus kicks nivus kicks](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/nivus-kicks.jpg)
O visual é diferente e isso talvez faça os compradores de Nivus e Kicks serem de grupos distintos.
Mas poucos comparativos dentro do segmento de SUVs são tão apertados quanto o que você verá abaixo.
Os modelos da Volkswagen e Nissan tiveram um desempenho muito próximo nas vendas no ano passado, e isso passa por diversos aspectos onde eles se equivalem.
Mesmo assim, um deles saiu vencedor nessa briga.
Confira!
![volkswagen nivus 3 volkswagen nivus 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-3.jpg)
Kicks tem preço de hatch completo
Com uma linha bem menor desde seu lançamento no mercado brasileiro, o Nivus 2024 concentra seus preços na faixa onde estão as versões intermediárias e topo de linha do rival da Nissan.
O Volkswagen usa sempre o mesmo motor 1.0 TSI, mudando apenas o conteúdo da lista de equipamentos em cada versão.
A Comfortline, que já começa bem equipada, parte de R$ 132,4 mil.
Enquanto isso, a mais cara Highline chega perto dos R$ 150 mil, mas as duas tem os mesmos valores desde o ano passado.
Aliás, a marca tem promovido diversas promoções com descontos generosos para o modelo, junto com outros SUVs de sua linha.
Veja quanto custa cada versão do Nivus 2024:
- Nivus Comfortline 200 TSI AT – R$ 132.390
- Nivus Highline 200 TSI AT – R$ 149.390
![nissan kicks xplay (3) nissan kicks xplay (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/nissan-kicks-xplay-3.jpg)
Se o rival acima tem a linha mais enxuta no segmento de SUVs, o Kicks 2024 vai na direção oposta.
São sete versões, todas com o mesmo motor 1.6 aspirado ligado ao câmbio CVT, formando um conjunto bem tradicional.
A linha conta com as versões Active (uma delas com a central multimídia), começando em menos de R$ 113 mil, um valor digno de hatch completo por aqui.
A opção Sense é um pouco mais equipada, saindo por R$ 118,3 mil.
Na faixa intermediária está a Advance, que fica entre R$ 134,3 mil e R$ 136,5 mil com o opcional do Pack Plus (acabamento premium).
Finalmente, a Exclusive fica próxima dos R$ 150 mil e tem o Pack Tech como opcional, com itens de assistência ao condutor.
Ainda que os preços finais sejam bem similares ao Nivus, o modelo da Nissan começa numa faixa bem mais acessível e por isso leva a melhor nesse primeiro quesito.
Confira os preços do Kicks 2024:
- Kicks Active 1.6 CVT – R$ 112.990
- Kicks Active 1.6 CVT + Multimídia – R$ 114.990
- Kicks Sense 1.6 CVT – R$ 118.290
- Kicks Advance 1.6 CVT – R$ 134.290
- Kicks Advance 1.6 CVT + Pack Plus – R$ 136.490
- Kicks Exclusive 1.6 CVT – R$ 148.290
- Kicks Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech – R$ 150.290
VENCEDOR: Kicks.
![volkswagen nivus 2024 comeri santos (3) volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2024-comeri-santos-3.jpg)
Tecnologia ou segurança?
Deixando de lado as versões mais em conta do modelo japonês, podemos fazer duas comparações entre os SUVs para descobrir qual deles é mais equipado.
E a primeira é entre o Nivus Comfortline (R$ 132.390) e o Kicks Advance (134.290).
O modelo da VW sai na frente ao oferecer ACC, faróis em LED, alerta de colisão frontal, saída traseira do A/C, trocas de marcha no volante, start/stop e carregador por indução.
Enquanto isso, o Nissan tem apenas faróis com acendimento automático, chave presencial e rodas aro 17 como itens exclusivos.
Ambos vem com seis airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente em rampas, alerta de pressão dos pneus, sensores traseiros e central multimídia com espelhamento de celular (de 8″ no Kicks e 10″ no Nivus).
