GWM Ora 03 Skin 2024: Visual interior excêntrico, exterior divide opiniões

ora 03 (5)

A GWM (Great Wall Motors) embarcou no embalo da BYD e apresentou alguns modelos que vem vendendo bem no mercado brasileiro.

Dentre estes modelos está o Ora 03, Hatch pequeno, de conjunto 100% eletrificado e design diferente, para não dizer excêntrico.

A versão de entrada “skin” pode ser adquirida a partir de R$ 150.000,00.

Avaliamos uma unidade e trouxemos todos os detalhes para você.

Ele vem de série com:

Volante multifuncional, ISOFIX, 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 cortina e 1 central), ABS, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, frenagem semi-autônoma, câmera 360, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, computador de bordo, multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay, 6 alto-falantes, faróis Full LED, lanternas em LED, ar-condicionado e mais.

Outros detalhes:

Desempenho urbano é bom, mas velocidade máxima é baixa

ora 03 (29)

O Ora 03 Skin anda mais que o elétrico BYD Dolphin de entrada (não o Mini), porém tem menor autonomia declarada.

Pesando 1.540 kg, tem um motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque, esse conjunto leva 8,2 s para acelerar de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima é limitada em 160 km/h.

O pack de baterias tem capacidade de 48 kWh, com uma autonomia de 232 km.

O Dolphin pesa 1.815 kg e tem cerca de 18 kgfm de torque com 95 cv.

Acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e sua velocidade máxima é igualmente de 160 km/h.

A autonomia do BYD é de 291 km e utiliza baterias com capacidade de 44,9 kwh.

Quando comparado com carros a combustão de preço e proposta similar, a conversa muda um pouco.

O Polo GTS, disponível no site da VW por R$ 153.790,00, tem 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Com o câmbio automático de 6 velocidades, garante um 0 a 100 km/h muito parecido, 8,3s, mas a velocidade máxima é muito superior, 206 km/h.

O Cruze Hatch não está mais disponível nessa faixa de preço, somente o sedan, que parte de R$ 149.990,00, enquanto o Hatch Sport6 RS parte de R$ 170.000,00.

Ele perde em aceleração para o VW e o GWM, com 0 a 100 km/h na casa dos 9s, mas a velocidade máxima é superior, beirando os 215 km/h.

Interior excêntrico

Disponível em 4 cores externa e internas, o Ora 03 pode ser descrito como excêntrico, algo fora do comum, como por exemplo a unidade avaliada com interior e exterior vermelho.

ora 03 (17)

Já ao abrir as portas, é possível ver 4 cores principais: creme, vermelho, preto e cromado, tal combinação de cores é rara no mercado, não necessariamente é bonita, mas ao menos diferente ela é.

Os materiais, em sua maioria, parecem ter uma boa qualidade, não comparável a um carro de luxo, mas bons.

ora 03 (25)

O volante tem um desenho um tanto quanto duvidoso, com raios largos, totalizando apenas 2, fica faltando o terceiro, que poderia ser compensado por uma base reta, mas não foi.

A tonalidade clara no volante também pode ser uma preocupação a mais para o condutor, pois suja facilmente.

ora 03 (16)

A porção superior do painel é recoberta por um material macio, na cor vermelha, com bom acabamento, não deve em nada para um carro à combustão da sua faixa de preço.

O cluster e a multimídia estão basicamente na mesma peça física, separados por um espaçamento em plástico.

Esse conjunto não é feio, mas simplesmente não se parece com o painel de um carro.

Em algum momento as montadoras se perderam e começaram a fazer carros que não se parecem com carros?

Sempre me faço essa pergunta quando me deparo com esses painéis de videogame.

Apesar dos pesares, o conjunto é bem construído e tenta se encaixar no painel de forma satisfatória.

ora 03 (22)

Um pouco abaixo da multimídia, na região central do painel, estão os difusores de ar, quase numa peça única, se ligam ao difusor do lado do passageiro.

