9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)
9 dicas para limpar o carpete do carro com mais eficiência

Se você é um verdadeiro apaixonado por carro, muito provavelmente deve ser preocupar bastante com a estética do seu possante, certo? Além da carroceria, com sua pintura delicada e as diversas maneiras de preserva-la, o interior também merece uma atenção especial.

O interior do carro suja a qualquer custo. Seja uma poeira mais leve ou até mesmo a lama deixada pelos pés do motorista e/ou dos passageiros. O carpete, sobretudo, é um dos pontos que mais suja na cabine do veículo.


Agora a pergunta é: você já fez uma limpeza no carpete do seu carro? O ideal é fazer a limpeza do carpete com um aspirador de pó a cada uma semana. Porém, caso você não tenha tempo ou até tal equipamento, levar até um lava-rápido pode ser uma boa ideia.

Limpar um carpete verdadeiramente sujo, seja com doces, bebidas, óleos ou até mesmo vômitos, é uma tarefa um pouco mais delicada e requer atenção.

Cada tipo de sujeira deve ser removido de uma maneira diferente.

Como limpar o carpete do carro?

A limpeza do carpete do carro depende do tipo de sujeira ali acumulada. O jeito de limpar uma sujeira deixada por um doce cheio de açúcar é diferente do método utilizado para tirar vestígios de lama, por exemplo.

Antes de realizar qualquer procedimento, é importante organizar o interior do seu carro. Recolha qualquer item que estiver no assoalho ou objetos soltos que possam atrapalhar a limpeza como um todo. Coloque eles nos compartimentos do carro ou guarde-os em casa.

Após isso, retire todos os tapetes do carro com cuidado para que toda a sujeira não fique no carpete do carro e suje ainda mais a cabine. Aí então você pode aspirar todo o carro, lembrando sempre da região dos bancos, vãos e parte dos pedais.

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)

Veja abaixo como limpar corretamente o carpete do interior do seu carro:

Chiclete no carpete: coloque uma pedra de gelo no chiclete, deixando ele bem gelado, então remova após ele ficar congelado.

Açúcar no carpete: aplique água morna no açúcar e depois enxugue.

Balas e doces no carpete: aplique glicerina no local, depois faça uma mistura de um litro de água morna, com uma colher de sopa de vinagre branco, também sabão neutro, e limpe.

Batom no carpete: retire o excesso de batom com uma espátula, depois disso passe um pano umedecido com benzina, depois use a mistura descrita acima.

Sorvete no carpete: para tirar sorvete do carpete, use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.

Lama no carpete: aplique sabão neutro no local e depois use água morna.

Leite no carpete: use água morna e depois sabão neutro.

Óleo, graxa ou gordura no carpete: passe um pano com benzina e, depois outro com água.

Sangue, urina ou vômito no carpete: use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.

Veja também como limpar os bancos do carro.

Com certeza usando essas nossas dicas, você conseguirá limpar o carpete do seu carro com mais facilidade, deixando o ambiente do veículo agradável novamente.

Mas e você, tem outras dicas do que usar para limpar o carpete? Fale para nós nos comentários!

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.