Comprando e Vendendo Matérias NA Mercado Montadoras/Fábricas

Qual é a melhor época para comprar carro 0km?

vendedor-carros-3-1024x576 Qual é a melhor época para comprar carro 0km?

Panetone, bacalhau, ovos de páscoa, sorvete, protetor solar e repelente. Sabe o que esses produtos tem em comum? Todos são parte do mesmo grupo, os produtos sazonais. Em determinadas épocas do ano a sua venda aumenta e, em consequência, seu preço também sofre alterações.



Outros produtos também tem essas variações, e nós sempre levamos isso em conta quando pensamos em comprá-los. Por exemplo, qual a melhor época para comprar um casaco de inverno? E um ventilador ou aparelho de ar-condicionado? Quando a pessoa planeja sua compra levando em conta esses fatores, é óbvio que ela vai conseguir economizar bastante.

Mas será que podemos dizer o mesmo quando o assunto é comprar um carro zero? Quais são as melhores épocas do ano para fazer isso?

Nós sabemos que as opiniões variam muito, e cada pessoa tem a sua teoria. Por isso, o objetivo dessa matéria não é estabelecer um período específico, mas sim falar um pouco sobre cada um dos períodos do ano mais citados (incluindo seus prós e contras) quando o assunto é a compra de um veículo zero km.



Comprar carro no final do ano

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Talvez a época mais citada seja o final do ano, especialmente entre os meses de setembro e dezembro. É nesse período que aparecem grandes descontos (de 8% a até 15%), pois as montadoras querem acabar com o estoque de modelos daquele ano, já que os veículos do ano seguinte estão chegando nas concessionárias.

Outro fator que contribui para o surgimento de promoções é a desaceleração nas vendas, já que muitas pessoas começam a se preocupar e se planejar com as férias e as festas de fim de ano. Como boa parte do orçamento passa a ser direcionado para isso, as vendas começam a cair, o que obriga muitas lojas e concessionárias a lançar algumas promoções para atrair os seus clientes.

Além disso, os vendedores sofrem uma enorme pressão para bater suas metas anuais. Se os últimos meses do ano já chegaram e isso ainda não aconteceu, pode ter certeza que eles farão de tudo para que você leve aquele modelo para casa. Muitos oferecem benefícios extras, como a instalação de algum acessório, IPVA pago ou tanque cheio (ou até um bônus para você abastecer durante alguns meses).

Um último aspecto que favorece a compra nos últimos meses do ano é que muitos começam a receber seu décimo terceiro salário, seja de forma integral ou parcelada. Talvez essa seja a única oportunidade que a pessoa tem de fazer um grande investimento, como pensar em trocar seu veículo, já que um dinheiro extra entrou na conta.

Por outro lado, existe um aspecto negativo ao qual devemos ficar atentos: a desvalorização. Se a promoção é referente a algum carro do ano corrente, talvez você vai perder mais do que imagina. Por exemplo, se em dezembro do ano passado um modelo 2017/17 estava sendo ofertado, ele terá uma desvalorização futura maior do que um modelo similar, mas que seja 2017/18. Isso fica ainda pior quando o veículo não tem alguma atualização no design ou no pacote de equipamentos que o outro, do ano seguinte, receberá.

Comprar carro no começo do ano

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Se a pessoa tiver um pouco de paciência, talvez seja melhor esperar passar o final do ano e investir na compra de um carro novo nos primeiros meses do ano seguinte. Quais são as vantagens de fazer isso em janeiro ou fevereiro?

Algumas deles são parecidas às vantagens da compra no final do ano, como a necessidade de acabar com o estoque de veículos do ano anterior (se isso era necessário em dezembro, imagine depois da virada do ano).

Além disso, no início do ano você terá acesso a veículos com o design atualizado, não correndo o risco de comprar uma versão que não existe mais e ter uma desvalorização maior quando for vendê-lo (é verdade que muitos não se importam com isso, mas é importante pensar na futura venda).

O início do ano também tem a vantagem de ser uma época mais fria nas vendas. Se no final do ano as pessoas estão preocupadas em gastar para se divertir, no início do ano seguinte elas precisam pagar as contas (IPVA e IPTU) e ainda arcar com os gastos da escola dos filhos (matrícula, material escolar, etc). Com isso a venda de veículos cai, e novamente as concessionárias precisam fazer promoções.

Comprar carro na última semana do mês

Mas e se você não quer esperar até o fim desse ano, muito menos pelo início de 2019? Uma outra opção é esperar pela última semana de cada mês. Assim como no final do ano os vendedores estão pressionados para bater as metas anuais, no final de cada mês isso também ocorre, em relação às metas mensais. É claro que a pressão é um pouco menor, mas ela existe.

Com isso, você pode receber descontos no modelo escolhido, ou optar pela instalação de algum opcional. Receber o carro novo com o tanque cheio também é uma boa, especialmente com o preço atual dos combustíveis.

Fique atento também ao ritmo das vendas naquele mês. Além dos relatórios de vendas mensais, também é possível ter acesso à lista dos modelos mais vendidos na metade do mês. Se o mês estiver fraco, pode ter certeza que a maioria das lojas e concessionárias vão fazer um esforço maior pra que você feche a compra com eles, o que pode gerar ainda mais benefícios.

