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Como recuperar e limpar farol do carro?

Como recuperar e limpar farol do carro?

O conjunto ótico é um dos itens mais importantes de um automóvel. Sem ele, ficaria impossível ao ser humano dirigir um veículo durante a noite, dada a falta de visibilidade.


Então, os faróis precisam sempre estar em condições de oferecer iluminação adequada durante a condução. Então, como recuperar e limpar farol do carro?

Como já dito, o farol é um item de segurança importante para a segurança do condutor, passageiros, terceiros e pedestres. Ele foi projetado para durar toda a vida útil do carro, porém, nem sempre o material utilizado atende ao que o projeto original exigia e isso representa uma perda de qualidade com o tempo.

Alguns modelos de carros, no entanto, apresentam grande perda de transparência nas lentes dos faróis, reduzindo a capacidade de iluminação e depreciando o veículo, que acaba passando a imagem de carro velho e mal conservado.


Por isso existem técnicas e meios para se recuperar novamente essa aparência de automóvel conservado e a iluminação original do produto.

Neste artigo, saiba como recuperar e limpar farol do carro e assim poupe dinheiro, já que um conjunto novo custa absurdamente caro, não importando se é modelo ainda em produção ou fora de linha.

Como recuperar e limpar farol do carro?

Antigamente, os faróis tinha lentes de vidro e, como se sabe, o vidro dura milhares de anos. Porém, seu emprego foi extinto e no lugar, passaram a usar policarbonato.

Trata-se de um termoplástico que tem tempo de vida menor que o do carro e com variação de temperatura, exposição ao sol, chuva, entre outros, acaba envelhecendo mais cedo do que o projeto do automóvel, pois a proteção da lente se desgasta rápido. Até mesmo o resto de insetos secos por muito tempo, acaba afetando essas lentes por causa de toxinas.

Assim, ele ficará amarelado e com aspecto de sujo ou velho. Então, uma recomendação é, após viagens longas, lavar os faróis com sabão neutro para retirar os insetos impactados e eliminar o efeito da toxina presente em suas composições.

Para começar a tarefa de trazer vida ao farol que já está com aquela cara de caído, primeiro é preciso buscar no mercado produtos adequados para o serviço. Existem diversos kits de limpeza e com preços variados, indo de cerca de R$ 36,00 até uns R$ 240,00.

O kit geralmente não apenas ajuda a recuperar e limpar farol do carro, mas também faz o mesmo com as lanternas. Existem diversas “receitas” caseiras para esse serviço, indo desde pasta de dente até óleo de banana. Mas, para quem não quer arriscar, os kits com produtos industrializados e específicos para cada etapa do trabalho estão disponíveis.

Água oxigenada, pasta de dente, vinagre…

Como recuperar e limpar farol do carro?

Para quem não pode pagar por kits mais completos e caros, utilizar alguns produtos de baixo custo ajuda.

Água oxigenada: limpar bem a lente e remover poeira e outras sujeiras com água corrente. Despeje três gotas de detergente, de preferência de limão. Então, utilize um pano molhado em água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e esfregue por 3 minutos. Cubra o local com pano úmido, retire o pano e deixe secar ao sol.

Pasta de dente: nesse caso, passe a pasta sobre a superfície do farol até que ele todo fique esbranquiçado (utilizar pasta branca). Então, passe um pano para remover o excesso e depois molhe. Novamente utilize um pano para remoção suave, até que o farol esteja livre do creme dental.

Vinagre com bicarbonato de sódio: Lave o farol com detergente e depois passe a solução indicada sobre a superfície. Passe um pano limpo e seque o local. Por fim, aplique cera no local.

Óleo de banana: Passe uma flanela na lente do farol para remover poeira e sujeira superficial. Depois aplique com cuidado e suavemente o produto através de um pedaço de algodão, sempre num mesmo sentido para evitar marcas. Então, passe massa de polir para finalizar. O óleo pode ser comprado no comércio.

Polimento

Como recuperar e limpar farol do carro?

Massa de polir: Este talvez seja o mais popular. Aqui, serão necessárias lixas d´água bem finas (igual ou acima de 1000 ou se preferir, de 1500 a 2000), água, pano e estopa ou pano de microfibra, sendo importante a massa de polir (com alumínio é mais recomendado para faróis). O serviço começa com a lavagem do farol. Após isso, passe suavemente a lixa fina e molhada sobre a lente do farol.

Conforme vai passando, adicione mais água com um borrifador para reduzir o atrito com o material plástico da lente e também para remover o resíduo do processo. Vai adicionando mais água e verificando como está a transparência do farol.

No começo, passe a lixa 2000 e depois a 1500, a fim de que a maior parte do material ruim seja retirado logo no início, ficando a mais fina para acabamento. Após verificar que ficou bom, passe para a segunda fase.

Lave bem a lente do farol e seque. Então, aplique a massa de polir com uma estopa ou pano de microfibra em movimentos circulares, da mesma forma que faria com a cera sobre a lataria do veículo. Depois de verificar que a lente está mais clara, deixe por alguns segundos o produto sobre a superfície do material.

Quem preferir utilizar uma máquina de polimento (politriz), pode ajusta-la para a velocidade mais baixa, aplicando a massa de polir sobre a espuma, espalhando de forma suave o material sobre a lente do farol.

O processo é longo, pois é necessário passar pelo menos três camadas de produto até que a lente fique cristalina novamente. Se for feito à mão, prepara-se para o esforço extra.

