Como estacionar carros (passo a passo)

estacionamento 9

Estacionar um carro não é algo que se aprende de um dia pro outro. Se você tem experiência com automóveis e outros tipos de veículo, isso pode ser uma coisa boba, mas para quem é novo em termos de CNH, não é exatamente assim.

A manobra para estacionamento é um dos pontos cruciais no teste para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e, todos os anos, reprova centenas ou até milhares de candidatos nesse quesito.

Na grande maioria dos casos, o nervosismo é a principal causa da reprovação no teste da baliza e não necessariamente a falta de experiência em executá-la, visto que foi repetida várias vezes durante o curso de direção.

Veja também: Passo a passo como fazer baliza

Tipos de vagas para estacionamento

O primeiro tipo de vaga, e o mais conhecido, é a vaga paralela, onde os veículos ficam parados nas margens da via, no caso rua ou avenida, por exemplo.

Em estacionamentos de shoppings, hipermercados e outros, a vaga é perpendicular. Nela, o veículo precisa realizar uma manobra em 90 graus para entrar de frente ou de ré.

Como estacionar carros (passo a passo)

Vaga paralela (na rua)

1 – Acione o repetidor de direção para o lado onde visualizar uma vaga disponível entre os carros. Nesse caso, vamos utilizar o lado direito como exemplo. Reduza a velocidade suavemente para evitar uma colisão com quem vem atrás.

2 – Em seguida, pare o carro paralelamente (ao lado) do veículo que está à frente do espaço onde irá colocar seu carro. Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois automóveis alinhados.

3 – Vire então o volante totalmente para a direita, engate a ré e lentamente deixe o veículo rolar para dentro da vaga. Utilize o retrovisor esquerdo para visualizar o carro posicionado atrás até que o farol do lado direito (perto da guia) do mesmo esteja visível.

4 – Nesse momento, gire o volante totalmente no sentido contrário e continue o movimento lentamente, observando o carro detrás e também o que está na frente.

5 – Quando perceber que o carro está em paralelo com a guia ou que o pneu dianteiro tocou nela, então retorne o volante para a posição normal, contando a metade das voltas que fez quando teve que esterçar totalmente na última manobra. Basta ir um pouco mais pra frente e pronto.

6 – Para sair, basta deslocar o carro lentamente para trás, sinalizar que está saindo com o pisca e esterçar o volante completamente para o lado esquerdo, prestando atenção aos veículos que estão vindo na via e então sair com segurança.

Vaga perpendicular (de shopping ou supermercado) ou inclinada

1 – Nesse caso, você deve sinalizar que tem intenção de colocar o automóvel na vaga encontrada. Em seguida, direcione a frente do carro para o lado oposto à vaga, também sinalizando.

2 – Então, logo após passar por ela, deixe que a traseira fique apontada na direção do espaço. Utilizando-se dos dois espelhos retrovisores, observe as laterais do carro em relação aos veículos que estão parados ao lado da vaga.

3 – Engate a ré e deixe o carro rolar lentamente, sempre corrigindo a direção para que os espaços entre o carro e os outros veículos seja o mesmo. Se não tem câmera de ré, um item que ajuda muito em qualquer manobra, use o espelho esquerdo para ver o limite traseiro do espaço.

4 – Para sair, o procedimento é ainda mais fácil, atentando-se mais aos carros que estão passando e ao veículo no lado direito.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X