Conclusão

Diferente de outros produtos, infelizmente não temos uma época ou mês específico que seja mais interessante para comprar um carro zero km. Existem várias opções, e é importante analisar com calma o que seria melhor no seu caso. Comprar por impulso sempre é uma péssima escolha.

Segundo um gerente de vendas de uma concessionária, é importante focar na negociação em si, independentemente da época escolhida. “Tudo depende da negociação. Infelizmente as pessoas são imediatistas e acabam fazendo um negócio ruim por ter pressa. Normalmente o pessoal não pesquisa o preço no site da fábrica e nem nos sites de compra e venda, o que acaba sendo ruim para o cliente”.

Mas, não importa qual seja a época escolhida, uma coisa é certa: comprar a vista é a melhor opção. Se isso não for possível, tente aumentar ao máximo o valor que dará de entrada. Se a maior parte do veículo for financiada, talvez os benefícios acima acabem não representando tanto quando levamos em conta a taxa de juros, que também costuma subir em épocas de crise.

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  • Erivelton Freitas

    Texto interessante, gostei!

  • Ricardo

    E carros usados? Comprei o meu no final/começo e ano, na época de crise, pátios cheios de carros e mesmo assim os malditos vendedores não davam vantagens nenhuma!

    • Edson Fernandes

      Mas usados são volateis a depender do produto.

      Para venda de usados, a regra já não se vale da mesma do 0km. O 0km o vendedor tem vantagem sobre bonificação no veiculo, entre outras coisas.

      Já no usado, o cara só lhe daram alguma margem de negociação, se o produto está sendo vendido a um preço mais alto no mercado, estado do carro e também na compra do produto.

      Pense que ele nesse interim disponibiliza um local para o carro, tem que cuidar do carro (muita gente mesmo procurando um usado, não gosta de ve-lo sujo), além dos custos com compra e venda. Tudo isso influi no preço final e na negociação sobre o usado.

      Mas não, essas dicas só valem para o 0km mesmo.

      • Luciano RC

        O problema do carro usado em agencia, é que a loja pagou um preço fixo no carro e se der desconto, compensa esperar o mercado valorizar para vender futuramente.

        Por isso, o melhor é comprar usado e procurar épocas de maior consumo para aproveitar o endividamento.

    • kravmaga

      Para carros usados eu acho que os melhores meses para comprar são dezembro e janeiro, logo antes dos antigos proprietários precisarem pagar o IPVA do próximo ano.

      • Luciano RC

        E claro… quando gastaram demais nas festas e sempre tem problemas de despesas.

    • leandro

      Usado funciona assim: o seu pra vender não vale nada, um igual o seu pra comprar é uma fortuna

      • RRodrigo Souza

        pessoa de agencia vai tirar o deles, ou se meu ka vale na tabela 14mil,na agencia ele pagara menos pra mim para poder ganhar em cima ao repassar

      • Ricardo

        Bem isso! E ainda têm a cara de pau de dizer que não estão lucrando quase nada.

  • Louis

    Ultimamente, se decidir comprar, melhor comprar o quanto antes. Se esperar, sobe o preço.

    • Edson Fernandes

      Se esperar promoções, ela no maximo será assim: Preço do carro no preço de lançamento (sendo esse o desconto).

      Só isso…rs

    • Chris

      O mais interessante que antigamente era meio que ao contrário, pessoas falavam ” comprar carro em lançamento só se for para pagar mais caro, depois baixa” rs

  • Marco Antonio

    Nas últimas 3 vezes em que troquei, acabei fazendo melhor negócio no final do mês de fevereiro. No final do ano já tentei, mas sempre ficam com aquela conversa de que o carro é novidade…. então acabo comprando o mesmo carro que foi fabricado no final do ano e que está lá no pátio da concessionária ocupando espaço e consigo melhores condições.

  • SK15

    Não existe melhor época pra comprar nada aqui nesse país sempre vão te enfiar a faca … e tudo sobe de preço … o mesmo carro que comprei a pouco mais de um ano atras extra mais caro e menos equipado que o modelo 18/18 e o mesmo vale pra outros itens do dia a dia.

    • Michel

      ecosport?

      • elrafah

        Acho que a EcoSport foi o contrário do que ele falou… Era mais equipada e deixou de ser…

  • Junior_Gyn

    Eu considero Janeiro e Fevereiro. Ainda tem estoque do ano anterior, e ainda o povo está sem grana pois gastou com viagens no final do ano, IPVA pra pagar, material escolar.

    Então eu considero os melhores meses. Conversei com uma amiga vendedora e perguntei qual pior mês para vendas, e ela disse o mesmo que eu já pensava. Estes 2 meses do ano.

  • Son Goku

    Pelo que vi em 2017. Agosto e Setembro foram as melhores épocas para Zeros. Muitas opções com descontos e taxa zero.

