Mercado

O aumento de preço dos carros médios nos últimos cinco anos

precos-carros-medios-2007-2012 O aumento de preço dos carros médios nos últimos cinco anos

Vendo a tabela acima, fica visível o quanto os carros médios teve aumento dos preços nos últimos 5 anos. Durante a pesquisa, notei que carros compactos não teve preço tão mudado assim, muito pelo contrário, vários modelos tiveram queda de preço.

A tabela não é nada conclusiva… contudo na minha opinião, conforme o poder aquisitivo dos brasileiros aumenta, o lucro gordo das montadoras acompanha. Destaque da tabela fica pra aumento do Focus Sedan, e pra queda drástica do Megane Grand Tour.

– A tabela acima foi feita com modelos existentes em maio de 2007 e hoje.
– Os preços foram consultados na Fipe, ou no site das montadoras, sempre prevalecendo o menor valor.
– Equipamento e motores não foram considerados. Apenas o valor mais baixo.

Por Lucro Brasil

  • Cássio Luis

    A tendência e só AUMENTAR

    Quando o Salário Aumentar de Valor tudo Aumenta Também

    • RFCAR

      A Tendencia é Crise!!!
      Do jeito que estamos caminhando… vem uma crise forte ai… em varios setores.. carros e imoveis, pq a parece que todo mundo ta com dinheiro… e a verdade é outra.
      abs

      • Rafael Maia

        Concordo plenamente, não vai dar mais 3 anos para o grande Bummmm de imóveis, carros e tudo mais.

    • Euzi0

      Posso estar errado, mas não é o '' salário '' quem define o que sobe o que desce, e sim a Inflação.

      Se a inflação sobe, a tendência é que os preços sobem assim como o salário etc. (não é bem isso que vemos mas…)

      • DougSampaNA

        MAs no brasil é salario que decide, pois gera poder de compra, o que faz com que os aproveitadores puxem o preço e experimentem o quanto o consumidor está disposto a pagar.
        SE COLAR COLOU!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • luidhi

        Está errado sim, é a lei da oferta e procura.

        Aqui quando a procura aumenta, os preços aumentam. Quando diminui a procura, os Fabricantes vão chorar no governo alegando demissões em massa…

        • Euzi0

          E a inflação entra em algum lugar?

          O governo diminui a taxa de crédito para tentar voltar a aumentar o PIB, pois estavamos indo para a recessão, com o crédito mais barato a tendência é que o mercado continue em crescimento

          • thiagolamim

            Também pelo que sei é a inflação e o salario também que reegulam os preços ao consumidor final.

    • JonathanAbud

      Pior é isso. Quanto mais o salário aumenta, pior fica pro brasileiro. Aumenta tudo. Parece que a cada R$1,00 de aumento no salário, as contas aumentam R$10,00. O que deveria ser bom, acaba se tornando cada vez pior, apenas causa uma falsa sensação de estarmos melhor financeiramente e enganando aqueles que não tem visão de quanto gastam/ quanto ganham, ai a tendência é o povo ir metendo os pés pelas mãos mesmo, fazer negócio que nem sabe se tem condições de arcar.

    • ThiagoLMC

      Não… o que aumenta ou diminui o valor, são as compras…
      Pessoal ta comprando?.. então mantém!…. (exemplo, relação vectra/cruze, civic e corolla)
      Não ta vendendo?.. então abaixa o preço… (exemplo, grand tour e sentra)

      No brasil é assim, se caiu no gosto das pessoas… as concessionárias e montadoras aumentam o máximo possível. Não há preços justos.

    • dielveio

      Na verdade TUDO aumenta duas vezes!

      Primeiro aumento vem quando o governo fala em aumentar o salário.
      Segundo aumento vem quando o aumento do salário passa a valer.

    • rafael_rtg

      É a lei da oferta e procura amigo…. Quanto mais R$ circulando, maiores vão ser os preços…

      O problemas não é termos carros caros, pois economicamente somos um pais rico (por isso temos R$ para pagar os valores que cobram), se abaixassem drasticamente o transito seria um caos, rs)….

