A Stellantis tem vários SUVs e picapes no Brasil, assim como alguns hatches, mas somente um sedã e este é o Fiat Cronos. Filho único num mercado polarizado pela sigla “mágica”, o três volumes argentino segue sendo a opção do gênero no grupo.
Com 200 mil unidades vendidas no Brasil, desde 2018, o Cronos sucedeu aos bem-sucedidos Fiat Siena e Grand Siena, trazendo a mesma plataforma do Argo e com um porta-malas de 525 litros, além de mecânica atual confiável.
Tendo vendido 3.400 carros em abril, o Cronos ampliou as vendas em 17,6% no segmento de sedãs compactos. No acumulado de 2024 já são mais de 9.800 veículos. Em 2023 o modelo teve um aumento de 22% nas vendas em relação ao ano anterior.
Fabricado em Córdoba, na Argentina, o Fiat Cronos simplificou a vida com a eliminação do motor E.torQ 1.8 e da transmissão automatizada GSR-Comfort, apesar de, na mudança, perder também o câmbio automático de seis marchas da Aisin.
Todavia, ganhou o eficiente motor 1.0 8V Firefly e o câmbio CVT no motor Firefly 1.3 8V, optando por uma mecânica mais frugal e menos pretensiosa, preservando o bom espaço interno e os atributos que fazem dele uma opção interessante.
Concorrendo num segmento forte, só perde para o Chevrolet Onix Plus, o preferido do brasileiro entre os sedãs. Como destaque em equipamentos, tem na versão Drive 1.3 o pack S-Design que traz itens como faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, câmera de ré, rodas de liga leve com acabamento escurecido e interior escurecido com acabamento exclusivo.
Tem ainda multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas e Android Auto e Apple Car Play em todas as quatro versões. Apresentando um visual expressivo, o Fiat Cronos ainda se mantém como um produto atual, mesmo já tendo passado por um facelift. Lá fora, ele é vendido em 10 países, sempre com a produção centrada no norte do país vizinho.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!