Fiat 500 tem produção encerrada na Europa

fiat 500 cabrio
fiat 500 cabrio

O Fiat 500, conhecido como Cinquecento, deixou a linha de produção em Tychy, na Polônia, encerrando assim a carreira do icônico modelo clássico que a marca italiana emplacou até no Brasil.

Como se sabe, o Fiat 500 é um produto muito antigo da marca, com o primeiro 500 Topolino tendo sido fabricado antes da Segunda Guerra Mundial e nos anos 50, com a reconstrução da Itália, um modelo pequeno com motor traseiro surgiu.

Esta segunda geração do Fiat 500 durou até 1975. Então, 50 anos depois, a Fiat resgatou seu clássico numa plataforma em conjunto com a Ford, mas com o carro feito em Tychy, na Polônia, onde a montadora já fazia há décadas o Panda.

fiat 500 cult 2
fiat 500 cult 2

Foi essa geração que também ganhou uma linha de produção no México, visando o mercado americano, mas também com exportação ao Brasil, onde chegou a ter motor Fire 1.4 8V Flex com câmbio automatizado Dualogic.

Essa geração, que sai de cena após 17 anos, teve uma versão elétrica polêmica entre 2013 e 2019. Existem alguns exemplares desse Fiat 500e no Brasil, mas não vendidos, assim como foi o carro que Sérgio Marchionne, então CEO da FCA, que recomendou aos americanos que não o comprassem, devido à perda de dinheiro por carro vendido.

Tendo conquistado muita gente ao longo de sua carreira, tanto na Europa quanto no Brasil (até alguém conhecido…), o Fiat 500 foi um produto que teve êxito em suas ações, exceto como carro elétrico.

Abarth 695 Tributo Ferrari 2010–13
Abarth 695 Tributo Ferrari 2010–13

Nas pistas ou perto delas, o Fiat 500 deu origem aos Abarth 595 e 695, que usaram o motor 1.4 T-Jet, explorando ao máximo a performance e a customização, chegando ao ponto de existir o icônico Fiat 695 Tributo Ferrari.

No Brasil, o Fiat 500 Abarth foi a sensação de um hot hatch que realmente exigia que se andasse com pé embaixo, sempre de giro alto. Com carroceria fechada ou aberta, no Cabrio, o pequeno da marca italiana deixará saudades. Hoje, apenas o Nuovo 500 elétrico seguirá o caminho.

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 500

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X