Normalmente um ônibus urbano é equipado com motor diesel grande, mesmo se o mesmo for abastecido com GNV. Também se pode ver um veículo assim com propulsor elétrico e bateria ou mesmo um trólebus. E híbrido?
Os que conhecemos usam motores diesel e a VW chegou a lançar um protótipo com motor 1.4 TSI Flex, mas o que irá de fato rodar com gasolina será um veículo chileno, que terá o motor brasileiro que irá equipar o Renault Kardian.
Como se sabe, a Horse é quem toma conta dos propulsores da Renault e ele estará a bordo de um ônibus híbrido no país andino, com 24 lugares. O motor, fabricado no Paraná, será exportado para a Reborn Electric Motors, que constrói e reforma ônibus para o Chile.
Com 116 cavalos a 5.000 rpm e 20,4 kgfm a 1.750 rpm, o propulsor de três cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível. Funcionando como extensor de alcance, o 1.0 TCe carrega a bateria de bordo, com esta fornecendo eletricidade para alimentar o motor elétrico que aciona as rodas.
Patrice Haettel, CEO da Horse, diz: “Este é um momento extremamente importante para o nosso negócio, pois estamos indo além do fornecimento aos nossos principais parceiros automotivos e entrando em outro setor de mobilidade interessante na América do Sul.
Haettel, comenta: “Estamos a criar soluções personalizadas e de baixas emissões que apoiam o ritmo da mudança e as necessidades técnicas dos mercados globais à medida que fazemos a transição para um futuro mais sustentável. A Reborn está se beneficiando de nossa presença global que oferece instalações de produção e testes de classe mundial.”
A Horse produz em Curitiba os motores de 1.0 litro (BR10) e 1.6 litro (HR16), bem como virabrequins, cabeçotes de cilindro, blocos de motor e cabeçotes de cilindro em alumínio. Já a Reborn também faz pesquisas com ônibus totalmente elétricos e movidos a hidrogênio.
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