Fiat Fastback vs Renault Duster: Dois modelos na mesma faixa de preço, um foi melhor em quase tudo

fastback turbo (14)
fastback turbo (14)

A chegada do Fastback trouxe alguma inovação ao segmento com seu estilo cupê, mostrando que hoje temos muito mais opções do que quando estávamos limitados ao antigo Duster e companhia.

Ao mesmo tempo, o modelo da Renault também mudou, aumentando seu nível de segurança, mudando o visual e mantendo a robustez que conquistou muitos brasileiros.

Mas qual deles é o melhor em 2024?

Confira!

duster internse plus (6)
duster internse plus (6)

A mesma faixa de preço

Assim como outros modelos do segmento, o Fastback tem uma versão de entrada com preço bastante chamativo em relação ao restante da gama. Com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, ele parte de R$ 118 mil.

O mesmo conjunto é visto nas versões Audace e Impetus, que custam entre R$ 144 mil e R$ 154 mil, valores que ficam bem acima da opção de entrada. Por outro lado, aqui temos configurações mais interessantes na lista de equipamentos.

No topo da gama está a versão Limited Edition, que sai por R$ 157 mil e tem com motor 1.3 turbo de 185 cv e câmbio automático de seis marchas.

O mesmo conjunto aparece na opção Abarth, que custa R$ 161 mil.

Veja os preços do Fastback 2024:

  • Fastback 1.0 Turbo CVT – R$ 117.990
  • Fastback Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 143.990
  • Fastback Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 153.990
  • Fastback Limited Edition 1.3 Turbo AT – R$ 156.990
  • Fastback Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 160.990
fastback turbo (6)
fastback turbo (6)

O renovado Duster tem uma linha um pouco menor que seu rival acima, começando na versão Intense Plus, por R$ 125,9 mil. Aqui temos o motor 1.6 de 120 cv aliado ao câmbio manual de 5 marchas.

O mesmo propulsor também aparece com a transmissão CVT, elevando o preço para R$ 134,8 mil na mesma configuração Intense Plus ou para R$ 143,9 mil na mais equipada Iconic Plus. No topo da linha está a Iconic Plus com motor 1.3 turbo de 170 cv, que sai por pouco menos de R$ 158 mil.

Ou seja, o Fastback tem a vantagem de ser mais barato na versão de entrada, mas o Duster custa menos em sua configuração topo de linha.

Confira quanto custa cada versão do Duster 2025:

  • Duster Intense Plus 1.6 MT – R$ 125.890
  • Duster Intense Plus 1.6 CVT – R$ 134.790
  • Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 143.890
  • Duster Iconic Plus 1.3 Turbo CVT – R$ 157.990

VENCEDOR: Empate.

duster internse plus (2)
duster internse plus (2)

O Fastback oferece mais

Como de costume, vamos comparar as versões com preços similares para descobrir qual modelo oferece mais, começando pela batalha entre o Fastback Audace (R$ 143.990) e o Duster Iconic Plus 1.6 (R$ 143.890).

O modelo da Fiat tem assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pressão dos pneus, A/C com saída traseira, paddle-shifts, retrovisor fotocrômico, partida remota e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.

Já o Renault oferece airbags de cortina, câmera 360º, faróis com regulagem de altura, faróis de neblina, alerta de ponto cego, volante com ajuste de profundidade e capô com molas a gás.

O francês melhorou muito, mas ainda ficou abaixo do rival.

fastback turbo (15)
fastback turbo (15)

Outra disputa é entre o Fastback Limited Edition (R$ 156.990) e o Duster Iconic Plus 1.3 Turbo (R$ 157.990).

Aqui temos a versão mais cara do Renault, que tem basicamente os mesmos itens de sua configuração com motor aspirado.

Enquanto isso, o Fiat ganha rodas aro 18, sensores de estacionamento dianteiros, rebatimento elétrico dos retrovisores e multimídia com tela de 10,1 polegadas, enquanto o rival permanece com 8 polegadas.