      As falhas do Brasil são as seguintes:

      – Falta de consumidores mais exigentes, pois os problemas não são os preços, e sim tecnologias defasadas e sem segurança;
      – Compra de carros com mais "credibilidade", as 04 grandes montadoras, sabem que a maioria da população não ira comprar carros de marcas importadas, mesmo sendo mais equipados, e algumas vezes mais baratos (chineses), pois tem o receio de ficarem com o carro parado por manutenções complicadas (demoradas) e prejuízos nos valores de revenda… Por isso as marcas de credibilidade cobram mais por isso (não so aqui no brasil, é que para fora existem mais concorrentes de credibilidade… Ate eu faria isso, se coloquem no lugar deles, vcs prefeririam lucrar 1 bilhão, ou 2 bilhoes??? eu sei que vai vir uns socialistas…. a eu iria prefirir lucrar mesmo para o bem da população, para agradar meus consumidores, ajudar meu país, e bla, bla, bla…. tu vai ser um futuro igual da Gurgel, lembre-se bonzinho so se fo.de no mundo dos negócios ).
      – Protecionismo Politico, acho que aqui nem precisa de muita explicação, se este fosse resolvido os de cima aos poucos seriam corridos tambem… E para resolver este item, apenas voltando a era do fim da ditadura e começar um politica correta desde o inicio…. Pq, pau que nasce torno… teriam que jogar a constituição federal no lixo e reescreve-la, junto com ela os politicos atuais… deveriam ser exilados daqui, mas ninguem vai recebe-los, aceitar lixo de paises "pobres" da mo confusão…rs

    • Cil

      O aumento de preço dos carros no BR é proporcional a falta de bom senso do brasileiro…. e depois das 60 parcelas e carro com entrada de 1 real então…

  • filipe_melo

    Focus Sedan e Civic, que inflacionada, hen!? Golfssauro pelo menos manteve o preço, pelo menos!!

    • rbergesch

      Só pode estar errado! Focus sedan não custa tanto hoje!

      Além disso, meio sem fundamento essa tabela, pois olha o salto tecnológico do Stilo para o Bravo, ou do Megane para o Fluence e o próprio Focus, que em 2007 estava super defasado e lançaram aquela versão GL pé de Boi.

      • Rafael_rec

        Deve ser o Titanium.

        • simoloko

          Titanium custa mais de 75 mil, e GLX 2.0 automático sai por 60 mil na versão básica e 64 mil com couro e ar digital.

      • erickluuh

        Sem fundamento? Cara só aqui sofremos esses abusos, NEW FIESTA lá fora é FISTA e pq aqui custa 50k? Só por que ele tem aquele sistema que interage com o Celular ou por que ele é mais bonitinho? Pelo amor né? Gerações são feitas para atualizar o carro, más aqui eles dão um jeito de cobrarem mais, quanto a tecnologia se olharmos bem os carros aqui não tem nada, essa diferença de 55 para 65k do Vectra para o Cruze por exemplo não tem justificativa, só um porém, TEM TROCHA QUE COMPRA.

        • rbergesch

          não da comparar o vectra super jurássico e tosco com o cruze, que não tem nada a ver com este!

          outra coisa é comparar o focus GL – roda de ferro, sem ab2 ou abs e nem espelho elétrico -fim de linha que tava até roubando venda do Fiesta, com o novo Focus.

          Claro que está caro, não estou discordando disso, só estou dizendo que a tabela não tem fundamento!

          O certo é comparar carro X em 2007 com veículo X em 2012 e não X 07 com Y 12

          e para reduzir os preços dos carros o que menos ajuda é reclamar na internet!
          enquanto o pessoal não se mexer, nada vai mudar!
          além disso, para atrapalhar, o governo aumenta o IPI dos importados levando junto o preço dos nacionais! O problema da questão, é que mesmo reduzindo ou tirando a tributação dos importados, aposto que os preços continuarão altos!

      • rafaelobss

        Mas pela lei da tecnologia, os equipamentos tecnológicos ficam mais baratos com o tempo, vide DVD, computadores e etc…
        Então os carros deveriam aumentar o nível tecnológico, mantendo o preço, essa é a lógica injustamente não praticada no nosso mercado.

    • vonask

      Mas o focus sedan tinha motor 1.6 (flex) rocan (do fiesta) antes e agora só 2.016v.

      • Tutsdf

        e o Golf não mudou NADA de lá pra cá hahaha

        • filipe_melo

          É, literalmente, não mudou nada!

          • Eugenissimo

            Por isso mesmo achei um aumento abusivo os 60 reais a mais no Golf… Enquanto o Sentra teve queda de 9 mil…

            (e olha que o Sentra é o melhor e blábláblá mimimi…)

      • silasrana

        Na verdade o valor está errado na tabela. Já que foi dito não foi considerado equipamentos/motorização, o valor do Focus deveria fazer referencia à sua versão mais barata, que segundo o site da ford, para versão sedan 1.6 16v GL, custa a partir de 57110 reais. O que, convenhamos, não é nada barato também.
        O valor da tabela é o valor da versão 2.0 mais barata e não a versão mais barata deste modelo…

      • bedotRJ

        Focus Sedan continua tendo versões 1.6, porém 16v, da nova linha Sigma.

