Como deixar o carro automático “solto” na garagem?

shift lock release (1)
shift lock release (1)

Em alguns prédios, é necessário deixar o carro “solto” na garagem, para que o manobrista possa o movimentar, para retirar outros carros que estejam impedidos de passar por ali.

Isso é fácil de ser feito com um carro com câmbio manual. Basta o deixar em ponto morto e com o freio de estacionamento acionado.

Mas como fazer isso com um carro automático?

Vamos ver:

Muitos carros com câmbio automático não permitem que o carro seja trancado caso o câmbio não esteja na posição P. Alguns modelos nem mesmo liberam a chave do contato caso o câmbio não esteja no P.

O bom é que existe uma função que permite deixar o carro automático solto sem que seja preciso deixar a chave no carro.

A solução é uma pequena chave, chamada “shift lock release”, que tem um mecanismo que libera a trava do câmbio.

shift lock release (2)
shift lock release (2)

OBS: O texto fala sobre modelos antigos, que usam câmbio de acionamento mecânico. Nos modelos mais atuais o câmbio tem acionamento eletrônico, e não é preciso acionar nenhuma trava mecânica: o câmbio pode ser liberado através da central multimídia, ou através de uma sequência específica de comandos (varia de carro pra carro). Exemplo: No Peugeot 308 o câmbio tem acionamento eletrônico e basta colocar em neutro, desligar, ligar de novo e em até 5s colocar novamente em neutro. Pronto, pode desligar o carro que irá permanecer em N. (Agradecemos ao leitor th!nk.t4nk pela dica.)

Este sistema destrava o solenóide que bloqueia o câmbio, e não serve apenas para deixar o carro se movimentar sem a chave, mas também para momentos em que o carro tiver uma pane elétrica, liberando o carro que ficaria totalmente travado sem isso.

Em alguns modelos mais antigos, como Toyota Corolla, Ford EcoSport, Honda Civic e Honda Fit, existe uma pequena ranhura perto da alavanca do câmbio, por onde você libera o câmbio da posição P.

Em alguns casos, é preciso usar uma chave de fenda, em outros casos, a liberação é feita com a própria chave do carro, o que facilita bastante.

No caso de alguns outros carros, é necessário desmontar algum componente da parte interna para se alcançar essa chave.

shift lock release (3)
shift lock release (3)

No Peugeot 307, é assim, é preciso retirar o porta-copos que fica logo à frente do câmbio para ver a chave. Para modelos Volkswagen, geralmente é necessário abrir o console.

Esse tipo de localização mais escondida da chave que libera o câmbio automático é uma questão de segurança, para que ninguém quebre os vidros do carro e simplesmente encaixe uma chave de fenda na trava com muita facilidade e rapidez.

E no caso de carros que tenham a alavanca de câmbio na coluna de direção, a chave fica meio escondida em algum ponto da própria coluna.

Para descobrir a localização dessa chave no seu carro, consulte o manual do proprietário, que tem as explicações necessárias para se fazer o procedimento todo.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.