![fastback turbo (14) fastback turbo (14)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fastback_turbo-14.jpg)
A chegada do Fastback trouxe alguma inovação ao segmento com seu estilo cupê, mostrando que hoje temos muito mais opções do que quando estávamos limitados ao antigo Duster e companhia.
Ao mesmo tempo, o modelo da Renault também mudou, aumentando seu nível de segurança, mudando o visual e mantendo a robustez que conquistou muitos brasileiros.
Mas qual deles é o melhor em 2024?
Confira!
![duster internse plus (6) duster internse plus (6)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/duster-internse-plus-6.jpg)
A mesma faixa de preço
Assim como outros modelos do segmento, o Fastback tem uma versão de entrada com preço bastante chamativo em relação ao restante da gama. Com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, ele parte de R$ 118 mil.
O mesmo conjunto é visto nas versões Audace e Impetus, que custam entre R$ 144 mil e R$ 154 mil, valores que ficam bem acima da opção de entrada. Por outro lado, aqui temos configurações mais interessantes na lista de equipamentos.
No topo da gama está a versão Limited Edition, que sai por R$ 157 mil e tem com motor 1.3 turbo de 185 cv e câmbio automático de seis marchas.
O mesmo conjunto aparece na opção Abarth, que custa R$ 161 mil.
Veja os preços do Fastback 2024:
- Fastback 1.0 Turbo CVT – R$ 117.990
- Fastback Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 143.990
- Fastback Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 153.990
- Fastback Limited Edition 1.3 Turbo AT – R$ 156.990
- Fastback Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 160.990
![fastback turbo (6) fastback turbo (6)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fastback_turbo-6.jpg)
O renovado Duster tem uma linha um pouco menor que seu rival acima, começando na versão Intense Plus, por R$ 125,9 mil. Aqui temos o motor 1.6 de 120 cv aliado ao câmbio manual de 5 marchas.
O mesmo propulsor também aparece com a transmissão CVT, elevando o preço para R$ 134,8 mil na mesma configuração Intense Plus ou para R$ 143,9 mil na mais equipada Iconic Plus. No topo da linha está a Iconic Plus com motor 1.3 turbo de 170 cv, que sai por pouco menos de R$ 158 mil.
Ou seja, o Fastback tem a vantagem de ser mais barato na versão de entrada, mas o Duster custa menos em sua configuração topo de linha.
Confira quanto custa cada versão do Duster 2025:
- Duster Intense Plus 1.6 MT – R$ 125.890
- Duster Intense Plus 1.6 CVT – R$ 134.790
- Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 143.890
- Duster Iconic Plus 1.3 Turbo CVT – R$ 157.990
VENCEDOR: Empate.
![duster internse plus (2) duster internse plus (2)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/duster-internse-plus-2.jpg)
O Fastback oferece mais
Como de costume, vamos comparar as versões com preços similares para descobrir qual modelo oferece mais, começando pela batalha entre o Fastback Audace (R$ 143.990) e o Duster Iconic Plus 1.6 (R$ 143.890).
O modelo da Fiat tem assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pressão dos pneus, A/C com saída traseira, paddle-shifts, retrovisor fotocrômico, partida remota e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.
Já o Renault oferece airbags de cortina, câmera 360º, faróis com regulagem de altura, faróis de neblina, alerta de ponto cego, volante com ajuste de profundidade e capô com molas a gás.
O francês melhorou muito, mas ainda ficou abaixo do rival.
![fastback turbo (15) fastback turbo (15)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fastback_turbo-15.jpg)
Outra disputa é entre o Fastback Limited Edition (R$ 156.990) e o Duster Iconic Plus 1.3 Turbo (R$ 157.990).
Aqui temos a versão mais cara do Renault, que tem basicamente os mesmos itens de sua configuração com motor aspirado.
Enquanto isso, o Fiat ganha rodas aro 18, sensores de estacionamento dianteiros, rebatimento elétrico dos retrovisores e multimídia com tela de 10,1 polegadas, enquanto o rival permanece com 8 polegadas.
VENCEDOR: Fastback.
