Como evitar que o carro fique atolado no barro ou na areia?

carro lama atolado 1
carro lama atolado 1

A aventura de dirigir em terras inexploradas pode rapidamente se transformar num contratempo quando o veículo se encontra preso em terreno lamacento ou arenoso.

Vamos ver alguns métodos para prevenir ou pelo menos reduzir as chances de seu carro ficar atolado na areia da praia ou no barro de uma estrada de terra.

Confira:

O que fazer no carro antes do percurso complicado

Antes de se aventurar em terrenos arenosos ou cheios de barro, precisamos preparar o carro para estes locais.

A atenção deve se voltar principalmente para os pneus, a tração e os equipamentos de emergência.

Algumas coisas que podem ser feitas:

  • Redução da pressão dos pneus para aumentar a superfície de contato e melhorar a aderência.
  • Manter a velocidade constante e evitar acelerações e paradas bruscas que possam cavar o solo.
  • Uso de marcha reduzida para garantir maior tração e controle do veículo.
  • Verificação prévia dos equipamentos de segurança como guinchos e pranchas de desatolagem.

A redução de pressão do pneu, citada acima, pode ser feita em 50%, digamos, se o pneu está com 30 libras, você pode reduzir para 15.

Não tem nenhum equipamento para medir a redução de pressão? Não tem problema, a cada 10 segundos murchando o pneu, podemos dizer que ele perde algo aproximado a 1 libra. Daí é só fazer as contas.

(É importante ter um compressor portátil, para encher novamente os pneus após o trecho de atolamento, para não rodar depois em asfalto por muito tempo com os pneus murchos.)

Além de seguir essas recomendações, os condutores devem estar atentos à necessidade de adaptar o comportamento de condução ao tipo de terreno, sempre com o objetivo de preservar a integridade mecânica do veículo e dos ocupantes.

carro lama atolado 2
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O que fazer durante o trecho perigoso

Enquanto estiver andando em um trecho onde a chance de atolamento é alta, acelere o carro de forma constante, usando sempre uma marcha mais baixa, como a primeira ou segunda.

O importante é manter um giro alto do motor, não uma velocidade alta.

No caso específico da areia, um método interessante é girar o volante a cada dois segundos, para um lado, e depois para o outro. Você pode contar “um, dois”, e virar o volante levemente para a direita. Depois contar “um, dois” novamente e virar o volante para a esquerda.

Nunca freie ou acelere bruscamente, pois isso pode cavar um buraco na areia ou na lama.

O que fazer se o carro já atolou

Se o carro atolou e não está se movendo, pare imediatamente de acelerar. Pisar fundo no acelerador só irá atolar o carro mais e mais.

Faça uma análise de terreno, determinando qual abordagem será apropriada para lidar com a situação de atolamento de forma segura.

Depois, temos que reduzir o peso do veículo, por tirar todos os ocupantes de dentro do mesmo, e também quaisquer objetos que possam o deixar mais pesado, até mesmo tirando o estepe, por exemplo.

Use um pedaço de madeira ou a calota do carro para cavar um trilho à frente do pneu, ou pneus, atolados.

Em seguida, use o macaco do carro para levantar aquela roda, e assim conseguir colocar folhas, galhos, o tapete do carro e quaisquer outros objetos que possam dar tração ao pneu atolado.

Até mesmo alguma roupa mais velha que você tenha na mala, pode ser usada nessa situação.

Então, baixe o macaco, e acelere lentamente, enquanto algumas pessoas empurram o carro, simultaneamente.

Carro 4×4 é garantia de que não irei atolar?

Infelizmente, não. As chances são menores, mas sempre existe o risco, ainda mais se o seu carro 4×4 estiver equipado com pneus normais de uso no asfalto, ou pneus de uso misto.

O mais importante é sempre lembrar-se de engatar a tração 4×4 antes de passar pelos terrenos mais perigosos.

Entre no atoleiro mais devagar, e depois acelere. Evite entrar nele com o carro a uma velocidade maior, ou com marcha mais alta, pois se isso acontecer, pode ser que não dê tempo de engatar uma marcha mais baixa, e aí, já era!

Perguntas frequentes

Como posso evitar que meu carro fique atolado em terrenos arenosos ou lamacentos?

A prevenção é importante para evitar atolamentos. Reduzir a calibragem dos pneus para aumentar a tração, aliviar o peso do veículo e entrar na areia ou lama com marcha reduzida são algumas das técnicas iniciais para prevenir essa situação. Além disso, planejar rotas conhecidas e carregar equipamentos apropriados para terrenos desafiadores pode ajudar na segurança ao dirigir.

Quais são as estratégias preventivas que devo tomar antes de dirigir em um terreno arenoso ou lamacento?

Antes de enfrentar um terreno desafiador, é importante preparar o veículo adequadamente. Algumas dicas incluem verificar a calibragem dos pneus, avaliar o percurso, e certificar-se do bom estado de conservação do automóvel. Levar equipamentos como pranchas de desatolagem e cintas de náilon também pode ser benéfico.

Se meu carro atolar, quais passos devo seguir para desatolá-lo com segurança?

Se você se encontrar em uma situação de atolamento, mantenha a calma e siga este passo a passo: identifique quais rodas estão presas e o tipo de terreno, alivie o peso do carro retirando carga desnecessária e utilize técnicas de tração, como rampas. Se disponível, utilize equipamentos auxiliares para aumentar a tração e, se necessário, peça auxílio para um rebocamento seguro, sempre utilizando pontos de fixação adequados.

Quais equipamentos de desatolamento devem estar sempre no veículo ao dirigir em terrenos desafiadores?

É recomendável carregar equipamentos específicos de off-road como guinchos elétricos, cintas de náilon, manilhas e pranchas de desatolagem. Esses itens podem ajudar significativamente no desatolamento do veículo e garantir uma viagem mais segura por terrenos desafiadores.

Há técnicas específicas para aumentar a tração do veículo em terrenos arenosos?

Sim, uma das técnicas eficazes para terrenos arenosos é reduzir a pressão dos pneus para dobrar a área de contato com o solo, o que melhora a aderência. Pode-se também compactar a areia ao redor dos pneus, se possível, aumentar a tração ao colocar tábuas ou pedras sob as rodas e tentar sair do atolamento utilizando a segunda marcha.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.