    • simoloko

      Olha no site da Fipe e faça pesquisa com a data de cinco anos atrás.

      O Civic custava 64 mil reais na versão LXS automática, e hoje custa 69 mil.

      O Focus hatch custava 46 mil reais na versão 1.6 GL, a qual é encontrada por 53 mil reais hoje dia.

  • Romis_gtr

    Sentra sempre tentando conquistar!

    • Rafael_rec

      Tá mais pra carro encalhado que não vendia nada e está no fim da vida, dai pra limpar os estoques tiveram que baixar o preço. A mesma situação vale para a Gand Tour.

      • Tripa-Seca

        Copo meio cheio para Nissan, copo meio vazio para as outras…

      • giodoesitbetter

        Ah é. Esse pensamento de 'carro encalhado no fim da vida' é que faz a bananada mesmo assim pagar 20 mil a mais na concorrência.

        Até porque, o seu vizinho tem que saber diferenciar se seu carro é 2007 ou 2012, não?

    • TTropicthunder

      Carro defasado em design e com peças muito mais caras q a dos concorrentes… vai dar 50 mil nisso?

      O que vc economiza na compra gasta depois nas peças…

      • cazeduardo

        O design do Corolla é atual ??!!! As peças do Corolla, Civic e Cruze são bem mais baratas ? Se comprar um zero km não terá que se preocupar com gastos de peças durante 3 anos, agora, se você disser que o pós-venda da Nissan é muito ruim, daí eu concordo. Quanto ao carro, não deve nada para o Corolla…..que também está totalmente ultrapassado…

        • TTropicthunder

          Amigo comparar Corolla com Sentra é sacanagem…qualquer um que andou neles sabe o quanto o Corolla ganha em conforto e acabamento interno do Sentra… fala sério…

          O Sentra tem c x b mas tá longe de um Corolla… Sentra concorre com Focus e olhe lá…

          • HenriqueHJ

            conforto e acabamento melhores no corolla? sim concordo. muito melhores? não.

            vale os 13K a mais? nem de longe!

            • Acport

              Concordo. O Corolla pode ser até melhor, mas essa qualidade não vale os milhares de reais que são cobrados a mais por ele em relação ao Sentra.

    • rbergesch

      O triste do Sentra é que todos falam bem, dizem que é o melhor custo benefício do mercado, que é inquebrável, só que ninguém compra!
      Meu camarada tem uma revenda com um Sentra zerado e ta vendendo por 35 mil! Todavia, ta encalhado há 6 meses!

      • Sigma7

        Opa, passa o endereço/contato então.

  • Giorgio

    Viram só, quando o mercado não aceita bem o modelo, o preço cai, e muito, Sentra e GT são prova. Agora eles são duas compras muito boas. Quem faz o mercado é o consumidor! Se acha caro, não compre.

    • TTropicthunder

      Grand Tour está depenada no acabamento e em outros materiais para ser vendida nesse valor hoje.

      É só ir no forum da Grand Tour e ver os comentários: Ela não é aquele carro de antes.

      • Giorgio

        Não sei como era antes (sei que tinha um melhor conjunto mecânico, com motor 2.0 e câmbio automático), mas visitei uma na concessionária 2 meses atrás e achei muito boa, comparando com as suas concorrentes (no preço) Spacefox e Palio Weekend.

      • Wagner_u

        Meu amigo a Grand tour tem ar condicionado digital de serie hoje, coisa que so tinha na versao privilege antigamente, ela nao esta nem um pouco depenada, va no forum renault clube e veja a opniao de quem tem as mais novas, não deve nada pras anteriores e tem até itens de serie a mais.

      • LucasFLA

        Pode até ter sido depenada no acabamento, mas de qualquer forma oferece direção elétrica, ar digital, abs, air bag duplo, vidro eletrico em todas as portas, acho que é um dos unicos carros no Brasil que tem um preço razoavelmente justo.

      • bedotRJ

        Não sei de onde vc tirou isso. Minha mãe teve uma Grand Tour entre 2007 e 2011. A atual está até melhor, já que traz de série ar digital, sensor de chuva e som c/ leitura mp3, sem nenhuma supressão de equipamentos e nem do tecido dos bancos, que continua sendo em veludo.

      • MM_

        Isso é indiferente. Pelo preço de uma Grand Tour vc leva uma SpaceFox ou Palio Weekend.

