A luz acesa no painel, indicando o freio de mão puxado, pode indicar falha no interruptor da alavanca, no sistema de freio de estacionamento ou baixo nível de fluído.
No caso do freio de mão, o acionador da luz pode estar travado na posição de freio de mão puxado.
Se o mesmo for eletrônico, com acionamento eletro-hidráulico, pode ser uma falha elétrica que causou o defeito ou mesmo problemas no sistema de freio.
Nesse caso específico, o indicado é procurar um mecânico com urgência, pois o alerta pode estar apontando algo mais grave.
Corrigindo a luz acesa
Ao sair com o veículo, se a luz está acesa, até que não é tão assustador. O problema é o enorme susto quando você já está dirigindo e, de repente, nos deparamos com a luz do freio de mão brilhando no painel.
Antes de mais nada, a primeira coisa a verificar é o próprio freio de mão. Todos sabem que andar com ele puxado, como costumamos dizer, é prejudicial ao carro.
É preciso parar o carro – caso esteja em movimento – e então, puxar a alavanca até o fim do seu curso.
Se a luz está acesa, tudo bem. Então, abaixe a alavanca para liberar o freio. A luz tem que apagar.
Indicada com um círculo e “!”, ela não deve ser confundida com a luz do sistema hidráulico de freio, que apontaria um problema mais grave no circuito de frenagem do veículo.
Ainda assim, em alguns carros, ela também indica essa falha.
Novamente, puxe e solte a alavanca para destravar o acionador do alerta na base interna da haste. O curso da alavanca tem de estar totalmente liberado, sem tensão dos cabos de acionamento.
Caso a luz do freio de mão ainda esteja acesa, pode-se tentar puxar a coifa da alavanca para ver se o interruptor está empenado. Se não estiver, então ele está com defeito.
Para não restar dúvidas, outro procedimento pode ser feito para verificar o que está acontecendo.
Nesse caso, deve-se sair com o veículo, a fim de sentir se o mesmo está realmente livre. Ao movimentar, coloque o câmbio em neutro e veja se ele roda suavemente até parar.
Se isso aconteceu, então o acionador da luz de freio de mão, que é um interruptor interno, está mesmo com defeito.
Se houver uma retenção do movimento natural do veículo, isso significa que o sistema do freio de estacionamento está parando as rodas traseiras.
No caso da luz do freio de mão acesa, o indicado é procurar uma oficina especializada para reparação do conjunto.
Isso porque o mesmo pode estar apontando nível de fluído baixo, indicando vazamento.
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