Como é feita a manutenção e regulagem do freio de estacionamento elétrico?

botao freio estacionamento
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Um sistema que antes era visto somente em carros bem mais caros, o freio de estacionamento elétrico está presente em um número cada vez maior de carros comuns.

Exemplo disso é o Jeep Renegade, que em algumas versões mais antigas pode ser encontrado por menos de R$ 70.000 no mercado de usados.

O modelo tem o freio de estacionamento elétrico desde seu lançamento no Brasil, em abril de 2015.

Mas, como é feita a regulagem desse tipo de freio? E sua manutenção?

Regulagem do freio de estacionamento elétrico

Apesar do freio de estacionamento elétrico ser um sistema moderno que não exige o acionamento de uma alavanca, sua atuação sobre o sistema de freios ainda é bem simples.

Um motor elétrico é acionado pelo botão no console do carro, então ele puxa o cabo de aço comum que é conectado ao freio traseiro.

A regulagem, neste caso, é feita através do ajuste da folga do cabo, por um parafuso próprio que está ali justamente para isso.

Mas, em outros modelos, pode ser que o sistema de freio de estacionamento elétrico seja um pouco diferente.

Ali existem dois motores elétricos que acionam diretamente o freio traseiro. Este tipo de sistema é mais caro e mais sofisticado.

Neste caso, sua regulagem é automática, por meio de sensores de pressão. Aí o sistema todo dispensa quaisquer tipos de regulagens.

Só vai exigir uma manutenção quando apresentar problemas.

Diferenças entre o freio de estacionamento elétrico e o freio de mão tradicional

Característica Freio de mão tradicional Freio de estacionamento elétrico
Acionamento Alavanca mecânica Botão elétrico
Sistema Mecânico e a cabo Elétrico e hidráulico
Espaço interno Limitado pela alavanca Otimizado
Facilidade de uso Moderada Elevada
Custo de manutenção Menor Maior
Integração ao ABS Não se aplica Modulação de pressão em falhas

Perguntas frequentes

Como é realizada a manutenção e regulagem do freio de estacionamento elétrico?

A manutenção do freio de estacionamento elétrico precisa de uma revisão periódica. Também são feitos testes para checar se tudo está funcionando bem. Ferramentas específicas ajustam os cabos e a parte eletrônica.

A regulagem pode exigir troca de peças e atualização do software. Por isso, um técnico qualificado deve fazer esse serviço.

O que é o Freio de Estacionamento Elétrico e como ele funciona?

Ele substitui o sistema mecânico antigo por um acionamento eletrônico. Ele usa motores elétricos para frear as rodas traseiras. Isso é feito pressionando um botão.

O sistema trabalha junto com o ABS. Isso melhora a segurança e facilita o uso do freio de estacionamento.

Quais as diferenças entre o freio elétrico e o freio de mão tradicional?

A principal diferença do sistema elétrico para o tradicional é como se aciona: um é eletrônico, o outro é manual. O elétrico tem vantagens como automatizar a frenagem e funcionar com o ABS. Também aproveita melhor o espaço interno do carro.

Quais são as vantagens e os recursos do Freio EPB?

O Freio EPB traz vários benefícios, como mais espaço no carro e uso fácil. O acionamento é rápido e seguro. Tem recursos avançados: ativa ou desliga sozinho conforme a inclinação e trabalha com sistemas de segurança. Tudo isso protege mais quem está dirigindo e os passageiros.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.