Um sistema que antes era visto somente em carros bem mais caros, o freio de estacionamento elétrico está presente em um número cada vez maior de carros comuns.
Exemplo disso é o Jeep Renegade, que em algumas versões mais antigas pode ser encontrado por menos de R$ 70.000 no mercado de usados.
O modelo tem o freio de estacionamento elétrico desde seu lançamento no Brasil, em abril de 2015.
Mas, como é feita a regulagem desse tipo de freio? E sua manutenção?
Regulagem do freio de estacionamento elétrico
Apesar do freio de estacionamento elétrico ser um sistema moderno que não exige o acionamento de uma alavanca, sua atuação sobre o sistema de freios ainda é bem simples.
Um motor elétrico é acionado pelo botão no console do carro, então ele puxa o cabo de aço comum que é conectado ao freio traseiro.
A regulagem, neste caso, é feita através do ajuste da folga do cabo, por um parafuso próprio que está ali justamente para isso.
Mas, em outros modelos, pode ser que o sistema de freio de estacionamento elétrico seja um pouco diferente.
Ali existem dois motores elétricos que acionam diretamente o freio traseiro. Este tipo de sistema é mais caro e mais sofisticado.
Neste caso, sua regulagem é automática, por meio de sensores de pressão. Aí o sistema todo dispensa quaisquer tipos de regulagens.
Só vai exigir uma manutenção quando apresentar problemas.
Diferenças entre o freio de estacionamento elétrico e o freio de mão tradicional
Característica | Freio de mão tradicional | Freio de estacionamento elétrico |
---|---|---|
Acionamento | Alavanca mecânica | Botão elétrico |
Sistema | Mecânico e a cabo | Elétrico e hidráulico |
Espaço interno | Limitado pela alavanca | Otimizado |
Facilidade de uso | Moderada | Elevada |
Custo de manutenção | Menor | Maior |
Integração ao ABS | Não se aplica | Modulação de pressão em falhas |
Perguntas frequentes
Como é realizada a manutenção e regulagem do freio de estacionamento elétrico?
A manutenção do freio de estacionamento elétrico precisa de uma revisão periódica. Também são feitos testes para checar se tudo está funcionando bem. Ferramentas específicas ajustam os cabos e a parte eletrônica.
A regulagem pode exigir troca de peças e atualização do software. Por isso, um técnico qualificado deve fazer esse serviço.
O que é o Freio de Estacionamento Elétrico e como ele funciona?
Ele substitui o sistema mecânico antigo por um acionamento eletrônico. Ele usa motores elétricos para frear as rodas traseiras. Isso é feito pressionando um botão.
O sistema trabalha junto com o ABS. Isso melhora a segurança e facilita o uso do freio de estacionamento.
Quais as diferenças entre o freio elétrico e o freio de mão tradicional?
A principal diferença do sistema elétrico para o tradicional é como se aciona: um é eletrônico, o outro é manual. O elétrico tem vantagens como automatizar a frenagem e funcionar com o ABS. Também aproveita melhor o espaço interno do carro.
Quais são as vantagens e os recursos do Freio EPB?
O Freio EPB traz vários benefícios, como mais espaço no carro e uso fácil. O acionamento é rápido e seguro. Tem recursos avançados: ativa ou desliga sozinho conforme a inclinação e trabalha com sistemas de segurança. Tudo isso protege mais quem está dirigindo e os passageiros.
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