A nova Fiat Titano chegou com grande expectativa ao mercado, mas ela terá que enfrentar concorrentes de peso em seu segmento.
A principal será a Toyota Hilux, atual líder da categoria.
Pelo lado da novidade, temos os preços como grande atrativo, sendo a picape mais barata com essas dimensões. Mas será que apenas isso será o suficiente para convencer o consumidor?
Confira!
A mais barata da categoria
O grande atrativo da nova Titano 2025 é seu preço abaixo da média no segmento. A versão Endurance, a única com câmbio manual, é vendida por menos de R$ 220 mil. O motor é o mesmo das outras opções, com 2,2 litros e 180 cv.
A opção intermediária é a Volcano, que sobe para quase R$ 240 mil e vem com câmbio automático de seis marchas. O mesmo conjunto é visto na topo de linha Ranch, que encosta nos R$ 260 mil. Todas as versões tem tração 4×4, um detalhe positivo.
Com esses valores, a novidade da Fiat se coloca como a porta de entrada no segmento das picapes médias.
Veja quanto custa cada versão da nova Titano 2025:
- Titano Endurance 2.2 MT 4×4 – R$ 219.990
- Titano Volcano 2.2 AT 4×4 – R$ 239.990
- Titano Ranch 2.2 AT 4×4 – R$ 259.990
Contando as opções Chassi e Cabine Simples, a Hilux 2024 totaliza oito versões. Além de ter uma gama mais completa, ela é bem mais cara que a rival da Fiat, ficando entre R$ 220 mil e quase R$ 227 mil nas opções para trabalho.
Se olhamos apenas as configurações com cabine dupla, o valor mínimo é superior a R$ 242 mil na versão STD. As intermediárias SR e SRV ficam entre R$ 272 mil e R$ 290 mil, enquanto a mais cara SRX custa mais de R$ 324 mil.
Recentemente, a linha ganhou a opção SRX Plus por quase R$ 335 mil. Mas a versão mais cara continua sendo a GR-Sport (ou GR-S), que já está quase nos R$ 373 mil. Ela é a única com 224 cv derivados do motor 2.8 turbodiesel.
O restante da linha conta com o mesmo propulsor, mas entregando 204 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas.
Confira os preços da Hilux 2024:
- Hilux Chassi 2.8 MT 4×4 – R$ 219.090
- Hilux CS 2.8 MT 4×4 – R$ 226.790
- Hilux CD STD 2.8 MT 4×4 – R$ 242.590
- Hilux CD SR 2.8 AT 4×4 – R$ 272.190
- Hilux CD SRV 2.8 AT 4×4 – R$ 289.990
- Hilux CD SRX 2.8 AT 4×4 – R$ 324.490
- Hilux CD SRX Plus 2.8 AT 4×4 – R$ 334.890
- Hilux CD GR-S 2.8 AT 4×4 – R$ 372.890
VENCEDOR: Titano.
Quem oferece mais equipamentos?
Olhando apenas para as versões com cabine dupla, será que a Hilux oferece um nível muito mais alto de equipamentos do que a recém-lançada Titano?
Vamos começar comparando a Titano Volcano (R$ 239.990) com a Hilux STD (R$ 242.590).
Ambas tem rodas aro 17, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente em rampa, luzes diurnas, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, bancos em couro e central multimídia (10″ na Fiat e 9″ na Toyota).
A Titano é a única com câmera de ré, faróis de neblina, controle automático de descida, sensores de estacionamento, A/C com saída traseira, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e computador de bordo.
Já a Hilux oferece apenas airbag de joelho para o motorista, totalizando sete bolsas, mostrando que seus preços mais salgados deixam a versão STD bem abaixo da intermediária Volcano.
Outro comparativo é entre a Titano Ranch (R$ 259.990) e a Hilux SR (R$ 272.190). Aqui apenas a Fiat tem rodas aro 18, câmera 360º, faróis de LED, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa e sensor de chuva.
A lista segue com retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, bancos dianteiros elétricos, chave presencial e GPS, tudo isso mesmo custando R$ 12 mil a menos que sua rival japonesa.
Mesmo com a vitória nesse quesito, pois comparamos versões com preços similares, é bom destacar que a Titano não tem diversos equipamentos vistos nas versões mais caras da Hilux.