Por fim, inicie a retirada da massa de polir com um pano até que o farol fique completamente limpo. Depois ligue o farol contra uma parede para verificar a intensidade do brilho.

Este serviço é o mais trabalhoso de todos acima, mas geralmente é o mais recomendado pelos proprietários de carros mais antigos e especialistas. Ele permite à lente, ter uma sobrevida maior.

Entretanto, se o farol já estiver descamando visualmente e com rachaduras, pode ser que apenas lixamento e polimento não sejam suficientes, sendo assim necessária a troca dos faróis, o que alguns acabam fazendo.

Embaçado por dentro

Como recuperar e limpar farol do carro?

Recuperar e limpar farol do carro não significa apenas eliminar o problema por fora. Também é importante faze-lo por dentro. Muitos faróis acabam embaçando por dentro da lente (infiltração é um caso comum) e é impossível seca-los sem acesso ao interior, exceto sob alta temperatura, geralmente com a exposição ao sol, as gotículas de água acabam sumindo.

Mas, elas deixam resíduos e isso deixa o farol com aspecto muito ruim. O serviço é trabalhoso e requer a retirada do farol e sua abertura. No caso de carros mais antigos, especialmente com faróis de vidro, a tarefa é mais fácil, já que alguns faróis modernos não dão acesso ao interior sem danos.

Tire os faróis e as lâmpadas. Depois remova as lentes e coloque-as dentro de um balde com detergente e água morna. Depois, passe um pano abrasivo para esfregar a superfície da lente e então lave novamente, secando e passando um produto para dar polimento. Por fim, monte tudo de novo.

Protegendo após a limpeza

Como recuperar e limpar farol do carro?

Uma dica interessante é adicionar uma película protetora sobre as lentes após recuperar e limpar farol do carro. Existem produtos no mercado em forma de spray, que criam uma fina camada de proteção de silicone ou revestimento plástico, reduzindo assim um novo desgaste do conjunto ótico e prolongando mais sua vida útil.

Uma película protetora anti-UV é fundamental para que a exposição aos raios solares não afete novamente a estrutura plástica da lente, que originalmente veio com esse protetor, mas que foi retirado no lixamento e polimento da lente.

Tenha sempre em mente que o conjunto ótico precisa de manutenção regular, não bastando apenas lava-lo com frequência. Como já dito acima, existem diversos fatores externos que contribuem para sua degradação e métodos de baixo custo ajudam a evitar um gasto muito maior.

Como recuperar e limpar farol do carro?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • leomix leo

    Aqui em minha cidade tem um rapaz que cobra R$ 180,00 para fazer esse procedimento de polir e aplicar uma proteção UV, dando garantia de 12 meses no serviço dele e pedindo o seu retorno após os 12 meses para aplicar uma nova camada de proteção UV. Fiz isso em um celta 2010( no ano de 2013) que tive, e o 3° dono tá até hoje com os faróis bonitinhos, parece que procede a qualidade do serviço.

  • Nicolas

    Na fabricação da lente do farol é colocado uma película anti-risco na injeção da peça plástica. Esse material com o tempo e sol estraga. Basta polir com máquina e massa de polir que retira essa película degradada e volta a transparência, mas é mais fácil riscar com as pedrinhas que batem.

  • RicLuthor

    É um procedimento simples, mas com grande resultado visual.

    Já no embaçamento interno por infiltração, precisa-se que o farol no momento do fechamento seja selado com silicone ou algo do tipo para evitar nova infiltração.

  • CarloAndreiDiniz

    Existe uns tubinhos de spray em uns sites como a wish, que deixam o farol novinho por menos de 20 pila e funciona. Você mesmo faz, o farol parece saído de fabrica, fica a dica, experiência própria.

  • Henrique Guedes da Silva

    MEU DEUS PAREI EM PASTA DE DENTE KKKK

    1º COMPREM UMA LIXA D’AGUA DE 2000 PARA CIMA LIXE E DEPOIS LAVE E SEQUE COM FLANELA OU DEIXE SECAR NATUALMENTE ENTÃO APLIQUE UM VERNIZ INCLOLOR DOS BONS

    PRONTO

  • Leonardo F J

    WD40 e papel toalha.

  • Alexandre

    “…No começo, passe a lixa 2000 e depois a 1500, a fim de que a maior parte do material ruim seja retirado logo no início…”.. acho que aqui deveria ser ao contrário..a grana menor é que é mais abrasiva…

  • T1000

    sugestão definitiva, tire o escorpião do bolso e compre um farol novo, pois isto tudo é paliativo; depois de alguns meses volta tudo a mesma p orcaria.

    • Giovane Araujo

      Claro, pagar 500 reais ou mais por cada farol vale muito mais a pena

      • T1000

        o reparo nunca fica a mesma coisa que um novo; como dirijo muito à noite, minha segurança vale mais do que R$1000. Em item de segurança eu não economizo mesmo.

        • Annita Fingenberg

          Depende muito de como é feito. Esse sistema de polir no mesmo estilo que é feito com a lataria dura muito pouco. O correto é remover toda a proteção antiga, que nada mais é que um verniz específico e reaplicar essa proteção. Fiz isso no meu carro e dura muitos anos. Aqui na minha cidade o serviço de abrir a lente e reaplicar essa proteção sai 200,00 o par com garantia. Apenas um farol xing ling que não dá nem regulagem sai mais caro que isso.

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