Aprenda como agem os controles de estabilidade e de tração

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O fim de 2013 foi bem agitado no mercado nacional por causa da obrigatoriedade de airbag duplo e freios com ABS nos carros nacionais. Mas se engana quem pensa que apenas estes itens são suficientes para prover segurança em um automóvel nos dias atuais.

Os controles de estabilidade e tração estão na lista dos itens que já estão disponíveis para ampliação da proteção de passageiros e mesmo de terceiros. Eles estão intimamente relacionados com os freios ABS.

É verdade que alguns modelos fabricados e vendidos no Brasil já oferecem estas tecnologias, mas infelizmente ainda vai demorar para que estejam de fato disponíveis em todos os carros brasileiros.

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Controle de estabilidade

Como funcionam esses sistemas? O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.

O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e rapidamente identifica aquela que está perdendo aderência, acionando o freio daquela unidade, corrigindo a trajetória do veículo e evitando que o mesmo rode na pista ou saía excessivamente no tangenciamento da curva.

Alguns automóveis utilizam o ESP junto com outros sistemas, ampliando assim a atuação desta tecnologia.

Assim, há controle de estabilidade com influência sobre o sistema de direção ou mesmo agregado ao controle de condução dinâmica, que geralmente oferece modos de dirigir com vários níveis de atuação do ESP, oferecendo maior ou menor (ou até mesmo a ausência total de assistência) ação sobre os freios.

O ESP é uma tecnologia que já está se tornando obrigatória na Europa e equipa carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, bem como até motocicletas.

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Controle de tração

O controle de tração ou TCS (Traction Control System) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução.

Em pisos molhados, com neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis.

A tecnologia geralmente é associada com o ESP, mas em alguns casos, o torque pode ser gerenciado pelo diferencial eletrônico ou pelo próprio conjunto propulsor.

Alguns veículos nacionais (incluindo ônibus e caminhões) utilizam o TCS de série ou em forma de opcional. O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados.

Há casos em que o controle de tração também atua diretamente em curvas, sendo chamado de “controle de torque vetorial”, já que aumenta o torque em uma das rodas a fim de fazer com que o carro mantenha uma trajetória mais dentro da curva.

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Várias tecnologias adicionais permitem também melhor distribuição de torque entre os eixos ou entre as rodas, garantindo maior controle do veículo, embora com custo muito maior que os sistemas mais comuns.

Estes dispositivos podem incluir motores elétricos e até barras estabilizadoras com rigidez controlável, por exemplo.

Outros agregam suspensão adaptativa com amortecedores eletrônicos ou magnéticos ou mesmo câmaras (eletro) pneumáticas para compensar inclinação de carroceria, arrancada, descida, curvas em maior velocidade e transposição de obstáculos e terrenos difíceis no off-road, entre outros.

Perguntas Frequentes

Quando devo utilizar o controle de tração?

O controle de tração é especialmente útil em situações de baixa aderência, como em estradas molhadas ou com neve, ou em terrenos acidentados.

Qual é a função do controle de estabilidade?

O controle de estabilidade é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança. Ele ajuda a manter o veículo na trajetória desejada, reduzindo o risco de derrapagens e capotamentos.

Quando devo desligar o controle de estabilidade?

O controle de estabilidade deve ser mantido ligado em condições normais de condução. No entanto, em situações de off-road ou em estradas de terra, pode ser necessário desligá-lo temporariamente para permitir que as rodas patinem e o veículo possa se mover em terrenos difíceis.

Como funciona o controle de tração em motos?

O controle de tração em motos funciona de forma semelhante ao de um carro, evitando que as rodas patinem em superfícies escorregadias ou em curvas fechadas. No entanto, em motos, o controle de tração é ainda mais importante, pois a perda de aderência pode levar a quedas graves.

Como funciona o controle de tração e estabilidade?

O controle de tração e estabilidade é um sistema que usa sensores para monitorar a velocidade das rodas e a direção do veículo. Quando as rodas começam a patinar ou o veículo começa a perder a estabilidade, o sistema atua diretamente nos freios, reduzindo a velocidade de uma ou mais rodas para manter o veículo na trajetória desejada.

É possível instalar controle de tração e estabilidade em um veículo?

Sim, é possível instalar sistemas de controle de tração e estabilidade em veículos que não possuem esses recursos de fábrica. No entanto, isso teria um custo muito alto, por isso é melhor trocar o seu carro por um que tenha estes sistemas.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X