Matérias NA Segurança Trânsito

Como estacionar carros passo a passo

Como estacionar carros passo a passo

Estacionar um carro não é algo que se aprende do dia para noite. Para quem tem experiência com automóveis e outros tipos de veículo, isso pode ser uma coisa boba, mas para quem é novo em termos de CNH, não é exatamente assim. A manobra para estacionamento é um dos pontos cruciais no teste para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e, todos os anos, reprova centenas ou até milhares de candidatos.


Na grande maioria dos casos, o nervosismo é a principal causa da reprovação no teste da baliza e não necessariamente a falta de experiência em executa-la, visto que foi repetida várias vezes durante o curso de direção. Além disso, o instrutor dá dicas e referências no carro da autoescola para que o candidato possa realizar a manobra de forma perfeita e assim passar no teste. Então, ele não só tem o mesmo carro na mão, como conhece todas os detalhes relativos ao movimento que deve fazer.

Porém, mesmo aquele que passou bem por este teste importante pode, na prática, ter muito mais dificuldade pela falta de experiência ao volante. Por isso, é importante seguir algumas dicas, onde o condutor novo de carta ou com pouca experiência ao volante, possa se sair bem no momento de uma manobra e não passe por apuros, onde o nervosismo novamente entra em ação e pode até causar um acidente.

Como estacionar carros passo a passo


Antes de mais nada, é preciso sempre ter calma e atenção no que está fazendo. Também, não se pode achar que tudo está ocorrendo normalmente e relaxar na visualização dos ângulos durante o estacionamento. A desatenção pode causar de uma ralada ou encostadinha leve até uma lanterna ou farol quebrado.

Outra dica, antes de estacionar, é procurar um local seguro. Nesse caso, estacionamentos pagos ou de estabelecimentos oferecem mais segurança, tanto ao manobrar, com áreas bem sinalizadas, como em termos de proteção pessoal e do veículo. Se não for possível, locais mais movimentados garantem um pouco de tranquilidade. Observe as vagas reservadas para idosos ou cadeirantes, isso é muito importante.

Como estacionar carros passo a passo

Tipos de vagas para estacionamento

Basicamente existem três posições de vagas de estacionamento. A primeira e mais conhecida é a paralela, onde os veículos ficam parados nas margens da via, no caso rua ou avenida, por exemplo. Às vezes, essas vagas são identificadas e bem sinalizadas, mas na maior parte, nada indica que se pode estacionar nessa área. Para isso existem as placas de sinalização nos postes, alertando se na área é ou não permitido estacionar e o período em que está liberado, assim como se tem ou não que portar cartão da zona azul, etc.

É esse tipo de vaga que é treinada exaustivamente nas autoescolas, onde o objetivo é parar o carro paralelamente à via entre dois cones balizadores. Alguns carros, por exemplo, possuem um sistema automatizado, batizado popularmente de Park Assist, que permite estacionar carros em vagas desse tipo e até sair do local, dependendo do modelo e da tecnologia embarcada. Mas, apenas uma pequena parcela dos motoristas tem acesso a isso.

Como estacionar carros passo a passo

Em estacionamentos de shoppings, hipermercados, etc, a vaga mais comum é a perpendicular. Nela, o veículo precisa realizar uma manobra em 90 graus para entrar de frente ou de ré. Referencialmente, essa manobra é até mais fácil de ser realizada do que a paralela, por exemplo. Da mesma forma que na posição acima, nesta a tecnologia também já chegou e permite ao automóvel entrar com ou sem auxílio do motorista, tanto de ré quanto de frente. Mas, nesse caso, menos pessoas podem se dar ao luxo de contar com essa tecnologia.

Mas, das três, a mais fácil para ser executada é a de 45 graus. Nessa manobra, geralmente feita de frente, o veículo apenas terá de virar levemente para entrar na vaga, sem muito esforço. Acredite, tem sistema de estacionamento automático com modo para esse tipo de manobra… Em plano inclinado, se o carro for manual, engate a primeira marcha com o carro desligado e acione o freio de estacionamento. Ou, se for automático, a posição P e o mesmo freio são suficientes.

Como estacionar carros passo a passo

Como estacionar de forma segura

Vaga paralela

Acione o repetidor de direção para o lado onde visualizar uma vaga disponível entre os carros. Nesse caso vamos utilizar o lado direito como exemplo. Reduza a velocidade suavemente para evitar uma colisão com quem vem atrás. Em seguida, pare o carro paralelamente (ao lado) do veículo que está à frente do espaço onde irá colocar seu carro. Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois automóveis alinhados.

Vire então o volante totalmente para a direita, engate a ré e lentamente deixe o veículo rolar para dentro da vaga. Utilize o retrovisor esquerdo para visualizar o carro posicionado atrás até que o farol do lado direito (perto da guia) do mesmo esteja visível. Nesse momento, gire o volante todo no sentido contrário e continue o movimento lentamente, observando o carro detrás e também o que está na frente.

Quando perceber que o carro está em paralelo com a guia ou que o pneu dianteiro tocou nela, então retorne o volante para a posição normal, contando a metade das voltas que fez quando teve que esterçar totalmente na última manobra. Basta ir um pouco mais para frente e pronto. Para sair, basta deslocar o carro lentamente para trás, sinalizar que está saindo com o pisca e esterçar o volante completamente para o lado esquerdo, prestando atenção aos veículos que estão vindo na via e então sair com segurança.

Como estacionar carros passo a passo

Vaga perpendicular ou inclinada

Nesse caso, deve sinalizar que tem intenção de colocar o automóvel na vaga encontrada, em seguida, direcione a frente do carro para o lado oposto à vaga, também sinalizando. Então, logo após passar por ela, deixe que a traseira fique apontada na direção do espaço. Utilizando-se dos dois espelhos retrovisores, observe as laterais do carro em relação aos veículos que estão parados ao lado da vaga. Engate a ré e deixe o carro rolar lentamente, sempre corrigindo a direção para que os espaços entre o carro e os outros veículos seja o mesmo. Se não tem câmera de ré, um item que ajuda muito em qualquer manobra, use o espelho esquerdo para ver o limite traseiro do espaço. Para sair, o procedimento é ainda mais fácil, atendendo-se mais aos carros que estão passando e ao veículo no lado direito.

Como estacionar carros passo a passo
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email