Mais pra baixo ainda, estão os botões de acionamento do ar e pisca-alerta, com acabamento cromado.
Essa região do painel é toda na cor creme, harmonizando com volante e bancos.

ora 03 (23)

Falando neles, os bancos são claros, com costura longitudinais marcadas, lembram de carros mais clássicos no desenho e costura.

Nas laterais e no apoio de braço central a cor vermelha aparece novamente, dando um destaque para os itens.

O console central é bem simples e abriga poucas funções, como o freio de estacionamento eletrônico e a seletora de “marchas”, rotativa, com o centro prateado.

ora 03 (15)

No banco de trás, o espaço é suficiente para uma viagem, não deixa muito a desejar para carros do segmento.

ora 03 (1)

No porta-malas o negócio piora um pouco, mais apropriado para o uso urbano, certamente vai fazer falta numa viagem mais longa, ou com muitas pessoas.

Externamente, divide opiniões

ora 03 (3)

Olhando de frente, não agrada muito a todos, traz uma identidade visual que remete vagamente ao antigo Chery QQ e outros com faróis arredondados, ou esbugalhados caso prefira, numa versão mais refinada e imponente, é claro.

Não dá pra negar que tem que o ache lindo, é aquela velha história, gosto é gosto, então vamos nos ater aos fatos.

ora 03 (4)

Os faróis são modernos, em LED com projetor, arredondados, com fundo claro e friso cromado nas bordas.

ora 03 (2)

A frente é lisa, sem grade dianteira, com o logo da GWM no centro, lembra muito um ponto de exclamação branco em um fundo preto.

Mais pra baixo, uma porção em plástico preto com frisos prateados próximos à borda.

O capo tem dois ressaltos, e próximo às bordas, sobem numa espécie de bolha, que dá continuidade aos faróis, num estilo estranhamente familiar e um tanto quanto clássico.

ora 03 (6)

As rodas tem 5 raios, é toda prateada, com uma capa escura, tampando os prisioneiros, o formato dela lembra vagamente de muscle car americano.

ora 03 (5)

De lado, mostra uma dianteira relativamente curta, um para-brisa com ângulo sutil, que acaba numa curva até o teto, que é praticamente reto, sem caída.

ora 03 (7)

O aerofólio se estende sobre boa área do hatchzinho, cobrindo o vidro traseiro.

E aqui, a maior estranheza do Ora 03, as lanternas não ficam onde se espera, na lataria, e sim escondidas sob o vidro traseiro.

ora 03 (12)

Novamente, um carro com personalidade, fez uso desse recurso para causar impacto visual, e funciona, o tempo todo parece que está faltando alguma coisa na traseira do Ora 03.

A tampa do porta-malas é abaulada, formando uma bolha, na qual encontram-se o nome “Ora” no centro, no canto inferior esquerdo o modelo “03” e no inferior direito “GWM”.

ora 03 (13)

Abaixo há ainda uma generosa porção de para-choque, e lá no final, uma continuidade em plastico preto e o brake-light.

Bom desempenho de iniciante

Três fatores são um desafio para o Ora 03: chinês, elétrico e de marca desconhecida, (poderia acrescentar o design duvidoso também, mas esse parece ser um trunfo).

Mesmo com esses percalços, o modelo esteve entre os 50 mais vendidos em abril de 2024, com 672 unidades emplacadas, na quadragésima sexta posição.

Para se ter uma ideia, o Sentra emplacou 380, e o Tiggo 8 697 unidades.

Seu maior Rival, BYD Dolphin, na trigésima primeira posição, emplacou 1.619 unidades em abril.

No acumulado de janeiro a abril, o Ora se saiu ainda melhor, com 2.564 unidades emplacadas, garantiu a quadragésima segunda posição.

O Dolphin, na vigésima sexta, emplacou 6.950 no mesmo período.

Dentre os Hatchs pequenos, o Ora 03 está na décima primeira posição, enquanto o Dolphin na sexta e o Dolphin Mini na nona.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.