  • Hugosw

    A melhor época já passou, foi lá por 2012

    • Robinho

      kkkkkk

  • Verdades sobre o mercado

    TRabalhei por 21 anos com vendas de veículos novos como vendedor (8 anos) e gerente (13 anos) nas marcas VW, Chevrolet e Fiat, e não existe regra de melhor época do ano para comprar carro novo. A única regra que vale e mesmo assim não é sempre e nem para todas as marcas é a de comprar no final do mÊs, pois há casos em que a css precisa fechar a meta e se o mÊs não foi tão bom ela fará de tudo para tentar fechar a meta, pois em algumas marcas o cumprimento da meta dá bonificação extra para a CSS.
    Minha recomendação é, compre com calma, planeje-se, acompanhe as ofertas por uns 3 meses, faça test-drive dos veículos que podem lhe atender e fique atento ao valor das parcelas em caso de financiamentos. Juro ZERO, existe SIM, e é fácil de verificar se ele é real ou não, basta negociar o melhor preço à vista, e no final, citar o financiamento com juros ZERO, se não puder usar o financiamento é porque o Juro ZERO está sendo bancado pela CSS(na verdade pelo cliente), mas se puder usar o juro ZERO é porque o mesmo está sendo bancado pela montadora, ou seja, é juro ZERO de verdade (lembrando que todo financiamento tem IOF e tarifa bancária)
    Outra coisa… a melhor época para comprar é quando vocÊ encontra o carro que lhe agrade e caiba no seu bolso, às vezes esperar pode sair mais caro.

    • TT 230

      Não adianta, as publicações automotivas vão continuar dizendo que taxa zero não existe, e ainda falam que só em 12x.

      Saiu na QR esse ano. A desinformação corre solta.

      • Desinformação é quem acha que juro zero existe. O juro zero é sempre praticado no preço de tabela, e a vista tem desconto em cima da tabela. Faça as contas.

        Ou melhor, negocie o melhor preço a vista que a concessionária consegue fazer num carro. Aí fale: “beleza, vou fechar mas quero pagar em 12x sem juros”. Aí espere pra ver a resposta.

        Quem costuma falar que juro zero existe geralmente trabalha ou trabalhou em concessionária.

        • TT 230

          1. Não trabalho.
          2. Taxa zero existe e não vai só em até 12x.
          3. Entre no site da Ford e você comprovará que os carros estão sendo ofertados com desconto “E” taxa zero. E não “OU” taxa zero.

          Quer um exemplo? Ka 1.0 S tabela de R$ 44.780. Oferta a vista por 39.990 ou com entrada de 27.993 + 36 x 364 taxa zero. Total de 40.097, com tac e IOF.

          E não é só a Ford não. Chevrolet, etc.

          Agora o que me diz? Estou dizendo alguma inverdade?

        • TT 230

          1. Não trabalho em CSS.
          2. Taxa zero existe e não vai só em até 12x.
          3. Entre no site da Ford e você comprovará que os carros estão sendo ofertados com desconto “E” taxa zero. E não “OU” taxa zero.

          “O juro zero é sempre praticado no preço de tabela, e a vista tem desconto em cima da tabela. Faça as contas.”

          Eu fiz as contas:

          No site da Ford: Ka 1.0 S tabela de R$ 44.780. Oferta a vista por 39.990 ou com entrada de 27.993 + 36 x 364 taxa zero. Total de 41.097, com tac e IOF.

          E não é só a Ford não. Chevrolet, etc.

          Agora o que me diz? Estou dizendo alguma inverdade?

          • Robinho

            Calcule novamente, acho que o correto é R$ 41.097,00. (R$ 27.993 + 36x de R$ 364).

            • TT 230

              Exato. Obrigado.

              • Robinho

                msm assim o preço esta compensando financiar, como tenho que trocar o carro da minha esposa estou seriamente pensando em um Ka, o problema é a nova “geração”.

                • Unknown

                  Se eu fosse você não pensaria duas vezes. O carrinho é excelente e, nestas condições de pagamento, com juros zero, torna-se um ótimo negócio!

          • Você usou um site oficial da montadora para provar que existe taxa zero? Fail…

            Valor total de R$ 41.097, mas se você negociar com a concessionária leva o carro por R$ 2.100 a menos: https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ka/1-0-s-12v-flex-4p-manual/4-portas/2018/22763625

            Ou melhor, consegue até um desconto maior que R$ 2.100, pois ali já é o preço anunciado, antes de qualquer negociação adicional.

            Conclusão: taxa zero não existe. Mas não se preocupe, continue acreditando em Papai Noel e coelhinho da Páscoa, não custa nada.

            Conclusão 2: R$ 39.990 não é igual a R$ 41.097, cobrança de TAC é ilegal, é juro embutido disfarçado.

            (Justo alguém que faz conta em supermercado para achar o preço real do produto… esperava mais de você.)

            • TT 230

              Eu sou apenas um cidadão comum que faço conta de tudo pq meu dinheiro tem que valer mais. Então não espere nada de mim.

              Já eu, que consumo o conteúdo de um dos principais sites de notícias do Brasil, esperava mais de alguém que o representa.

