Etc Manutenção

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)
9 dicas para limpar o carpete do carro com mais eficiência

Se você é um verdadeiro apaixonado por carro, muito provavelmente deve ser preocupar bastante com a estética do seu possante, certo? Além da carroceria, com sua pintura delicada e as diversas maneiras de preserva-la, o interior também merece uma atenção especial.

O interior do carro suja a qualquer custo. Seja uma poeira mais leve ou até mesmo a lama deixada pelos pés do motorista e/ou dos passageiros. O carpete, sobretudo, é um dos pontos que mais suja na cabine do veículo.


Agora a pergunta é: você já fez uma limpeza no carpete do seu carro? O ideal é fazer a limpeza do carpete com um aspirador de pó a cada uma semana. Porém, caso você não tenha tempo ou até tal equipamento, levar até um lava-rápido pode ser uma boa ideia.

Limpar um carpete verdadeiramente sujo, seja com doces, bebidas, óleos ou até mesmo vômitos, é uma tarefa um pouco mais delicada e requer atenção.

Cada tipo de sujeira deve ser removido de uma maneira diferente.


Como limpar o carpete do carro?

A limpeza do carpete do carro depende do tipo de sujeira ali acumulada. O jeito de limpar uma sujeira deixada por um doce cheio de açúcar é diferente do método utilizado para tirar vestígios de lama, por exemplo.

Antes de realizar qualquer procedimento, é importante organizar o interior do seu carro. Recolha qualquer item que estiver no assoalho ou objetos soltos que possam atrapalhar a limpeza como um todo. Coloque eles nos compartimentos do carro ou guarde-os em casa.

Após isso, retire todos os tapetes do carro com cuidado para que toda a sujeira não fique no carpete do carro e suje ainda mais a cabine. Aí então você pode aspirar todo o carro, lembrando sempre da região dos bancos, vãos e parte dos pedais.

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)

Veja abaixo como limpar corretamente o carpete do interior do seu carro:

Chiclete no carpete: coloque uma pedra de gelo no chiclete, deixando ele bem gelado, então remova após ele ficar congelado.

Açúcar no carpete: aplique água morna no açúcar e depois enxugue.

Balas e doces no carpete: aplique glicerina no local, depois faça uma mistura de um litro de água morna, com uma colher de sopa de vinagre branco, também sabão neutro, e limpe.

Batom no carpete: retire o excesso de batom com uma espátula, depois disso passe um pano umedecido com benzina, depois use a mistura descrita acima.

Sorvete no carpete: para tirar sorvete do carpete, use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.

Lama no carpete: aplique sabão neutro no local e depois use água morna.

Leite no carpete: use água morna e depois sabão neutro.

Óleo, graxa ou gordura no carpete: passe um pano com benzina e, depois outro com água.

Sangue, urina ou vômito no carpete: use a mistura de um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.

Veja também como limpar os bancos do carro.

Com certeza usando essas nossas dicas, você conseguirá limpar o carpete do seu carro com mais facilidade, deixando o ambiente do veículo agradável novamente.

Mas e você, tem outras dicas do que usar para limpar o carpete? Fale para nós nos comentários!

9 dicas para limpar o carpete do carro (com mais eficiência)
Nota média 5 de 2 votos

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • tonywalker

    A de vômito teria sido útil uns 10 anos atrás…. :teeth2: :teeth2: :teeth2:

    Eita época de faculdade…

  • wotan

    Ei Eber aconteceu alguma coisa com o blog? Tá meio esquisito aqui e ontem toda vez que eu entrava meu anti-virus ficava apitando feito louco.

  • Pedro

    Seja educado nos seus comentarios,troxa. Isso ajuda pra caramba. O NA é muito útil pra mim!

  • Fafner

    Muito mais prático, já que mais vale prevenir do que remediar: use tapete de borracha por cima do carpete. Sacudiu, está novo de novo.

  • pois é, vários problemas, a gente resolve um aparece outro….. por isso que tamos com poucas noticias esses dias…. mas já aumentamos a memória do servidor de 4 GB pra 8 GB e contratei um especialista em blogs pra trabalhar a fundo no servidor, pra fazer ele aguentar as visitas sem dar pau..

  • heldermm

    Fiquei curioso para saber qual seria o carro da foto, alguém sabe?

  • Shadowlord

    Esta parecendo uma L200.

  • fum4c1nh4

    Carpetes são problemas, o bom mesmo é aplicar carpetes rigidos, igual a foto acima, em quase todas S10 vem ele de borracha, não tem coisa melhor.

  • fr_amaral

    [Comentario #140725 sera citado aqui]

    L200!
    Pô Éber, meu Anti Vírus também tá indntificando Cavalo de Tróia quando entra aqui!
    E valeu pelas dicas, vou usar nos carros daki de casa!

  • duhs2dany

    Axo q é l200 ou s10

  • João Donizete

    O certo mesmo é comprar carro com CARPETE PRETO OU CINZA ESCURO e mesmo assim colocar TAPETE DE BORRACHA.
    Carro com carpete CINZA CLARO…..FUJA… encarde e não limpa nunca.
    Tenho um Fox com carpete cinza….o carpete tá uma……
    Abraços
    João

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email