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Como polir o farol do carro?

Como polir o farol do carro?

Quer polir o farol do carro? Realmente, é importante deixar o farol em um bom estado.


Os faróis são uma parte essencial da segurança de um automóvel e é preciso manter a eficiência dos mesmos, a fim de evitar acidentes potencialmente fatais, bem como deixar o carro de acordo com a lei.

Na limpeza do mesmo, um método é indispensável, o polimento. Então, como polir o farol do carro?

Além da segurança e da lei, lentes dos faróis bem conservadas valorizam o veículo na hora da revenda, pois também fazem parte da estética do veículo e atestam um cuidado que o proprietário (vendedor) teve com o carro ao longo de sua propriedade.

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Existem outros métodos de limpeza e recuperação dos farois, mas o polimento é aquele que surge como o mais eficiente.

Neste caso, pode-se fazer o serviço tanto em casa quanto em uma loja especializada. Mas, mesmo sendo feito pelo próprio dono, a execução e o resultado podem dar ao farol uma característica visual próxima do novo.

Assim, a lente volta a ficar transparente ou a opacidade se reduz enormemente. Nem sempre dá para deixar o esforço do polimento de lado e simplesmente comprar um conjunto novo de faróis, pois, dependendo do modelo, pode custar muito, mas muito caro mesmo!

Como polir o farol do carro?

Como polir o farol do carro?

Antes de começar polir farol de carro, é preciso avaliar o estado das lentes. Dependendo da quantidade de imperfeições na lente de poliuretano, será necessário não só mais ou menos esforço, mas também produtos que sejam mais ou menos abrasivos.

Para executar um bom polimento, existem alguns métodos, que em realidade alteram exatamente essa característica.

Produtos para polir o farol

Basicamente para polir farol de carro é preciso de lixas d´água bem finas, panos de tecido, estopa, pano de algodão ou microfibra, massa de polir, água, fita crepe ou isolante, sabão e um borrifador.

As lixas devem ser de numeração entre 1000 e 2500, que são bem finas e feitas para limpar superfícies sensíveis, que não podem sofrer riscos aparentes e nem manchas. Pode-se usar mais de um tipo para dar um acabamento maior.

Dos materiais acima, um importante é a massa de polir. Utilize o produto que contém alumínio em sua composição, pois este é indicado para superfícies como as dos faróis.

Por onde começar o polimento?

Já de posse dos produtos para polir farol de carro, é preciso, antes de mais nada, escolher um local adequado para fazer o serviço. Não o faça em dias muitos quentes ou sob ação direta do sol.

Procure um local com sombra e arejado, onde se possa ter claridade suficiente para observar bem a execução do trabalho e o seu resultado. Será preciso ter disposição para um bom tempo de serviço repetitivo com as mãos.

Se desejar, pode-se utilizar uma lava de borracha para proteger as mãos dos produtos que serão utilizados, caso seja necessário. Tenha sempre material de sobra para não faltar e água disponível para o serviço no decorrer do mesmo.

Polindo o farol

Como polir o farol do carro?

Para polir farol de carro, inicialmente é necessário lavar bem as lentes do conjunto ótico. Para isso, utilize água corrente e sabão (neutro, de preferência), para remover a sujeira, óleo, poeira e outras substâncias adquiridas durante o uso do veículo. Não é necessário se esforçar aí para tentar limpar as lentes, o trabalho que dá resultado é o que vem em seguida.

Seque os faróis. Após isso, para evitar tocar em partes da lataria, que facilmente riscarão com a lixa, utilize fitas crepe ou isolante para separar a área de serviço do restante do carro. Então, inicie o polimento com o borrifamento de água sobre a superfície da lente, de forma a umedece-la.

Levemente molhado, passe a lixa d´água de forma suave e em movimentos circulares. Não passe apenas nas áreas que estão ruins, passe em todo o farol. Conforme for passando, molhe regularmente em intervalos das passadas de lixa, a fim de evitar degradação do material plástico da lente.

É um trabalho longo e o esforço não é pequeno, por isso, repita várias vezes o processo, sempre borrifando água para reduzir o atrito da lixa com o material do farol. Use uma lixa mais fina para dar o acabamento no final do processo. Lave bem o farol e depois seque bem.

Observe se a lente está mais clara e de acordo com o esperado. Então, inicie a próxima etapa, que é a massa de polir. Utilize uma estopa para espalhar o produto sobre a lente e em movimentos circulares. Deixe secar por alguns segundos.

Então, faça o polimento utilizando um pano de algodão ou microfibra em movimentos circulares até que se perceba a superfície brilhante.