              • Você que entrou aqui falando que as publicações automotivas só publicam desinformação. Muitos são assim, falam o que querem, ouvem o que não querem.

              • Verdades sobre o mercado

                Fiz um comentário criticando a deselegância da resposta que te deram e apagaram ! Deviam era ter a consciência de apagar o que escreveram. Decepção com NA, pensei que eram mais profissionais.

                • TT 230

                  Eu agradeço. Parei de discutir quando li comentários do próprio representante do site onde ele inventa, se referindo a mim, dizendo: “Você que entrou aqui falando que as publicações automotivas só publicam desinformação.” e quando ele respondeu a outro leitor, também se referindo a mim: “Quando o leitor fala que a imprensa só publica desinformação isso não é agressividade né”.

                  Quando na verdade apenas falei que “as publicações automotivas vão continuar dizendo que a taxa zero não existe” e finalizei, me referindo ao assunto, que “A desinformação corre solta.”, justamente pq ela existe, e você já havia explanado logo acima de forma clara como e quando existe ou não taxa zero.

                  Enfim, acho lamentável terem apagado o seu comentário, e agradeço mais uma vez.

                  E acho abominável alguém inventar algo sobre outra pessoa. É de uma baixeza sem tamanho. Lamentável.

            • Unknown

              Que agressividade desnecessária, principalmente partindo de alguém do site.
              O principal aqui não é se o juros é efetivamente ZERO ou não, mas sim que este tipo de financiamento anunciado como taxa ZERO, é infinitamente mais vantajoso do que os outros tipos de financiamento, com juros muuuuuuito maiores, nos quais chaga-se a pagar o valor de quase dois veículos!
              Então, se vocês entendem que não existe juros zero, não vamos ficar discutindo o sexo dos anjos, mas que fique bem claro para o leitor e consumidor que é VANTAJOSO SIM a aquisição de veículo nestas condições, pois muitas vezes não se tem o valor todo à vista, mas têm-se uns 60/70% de entrada e o restante pode ser pago desta forma!

              • Quando o leitor fala que a imprensa só publica desinformação isso não é agressividade né… o povo hoje em dia é cheio de “não me toque”, podem falar o que quer mas não querem ouvir uma resposta à altura.

                Pra você o principal pode ser que o financiamento é vantajoso, mas o que eu estou discutindo com o outro leitor e vc caiu de paraquedas na conversa é se existe taxa ZERO, e isso obviamente não existe.

                • d59

                  concordo!

                • Unknown

                  Ok, mas por mais agressivo que tenha sido o comentário do leitor, a resposta por parte de vocês não deveria ser neste tom.

              • Zé Mundico

                Desculpe, mas esse é justamente o objetivo da montadora ao anunciar “juros zero”: enganar o comprador que depois vai jurar de pé junto que não pagou “um centavo” de juros ao banco. Mas pagou,sim.
                Pagou mais taxas, pagou mais pelos opcionais, pagou mais pelos acessórios e no fim fica o efeito psicológico de ter feito um “excelente” negócio.
                De ilusão também se vive….rsrsrsrs

            • LKenappe

              @noticiasautomotivas:disqus nao teria como trazer uma situação mesmo que fictícia de como seria uma negociação taxa zero entao, acabei boiando com ambas explicacoes.

              • O exemplo acima que falamos do Ford Ka, taxa zero seria o carro a 38.990 em 12x sem juros, 12 parcelas de 3.249,16.

            • Crítico

              Exatamente.

              O Brasil precisa entender isso. O Jornal Nacional deveria fazer um daqueles plantões (cuja musiquinha captam a atenção de todos) e afirmar, pausada e categoriamente:

              TAC É JURO. T-A-C É J-U-R-O!
              Atenção: Bancos são remunerados por juros!!!

              Porém seria perigoso explodir a cabeça dos funcionários do setor financeiro, que acreditam se tratar de “encargo” ou algo que o valha, como se viesse do governo, assim como o IOF, que o banco nos obriga a financiar e pagar JUROS sobre o imposto (sendo que o juro vai pro banco, obviamente)

            • Verdades sobre o mercado

              Bastante deselegante da parte do site publicar algo do tipo “esperava mais de você”, é entrar na vibe de alguns comentaristas que faltam com o respeito.

              • Unknown

                Exato! Não é este tipo de atitude que esperamos dos que controlam o site… decepcionante!

          • Unknown

            Exato! E foi justamente desta marca o meu último veículo zero Km adquirido com taxa 0%!

          • “Perguntador”

            Acho que tem pessoas que não percebem a diferença entre juros e custo efetivo total da operação. Nesse seu caso o juros foi 0,00%, mas o custo efetivo (juros+tec+iof) foi 0,485%. Certamente um financiamento muito vantajoso, inclusive para quem tem o dinheiro na mão para pagar à vista. É fácil conseguir aplicações financeiras que renderiam mais do que isso nesse período.