        Foi ótimo ter encalhado, deram uma depenada no acabamento, rechearam de itens de conforto e segurança e vc compra barato. Pra mim é ótimo.

        Sobre o Forum da Grand Tour é mais mimimi de quem pagou uma fortuna pelo carro e agora fica choramingando.

    • Herumor_

      só o consumidor não sabe que é ele que dita o mercado =/

  • JulioCMO

    Mas que isso gente, esse pessoal precisa pagar as contas, por isso o aumento médio de 20%.

    Ahh como eu queria que essa fosse a verdade. Comentei recentemente em uma matéria aqui do NA sobre a nota fiscal do meu antigo Civic EX 1998 por meros 36 mil reais, com pintura metálica, câmbio AT e banco de couro ! Hoje um EX(S) completo sai por quanto ? 90 mil ? Triste…

    • thiagolamim

      Incrível.
      Como é possivel um aumento de 60 mil em 14 anos?
      O salario nao acompanhou nem de perto.
      E a inflação nao chegou tambem a isso.

      • Paulo_Aralde

        Amigo, o valor do carro, diferente do que se imagina, BAIXOU. Faça a correção monetária pelo IGP-M no site do BC: R$ 36.000,00 em Janeiro de 1998 é equivalente a R$ 118.647,46 em abril de 2012! ou seja, o carro está cerca de 25 mil reais mais barato!

    • pedro_bh

      em 98, qual o poder de compra de 36 mil?

      pode ser maiorque 90k…

      outro dia vi uma reportagem trazendo os valores dos carros brasileiros de 1970 pra hje.

      um gol gti custaria 105.000 hoje….

  • zemarreta

    Reflexo da patriotada contra os importados. Era evidente que com menos oferta, o preço ia subir, mas ainda tinha gente aqui dizendo que ia ser o contrário…

  • JulienAvril

    isso tem um nome, inflação !!!!

    • giodoesitbetter

      E a Renault/Nissan não é afetada?

      • JulienAvril

        ao ver a tabela, modelos que não são afetados ou tem descontos.. são exatamente aqueles defasados no mercado….
        pelo contrario, todos estão com um BELO aumento.. o unico que ganhou um belo desconto e não esta tão defasado é o sentra.. mas ja esta bem cansado no mercado também….

        a inflação é apenas um pequeno termometro para a alta dos preços… mas devemos levar em conta diversos outras variaçoes.. como nas suas princiapais materias primas (como o aço) … mão de obra.. etc etc ….

    • Eugenissimo

      E um apelido: exploração da falta de consciência alheia.

  • Marcelo_Machado

    Assim como "modelos tiveram queda de preço".
    Os Carros também Tiveram e não "teve" como esta escrito no texto 2 vezes.
    Observação só para corrigir o texto.

  • MatheusCampos

    Me lembro que a NOVE 9 ANOS atrás meu pai comprava uma Palio Adventure 1.8 completa por incriveis 38.978 R$. … Hoje uma nova vale quase o dobro.

    • Herumor_

      a 9 anos atras com R$38k voce comprava uma casa, hoje não se compra nem terreno na favela =/

      • MatheusCampos

        a mais pura realidade !

      • Eugenissimo

        Fruto do crédito "fácil e barato"… todo mundo comprando casa e carro, com renda familiar de 3 mil reais e gastos com financiamento de 2 mil…

    • dielveio

      E quanto era o salário mínimo a 9 anos atrás?

      • giodoesitbetter

        O salário mínimo poderia ser menor, mas o salário médio não mudou muita coisa. E quem comprava Palio Adventure não ganhava um salário mínimo.

      • Paulo_Aralde

        O mínimo de 2003 era 240 reais. Corrigido, esse valor seria de 425 reais. Ou seja, os carros ficaram mais baratos e o salário mínimo aumentou.

    • akaju

      Também lembro meu pai comprando em 1998 um Vectra 2.2 GLS completo, ar digital e tudo mais por meros R$35.000.
      Em 1996 um Corsa Sedan 1.6 GLS, também completo por R$24.000.

      Olhando assim parece uma discrepância tremenda, mas temos que levar em consideração a inflação. Infelizmente o salário não subiu como os preços.

    • Paulo_Aralde

      R$ 38.978,00 em 2003 é o equivalente a R$ 65.029,94 em 2012. Fonte: site do Banco Central, valor corrigido pelo IGP-M (FGV).

    • VININITEROI

      Em 2001 meu pai comprou um A3 1.8 do ano, 0km por 46 mil, tenho até a nota. Hoje com esse valor mal e mal se pega um algum 1.6 sem muita coisa que o Audi ja tinha naquela epoca.