Isso inclui alerta de ponto cego, de colisão frontal e tráfego cruzado traseiro, trocas de marcha no volante, ACC, retrovisor fotocrômico e sistema de som premium.
O problema é que a Toyota cobra quase R$ 113 mil a mais por tudo isso.
VENCEDOR: Titano.
Motor fraco?
A Fiat decidiu lançar a nova Titano com o mesmo motor em todas as versões. A escolha foi pelo 2.2 turbodiesel usado na Ducato (entre outros furgões do grupo), que entrega 180 cv e 37,7/40,8 kgfm.
O torque muda dependendo do câmbio, que pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas. O que não muda é a tração integral, que felizmente aparece em todas as versões do modelo.
Segundo a marca, a picape chega aos 100 km/h em 14,7 segundos na versão manual e 12,4 segundos nas opções automáticas, sempre com máxima de 175 km/h.
Por ser um pouco pesada, tais números parecem bem otimistas.
A Toyota usa sempre o motor 2.8 turbodiesel, com câmbio manual ou automático de seis marchas e tração 4×4. Esse conjunto entrega 204 cv, com 42,8 kgfm nas opções manuais ou 50,9 kgfm com câmbio automático. A exceção é a versão GR-S, que extrai 224 cv e 55 kgfm desse motor.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12 segundos, com a versão mais cara fazendo o mesmo em 10,7 segundos. A velocidade máxima é sempre de 180 km/h.
Quando falamos sobre consumo, as picapes entregam números diferentes em cada versão. Mesmo assim, a Titano Ranch é a pior na cidade e na estrada, não passando de 9,2 km/l nos trechos rodoviários.
Já a Hilux com câmbio manual é a melhor na cidade (versão CS) e na estrada (versão CD), chegando a quase 12 km/l.
Consumo | Titano MT | Titano Volcano AT | Titano Ranch AT | Hilux CS MT | Hilux CD MT | Hilux CD AT | Hilux SRX Plus | Hilux GR-S |
Cidade – diesel | 9,6 | 8,6 | 8,5 | 10,4 | 10,3 | 10,1 | 9,7 | 9,5 |
Estrada – diesel | 9,6 | 9,3 | 9,2 | 11,6 | 11,8 | 11,3 | 10,6 | 10,7 |
VENCEDOR: Hilux.
Uma caçamba gigante
A Fiat é referência quando o assunto é picape, mas em outros segmentos. Com a Titano, ela entrega um modelo maior, com 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
A Hilux tem 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3,08 m de entre-eixos, sendo menor em todas as medidas.
Além disso, a Fiat tem caçamba entre 1.109 e 1.314 litros, contra 1.000 litros da Toyota. A carga útil delas é de 1.020 kg e 1.025 kg, respectivamente, e ambas rebocam até 3.500 kg.
O espaço interno é parecido nas duas, mas os ocupantes traseiros vão um pouco mais confortáveis na Titano. Além disso, as duas contam com saída de ar-condicionado atrás, mas apenas a Fiat tem a entrada USB.
Num comparativo de picapes, ainda é muito importante falar sobre como elas enfrentam obstáculos. O ângulo de entrada nas duas é de 29º (com 30º nas Hilux mais caras), mas na saída a Titano é um pouco melhor (27º x 26º).
Já na altura do solo, a Fiat tem apenas 235 mm contra 286/323 mm da Toyota.
Com tudo isso, deu para perceber que a Hilux é superior (literalmente) apenas no vão do solo, mas em todas as outras medidas a Titano leva a melhor.
VENCEDOR: Titano.
A Hilux é mais barata de manter
As duas picapes contam com garantia de cinco anos, algo muito importante nesse segmento onde muitos compradores vão usar o veículo para trabalhar. Mas qual delas é mais barata na hora de fazer a manutenção?
No lançamento da Titano, a Fiat destacou que a cesta de peças da picape é 32% mais barata que a média das rivais, além de pontuar que sua rede de concessionárias (com mais de 500 lojas) é vital para atender em qualquer lugar do país.
Falando sobre as revisões, as duas marcas tem o mesmo programa, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
A Titano chega a R$ 11,2 mil até os 60.000 km, valor que não muda entre as versões.
Já a Hilux totaliza um pouco menos, atingindo R$ 11,1 mil. Isso vale para quase todas as versões, exceto a topo de linha GR-S. Nesse caso, a marca informa apenas até a quinta revisão, chegando a R$ 10 mil.
