Como recuperar e limpar farol do carro?

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Os faróis precisam sempre estar em condições de oferecer iluminação adequada durante a condução. Como recuperar e limpar farol do carro?

Neste artigo, saiba como recuperar e limpar farol do carro. Isso vai ajudá-lo a poupar dinheiro, já que um conjunto novo custa absurdamente caro, não importando se o modelo ainda está em produção ou fora de linha.

Para começar a tarefa de trazer vida ao farol que já está com aquela cara de caído, primeiro é preciso buscar no mercado produtos adequados para o serviço. Existem diversos kits de limpeza e com preços variados, indo de R$ 36,00 até uns R$ 240,00.

O kit geralmente não apenas ajuda a recuperar e limpar farol do carro, mas também faz o mesmo com as lanternas. Existem diversas “receitas” caseiras para esse serviço, indo desde pasta de dente até óleo de banana.

Mas, para quem não quer arriscar, os kits com produtos industrializados e específicos para cada etapa do trabalho estão disponíveis.

Como polir o farol do carro?

Água oxigenada, pasta de dente, vinagre…

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Para quem não pode pagar por kits mais completos e caros, utilizar alguns produtos de baixo custo ajuda. Veja algumas possibilidades:

Água oxigenada: limpar bem a lente e remover poeira e outras sujeiras com água corrente. Despeje três gotas de detergente, de preferência de limão. Então, utilize um pano molhado em água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e esfregue por 3 minutos. Cubra o local com pano úmido, retire o pano e deixe secar ao sol.

Pasta de dente: nesse caso, passe a pasta sobre a superfície do farol até que ele todo fique esbranquiçado (utilizar pasta branca). Então, passe um pano para remover o excesso e depois molhe. Novamente utilize um pano para remoção suave, até que o farol esteja livre do creme dental.

Vinagre com bicarbonato de sódio: Lave o farol com detergente e depois passe a solução indicada sobre a superfície. Passe um pano limpo e seque o local. Por fim, aplique cera.

Óleo de banana: Passe uma flanela na lente do farol para remover poeira e sujeira superficiais. Depois aplique com cuidado e suavemente o produto usando um pedaço de algodão, sempre num mesmo sentido para evitar marcas. Então, passe massa de polir para finalizar. O óleo pode ser comprado no comércio.

Polimento

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Massa de polir: Este talvez seja o mais popular. Aqui serão necessárias lixas d´água bem finas (igual ou acima de 1000 ou, se preferir, de 1500 a 2000), água, pano e estopa ou pano de microfibra, sendo importante a massa de polir (com alumínio é mais recomendado para faróis).

O serviço começa com a lavagem do farol. Após isso, passe suavemente a lixa fina e molhada sobre a lente do farol. Conforme vai passando, adicione mais água com um borrifador para reduzir o atrito com o material plástico da lente e também para remover o resíduo do processo. Vá adicionando mais água e verificando como está a transparência do farol.

No começo, passe a lixa 1500 e depois a 2000, a fim de que a maior parte do material ruim seja retirado logo no início, ficando a mais fina para acabamento. Após verificar que ficou bom, passe para a segunda fase.

Lave bem a lente do farol e seque. Então, aplique a massa de polir com uma estopa ou pano de microfibra em movimentos circulares, da mesma forma que faria com a cera sobre a lataria do veículo.

Depois de verificar que a lente está mais clara, deixe por alguns segundos o produto sobre a superfície do material.

Quem preferir utilizar uma máquina de polimento (politriz), pode ajustá-la para a velocidade mais baixa, aplicando a massa de polir sobre a espuma, espalhando de forma suave o material sobre a lente do farol.

O processo é longo, pois é necessário passar pelo menos três camadas de produto até que a lente fique cristalina novamente. Se for feito à mão, prepara-se para o esforço extra.

Por fim, inicie a retirada da massa de polir com um pano até que o farol fique completamente limpo. Depois ligue o farol contra uma parede para verificar a intensidade do brilho.

Este serviço é o mais trabalhoso de todos acima, mas geralmente é o mais recomendado pelos proprietários de carros mais antigos e especialistas. Ele permite que a lente tenha uma sobrevida maior.

Entretanto, se o farol já estiver descamando visualmente e com rachaduras, pode ser que apenas lixamento e polimento não sejam suficientes, sendo assim necessária a troca dos faróis, o que alguns acabam fazendo.

Embaçado por dentro

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Recuperar e limpar farol do carro não significa apenas eliminar o problema por fora. Também é importante fazê-lo por dentro.

Muitos faróis acabam embaçando por dentro da lente (infiltração é um caso comum) e é impossível secá-los sem acesso ao interior, exceto sob alta temperatura. Com exposição ao sol, as gotículas de água acabam sumindo.

Mesmo assim, elas deixam resíduos e isso deixa o farol com aspecto muito ruim. O serviço é trabalhoso e requer a retirada do farol e sua abertura. No caso de carros mais antigos, especialmente com faróis de vidro, a tarefa é mais fácil, já que alguns faróis modernos não dão acesso ao interior sem danos.

Tire os faróis e as lâmpadas. Depois remova as lentes e coloque-as dentro de um balde com detergente e água morna. Depois, passe um pano abrasivo para esfregar a superfície da lente e então lave novamente, secando e passando um produto para dar polimento. Por fim, monte tudo de novo.

Protegendo após a limpeza

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Uma dica interessante é adicionar uma película protetora sobre as lentes após recuperar e limpar farol do carro. Existem produtos no mercado em forma de spray, que criam uma fina camada de proteção de silicone ou revestimento plástico, reduzindo assim um novo desgaste do conjunto ótico e prolongando sua vida útil.

Uma película protetora anti-UV é fundamental para que a exposição aos raios solares não afete novamente a estrutura plástica da lente, que originalmente veio com esse protetor, mas que foi retirado no lixamento e polimento da lente.

Tenha sempre em mente que o conjunto óptico precisa de manutenção regular, não bastando apenas lavá-lo com frequência. Como dito acima, existem diversos fatores externos que contribuem para sua degradação e métodos de baixo custo ajudam a evitar um gasto muito maior.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X