  • lucas_

    Se fizer uma conta – pode ser uma conta grosseira mesmo – do acumulado da inflação nos últimos 5 anos, vai dar bem perto do valor atual. O que significa que economicamente os preços da maioria desses carros "não subiu" ou subiu pouco. Agora, algum tiveram uma queda bem grande como Sentra e Megane e o velho Golf também está "mais barato" que há 5 anos.

    • versa72

      A inflação acumulada nesses 5 anos está na casa dos 30%, acho que a matéria poderia ter citado esse número

    • giodoesitbetter

      Exatamente. Isso quer dizer que esses custam hoje metade do que custavam há 5 anos? Por que?

  • marcello7007

    Honda sempre inflacionando o mercado modelo novo hj custa 75 modelo ha um ano atras 66 ford focus ja nao vende bem inflacionado é dar tiro no pé.

  • erickluuh

    Independente de motores, gerações, não se justifica os preços dos carros aqui, cada geração fica mais cara, porque o Uno não substituiu o Mille? Por que o G5 não tirou o G4? Assim como Siena, Palio, Onix (que não mata o Celta), New Fiesta, C3 (novo), 208 e outros, O negocio ta ficando feio, tão perdendo noção, o Carro mudou de visual, ficou bonito, subiu de categoria, 50k na GM vc pegava um Hatch médio, agora vc vai levar um SONIC, UM COMPACTO PREMIUM???? QUE M$%$¨A É ESSA? E tem gente falando que essa tabela não tem fundamento, ai ai viu!

    • Rud

      ASSINO EMBBAIXO!
      A m… é o consumidor desses carros ultrapassados, todos os que vc falou mais o OlD Fiesta, enaquanto tiver BURRO comprando carro dos anos 90 vai ter gente vendendo, brasileirto é burro metido a expert e fica mentendo a boca nos chineses…..aff…

      Porque a Ford vai dender New Fiesta a menos de 50 mil se ngo que paga mais de 35 mil no modelo de 10 anos atrrás, para que trazer o Ka novo se nego compra o velho? A mesma coisa da Fiat, GM e de todas as montadoras, o povo é burro!

      As pessoa preferem pagar 42 mil em um Astra 99-12 do que pagar 43 em um Cielo, preferem pagar 53 numa merda de um City, do que pafar 53 em um Cerato…é foda!

  • Lord_Hds

    É por esses e outros motivos que eu só compro carros semi-novos, em respeito ao meu suado dinheiro!
    Querem derrubar os preços dos carros 0km? Passem a investir mais nos seminovos, pois é a partir daí que se cria uma nova tendência no mercado de automóveis, ou seja, é a lei da procura e da oferta: se a procura por seminovos bem equipados for maior do que a dos 0km 'pelados', consequentemente, o preço destes últimos tende a cair. Isso sem contar que quando você compra um carro seminovo, já o pega com o motor amaciado. O que falta ao consumidor brasileiro é uma certa dose de 'malandragem'!

    • Leandro1978

      Pois é, mas você esqueceu de uma coisa, se a procura por usados sobe, o preço dele também subirá, afinal é a mesma lei que você está aplicando para os novos. No caso dos zero, a melhor forma de abaixar os preços, é procurar por modelos equivalentes que custem menos. Há muito exemplo disso.

      • MM_

        Parabéns Leandro. Os adeptos de carros usados nunca levam em consideração que se aumentasse a procura por esse tipo de carro, os preços aumentariam.

      • Lord_Hds

        Mas a intenção é justamente essa! Quem é que não gostaria de ter o seu carro valorizado na hora de revender? Esse seria o mercado ideal: seminovos e usados valorizados e 0km desvalorizado, ou ao menos com um preço decente! Nunca pararam para pensar nisso! É TUDO UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO!

        • Leandro1978

          Cara, desculpe, mas acho você está errado. Para começar, carro não é investimento há mais de duas décadas. Assim, um modelo zero que acaba de sair de uma concessionária, já vai desvalorizar. Uma coisa é o preço do carro no Brasil ser elevado, outra coisa é o carro usado valorizar. O usado vai custar mais caro que o novo? Outra, o preço de um usado é reflexo do que era quando novo. Assim, como que um usado vai valorizar? Desculpe se não é isso que você está falando, mas foi o que entendi.

