França surpreende ao dar boas-vindas para eventual fábrica da BYD

byd fabrica 3
byd fabrica 3

As montadoras chinesas estão sendo encaradas como uma ameaça em alguns lugares, como nos EUA, porém, na Europa, certos países estão impondo meios para frear a entrada de carros elétricos oriundos do país asiático. Todavia, não se forem produzidos localmente.

A França, numa declaração surpreendente, dá as boas-vindas à BYD, mas não como importadora. Bruno Le Maire, Ministro das Finanças, disse que não só a marca, mas outras da indústria automotiva chinesa “são muito bem-vindas na França”.

Como se sabe, a França é uma das maiores vozes na Comissão Europeia quanto aos carros elétricos chineses, impondo nacionalmente regras extras de origem para evitar que marcas como a BYD, prejudiquem seus fabricantes locais, no caso, os grupos Renault e Stellantis.

No entanto, quando o assunto é fábrica em território francês, o governo de Paris se mostrou bem aberto aos chineses. Le Maire comentou: “A França acolhe todos os projetos industriais. A BYD e a indústria automobilística chinesa são muito bem-vindas na França”.

Para exemplificar, o ministro francês apontou a Toyota como um exemplo, ainda que não seja chinesa. No entanto, a indicação é uma forte sugestão aos que esperam que a França seja nacionalista ao extremo de querer manter somente os fabricantes de origem do país.

Ainda que a BYD tenha sido citada, a França não tem no momento nenhum projeto de fabricante chinês, já que a BYD escolheu a Hungria para abrir sua principal planta na Europa a partir de 2026.

A Chery, por exemplo, escolheu a Espanha com a ex-fábrica da Nissan, enquanto a Leapmotor será usada pela Stellantis em fábrica na Itália. De qualquer forma, outros fabricantes chineses estão de olho na Europa e a França tem um parque industrial invejável.

No final das contas, para gerar empregos no país, não importa se a indústria será de origem chinesa ou francesa. Com isso, a França pode atrair mais atenção da China que a Itália, onde a Stellantis coloca pressão sobre Roma diante de uma ou mais possíveis montadoras chinesas na península.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X