Já na comparação entre as versões mais caras, a situação se inverte.
Enquanto o Nivus Highline (R$ 149.390) tem sensores dianteiros, indicador de fadiga e sensor de chuva, o Nissan Exclusive (R$ 150.290) vem com câmera 360º, assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de som Bose.
Ou seja, no primeiro caso o VW se mostra mais vantajoso, mas nas versões mais caras o Nissan mostra suas qualidades, especialmente nos equipamentos de segurança.
VENCEDOR: Empate.
![volkswagen nivus 2 volkswagen nivus 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-2.jpg)
Motor turbo é sempre melhor?
Enquanto alguns rivais tem motores diferentes dependendo da versão, os dois SUVs nesse comparativo usam sempre o mesmo conjunto mecânico em suas configurações.
O Nivus segue apostando no propulsor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.
Ele chega aos 100 km/h em 9,9 segundos e tem velocidade máxima de 189 km/h.
Já o Kicks ainda não abriu mão do motor 1.6 aspirado, que entrega 113 cv e 15,3 kgfm, sempre com transmissão CVT. Como esperado, o desempenho é mais tímido: 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e máxima de 175 km/h.
No consumo, a motorização turbo da Volkswagen também se mostra mais eficiente, com vantagem em todas as medições.
A maior diferença aparece com na cidade, onde o Nivus chega a quase 12 km/l com gasolina.
Consumo | Kicks | Nivus |
Cidade – etanol | 7,8 | 8,3 |
Cidade – gasolina | 11,4 | 11,9 |
Estrada – etanol | 9,5 | 9,9 |
Estrada – gasolina | 13,8 | 14,1 |
VENCEDOR: Nivus.
![nissan kicks 2024 iremoc santos (3) nissan kicks 2024 iremoc santos (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/nissan-kicks-2024-iremoc-santos-3.jpg)
Espaço interno quase igual
Quem precisa de espaço interno e prioriza esse aspecto na busca por um SUV talvez não dê preferência ao Nivus. O alemão sempre se destacou em outros aspectos, como no visual cupê.
E os números comprovam isso, com o Kicks sendo 5 cm maior (4,31 x 4,26), 10 cm mais alto (1,59 x 1,49) e tendo 5 cm a mais no entre-eixos (2,61 x 2,56).
Além disso, os dois tem quase a mesma largura (1,76 x 1,75), mas também com vantagem para o modelo da Nissan.
Na prática, os ocupantes do banco traseiro vão perceber um espaço ligeiramente maior no Kicks, mas a diferença não é tão grande. Além disso, o banco acomoda melhor o corpo e o espaço para os pés é mais generoso.
No Nivus, onde o espaço é quase igual, a movimentação dos pés fica bem mais limitada.
Ele não tem alça de segurança como o rival, mas oferece iluminação individual no teto, porta USB (o rival tem tomada 12V) e a tão necessária saída do ar-condicionado.
No porta-malas, seguimos com a mesma regra do espaço interno, com uma pequena vantagem para o lado japonês dessa disputa.
O Kicks tem 432 litros, enquanto o Nivus oferece 415 litros, e ambos tem ganchos para pendurar sacolas e iluminação no compartimento.
VENCEDOR: Kicks.
![Nivus 001 Nivus 001](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/Nivus_001-1024x768.jpg)
O Nivus é mais barato nas revisões
Os dois modelos oferecem garantia de 3 anos e não tem qualquer diferença no valor das revisões entre suas versões, pois o conjunto mecânico é sempre o mesmo.
Mesmo assim, existe uma grande diferença, que quase sempre aparece quando o comparativo envolve um carro da VW.
Estamos falando do programa Revisão de Série, onde as três primeiras paradas na concessionária são gratuitas.
Com isso, o valor total até os 60.000 km não chega a R$ 3,2 mil, enquanto o Kicks fica próximo de R$ 4,5 mil no mesmo período.