Revisões | Titano | Hilux | Hilux GR-S |
10.000 km | R$ 1.835,00 | R$ 1.162,91 | R$ 1.298,16 |
20.000 km | R$ 1.802,00 | R$ 1.770,00 | R$ 1.875,00 |
30.000 km | R$ 1.529,00 | R$ 1.815,00 | R$ 1.905,00 |
40.000 km | R$ 2.161,00 | R$ 2.910,00 | R$ 3.285,00 |
50.000 km | R$ 2.075,00 | R$ 1.542,00 | R$ 1.671,00 |
60.000 km | R$ 1.802,00 | R$ 1.926,00 | (não informado) |
TOTAL | R$ 11.204,00 | R$ 11.125,91 | R$ 10.034,16 |
VENCEDOR: Hilux.
Será que a Titano vai vender bem?
Por ser um lançamento tão recente, ainda não temos informações sobre as vendas da Titano em nosso mercado.
A Fiat já divulgou que espera conquistar 10% desse segmento (cerca de 12 mil unidades por ano), com um mix de vendas de 50% na Ranch, 30% na Volcano e 20% na Endurance.
Se levarmos em conta o fechamento de 2023, isso colocaria a Titano na briga pela 4ª posição. No ano passado, a Hilux liderou com 46.200 unidades, seguida por S10 (25.966) e Ranger (20.352).
A L200 ficou com 12.644 emplacamentos, exatamente onde a Fiat imagina seu novo produto.
Se isso vai acontecer ou não, só o tempo dirá. Mas a Fiat vai precisar e muito das vendas diretas e dos descontos para convencer esses clientes a migrarem para sua picape.
Conclusão
Depois da briga em diversos aspectos, a Titano saiu vencedora desse comparativo.
Ela foi a melhor no preço, sendo a picape mais barata do segmento. Esse certamente será seu grande atrativo por aqui.
Além disso, a novidade da Fiat se mostrou mais equipada em versões com preços parecidos e ainda tem mais espaço por dentro e na caçamba. São argumentos interessantes e que podem convencer quem vai usar a picape para trabalho ou lazer.
Já a Hilux foi melhor na motorização, com desempenho superior e mais economia, além de apresentar revisões mais baratas que sua nova rival. O único quesito sem vencedor foi o desempenho nas vendas, mas nele a vitória certamente seria da Hilux.
Ou seja, tivemos um modelo vencedor, mas apenas por excluirmos as vendas.
Fichas técnicas
Titano |
Hilux |
|
Preço | R$ 219.990 a R$ 259.990 | R$ 219.090 a R$ 372.890 |
Motor | 2.2 diesel | 2.8 diesel |
Potência e torque | 180 cv e 37,7 kgfm (MT) | 204 cv e 42,8 kgfm (MT) |
180 cv e 40,8 kgfm (AT) | 204 cv e 50,9 kgfm (AT) | |
224 cv e 55 kgfm (GR-S) | ||
Câmbio | MT ou AT | MT ou AT |
Aceleração e velocidade máxima | MT – 14,7s e 175 km/h | MT ou AT – 12s e 180 km/h |
AT – 12,4s e 175 km/h | GR-S – 10,7s e 180 km/h | |
Consumo cidade | MT – 9,6 km/l | MT – 10,4/10,3 km/l |
Volcano – 8,6 km/l | AT – 10,1/9,7 km/l | |
Ranch – 8,5 km/l | GR-S – 9,5 km/l | |
Consumo estrada | MT – 9,6 km/l | MT – 11,6/11,8 km/l |
Volcano – 9,3 km/l | AT – 11,3/10,6 km/l | |
Ranch – 9,2 km/l | GR-S – 10,7 km/l | |
Rodas e pneus | 265/65 R17 ou 265/60 R18 | 225/70 R17, 265/65 R17 ou 265/60 R18 |
Medidas | comprimento, 5,33 m; altura, 1,85 m; largura, 1,96 m; entre-eixos, 3,18 m | comprimento, 5,32 m; altura, 1,81 m; largura, 1,85 m; entre-eixos, 3,08 m |
Tanque | 80 litros | 80 litros |
Caçamba | 1.109 a 1.314 litros | 1.000 a 1.580 litros |
Peso | 2.039 a 2.150 kg | 1.810 a 2.135 kg |
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