A eficiência do motor turbo
A linha do Fastback começa com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de 7 marchas simuladas. Com ele, a aceleração até os 100 km/h ocorre em 9,4 segundos, com máxima de 196 km/h.
Os números ficam ainda melhores nas opções com o propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas: 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 210 km/h.
Na versão Abarth, ele faz o mesmo em 7,6 segundos e atinge 220 km/h.
![duster internse plus (20) duster internse plus (20)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/duster-internse-plus-20.jpg)
Do lado do Duster, a marca manteve o motor 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm. Com câmbio manual, ele chega aos 100 km/h em 11,4 segundos, tempo que sobe para 12,4 segundos com o câmbio CVT de 7 velocidades.
A máxima não muda, sendo sempre de 173 km/h.
Já na versão mais forte, o modelo da Renault usa o motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm, com câmbio CVT de 8 marchas. O aumento na potência e torque traz resultado, acelerando até os 100 km/h em 9,2 segundos e com máxima de 190 km/h.
Muitas vezes, o modelo com melhor desempenho perde no consumo, mas aqui não vemos isso.
Além de andar mais, o Fastback também é o mais econômico, especialmente com suas versões 1.0 turbo, que chegam a quase 15 km/l na estrada.
O pior em quase todas as medidas foi o Duster 1.6 AT, que gasta tanto quanto o Fastback Abarth na cidade e fica em apenas 11,5 km/l na estrada, mesmo usando gasolina.
Consumo | Fastback 1.0 Turbo | Fastback Limited | Fastback Abarth | Duster 1.6 MT | Duster 1.6 AT | Duster 1.3 Turbo |
Cidade – etanol | 8,4 | 7,8 | 7,2 | 8,1 | 7,2 | 7,7 |
Cidade – gasolina | 11,9 | 11,4 | 10,3 | 11,6 | 10,5 | 10,8 |
Estrada – etanol | 10,2 | 9,7 | 9,3 | 8,5 | 8,1 | 8,4 |
Estrada – gasolina | 14,6 | 13,7 | 13,1 | 12,3 | 11,5 | 11,5 |
VENCEDOR: Fastback.
![fastback turbo (18) fastback turbo (18)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fastback_turbo-18.jpg)
Espaço de sobra
A dúvida sobre qual modelo oferece mais espaço interno acaba quando olhamos a ficha técnica: o Fastback é maior apenas no comprimento (4,42 x 4,37), enquanto o Duster ganha na altura (1,69 x 1,54), na largura (1,83 x 1,77) e no entre-eixos (2,67 x 2,53).
Ainda que o modelo da Fiat não fique tão atrás no espaço para as pernas dos ocupantes traseiros e tenha a vantagem da saída exclusiva do ar-condicionado, o Duster acomoda melhor quem viaja na segunda fileira.
O motivo disso, é claro, está no tamanho do porta-malas encontrado no Fastback: impressionantes 516 litros, colocando o modelo entre os melhores até mesmo quando comparado com SUVs maiores.
E olha que o Duster vai bem nesse ponto, com 475 litros em seu compartimento traseiro.
Mesmo não sendo o aspecto principal nesse quesito, vale lembrar outros pontos de destaque na ficha técnica do Duster.
O francês tem vão livre de 23,7 cm (contra 19,2 cm do Fastback), além de contar com ângulo de entrada de 30 graus e saída de 34,5 graus (o rival tem 20 e 24,3 graus, respectivamente).
Voltando ao que realmente interessa, o Duster é mais confortável e espaçoso por dentro, enquanto o Fastback tem o maior porta-malas.
VENCEDOR: Empate.
![duster internse plus (32) duster internse plus (32)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/duster-internse-plus-32.jpg)
Quase tudo igual
Os dois modelos oferecem garantia de 3 anos e contam com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
Mas as semelhanças acabam por aqui, pois o valor final é diferente em cada modelo.
Levando em conta o período padrão até os 60.000 km, as revisões do Fastback ficam entre R$ 4,9 mil (1.0 turbo) e R$ 5,7 mil (1.3 turbo), enquanto o Duster cobra entre R$ 4,5 mil (1.6) e R$ 5,5 mil (1.3 turbo).