            • Unknown

              Exato! Mas o pessoal ainda quer nos convencer que é ruim, que pagamos juros mesmo nestas promoções que são anunciadas com taxa ZERO, etc. O que importa, no fim das contas é se foi um bom negócio ou não. E com certeza comprar nestas condições é um bom negócio! Mas eles não dão um braço a torcer e parecem querer afastar o consumidor deste tipo de oferta! Tipo “FUJAM, É UMA ROUBADA! TAXA ZERO NÃO EXISTE!”. Sendo que a análise correta seria dizer que é sim uma das melhores opções para quem não tem o valor total à vista, mas a maior parte (mais de 50%) de entrada!

          • Zé Mundico

            Peraí, mas aí você está trabalhando em cima do preço que a montadora anunciou…..assim não vale…..rsrsrsrss.
            Não se iluda, os juros já estão diluídos no preço no carro e nas parcelas “sem juros”, que eles anunciam para pegar os bôbos.

        • Luciano RC

          Acreditar em taxa zero é não ter o mínimo conhecimento de negócios. Todo crédito tem custo. Nem no cartão de crédito que é uma modalidade sem qualquer risco de inadimplência pela vendedora tem juros zero.

        • Unknown

          Comprei meu último automóvel zero Km com taxa 0%, em 30X, e com valor cerca de R$1.500,00 abaixo do preço de tabela!

        • Mr. On The Road 77

          “Desinformação é quem acha que juro zero existe. ”
          Existe sim e já comprei carro com 10 mil abaixo da tabela e com juro zero em 36x. Logicamente era um modelo de baixa aceitação (Cruze LT manual 15/15, comprado zero em novembro de 2015). E pagaram 85% da Fipe no meu usado, que foi a melhor avaliação que tive.
          Eu negociei até o menor preço e depois pedi para financiar em 36x sem juros, exatamente como o ‘verdades sobre o mercado’ citou. Obviamente paguei o IOF.
          Mas a coisa foi tão apertada que não me deram nem sensor de ré…kkkk

          • No_Name

            Não existe taxa zero. A fábrica ou a concessionária arcou com os juros desse financiamento. Se lhe deram R$ 10 mil de desconto, na verdade poderia ter sido uns R$ 13~15 mil caso a fábrica tivesse preferência por um pgto a vista da sua parte (na verdade recebem a vista de qualquer forma). Não deram um desconto maior que R$ 10 mil e optaram por bancar os juros do financiamento por questões mercadológicas, como não desvalorizar demais o produto e também não ter preços muito abaixo dos concorrentes, entre outros motivos.

            • Verdades sobre o mercado

              Se a fábrica bancou o juros do financiamento, para o consumidor a taxa é ZERO sim pois quem paga a vista ou financiado vai pagar o mesmo preço. Se a css bancou o juros aí o consumidor deixou de ter o desconto, portanto não é juros ZERO pois quem compra à vista vai conseguir um preço melhor.

              • Mr. On The Road 77

                Foi o que aconteceu. Cheguei no melhor preço e depois consegui a tal tx zero em cima do preço bem abaixo da tabela e com a melhor avaliação que tive em meu usado.
                É raro e muito difícil, mas eu consegui.
                Na verdade eu tinha o dinheiro pra pagar a vista, mas diante de uma condição boa assim preferi deixar parte investido e financiar essa pequena parte com taxa zero.

          • Zé Mundico

            Como eu já disse lá em cima , você pegou uma queima de estoque para desocupar o pátio. Foi bom, sim, mas isso não é regra e sim exceção em casos pontuais.
            A montadora quer se livrar dos modelos antigos e a autorizada quer fazer caixa para pagar o 13. salário e o perú de natal do pessoal. Aí faz qualquer negócio para pegar em dinheiro.

        • Verdades sobre o mercado

          Eu trabalhei 21 anos em concessionárias (faz 2,5 que saí do ramo) e existe 2 tipos de financiamento com juro ZERO. Quanto é bancado pela css, pra poder dar o juro ZERO ela vai ter que sacrificar a margem de venda e portanto não tem desconto. Já quando o juro ZERO é bancado pela montadora, não muda nada para css e ela pode negociar desconto sobre o preço de tabela e ainda o consumidor fazer o financiamento com juro ZERO, ou seja, para o consumidor é juro ZERO sim ! Ele vai ter que arcar com IOF (afinal o governo não abre mão da sua parte) e tarifa de abertura de crédito(infelizmente existe em qualquer financiamento). Obviamente que os casos em que a montadora banca o juro ZERO a entrada é de pelo menos 60% do valor do veículo e o saldo é em 12 meses(às vezes até 18 meses), ou quando o prazo é maior que esse a entrada é mais alta ainda.

      • Unknown

        Comprei meu último zero Km com juro zero em 30X! Lógico que só paguei os custos de IOF e tarifa bancária…

        • Se tivesse o dinheiro para pagar a vista teria pago muito menos… mas é aquilo, se vc gostou, o assunto é seu… o dinheiro é seu e vc gasta como quiser. Apenas não queira falar que existe taxa zero nesses financiamentos em cima de preço de tabela porque isso não existe.

          Entre sempre em sites como o Webmotors e ache o menor preço a vista daquele modelo. Ele sempre vai ser abaixo da tabela. Se você conseguir pagar em 12x naquele preço, parabéns, vc pagou juro zero real, não pra inglês ver.