          • Lord_Hds

            Pois bem, vou contar a seguinte situação com a qual eu me deparei quando fui em uma concessionária da VW:
            Fui ver o preço de um Fox prime 1.6 8v, 0km, que era R$42.210, aí eu perguntei para o atendente:
            – Quais os seminovos você tem disponível na mesma faixa de preço?
            – Temos o Focus e o i30 – respondeu ele.
            Quando eu fui ver, tratava-se do Focus Glx 2.0 16v Duratec, hatch, ano 2009/2009, com 44530km rodados, por R$43.590; e do i30 2.0 16v Mpi 2009/2010, com 31270km rodados, por R$44.900. E os dois tinham ABS, Airbag duplo, Bluetooth, entrada auxiliar, bancos de couro, trio elétrico, e uma série de outros mimos.
            Eu fui só para pesquisar os preços, mas se eu fosse comprar, com certeza eu compraria o Focus ou o i30 (este último principalmente), pois além de serem melhor em custo x benefício, são carros de categoria superior à do Fox (hatches médios X hatch compacto).
            Ou seja, se o consumidor tivesse a malícia de gastar em um carro seminovo de categoria superior, o mesmo dinheiro que gasta em um carro 0km de categoria inferior, talvez o nosso mercado seria melhor hoje, mas enquanto esse dia não chega: é só lamentos sobre lamentos :'( !

            • Leandro1978

              Agora entendi, valeu pela explicação. No caso que você cita, eu também optaria pelos usados, sem dúvida.

  • Diggo

    Isso é um absurdo! teve carro que não mudou nem uma palha e aumentou mais de R$10mil.

  • Louis

    SE pegarmos um período pouca coisa maior, veremos que há variação ainda maior!

    Final de 2005, comprei um Fit zerado por R$ 37.500,00

    • HenriqueHJ

      o mesmo aqui. o meu fit que ainda esta comigo. comprei no começo de 2005 paguei na epoca 37.800

      • Louis

        bom carro viu. Pena que o meu com 1 ano de uso deu PT … rs

    • Paulo_Aralde

      Pois é… Seu carro hoje em dia, com valores atualizados pelo IGP-M (FGV) custaria R$ 53.109,06.

  • PCaleman

    Ok, realmente nota-se claramente um aumento significativo nos preços, mas essa tabela está muito errada.

    Não foi considerada a inflação e em um país onde temos em média 3,5% de inflação (Não verifiquei de fato qual é a média, mas imagino que seja em torno disso), em 5 anos temos uma inflação de quase 19%, que deve ter sido o aumento médio dos veículos da tabela (também não verifiquei um por um)

    Logo, isso não me parece uma ganância das montadora, lógico que elas possuem lucros absurdos no Brasil e o preço é ridículo e bla bla bla… mas essa tabela não diz nada além de uma correção aparente dos preços…

    • Eugenissimo

      Difícil é explicar a inflação negativa para Sentra e Megane GT, enquanto outros carros que permanecem os mesmos aumentaram seus preços…

      • Leandro1978

        Não é difícil explicar. Basta ver o número de vendas deles. Comparados com seus concorrentes (se é que a GT possua hoje), eles vendem bem menos. Assim, o preço diminuiu, por que a procura era/é pouca. Pode ter certeza de que, se vendessem bem, seus preços estariam mais próximos dos concorrentes. Agora, com isso, o consumidor perde de fazer os concorrentes baixarem para o mesmo patamar de Sentra e GT, sem dúvida.

        • PCaleman

          Isso se explica muito facilmente, com um conceito de marketing… reposicionamento de preços/produto

          Como o Leandro disse acima, o Mégane saiu de linha, logo, poucos querem, entrou o Fluence, mais moderno, teoricamente melhor, se continuasse o preço antigo não ia vender nem uma gota…

    • Leandro1978

      Também acho. Ele pegou os números frios, deveria ter calculado a inflação acumulada, ter visto se o poder aquisitivo aumentou ou não, etc. É a mesma coisa de pegar a tabela de 10 anos atrás, os preços mais que dobraram, mas e a inflação acumulada, poder aquisitivo, etc? Não estou falando que não houve aumento real, mas só de olhar os números assim, não dá para saber.

      • rafaelobss

        Mas será que as montadoras são afetas pela mesma inflação? Muito provavelmente esse número é de inflação a dos produtos alimentícios, aluguel e muitas outras coisas que não tem nada a haver, destinada para a população brasileira.
        E os preços das matérias primas despencaram ou mantiveram os preços desde a crise de 2008.

        • PCaleman

          Rafael a inflação que é divulgada contempla tudo, inclusivo carro.

