Jeep Grand Cherokee 2025 terá somente motor de quatro cilindros?

jeep grand cherokee 2022 3
jeep grand cherokee 2022 3

Era uma vez um SUV americano bem famoso nos anos 90, com aquele motor V8 5.2 que muitos recordam dos velhos Charger e Dart nacionais, que acabou por ser usado na hoje raríssima picape média Dodge Dakota, também nacional.

No próximo ano, todavia, este mesmo produto pode chegar somente com um motor de quatro cilindros em linha… Este parece o destino do Jeep Grand Cherokee 2025 ou 2026, que segundo fontes americanas, perderá o V6 3.6 Pentastar.

Com o fim do V8 Hemi 5.7, a Stellantis passou a encolher sua gama de opções, enquanto centra as atenções no motor Hurricane. Há algum tempo, já estava claro que o Pentastar não iria muito longe após o fim do Hemi.

Nos states, comenta-se que os modelos Grand Cherokee e o Grand Cherokee L perderão o V6 Pentastar no próximo ano ou para o ano-modelo, ficando assim somente com o motor Huricane 4 de 2.0 litros.

Este é o mesmo motor usado na Ram Rampage nacional, assim como dos locais Jeep Compass e Commander, por exemplo. Nos grupos de discussão, o Hurricane 2.0 será usado em um sistema PHEV 4xe como vantagem sobre o V6 3.6.

Isso porque o conjunto entrega 64,7 kgfm de torque contra 532,8 kgfm do Pentastar com a mesma tecnologia aplicada, lembrando que o V6 3.6 da Stellantis tem menos torque que um Hurricane 4, que é turbinado.

Conhecido como Global Medium Engine, o Hurricane não é um motor americano e sim italiano, de origem Fiat, que surgiu a partir da Alfa Romeo na série 952. No caso do 2.0, testes mostraram que ele é ainda mais eficiente que o V6 no SUV americano.

Por conta disso, focando na economia de combustível e redução das emissões, os Jeep Grand Cherokee e Grand Cherokee L focarão apenas no uso do Hurricane 2.0 4xe, mas a Stellantis tem outra opção que poderia ser usada, mas que não será.

Nesse caso, é o Hurricane 6 3.0, que a montadora decidiu dedicar aos maiores Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer, além da Ram 1500 e naturalmente o Novo Dodge Charger, carros que não podem ter nada abaixo de seis cilindros em linha.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X