É bom destacar que a Nissan tem uma tabela de revisões com apenas dois valores, próximos de R$ 600 e R$ 900, abaixo da maioria dos rivais em nosso mercado.
Mesmo assim, fica difícil competir contra um modelo que não cobra nada até os 30 mil km.
Revisões | Nivus | Kicks |
10.000 km | (sem custo) | R$ 594,00 |
20.000 km | (sem custo) | R$ 891,00 |
30.000 km | (sem custo) | R$ 594,00 |
40.000 km | R$ 1.554,45 | R$ 891,00 |
50.000 km | R$ 757,36 | R$ 594,00 |
60.000 km | R$ 852,16 | R$ 891,00 |
TOTAL | R$ 3.163,97 | R$ 4.455,00 |
VENCEDOR: Nivus.
![volkswagen nivus 5 volkswagen nivus 5](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/volkswagen-nivus-5.jpg)
Uma vantagem mínima nas vendas
A disputa entre esses modelos foi bem próxima em todos os quesitos, e isso não poderia ser diferente quando falamos sobre suas vendas.
Em 2023, eles disputaram a 5ª posição até o último mês, mas o Nivus se deu melhor.
Foram 52.103 unidades no acumulado do ano, com 6,66% de participação no segmento dos SUVs.
Enquanto isso, o Kicks ficou com 50.778 emplacamentos e 6,49% de participação, fechando o ano na 6ª posição.
Em 2024, olhando para os números de janeiro, o Kicks deu o troco. Ele começou o ano vendendo 4.074 unidades e garantindo a 3ª posição, enquanto o Nivus ficou na 5ª colocação com 3.538 modelos vendidos.
Mesmo assim, o modelo da VW segue na frente. Se fosse possível somar as vendas do início de 2024 com o ano anterior, o modelo alemão ainda teria uma vantagem de quase 800 unidades.
Mas a briga entre os dois promete ser acirrada nos próximos meses.
VENCEDOR: Nivus.
![nissan kicks xplay (5) nissan kicks xplay (5)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/nissan-kicks-xplay-5.jpg)
Conclusão
Poucas vezes tivemos uma briga tão apertada entre dois SUVs, mas o Nivus conseguiu ganhar essa disputa.
Ele foi o melhor na motorização, comprovando que os propulsores turbinados são mais eficientes (em breve a Nissan vai entrar na onda quando lançar o Kicks nacional).
Além disso, suas revisões são bem mais baratas que o rival no intervalo até os 60 mil km, o que é interessante para o bolso do dono.
Finalmente, ele também ficou na frente quando o assunto é o desempenho nas vendas.
Do outro lado, o Kicks é um SUV mais barato, começando na faixa dos R$ 113 mil com o mesmo conjunto mecânico das versões mais caras.
E ele também é um pouco mais espaçoso, seja para os ocupantes traseiros ou no porta-malas. O único empate dessa briga foi no nível de equipamentos.
Fichas técnicas
Kicks |
Nivus |
|
Preço | R$ 112.990 a R$ 150.290 | R$ 132.390 a R$ 149.390 |
Motor | 1.6 aspirado | 1.0 TSI |
Potência e torque | 113 cv e 15,3 kgfm | 128 cv e 20,4 kgfm |
Câmbio | CVT de 6 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 11,8s e 175 km/h | 9,9s e 189 km/h |
Consumo cidade | 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) | 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) |
Consumo estrada | 9,5 km/l (E) e 13,8 km/l (G) | 9,9 km/l (E) e 14,1 km/l (G) |
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 205/60 R16 ou 205/55 R17 |
Medidas | comprimento, 4,31 m; altura, 1,59 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,61 m | comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m |
Tanque | 41 litros | 52 litros |
Porta-malas | 432 litros | 415 litros |
Peso | 1.122 kg a 1.139 kg | 1.238 kg |
![google news2](https://www.noticiasautomotivas.com.br/google-news2.png)
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!