          Se falarmos de inflação dos insumos para produção dos veículos, vamos entrar em uma tese de mestrado, tamanha a complexidade para se medir tal inflação. Sendo assim temos que levar a inflação geral como parâmetro…

          Até agora não entendi qual foi o motivo dessa matéria aqui no NA… totalmente sem sentido…

  • TTropicthunder

    Galera dúvida OFFTOPIC: Alguém sabe me dizer qual o melhor motor 2.0 hoje? Tipo melhor no consumo e confiança? Desculpa perguntar fora do assunto mas agradeceria se alguém puder me ajudar.

    • sulzbach1990

      pelo consumo: 2.0 16v da renault
      pela confiança: 2.0 da toyota (corolla)

    • Giorgio

      Para acrescentar a resposta do amigo acima:
      pela potência: 2.0 TSI + Câmbio DSG (VW).

      (isso claro de carros com preços mais "baixos", garanto que ainda há muitas opções).

    • Louis

      Acho que o TSI do Jetta Highline

    • vitimsl

      Kra, estou muito satisfeito com meu Focus 2.0 16V flex. O motor Duratec me surpreendeu positivamente em termos de consumo. Estou fazendo em torno de 9,2 Km/L de gasolina andando 100% cidade e com ar ligado boa parte do tempo, andando na manha…
      E o motor puxa muito bem!!!!!

    • giodoesitbetter

      Depende do que você quer.

      Se quer um bom 2.0 e barato, o 16v da Renault que equipa o Fluence.

      Se quer um que seja mais confiável, o 2.0 do Corolla (embora o carro em si seja mais caro).

      E se quer uma tocada esportiva, o 2.0 TSI do Jetta e do S3 Sportback.

      • Acport

        Pode ser que o motor 2.0 do Corolla seja mais famoso, mas mais confiável que o 2.0 do Fluence eu não acredito. Aliás, esse 2.0 do Fluence, que é o mesmo do Nissan Sentra, é tão bom quanto, e também confiável. Mesma coisa para o Ford duratec. Todos feitos em alumínio, com boa potência específica, sendo que o do Corolla se destaca por ser um pouco mais potente.
        Para mim, hoje, os motores de um modo geral estão bem confiáveis, desde que o proprietário faça a manutenção preventiva (troca de óleos e filtros).

        • rogeriulima

          Também não me preocupo com confiabilidade do motor em carros novos não, me preocuparia se fosse pra comprar um usado com mais de 10 anos de uso.
          Fora isso só aparecem alguns eventos isolados como o problema na junta do cabeçote dos Peugeot/Citroen de 2007, o super aquecimento dos Etorq da Fiat e as quebras dos motores da volks, mas todos já solucionados.

        • TTropicthunder

          Esse 2.0 do Fluence é o mesmo q equipava o Megane e a GT?

          • edubarbosa

            Não. É o mesmo motor do Sentra.

  • _Ernesto_

    O preço do Focus está errado. Segundo o site da Ford, o modelo Sedan mais barato está R$57110,00 e o Hatch está R$ 55120,00.
    Poderiam checar as informações antes de publicar.

  • Herumor_

    sem levar em conta a inflação nao da pra saber mesmo… mas que o sentra e a GT cairam muito e o Golfsauro está "mais barato" hoje isso sim!

  • Rud

    isso é culpa do consumidor brasileiro que fica comprando procarias desuatalizados como Fiesta Rocan, Corsa Classic, Celta, G4, Uno etc.

    • giodoesitbetter

      Na verdade, os carros que você citou tiveram um aumento proporcionalmente bem menor do que os médios.

      Ou seja, isso é culpa dos idiotas metidos a espertos que querem o último lançamento e o Supra Sumo da tecnologia.

  • Renan21

    Agora descobri pq as vendas aumentaram!
    O preço aumenta, o brasileiro compra auhahauha

  • Long_life_tobigcars

    Meus parabéns ao autor e membro do NA, LucroBrasil. Sua presença tem sido de extrema importância nesse site. Se não fosse a luta e a coragem desse grande membro, não estaríamos ligando muito para o custo das sucatas sobre rodas.

  • O_Corsario

    É um problema complexo mesmo, meu ponto de vista é o seguinte: nos últimos anos o brasileiro teve muito acesso à crédito e passou a comprar mais, porém o volume de carros oferecidos não acompanhou o novo volume de compradores. Ou seja, aumento de demanda e oferta estagnada.
    Nesse contexto, os médios passaram a ser mais acessíveis e desejados, portanto seu preço sobe muito mais que os carros de entrada, que já tinham um volume de produção bem alto. Basta lembrar que bem poucos anos atrás o mercado de sedãs médios era praticamente Corolla e Civic, pois o Jetta tinha preço irreal, e Vectra e Megane eram cartas fora do baralho…
    A tabela ainda mostra outra coisa: carro que não vende de fabricante com poucos carros o preço cai. Vide Sentra e Megane GT. Lógico que uma VW ou Fiat consegue segurar o preço alto mesmo com poucas vendas, coisa que Renault já não consegue.

