Novo Civic está encalhado no mercado nacional, veja o porque

Novo Civic 2023 híbrido
Novo Civic 2023 híbrido

UPDATE: A Honda entrou em contato com o NA e emitiu uma nota com seu posicionamento sobre as vendas do Novo Civic Hybrid, confira mais abaixo. 

Lançado em janeiro de 2023, o Novo Honda Civic chegou ao mercado brasileiro trazendo a 11ª geração do sedã médio da marca japonesa e numa proposta híbrida, reposicionando-o por aqui após o fim da produção do anterior em Sumaré, interior de São Paulo.

Todavia, já se sabia que o Novo Civic não venderia tanto quanto a geração anterior, pois o modelo passou a ser importado dos EUA, o que por si só já limita a oferta do produto por aqui.

Como a Honda sabia disso, focou então na versão Hybrid de modo a ter um produto com maior valor agregado e consequentemente de preço bem acima, limitando naturalmente os volumes que seriam trazidos.

novo civic 2023 hibrido 3

No entanto, o Novo Civic mostra números de vendas muito baixos, que chegam a ser menores do que aqueles de carros muito mais caros, como o Porsche 911, por exemplo.

De janeiro a maio foram emplacadas 315 unidades, contra 345 do 911, por exemplo. Mas, se a comparação for injusta, no segmento ele vende menos que o Jetta GLI, também importado, mas do México.

Com número de vendas bem acanhado em relação ao Civic 10 e em seu último ano de produção, o Novo Civic “encalhou” por vários motivos, um deles é o preço, já que custa R$ 244.900.

novo civic 2023 hibrido 2

Trata-se de um valor muito acima do antigo concorrente, o Toyota Corolla Hybrid em sua versão mais cara, que sai por R$ 193.590, uma diferença de R$ 51.310.

Ainda que seja mais moderno e potente que o Corolla, com o motor 2.0 tendo 143 cavalos e o elétrico com 184 cavalos, contra até 101 cavalos do 1.8 e 72 cavalos do elétrico duplo, no caso do Toyota.

Também dispondo de um pacote ADAS+, mais completo e sofisticado que o do Corolla, a diferença de preço ainda é considerável.

novo civic 2023 hibrido 4

Para o consumidor, a segurança do produto nacional é maior, mesmo que o pós-venda seja eficiente, além de que, no caso do Civic, a oferta única limita seu alcance naturalmente e as vendas serão muito limitadas.

Assim, não há muito o que fazer com o Novo Civic, que ainda perdeu o apelo esportivo em seu estilo, mesmo com bom espaço interno e tecnologia mais avançada.

Então, para os clientes mais fiéis da Honda, o Novo Civic é a opção de manter-se no produto, ainda que o mesmo seja importado e mais caro que o anterior.

Mudará algo no futuro? Provavelmente não, pois o Honda Civic virou um carro de imagem apenas, como o Accord antes dele.

Segue abaixo, o posicionamento da Honda sobre o assunto:

“O modelo Civic, comercializado desde janeiro de 2023 na motorização hibrida e:HEV, representa um salto à frente, em termos tecnológicos e construtivos. No momento, impactado pela escassez global de alguns componentes, o Civic Híbrido tem uma limitação de volume a ser ofertado no mercado. A disponibilidade inicial do modelo no Brasil está limitada a algumas regiões e vem sendo expandida gradativamente. A Honda segue dedicando todos os esforços para melhor atender seus consumidores.”

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X