          • Yuri SP

            Zero efetivo mesmo é utopia mas para quem já ia financiar com taxas de 1,9, 2,2% ao mês é uma baita vantagem!

            • Mr. On The Road 77

              Zero de CET não existe mesmo, pois tem o IOF que é um imposto e não tem como fugir.

        • Crítico

          Dizer

          Financiei com juro zero, só paguei a tarifa bancária

          É o mesmo que dizer

          Ganhei um gato no mercado, só paguei o certificado de propriedade para o pet shop

    • No_Name

      Taxa zero não existe. O banco virou instituição de caridade?
      O que acontece é que a fábrica prefere pagar os juros a parte (por fora) para o banco do que baixar o preço do produto deles muito além de uma média praticada das concorrentes, por uma série de motivos mercadológicos.

      É perfeitamente possível carro 0km com desconto sobre preço de tabela + “taxa zero”, no entanto o desconto poderia ser ainda maior para alguém que quisesse comprar a vista ou financiado por outro banco, mas a fábrica prefere não dar esse desconto a mais diretamente para o cliente e sim arcar com os juros de um financiamento próprio.

      • Verdades sobre o mercado

        Claro que alguém está pagando este juro para o banco, mas no caso em quem paga esta conta é a montadora, o que importa é que nestes casos para o consumidor o juro é ZERO sim.

        • No_Name

          Não é zero pois o desconto poderia ser maior que o máximo que as concessionárias são permitidas a dar. A fábrica embute esses juros na margem dela. A fábrica paga ao banco tirando daquilo que ela poderia dar para o consumidor e não dão por questões de mercado. Eles não perdem nem um centavo nessas operações.
          No entanto, como é uma operação interna da fábrica e ninguém conseguirá alcançar esse desconto dos juros, pode se dizer que é uma “taxa zero” realmente, mas o cliente sempre estará pagando por ela.

          • Verdades sobre o mercado

            vamos exemplificar: uma montadora vende um veículo por R$ 100.000,00. Este veículo em função do mercado (oferta x procura) passa a ter dificuldades em vender o volume que a montadora deseja, então ela lança uma promoção onde ela oferta o veículo com entrada de 60% e saldo em até 18x sem juros para atrair mais consumidores e assim conseguir atingir seus objetivos. Nesta promoção a CSS não precisa bancar nada dos juros da operação, quem banca é a montadora. Considerando que 40% (valor financiável com a taxa ZERO) são R$ 40.000,00 e que o custo desta operação em 18 meses considerando 1% a.m.(que deve ser aproximadamente o que as montadoras conseguem negociar com os bancos para este tipo de operação) será de aprox. R$ 3.500,00. Este custo é uma despesa da montadora para promover o veículo, como muitas vezes é um bônus, ou viagens, ou ainda compra adicional de mídia, ou outra coisa. Para o consumidor é juro ZERO sim, pois o custo do veículo para a concessionária é o mesmo, ou seja, ela pode dar desconto e ainda o comprador utilizar de juro ZERO. Numa situação dessas é possível que o veículo que estava sendo vendido na tabela há cerca de 3 meses, seja vendido com desconto pela concessionária e o comprador ainda tenha o benefício de parcelar sem JUROS (sempre ressalvando que há IOF e tarifa de abertura de crédito). Você vai dizer que a montadora podia dar bônus para ser repassado em forma de desconto. Sim concordo, mas a montadora sabe que nem todos os compradores vão financiar sem juros, e supondo que apenas 1/3 dos compradores vão se utilizar desta condição equivale a dar um bônus de pouco menos de R$ 1.200,00 por veículo, o que convenhamos é pouco atrativo pelo valor do veículo e possivelmente ela não vai gerar tantas vendas adicionais quanto ela planeja, e aí é muito mais fácil buscar compradores adicionais com taxa ZERO.
            Agora se nesta promoção o custo do juros for repassado (integralmente ou parcialmente) à concessionária, obviamente que ela não poderá dar um desconto tão atrativo e aí sim, concordo que não é taxa ZERO para o consumidor.
            Por isso que SEMPRE afirmo: quer saber se é juro ZERO de verdade ? Negocie o melhor preço À vista e no final pergunte se naquele preço à vista pode financiar com taxa ZERO (desde que ela esteja sendo ofertada obviamente). Se puder é taxa ZERO sim (para o consumidor), se não puder, é porque não é taxa ZERO.

            • Mr. On The Road 77

              Explicou certo.

        • Mr. On The Road 77

          O banco é da montadora. Pra eles o interessante é vender o veículo e não vender o dinheiro como um banco normal faz. O banco da montadora é um facilitador da venda neste caso…

          • Verdades sobre o mercado

            No Brasil atualmente poucas montadoras tem bancos próprios, e mesmo que tenha internamente a montadora certamente paga a conta para o seu banco.

    • Crítico

      Como você trabalhou muitos anos anos nesse mercado, você foi tão bem preparado, que quase conseguiu me convencer que “juro zero” existe.

      Só lembrando que nos EUA o juro médio de financiamento de carro é 5% a.a. e aqui é 25% a.a.