Ou seja, a Renault tem revisões um pouco mais baratas.
Revisões | Fastback 1.0 Turbo | Fastback 1.3 Turbo | Duster 1.6 | Duster 1.3 Turbo |
10.000 km | R$ 668,00 | R$ 760,00 | R$ 606,41 | R$ 689,06 |
20.000 km | R$ 684,00 | R$ 880,00 | R$ 672,08 | R$ 754,73 |
30.000 km | R$ 772,00 | R$ 760,00 | R$ 672,08 | R$ 754,73 |
40.000 km | R$ 868,00 | R$ 1.080,00 | R$ 1.082,01 | R$ 1.671,90 |
50.000 km | R$ 696,00 | R$ 792,00 | R$ 737,75 | R$ 820,40 |
60.000 km | R$ 1.204,00 | R$ 1.452,00 | R$ 737,75 | R$ 820,40 |
TOTAL | R$ 4.892,00 | R$ 5.724,00 | R$ 4.508,08 | R$ 5.511,22 |
VENCEDOR: Duster.
O Duster vende muito pouco
O mercado nacional tem dado mais alegria para a Fiat no primeiro trimestre de 2024, pelo menos quando falamos sobre esses dois modelos.
De janeiro a março, o Fastback vendeu 10.704 unidades e ficou com a 6ª posição entre todos os SUVs, enquanto o Duster contabilizou 5.546 emplacamentos no mesmo período, aparecendo apenas na 13ª colocação.
Olhando apenas para o posicionamento desse segmento, parece que a história tinha sido diferente em 2023. Afinal, o Fastback ficou em 11º e o Duster veio logo atrás, em 12º.
Mas os números das vendas mostram outro cenário: o primeiro vendeu 40.402 unidades, contra apenas 26.506 do rival.
Resta saber se as mudanças promovidas pela Renault em 2024 vão surtir efeito e melhorar o posicionamento de seu utilitário.
VENCEDOR: Fastback.
Conclusão
O Fastback foi o campeão neste comparativo! Ele mostrou ser superior no nível de equipamentos, tem uma linha de motores mais eficiente e ainda superou o rival nas vendas, vendendo quase o dobro de unidades em 2024.
O Duster foi o melhor apenas no custo de manutenção, mas ele ainda conseguiu empatar com o rival nos preços e no espaço interno, onde é melhor por dentro e perde no tamanho do porta-malas.
Fichas técnicas
Fastback |
Duster |
|
Preço | R$ 117.990 a R$ 160.990 | R$ 125.890 a R$ 157.990 |
Motor | 1.0 turbo ou 1.3 turbo | 1.6 aspirado ou 1.3 turbo |
Potência e torque | 1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm | 1.6 – 120 cv e 16,2 kgfm |
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm | 1.3 turbo – 170 cv e 27,5 kgfm | |
Câmbio | CVT ou AT6 | Manual de 5 marchas ou CVT |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 9,4s e 193/196 km/h | 1.6 – 11,4/12,4s e 173 km/h |
1.3T – 8,1/7,6s e 210/220 km/h | 1.3 turbo – 9,2s e 190 km/h | |
Consumo cidade | 1.0T – 8,4 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.6 – 7,2/8,1 km/l (E) e 10,5/11,6 km/l (G) |
1.3T – 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) | 1.3 turbo – 7,7 km/l (E) e 10,8 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.0T – 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) | 1.6 – 8,1/8,5 km/l (E) e 11,5/12,3 km/l (G) |
1.3T – 9,7 km/l (E) e 13,7 km/l (G) | 1.3 turbo – 8,4 km/l (E) e 11,5 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 205/50 R17 e 215/45 R18 | 215/65 R16 ou 215/60 R17 |
Medidas | comprimento, 4,42 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m | comprimento, 4,37 m; altura, 1,69 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,67 m |
Tanque | 47 litros | 46 litros |
Porta-malas | 516 litros | 475 litros |
Peso | 1.253 kg a 1.304 kg | 1.255 a 1.353 kg |
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