Itália apreende lote de Fiat Topolino em novo problema com a Stellantis

fiat topolino 1
fiat topolino 1

A relação entre Stellantis e o governo da Itália não está nada amistosa e a questão sobre direito de imagem de símbolos nacionais do país europeu continua a gerar tensão entre os dois lados, agora com a apreensão de um lote de Fiat Topolino.

O motivo é que o Fiat Topolino carrega no visual um adesivo com a il Tricolore, como é conhecida da bandeira italiana. Como se sabe, o micro carro da Stellantis é fabricado no Marrocos, sendo um derivado do Citroën Ami.

Em território marroquino, a italiana Guardia di Finanza não tem autoridade, mas quando um lote de 134 unidades do Fiat Topolino entrou na península, o governo ordenou a apreensão dos veículos com a Agência Aduaneira do Porto de Livorno, segundo o site francês Auto Plus .

fiat topolino 2
fiat topolino 2

Segundo o governo italiano, o lote induz o consumidor ao erro, ao carregar a bandeira da Itália sem ser produzido no país. Novamente, a Stellantis tem problemas com Roma devido a uma lei italiana de 2003, que impede a comercialização de produtos com símbolos e nomes nacionais, que sejam feitos no exterior.

A Stellantis já foi obrigada a mudar o nome do novo Alfa Romeo Junior, que antes era chamado Milano, já que o mesmo é fabricado em Tychy, na Polônia, mas usava o nome da cidade-sede da marca italiana.

fiat topolino 3
fiat topolino 3

O novo problema é apenas mais um capítulo da histórica briga entre Stellantis e Itália, sendo que o governo de Giorgia Meloni, primeira-ministra, que acusa a montadora de favorecer a França e outros países em detrimento do país.

A Stellantis produz carros em vários países da Europa e distribui a produção de modelos de marcas variadas, a maioria delas nacionais, como as italianas Fiat, Lancia, Alfa Romeo e Maserati, por exemplo.

Alguns carros de algumas dessas marcas são feitos fora da Itália e entram no país como parte dessa estratégia internacional da Stellantis.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X