      Sim, “juro zero” deve mesmo existir no Brasil…

      • No_Name

        Nos EUA talvez seja possível que algum banco em conjunto com uma fabricante abra mão dos juros, uma vez que são mínimos por lá (num financiamento de 3 anos ganhariam “só” 15% sobre o valor financiado).
        Aqui, com juros reais (CET) de 2% ao mês é impossível algum banco não fazer questão disso…

        • Crítico

          E com o aval da Justiça.

          O STJ já definiu (e reforçou várias vezes) que os bancos são livres para praticar agiotagem.

          Ou seja, se quiser cobrar 250% de juros no cartão, pode.

          Claro que haverá quem diga que a culpa é do consumidor, que não tem educação financeira.

          Mas nem sempre é assim. Num País com desemprego enorme, muitas pessoas entram em problemas financeiros de maneira fortuita.

  • TT 230

    Uma vez estava num supermercado olhando as opções e os preços num corredor que era todo de produtos de sabão.

    Lá tinha o mesmo sabão líquido pra máquina de roupa em 3 tamanhos diferentes de embalagens. O da embalagem maior era o que tava com o cartaz mais vistoso de “preço baixo”.

    Eu peguei o celular e fiz rapidamente as contas. Resultado: a quantidade de produto da embalagem menor tinha o mesmo preço da maior, e a intermediária estava saindo cerca de 1 real a menos, levando a mesma quantidade de produto.

    Mas enquanto eu fazia a conta, 3 clientes pegaram a embalagem maior, colocaram nos carrinhos e se mandaram. No mesmo dia vi algo semelhante com aquela embalagem “tamanho familia” do iogurte. Saia mais barato pegar 3 de 900g do que 2 de 1.350g.

    Vejo muita gente apressada fazendo feira, e com carro não é muito diferente. E olha que comprar sabão não tem uma gota de emoção, já carro…

    • Edgar

      Achei que fosse só eu que fazia isso… Até papel higiênico calculo o preço por metro. kkkk….

    • No Wallmart tem na etiqueta o valo por litro, ou qual seja a unidade de medida do produto em questão, e isso ajuda muito.

      Também faço este tipo de conta.

    • Ernesto

      Como em casa normalmente sou eu quem faz as compras, eu também costumo calcular os valores como você faz. E também tenho aplicativo no celular para ver os descontos/promoções.

  • Rodrigo

    Depois de pesquisar o preço de um determinado modelo que tinha interesse por mais de 1 ano, percebi que a melhor época para negociar um carro novo era entre Março e Maio. Isso ocorre pois normalmente é a época em que algumas montadoras ainda tem estoque do ano-modelo anterior e estão lançando o ano-modelo seguinte (com ou sem alterações), é o final do primeiro trimestre para apuração de números de vendas (que via de regra é desfavorável devido aos feriados de início de ano, período de férias e volta do período escolar (quando normalmente as pessoas estão descapitalizadas). Esse é o momento ideal pra fazer negócio em um carro novo! Além do que pode calhar de ter alguma promoção tipo IPVA ou Licenciamento “grátis” – o que não ocorre em Dezembro, por exemplo.
    Dezembro “parece” bom mas normalmente os descontos não são tão favoráveis assim pois a procura aumenta (afinal quase todos empregados formais recebem a grana extra do 13º neste mês).

    • Gil de Piento

      Ilustrando seu comentário, tem aparecido para mim aqui nas propagandas do NA uma promoção do Mercedes C180 17/18 com 20 mil reais de desconto.

  • Diogo

    Ao ter dinheiro !!! Financiar nunca…..

  • afonso200

    me enrolei mais ainda.kkkkkkk

  • Pipo pipo

    Resposta: quando você tiver o dinheiro.

  • Freaky Boss

    numa boa esse site é ótimo mas essa matéria falou falou e não disse nada.

  • Crítico

    É bom comprar carro na virada de ano.
    Em janeiro você pega um modelo 2017/2018 (fabricado no ano passado, mas modelo atual).
    Esse carro costuma ter desconto, e não gera prejuízo, pois depois a tabela conta pelo ano-modelo.
    Eu consegui um desconto de R$ 5 mil assim facilmente, por telefone, sem me esforçar muito para negociar.

  • Zé Mundico

    Bem, até onde eu sei e já percebí, a melhor época é no 2. semestre, quando as montadoras já estão trabalhando nos novos modelos e querem limpar os pátios.
    Da mesma forma, as autorizadas também querem se ver livres do modelos antigos e queimar os estoques que ainda tem. Daí ser a época ideal para as promoções e feirões.
    No início do ano até rola algumas querimas de ponta de estoque, mas aí já tem a concorrência do IPVA, IPTU, ,material escolar da garotada e Carnaval.

  • Eduardo Sad

    Carro 0km ou não, a melhor hora pra trocar de carro, no meu caso, é quando a dona encrenca tá de bom humor!

  • Rodolfo

    Melhor época pra comprar um carro ZERO??? NUNCA!!!

