Como deixar a direção mecânica mais leve?

mecanico direcao mecanica
mecanico direcao mecanica

A direção mecânica é conhecida por ser mais pesada e exigir maior esforço do motorista, do que a direção com assistência hidráulica ou elétrica.

No entanto, existem algumas dicas e técnicas que podem ajudar a deixar a direção mecânica mais leve e facilitar a condução do veículo.

Confira:

Aumentar a pressão dos pneus

A calibragem dos pneus vai influenciar diretamente em quão pesado o volante parece ficar.

Digamos que seu veículo tenha no manual do proprietário a indicação para se usar 30 libras nos quatro pneus, quando o peso colocado no carro for médio, até três pessoas, sem bagagem no porta-malas, etc.

Se você deixar esses pneus com 26 libras, o volante vai parecer muito mais pesado.

O contrário também é verdade, se você aumentar a pressão para 32 ou 34 libras, o volante irá ficar mais leve.

Vale a pena fazer um experimento, aumentando um pouco a pressão e analisando como ficou o comportamento do volante.

OBS.: É bom lembrar que se a pressão dos pneus for aumentada exageradamente, isso irá causar que os pneus fiquem gastos somente no centro da banda de rodagem, é bom não exagerar.

Não usar volante esportivo, pequeno demais

Até que essa moda já passou.

Hoje não se usam mais aqueles volantes minúsculos que as pessoas colocavam em Fusca, Chevette e outros carros antigos, para dar a sensação de que estavam em algum tipo de carro de corrida.

Mas é bom lembrar que se você tiver colocado um volante menor no seu carro, mesmo que pouca coisa menor, isso já faz com que seja necessário muito mais força para virar o volante.

É até possível usar volantes diferenciados, mas desde que eles sejam do mesmo tamanho do volante original do carro.

Trocar a bucha e lubrificar a caixa de direção

A caixa de direção hidráulica usa óleo para multiplicar a força do motorista, ao virar o volante para um lado ou outro.

No caso da caixa mecânica, não se usa óleo, mas ela deve receber uma lubrificação interna, além também de ter uma bucha, que se estiver desgastada, é bom fazer a troca.

A lubrificação adequada reduz o atrito entre as peças e melhora a suavidade da direção.

Perguntas frequentes

Por que a direção mecânica pode ficar pesada?

A direção mecânica pode ficar pesada por causa dos pneus com calibragem baixa, por se usar um volante esportivo pequeno demais, ou por falta de lubrificação na caixa de direção.

Como deixar a direção mecânica mais leve?

Algumas dicas para deixar a direção mecânica mais leve incluem lubrificar a caixa de direção regularmente, verificar e ajustar a cambagem do veículo e manter a manutenção em dia.

Quais são os benefícios da direção hidráulica?

A direção hidráulica oferece uma condução mais leve e suave, exigindo menos esforço do motorista. Nas manobras, a diferença entre a direção hidráulica e a direção mecânica é ainda mais evidente, tornando as manobras mais fáceis e precisas.

Quais cuidados devo ter com a direção mecânica?

Alguns cuidados importantes para preservar a direção mecânica incluem evitar bater em buracos e obstáculos, evitar esterçar as rodas com o veículo parado e evitar manobras bruscas.

É possível fazer melhorias na direção mecânica?

Sim, é possível instalar uma caixa de direção com relação mais rápida, que facilita as manobras e reduz o esforço necessário para esterçar as rodas. No entanto, é importante consultar um profissional especializado antes de realizar qualquer modificação.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.