Se tiver uma politriz, pode usa-la nesse caso, mas em velocidade mais baixa possível.

Alguns preferem inverter a ordem e usar primeiro a massa de polir, mas ela é feita para dar o acabamento final, após o lixamento da superfície. Se o farol não estiver tão opaco assim, pode-se então, nesse caso, eliminar a lixa e usar somente a massa.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Louis

    Alguém já fez polimento de farol, reparou se a durabilidade do brilho é a mesma do original? Já ouvi alguns falarem que é necessário uma camada de verniz, senão volta a ficar opaco rapidamente. Mas um vendedor de carros disse que isso é conversa, basta polir que durará por muito tempo. Eu já tentei fazer isso em casa manualmente, piorou… Eu só tentaria novamente se tivesse uma politriz.

    • Matafuego

      Eu deixei para fazer o polimento em uma loja “especializada”. O cara desmontou o farol para também limpar a parte cromada que estava estranha. A parte cromada ainda está boa, já o farol começou a amarelar antes de completar um ano do polimento. Estou conseguindo manter o visual passando cera automotiva de vez em quando.

    • Jorge

      Pasta de dente branca com um pano de microfibra umido ajuda bastante, já fiz várias vezes

    • Little John

      Se passar verniz, o calor do farol vai fazer descascar.

      • Henrique Gouveia

        O problema é que não se usa o verniz correto. Aí vão descascar realmente

    • kirig

      Tem razão não dura muito, mas passar cera de vez em quando prolonga um pouco.

    • SDS SP

      Não tem milagre. O ideal é evitar deixar o carro no sol por períodos muito longos para postergar os efeitos.

    • Henrique Gouveia

      Não vai ter a mesma duração. Quando se faz o polimento o verniz que recobre o farol é retirado. Não adianta nada polir e não envernizar novamente. O verniz está justamente para proteger o polimero do farol.

  • José

    Claybar ajuda também

  • Little John

    Depois de um tempo, volta.

    Isso aí é tática pra maquiar carro usado pra vender.

    Também usam muito a de passar soprador de ar quente (tipo um secador de cabelos muito forte) nos para-choques. Fica pretinho como se tivesse passado silicone, e dura uns 3 meses.

  • Henrique Guedes da Silva

    Não dura, pois o verniz de fábrica foi removido o ideal é depois de tudo isso aplicar um verniz incolor que resista bem o calor e o tempo, mesmo assim em menos de um ano volta a amarelar se não aplicar o verniz em 3 meses ja amarela, tem o fator que o lado de dentro da lanterna também amarela e perde o brilho ai somente casas especializadas pois tem que retirar a cola do acrilico e do corpo da lanterna abrir e fazer uma limpesa interna, é bem caro fazer isso.

    • Henrique Gouveia

      O verniz usado na fábrica é curado por ultravioleta.

      • Henrique Guedes da Silva

        Então e tem o fato de que as fabricantes exigem mais qulidade em produtos que entram na fábrica do que produtos que são destinados a comércio, um pneu de fábrica sempre dura mais que o vendido no comércio por ai é um exemplo.

        • Henrique Gouveia

          Sobre o verniz que é utilizado no mercado de lanternas.
          Não existe diferença no usado pela exigência da montadora do que é vendido para o mercado no geral. Digo isso justamente por trabalhar em fabricante de vernizes, inclusive automotivos.

  • Lucas Lira

    Eu vou ajudar contando o que foi feito e resolveu no meu caso:
    Os faróis do meu Clio 2011 estavam começando a ficar “cansados” e eu não queria fazer aquele processo de lixamento com massa de polir que é comum na internet afora e que não resolve muita coisa depois. Descobri um cara perto de casa que só trabalha com polimento de faróis e conversei com ele para ver qual o processo utilizado. Ele disse que “desenvolveu” o método: lixa com lixa d’água e depois aplica a massa de polir 3M (igual ao outros mesmo) porém depois usa o produto auto brilho (da 3M também). O resultado ficou fantástico! Parecendo novo! Segundo ele, “trabalhou na indústria de faróis” em São Paulo (sou de Maceió) e conhece o rama; ainda dá um ano de garantia. Todo mundo que conhecesse o carro perguntava se tinha trocado o farol, rs. Fez um ano agora em janeiro e está como ele deixou. Sério. Vou colocar as imagens do processo e do resultado final:

  • Tifanny

    veja “Level 16” neste site! todos os filmes disponíveis, completos com linguagem !!
    copie aqui: GOGOSHOW9.BLOGSPOT.COM

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