Como saber se está na hora de trocar a embreagem?

trocando embreagem
trocando embreagem

A embreagem do carro é um componente do sistema de transmissão, responsável por fazer a ligação entre o câmbio e o motor.

Saber identificar os sinais de desgaste da embreagem e realizar a troca no momento certo pode lhe ajudar a evitar problemas mais graves e custosos.

Vamos mostrar como identificar os sinais de desgaste da embreagem.

Confira:

Como saber quando trocar a embreagem?

O que vai deixar claro a hora de trocar a embreagem do seu carro, são os sinais de desgaste.

Algumas indicações de que a embreagem pode precisar ser substituída incluem:

  • Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha
  • Dificuldade para engatar as marchas
  • Pedal de embreagem mais baixo, mas que exige mais força para ser acionado
  • Embreagem instável ou imprevisível
  • Carro ameaça morrer ao soltar o pedal de embreagem ao arrancar
  • Embreagem “patinando”, com rotação do motor aumentando sem o carro ganhar velocidade

Se você identificar algum desses sinais, é recomendado procurar um mecânico para avaliar a necessidade de troca da embreagem.

Tabela com os sinais de desgaste da embreagem:

Sintoma Descrição
Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha Ao engatar a marcha, ocorre um ruído de atrito ou dificuldade para engrenar.
Dificuldade para engatar as marchas O câmbio fica “pesado” e é necessário aplicar mais força para engatar as marchas.
Pedal de embreagem mais baixo, mas que exige mais força para ser acionado O pedal apresenta uma folga maior e demanda mais esforço para ser pressionado.
Embreagem instável ou imprevisível A embreagem não possui uma resposta uniforme, apresentando oscilações ou falhas na sua atuação.
Carro ameaça morrer ao soltar o pedal de embreagem ao arrancar O motor perde rotação ou até mesmo desliga ao soltar o pedal de embreagem durante a arrancada.
Embreagem “patinando”, com rotação do motor aumentando sem o carro ganhar velocidade O motor gira em alta rotação, mas o carro não responde com o aumento da velocidade.

 

Quanto tempo dura a embreagem do carro?

A duração da embreagem do carro pode variar de acordo com diversos fatores, como o peso do veículo, o estilo de direção do motorista e a qualidade dos materiais.

Em média, a embreagem pode durar de 60 mil a 100 mil quilômetros. Em alguns casos, onde o carro é usado principalmente em rodovias, pode durar muito mais, até 150 mil quilômetros.

O tempo de duração pode ser reduzido se o sistema for utilizado de maneira inadequada, como acionamentos excessivos.

Como evitar o desgaste precoce da embreagem?

Além da manutenção regular e dos cuidados mencionados anteriormente, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar o desgaste precoce da embreagem do carro:

  • Evitar reduções bruscas de marcha;
  • Não segurar o carro na embreagem em subidas;
  • Evitar o uso excessivo do pedal de embreagem;
  • Não realizar trocas de marcha de maneira brusca.

Ao adotar essas medidas, você estará contribuindo para prolongar a vida útil da embreagem e evitará desgastes prematuros.

embreagem
embreagem

Quanto custa trocar a embreagem do carro?

A troca da embreagem do carro é um procedimento que requer mão de obra especializada e a substituição de diversas peças, o que pode influenciar no custo final do serviço.

O preço para trocar a embreagem pode variar dependendo do modelo do veículo, da marca das peças utilizadas e da região onde o serviço será realizado. Em média, o valor pode ficar entre R$ 500 e R$ 1500, já incluíndo as peças e também a mão de obra.

FAQ

Como saber se está na hora de trocar a embreagem do seu carro?

Alguns sinais de desgaste da embreagem incluem câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha, dificuldade para engatar as marchas, pedal de embreagem mais baixo, embreagem instável ou imprevisível, ameaça de o carro morrer ao soltar o pedal de embreagem ao arrancar, e embreagem “patinando”, com rotação do motor aumentando sem o carro ganhar velocidade. Ao identificar esses sinais, é importante procurar um mecânico para avaliar a necessidade de troca da embreagem.

Quanto tempo dura a embreagem do carro?

A duração da embreagem pode variar de 60 mil a 100 mil quilômetros, dependendo de fatores como o peso do veículo, o estilo de direção do motorista e a qualidade dos materiais.

Quais são os componentes do sistema de embreagem?

O sistema de embreagem do carro é composto por diversos componentes, incluindo o volante do motor, o disco de embreagem, o platô e o rolamento da embreagem.

Qual a quilometragem recomendada para trocar a embreagem?

Não há uma quilometragem exata para trocar a embreagem, pois ela pode variar de acordo com fatores como o peso do veículo, estilo de direção do motorista e a qualidade dos materiais. Consultar o manual do veículo ou buscar a orientação de um mecânico é uma forma de garantir que a troca seja realizada no momento certo.

Como evitar o desgaste precoce da embreagem?

Alguns cuidados que podem ajudar a evitar o desgaste precoce da embreagem incluem evitar reduções bruscas de marcha, não segurar o carro na embreagem em subidas, evitar o uso excessivo do pedal de embreagem e não realizar trocas de marcha de maneira brusca.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.