Grana curta: O que é melhor, comprar pneu remold ou recauchutado/recapado?

pneu ilustracao
pneu ilustracao

Depois dos anos da pandemia, muitas coisas subiram de preço de forma descontrolada. Os pneus, dependendo do modelo, podem ser incluídos neste grupo.

Pneus de marcas mais famosas, como a Michelin, subiram de R$ 1.000 para R$ 3.000 a unidade, como é o caso por exemplo de pneus de 18 polegadas run flat, que equipam alguns modelos importados.

Aí nesta hora muitos passam a cogitar o uso de pneus remold ou recauchutados, como uma maneira de economizar.

Vamos ver os prós e contras de usar pneus alternativos. Queremos entender se a economia agora vale a pena a longo prazo. Assim, você pode escolher a melhor opção para seu carro e para você.

Os pneus remold são acessíveis e amigos do meio ambiente. Eles são feitos colocando nova borracha em uma carcaça já usada. Esse processo é chamado de vulcanização. Ele dá uma nova vida aos pneus e ajuda a diminuir o descarte de borracha.

Já os pneus recauchutados são diferentes dos remold. Neles, só a parte que toca o chão, a banda de rodagem, é trocada. Isso faz com que o pneu dure mais. Esses pneus parecem menos novos, mas ainda são úteis.

O Inmetro tem regras importantes sobre a segurança dos pneus reciclados. Pneus remold e recauchutados precisam seguir essas normas. Isso assegura que são seguros e de qualidade.

Se a escolha somente puder recair sobre estes dois tipos de pneus, remold e recauchutados, fica claro que os remold são menos piores, pois são feitos com um processo industrializado que renova o pneu todo.

Critério Pneu Remold Pneu Recauchutado
Processo de Produção Vulcanização integral Renovação da banda de rodagem
Aspecto Visual Mais uniforme Mais variável
Regulamentação Inmetro Obrigatório seguir normas Obrigatório seguir normas
Sustentabilidade Alto Moderado
Idade Máxima da Carcaça 7 anos Qualquer idade

Mas uma alternativa mais interessante é verificar pneus novos de marcas não tão tradicionais.

O mundo dos pneus hoje não se resume mais a Goodyear, Pirelli, Continental, Bridgestone e Michelin.

Existem várias marcas novas, muitas delas chinesas, que estão inundando o mercado com preços bem mais atraentes, que acabam custando quase o mesmo de um pneu remold.

Verifique o que as pessoas falam sobre essas marcas na internet, para também não acabar levando gato por lebre.

E, se formos analisar o custo por km rodado, comprar pneus de marcas mais famosas ainda vale a pena também.

Elas custam mais caro, mas também duram mais do que pneus remold ou novos chineses. Pense na segurança de toda a sua família, pois o único ponto de contato do carro com o solo é o pneu.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.