VENCEDOR: Fastback.

A eficiência do motor turbo

A linha do Fastback começa com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de 7 marchas simuladas. Com ele, a aceleração até os 100 km/h ocorre em 9,4 segundos, com máxima de 196 km/h.

Os números ficam ainda melhores nas opções com o propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas: 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 210 km/h.

Na versão Abarth, ele faz o mesmo em 7,6 segundos e atinge 220 km/h.

duster internse plus (20)
duster internse plus (20)

Do lado do Duster, a marca manteve o motor 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm. Com câmbio manual, ele chega aos 100 km/h em 11,4 segundos, tempo que sobe para 12,4 segundos com o câmbio CVT de 7 velocidades.

A máxima não muda, sendo sempre de 173 km/h.

Já na versão mais forte, o modelo da Renault usa o motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm, com câmbio CVT de 8 marchas. O aumento na potência e torque traz resultado, acelerando até os 100 km/h em 9,2 segundos e com máxima de 190 km/h.

Muitas vezes, o modelo com melhor desempenho perde no consumo, mas aqui não vemos isso.

Além de andar mais, o Fastback também é o mais econômico, especialmente com suas versões 1.0 turbo, que chegam a quase 15 km/l na estrada.

O pior em quase todas as medidas foi o Duster 1.6 AT, que gasta tanto quanto o Fastback Abarth na cidade e fica em apenas 11,5 km/l na estrada, mesmo usando gasolina.

Consumo Fastback 1.0 Turbo Fastback Limited Fastback Abarth Duster 1.6 MT Duster 1.6 AT Duster 1.3 Turbo
Cidade – etanol 8,4 7,8 7,2 8,1 7,2 7,7
Cidade – gasolina 11,9 11,4 10,3 11,6 10,5 10,8
Estrada – etanol 10,2 9,7 9,3 8,5 8,1 8,4
Estrada – gasolina 14,6 13,7 13,1 12,3 11,5 11,5

VENCEDOR: Fastback.

fastback turbo (18)
fastback turbo (18)

Espaço de sobra

A dúvida sobre qual modelo oferece mais espaço interno acaba quando olhamos a ficha técnica: o Fastback é maior apenas no comprimento (4,42 x 4,37), enquanto o Duster ganha na altura (1,69 x 1,54), na largura (1,83 x 1,77) e no entre-eixos (2,67 x 2,53).

Ainda que o modelo da Fiat não fique tão atrás no espaço para as pernas dos ocupantes traseiros e tenha a vantagem da saída exclusiva do ar-condicionado, o Duster acomoda melhor quem viaja na segunda fileira.

O motivo disso, é claro, está no tamanho do porta-malas encontrado no Fastback: impressionantes 516 litros, colocando o modelo entre os melhores até mesmo quando comparado com SUVs maiores.

E olha que o Duster vai bem nesse ponto, com 475 litros em seu compartimento traseiro.

Mesmo não sendo o aspecto principal nesse quesito, vale lembrar outros pontos de destaque na ficha técnica do Duster.

O francês tem vão livre de 23,7 cm (contra 19,2 cm do Fastback), além de contar com ângulo de entrada de 30 graus e saída de 34,5 graus (o rival tem 20 e 24,3 graus, respectivamente).

Voltando ao que realmente interessa, o Duster é mais confortável e espaçoso por dentro, enquanto o Fastback tem o maior porta-malas.

VENCEDOR: Empate.

duster internse plus (32)
duster internse plus (32)

Quase tudo igual

Os dois modelos oferecem garantia de 3 anos e contam com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Mas as semelhanças acabam por aqui, pois o valor final é diferente em cada modelo.

Levando em conta o período padrão até os 60.000 km, as revisões do Fastback ficam entre R$ 4,9 mil (1.0 turbo) e R$ 5,7 mil (1.3 turbo), enquanto o Duster cobra entre R$ 4,5 mil (1.6) e R$ 5,5 mil (1.3 turbo).

