TOP 10: Os melhores muscle cars antigos de todos os tempos

plymouth road runner 440 6

Os EUA viveram uma época gloriosa no segmento automotivo nas décadas de 1960 e 1970. Ali foram criados os muscle cars, termo que significa “carros musculosos”, ou seja, carros muito potentes, com desempenho altíssimo, e também tamanho exagerado.

Alguns dicionários definem o muscle car como um carro americano esportivo com duas portas e motor potente.

Que os carros antigos desta época usam motores V8, isso todos sabem, mas se trata de motores muito mais potentes do que os V8 que vimos em carros fabricados no Brasil na mesma época.

Por aqui, tivemos motores de 272, 292, 302 e 318 polegadas cúbicas usadas nos nossos queridos V8 da época: Ford Galaxie, Ford Maverick, Ford Landau, Dodge Dart e Dodge Charger. Estes tamanhos são equivalentes a uma faixa entre 4.5 e 5.2 litros, o que nos EUA é chamado de small block (bloco pequeno).

Os verdadeiros muscle cars tem motores big block (bloco grande), que são motores com 400 polegadas ou mais (6.6 litros ou mais).

Vejamos aqui uma lista com 10 dos melhores muscle cars antigos de todos os tempos:

Chevrolet Chevelle SS 454 1970

chevrolet chevelle ss 454 1970 ls6

O Chevelle SS 454 de 1970 era um dos carros de produção mais rápidos do mundo na época, e até hoje é um dos muscle cars mais lembrados daquela era.

Menos de 4.500 unidades foram feitas, com motor LS6.

O motor é um V8 de 454 polegadas e mais de 450 cavalos de potência.

Chevrolet Camaro Copo ZL1 1969

chevrolet camaro copo zl1 1969

A sigla COPO é usada até hoje, e significa “Central Office Production Order”, ou seja, algo que foi encomendado diretamente com a fábrica.

O Camaro COPO ZL1 1969 é um modelo muito raro, com apenas 69 unidades produzidas. Se tratava de uma versão bem completa e equipada do Camaro básico de entrada.

A potência declarada pelo fabricante era de 430 cavalos, mas esses carros, quando colocados no dinamometro entregam muitas vezes mais de 500 cavalos. O motor é um V8 de 427 polegadas.

Veja também: Os melhores carros esportivos antigos

Buick Skylark GSX Stage 1 1970

buick skylark gsx stage 1 1970

O Skylark GSX Stage 1 é uma versão ainda mais preparada do GS 455, que já era bem esportivo.

Na época a revista Motor Trend testou o modelo e o chamou de “carro americano mais rápido que já testamos”.

A versão especial tinha peças modificadas no motor, melhorias aerodinâmicas e uma aparência única. Apenas 687 unidades foram feitas, com motor de 455 polegadas e 360 cavalos.

Dodge Charger Daytona 1969

dodge charger daytona 1969

Em 1968 a Dodge tentou ganhar corridas com o Charger daquele ano, e acabou não sendo muito bem sucedida.

No ano seguinte, as coisas melhoraram muito com o Charger Daytona 1969. O modelo de alta performance, que tem nome dedicado a um circuito na Flórida, tem carroceria única, com uma asa traseira gigantesca.

A popularidade do modelo ficou marcada para sempre na memória dos americanos, mesmo depois do final de sua produção em 1977. O motor era de 440 polegadas, com 425 cavalos de potência.

Ford Torino Cobra 1970

ford torino gt cobra 1970

O Ford Torino Cobra era uma versão de corrida do Torino GT, com 370 cavalos e um motor modificado.

O propulsor deste modelo tinha taxa de compressão de 11.3:1, diferente do Torino GT convencional com 10.5:1, o que o dava 10 cavalos a mais de potência.

Um opcional que era oferecido era o chamado “Drag Pack”, que incluía pistões de alumínio forjado, aumentando a potência para 375 cavalos.

O motor era de 429 polegadas cúbicas.

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Mercury Cougar GT 1967

mercury cougar gt 1967

O glorioso Mercury Cougar GT de 1967 ganhava um motor big block de 390 polegadas, da Ford. O muscle car tinha também suspensão e freios melhorados, que eram acompanhados de um sistema de escapamento especial.

Ele se tornou um sucesso de vendas, ganhando o cobiçado título de Carro do Ano de 1967 da revista Motor Trend.

Ford Mustang Boss 429 1970

mustang boss 429 1970

Poucas versões especiais da época são tão valiosas quanto o Mustang Boss 429 de 1970.

O carro escolhido pela franquia de filmes John Wick tem câmbio manual de quatro marchas e foi oferecido apenas em 1969 e 1970.

Não tinha como diferencial apenas a potência de 375 cavalos vindos de seu motor 429, mas também o visual é algo único até os dias de hoje.

Apenas 1.359 unidades foram feitas, ou seja, um dos Mustangs mais raros de todos os tempos.

Oldsmobile 442 W-30 Convertible 1970

oldsmobile 442 w 30 convertible 1970

O Oldsmobile 442 W-30 do ano de 1970 tinha um dos maiores motores da época, ou de qualquer época, com 455 polegadas, que são 7,5 litros!

Ele era oferecido em versão fechada ou conversível, e o nome do carro queria indicar outros detalhes: Oldsmobile 442 denota motor de 400 polegadas ou mais, câmbio de quatro marchas e sistema duplo de escape.

Antes, até 1965, o significado do primeiro número quatro era de carburador quadruplo, pois o motor ainda era de 330 polegadas.

A sigla W-30 vem de um pacote de alta performance oferecido como opcional, que adicionava capô de fibra de vidro para redução de peso, coletor de admissão de alumínio e carburador especial.

A potência era de 370 cavalos, mais um dos números claramente enganosos da época. O modelo foi sempre oferecido com um marketing forte em cima de sua performance, e até mesmo o nome de suas cores indicavam isso, como por exemplo a cor “Rally Red”.

Plymouth Hemi Cuda 1970

plymouth hemi cuda 1970

O Plymouth Barracuda foi vendido entre 1964 e 1974, sendo até hoje um dos muscle cars mais celebrados de todos.

Em 1970 ele foi atualizado, resultando em sua geração mais popular e mais vendida. O motor base do modelo era o 383, mas várias opções eram oferecidas, indo desde o 340 (sim, era possível comprar o Barracuda com um motor menor do que o de fábrica) até o 440.

Apesar de o motor Hemi (426 polegadas) ser um pouco menor que o 440, ele é o mais especial em termos de performance do Barracuda da época. São 425 cavalos de potência.

Pontiac GTO Judge 1969

pontiac gto judge 1969

O Pontiac GTO Judge foi a resposta da empresa ao Plymouth Road Runner.

A versão específica Judge incluía um motor Ram Air IV, rodas Rally II, alavanca de câmbio Hurst, pneus mais largos e um capô diferenciado.

Sua performance era impressionante e seu preço era convidativo. A cor laranja do modelo também foi usada para o diferenciar ainda mais perante a concorrência. Seu motor tem 400 polegadas e 370 cavalos.

OBS.: Ram Air era um sistema de entrada de ar que a Pontiac usou nos anos 60 para os modelos GTO, onde as entradas de ar do capô abriam em velocidades maiores, deixando entrar mais ar para o motor.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.