Qual é a melhor época para comprar carro 0km?

vendedor carros 3

Quando a pessoa planeja sua compra de um produto, levando em conta vários fatores, é óbvio que ela vai conseguir economizar bastante. Mas será que podemos dizer o mesmo quando o assunto é comprar um carro zero? Quais são as melhores épocas do ano para comprar um carro zero?

Nós sabemos que as opiniões variam muito e cada pessoa tem a sua teoria.

Por isso, o objetivo dessa matéria não é estabelecer um período específico, mas sim falar um pouco sobre cada um dos períodos do ano mais citados (incluindo seus prós e contras) quando o assunto é a compra de um veículo zero km.

Comprar carro no final do ano

Talvez a época mais citada seja o final do ano, especialmente entre os meses de setembro e dezembro. É nesse período que aparecem grandes descontos (de 8% a até 15%), pois as montadoras querem acabar com o estoque de modelos daquele ano, já que os veículos do ano seguinte estão chegando nas concessionárias.

Outro fator que contribui para o surgimento de promoções é a desaceleração nas vendas, já que muitas pessoas começam a se preocupar e se planejar com as férias e as festas de fim de ano.

Como boa parte do orçamento passa a ser direcionado para isso, as vendas começam a cair, o que obriga muitas lojas e concessionárias a lançar algumas promoções para atrair os seus clientes.

Além disso, os vendedores sofrem uma enorme pressão para bater suas metas anuais. Se os últimos meses do ano já chegaram e isso ainda não aconteceu, pode ter certeza que eles farão de tudo para que você leve aquele modelo para casa.

Comprar carro no começo do ano

vendedor carros 2

Se a pessoa tiver um pouco de paciência, talvez seja melhor esperar passar o final do ano e investir na compra de um carro novo nos primeiros meses do ano seguinte. Quais são as vantagens de fazer isso em janeiro ou fevereiro?

Algumas deles são parecidas às vantagens da compra no final do ano, como a necessidade de acabar com o estoque de veículos do ano anterior (se isso era necessário em dezembro, imagine depois da virada do ano).

Além disso, no início do ano você terá acesso a veículos com o design atualizado, não correndo o risco de comprar uma versão que não existe mais e ter uma desvalorização maior quando for vendê-lo (é verdade que muitos não se importam com isso, mas é importante pensar na futura venda).

O início do ano também tem a vantagem de ser uma época mais fria nas vendas. Se no final do ano as pessoas estão preocupadas em gastar para se divertir, no início do ano seguinte elas precisam pagar as contas (IPVA e IPTU) e ainda arcar com os gastos da escola dos filhos (matrícula, material escolar, etc).

Com isso a venda de veículos cai, e novamente as concessionárias precisam fazer promoções.

Comprar carro na última semana do mês

Mas e se você não quer esperar até o fim do ano, muito menos pelo início do próximo? Uma outra opção é esperar pela última semana de cada mês. Assim como no final do ano os vendedores estão pressionados para bater as metas anuais, no final de cada mês isso também ocorre, mas em relação às metas mensais. É claro que a pressão é um pouco menor, mas ela existe.

Com isso, você pode receber descontos no modelo escolhido, ou optar pela instalação de algum opcional. Receber o carro novo com o tanque cheio também é uma boa, especialmente com o preço atual dos combustíveis.

Fique atento também ao ritmo das vendas naquele mês. Além dos relatórios de vendas mensais, também é possível ter acesso à lista dos modelos mais vendidos na metade do mês. Se o mês estiver fraco, pode ter certeza que a maioria das lojas e concessionárias vão fazer um esforço maior pra que você feche a compra com eles, o que pode gerar ainda mais benefícios.

Conclusão

Diferente de outros produtos, infelizmente não temos uma época ou mês específico que seja mais interessante para comprar um carro zero km. Existem várias opções, sendo importante analisar com calma o que seria melhor no seu caso. Comprar por impulso sempre é uma péssima escolha.

Segundo o gerente de vendas de uma concessionária, é importante focar na negociação em si, independentemente da época escolhida. “Tudo depende da negociação. Infelizmente as pessoas são imediatistas e acabam fazendo um negócio ruim por ter pressa. Normalmente o pessoal não pesquisa o preço no site da fábrica e nem nos sites de compra e venda, o que acaba sendo ruim para o cliente”.

Mas, não importa qual seja a época escolhida, uma coisa é certa: comprar à vista é a melhor opção. Se isso não for possível, tente aumentar ao máximo o valor que dará de entrada.

Se a maior parte do veículo for financiada, talvez os benefícios acima acabem não representando tanto quando levamos em conta a taxa de juros, que também costuma subir em épocas de crise.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.