Luz do freio de mão acendendo, por que?

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Todos os carros possuem um sistema de travamento das rodas com o veículo parado. Popularmente chamado de freio de mão, este dispositivo é indicado no painel com uma luz de alerta.

Quando ela está acesa, indica que este freio de estacionamento está travando as rodas, que no caso são as traseiras.

Ele é um alerta importante quando vamos sair com o carro, seja ele manual ou automático. Neste último, alguns carros desbloqueiam quando é eletrônico.

Nos manuais, o aviso continuará aceso. O próprio impedimento de saída é outro aspecto que indica o bloqueio do carro.

No entanto, quando a luz fica acesa direto, sem que o freio de mão esteja acionado, algo não está funcionando corretamente. O que pode ser?

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Luz do freio de mão acendendo, por que?

freio de mao 1

A luz pode indicar falha no interruptor da alavanca, no sistema de freio de estacionamento ou baixo nível de fluído.

No caso do freio de mão, o acionador da luz pode estar travado na posição de freio de mão puxado.

Se o mesmo for eletrônico, com acionamento eletro-hidráulico, pode ser uma falha elétrica que causou o defeito ou mesmo problemas no sistema de freio.

Nesse caso específico, o indicado é procurar um mecânico com urgência, pois o alerta pode estar apontando algo mais grave.

Corrigindo a luz do freio de mão acesa

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Ao sair com o veículo, se a luz está acesa, até que não é tão assustador. O problema é o enorme susto quando você já está dirigindo e, de repente, nos deparamos com a luz do freio de mão brilhando no painel.

Antes de mais nada, a primeira coisa a verificar é o próprio freio de mão. Todos sabem que andar com ele puxado, como costumamos dizer, é prejudicial ao carro.

É preciso parar o carro – caso esteja em movimento – e então, puxar a alavanca até o fim do seu curso.

Se a luz está acesa, tudo bem. Então, abaixe a alavanca para liberar o freio. A luz tem que apagar.

Indicada com um círculo e “!”, ela não deve ser confundida com a luz do sistema hidráulico de freio , que apontaria um problema mais grave no circuito de frenagem do veículo.

Ainda assim, em alguns carros, ela também indica essa falha.

Novamente, puxe e solte a alavanca para destravar o acionador do alerta na base interna da haste. O curso da alavanca tem de estar totalmente liberado, sem tensão dos cabos de acionamento.

Caso a luz do freio de mão ainda esteja acesa, pode-se tentar puxar a coifa da alavanca para ver se o interruptor está empenado. Se não estiver, então ele está com defeito.

Para não restar dúvidas, outro procedimento pode ser feito para verificar o que está acontecendo.

Nesse caso, deve-se sair com o veículo, a fim de sentir se o mesmo está realmente livre. Ao movimentar, coloque o câmbio em neutro e veja se ele roda suavemente até parar.

Se isso aconteceu, então o acionador da luz de freio de mão, que é um interruptor interno, está mesmo com defeito.

Se houver uma retenção do movimento natural do veículo, isso significa que o sistema do freio de estacionamento está parando as rodas traseiras.

No caso da luz do freio de mão acesa, o indicado é procurar uma oficina especializada para reparação do conjunto.

Isso porque o mesmo pode estar apontando nível de fluído baixo, indicando vazamento.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X