    Como diria minha sábia mãe: Ainda não estou ganhando dinheiro deitado! kkk

    Na minha casa só entra semi-novo e dos bons! Ultima compra foi um Honda City com 14mil km rodados e 4 anos de uso por 41.000,00.
    O mesmo carro, sendo zero, custa na faixa de 70.000,00…. Vê aqui se tem escrito otário na minha testa…kkk

    E nem venha com aquele argumento fraco de “se ninguém comprar zero, não vai ter semi-novo”… Se ninguém comprar zero meu filho, taaaannnttaaa coisa aconteceria antes de faltar semi-novo nas revendas. Você não faz ideia.

    • Yuri SP

      Boa compra mas com 4 anos de uso o modelo já não é o mesmo do zero km e por isso a grande massa não o quer mais, daí a diferença grande de preço.

      • Rodolfo

        Pois é @disqus_RaR0feQmSd:disqus … Exatamente o que aconteceu comigo.

        E o meu City quando comparado com o modelo novo tinha apenas uma (a meu ver) pequena desvantagem que é o cambio CVT ante ao bom Convencional de 5 marchas…

        Agora vir me dizer que 14mil rodados a menos, aparência nova e cambio pouco melhor vale 30 MIL REAIS….. kkkkk

        Ou você tem grana sobrando ou é BURRO pra pagar tudo isso!!! E como tem brasileiro com orçamento no pescoço pra pagar de bem sucedido por aí…

    • Jok Jok

      Compartilho da sua ideia. Mas 4 anos e 14mk , único dono, com todos carimbos da revisão, e não sendo de leilão e nem quilometragem adulterada…. Considere mosca branca

      • Rodolfo

        Entendo que o carro realmente foi um achado! Mas acredite, tem muitos por aí em condições parecidas (até melhores)…

        Há outros que mesmo não sendo tão bons quanto, não deixam de ser ótimas opções ante aos zero km.
        Acontece é que, salvo os que tem dinheiro sobrando, tem preguiça de pesquisar, medo por falta de informação, necessidade de status aos olhos alheio…

        Tenho orgulho de ser um brasileiro que foge a regra! Ganho melhor que a maioria dos meus amigos e gasto menos que todos!!! Não pense que por isso eu compro menos, eu compro melhor!!! Compro com inteligência… E o que sobra? Invisto! Não deixo parado na conta nem na poupança…

        Imagine, com os 30mil que economizei ao comprar um City semi-novo, em 4 anos esse valor já seria de uns 40 mil por baixo. Seria o suficiente pra comprar outro semi-novo nas mesmas condições do outro só que 4 anos mais novo, antes mesmo de vender o mais velho…kkkk

        Fuja da corrida dos ratos!

  • Jok Jok

    Gosto de comprar zero em setembro. Mas sempre com ano modelo seguinte ao fabricado. Quase sempre com bons descontos. Já usado gosto de comprar em março, pois IPVA possivelmente já foi pago.

  • Isaac Ferreira Santo

    Pois é. A VW está fazendo de tudo pra zerar o estoque de GOLF. Já vi GOLF GTI com 11.000 reais de desconto. Mas não é bom negócio como parece. São carros 16/17 ou 17/17. Aí o cara vai é paga 121.000 ao invés de 132.000. Ao sair da concessionária ele vai ser um feliz proprietário de um carro usado do ano passado. Mas a coisa vai piorar pois em poucos meses chegam os modelos 2019. Aí vai estar com um carro com dois anos em relação ao zero. É mesmo com poucas mudanças vai estar com um Golf com o mesmo visual de 2014.

    Por isso estou esperando o Golf 2018. Mas estranho muito essa demora. Do jeito que está demorando se chegar como modelo 2018 vai “envelhecer” em poucos meses. Deveria ter sido lançado no fim do ano passado. Minha opinião.

    • Ernesto

      Pelo que vejo nos anúncios da Webmotors, só tem Golf no máximo 17/17. E estão sim com bons descontos. Vi um Golf Comfortline, com teto e pacote elegance por R$77.990,00 sendo tabela R$86.868,00. Se no Comfortline está com esse desconto, o GTI acredito que ache até melhor desconto que esse que você achou.

  • Lzu

    São ótimas dicas. Todos os carros zero que já comprei, iniciei as pesquisas durante o mês, as negociações por volta do dia 25, me certificando dos estoques e fechei no penúltimo dia do mês. Gerente fica louco atrás de meta e faz qualquer negócio. Eu olhava o preço de loja na internet, me certificava do menor preço possível para o carro e fazia a proposta para concessionária. Nos dois últimos foram 10 e 12 mil de desconto.

  • Luis Burro

    No futuro qndo conseguirem a viagem no tempo e poder voltar a 97,qndo o ka começava em 11 mil.

  • Luis Burro

    Bom,mas até a viagem no tempo não ocorrer qnto antes melhor,pois os valores estão subindo sucessivamente.
    Ou pode esperar até a situação em q só umas 10 pessoas conseguirão comprar/mês.Acho q aí nem a ganância e a cara de pau das montadoras vai conseguir segurar a falta de lucro.

  • duhehe

    A melhor época é no inverno, ficar vendo carro no relento é tenso !

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