Ou seja, a Renault tem revisões um pouco mais baratas.

Revisões Fastback 1.0 Turbo Fastback 1.3 Turbo Duster 1.6 Duster 1.3 Turbo
10.000 km R$ 668,00 R$ 760,00 R$ 606,41 R$ 689,06
20.000 km R$ 684,00 R$ 880,00 R$ 672,08 R$ 754,73
30.000 km R$ 772,00 R$ 760,00 R$ 672,08 R$ 754,73
40.000 km R$ 868,00 R$ 1.080,00 R$ 1.082,01 R$ 1.671,90
50.000 km R$ 696,00 R$ 792,00 R$ 737,75 R$ 820,40
60.000 km R$ 1.204,00 R$ 1.452,00 R$ 737,75 R$ 820,40
TOTAL R$ 4.892,00 R$ 5.724,00 R$ 4.508,08 R$ 5.511,22

VENCEDOR: Duster.

O Duster vende muito pouco

O mercado nacional tem dado mais alegria para a Fiat no primeiro trimestre de 2024, pelo menos quando falamos sobre esses dois modelos.

De janeiro a março, o Fastback vendeu 10.704 unidades e ficou com a 6ª posição entre todos os SUVs, enquanto o Duster contabilizou 5.546 emplacamentos no mesmo período, aparecendo apenas na 13ª colocação.

Olhando apenas para o posicionamento desse segmento, parece que a história tinha sido diferente em 2023. Afinal, o Fastback ficou em 11º e o Duster veio logo atrás, em 12º.

Mas os números das vendas mostram outro cenário: o primeiro vendeu 40.402 unidades, contra apenas 26.506 do rival.

Resta saber se as mudanças promovidas pela Renault em 2024 vão surtir efeito e melhorar o posicionamento de seu utilitário.

VENCEDOR: Fastback.

Conclusão

O Fastback foi o campeão neste comparativo! Ele mostrou ser superior no nível de equipamentos, tem uma linha de motores mais eficiente e ainda superou o rival nas vendas, vendendo quase o dobro de unidades em 2024.

O Duster foi o melhor apenas no custo de manutenção, mas ele ainda conseguiu empatar com o rival nos preços e no espaço interno, onde é melhor por dentro e perde no tamanho do porta-malas.

Fichas técnicas

Fastback

Duster

Preço  R$ 117.990 a R$ 160.990 R$ 125.890 a R$ 157.990
Motor 1.0 turbo ou 1.3 turbo 1.6 aspirado ou 1.3 turbo
Potência e torque 1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm 1.6 – 120 cv e 16,2 kgfm
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm 1.3 turbo – 170 cv e 27,5 kgfm
Câmbio CVT ou AT6 Manual de 5 marchas ou CVT
Aceleração e velocidade máxima 1.0T – 9,4s e 193/196 km/h 1.6 – 11,4/12,4s e 173 km/h
1.3T – 8,1/7,6s e 210/220 km/h 1.3 turbo – 9,2s e 190 km/h
Consumo cidade 1.0T – 8,4 km/l (E) e 11,9 km/l (G) 1.6 – 7,2/8,1 km/l (E) e 10,5/11,6 km/l (G)
1.3T – 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) 1.3 turbo – 7,7 km/l (E) e 10,8 km/l (G)
Consumo estrada 1.0T – 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) 1.6 – 8,1/8,5 km/l (E) e 11,5/12,3 km/l (G)
1.3T – 9,7 km/l (E) e 13,7 km/l (G) 1.3 turbo – 8,4 km/l (E) e 11,5 km/l (G)
Rodas e pneus 205/50 R17 e 215/45 R18 215/65 R16 ou 215/60 R17
Medidas comprimento, 4,42 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m comprimento, 4,37 m; altura, 1,69 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,67 m
Tanque 47 litros 46 litros
Porta-malas 516 litros 475 litros
Peso  1.253 kg a 1.304 kg 1.255 a 1.353 kg
google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.