    • wrlopes

      Sem contar que a produtividade de lá pra cá aumentou, com certeza reduziram custos operacionais, a única coisa que pode ter tido aumento real é o salário dos funcionários, porém estes números se referem mesmo a lei da oferta e procura e a certeza que mesmo subindo os preços vendem porque a prestação ''cabe no bolso''. Eu caí nessa em 2007, não caio mais e que bom seria se todos pensassem assim e parassem de querer aparecer com carro novo.

      • rafaelobss

        Concordo com vocês não acho que a inflação interfere nesse caso. E sim os exemplos que vocês citaram.

  • Alec_T

    A inflação acumulada mai/2007 a abr/2012 [60 meses]… 36,5%

    Eu mesmo não acreditei, mas montadoras "abaixaram" os preços. Isso significa que já pagamos, num passado não muito distante, mais ainda que os carros valiam. Vejo, dessa forma, uma evolução do consumidor brasileiro na hora da compra do auto.

    Agora podem me jogar pedras em 3, 2, 1…

    • Herumor_

      ta melhorando (menos pior hoje) mesmo pois se comparar os preços de automoveis e imoveis (não me refiro a Jetta 2.0 e sim casas, apartamentos…) o preço dos carros até que "diminuiu"… isso que um imóvel é 100% brasileiro eim!
      mas como tudo que se enfia no rabo do brasileiro ele aceita…

    • Pois é, ia comentar isso agora: os preços de 2007 estão atualizados de acordo com a inflação? Senão, o post só serve pra gerar comentários.

    • TTropicthunder

      Existe uma bolha de carros que está para estourar com essa crise q o governo está tentando empurrar para depois das eleições…

      Igual existe uma bolha imobiliária e de crédito.

      A devolução de automoveis por falta de pgto dobrou, a queda nas vendas vem crescendo muito e mês passado bateu recorde, a producao industrial vem acumulando quedas consecutivas e já falam em recessão = desemprego no setor… enfim, é juntar os fatos e segurar a onda pois onde na história desse país se falou em BAIXAR OS JUROS???

      Corre negadis!!!

    • Paulo_Aralde

      Pois é, cara. Tá parecendo reportagem da Carta Capital… Não foi levado em conta a evolução de alguns modelos, nem a inflação acumulada no período, nem o aumento do poder de compra, valorização do Real frente ao dólar… Nada foi levado em consideração.

  • Bravox225

    Beleza do Stilo para o Bravo se aumentou 10 mil mais comparando a versão pé de boi do stiloso que vinha com super calotas e os os levantadores dos vidros mecânicos! Mais brasileiro só ve beleza né, segurança, conforto e mecânica que melhoraram ngm vê da calçada.

  • epa

    BRASIL ESTÁ CARO E LOTADO! Em qualquer canto que você vá verá gente gastando loucamente. Mas não porque houve um super aumento na renda , e sim por causa do crédito fácil. Quem tem mais de 35 anos vai lembrar como era difícil tirar um cartão de crédito no início dos anos 90. Tinha que suar muito para conseguir. 10 anos depois todo mundo começou a receber , mesmo sem pedir, via correios com a maior facilidade do mundo. DEPOIS DA COPA OU OLIMPÍADAS A BOLHA VAI ESTOURAR.

    • mottervictor

      pensei que eu fosse o unico a pensar dessa maneira ! , depois da copa / olimpiada é que o bixo vai pegar ! e no ramo imobiliario tambem !!
      aqui em curitiba , qualquer imovel subiu extratosfericamente ! aqui perto de casa , fizeram uns sobrados , uns 3 anos atraz estavam vendendo por 120 K , hoje os mesmos sobrados estao a venda por 430 K !!!! se por 120K não venderam , não vai ser por 430 que vão vender !

      • TTropicthunder

        Entao todo mundo sabe q tem algo errado e fica na cara q o brasileiro esta alienado dos precos das coisas…

        Dá uma olhada depois nesse blog bolhaimobiliaria.com

        • mottervictor

          mais não tenha duvida disso TTropicthunder !
          o brasileiro está tão alienado que , há anos compra carroça( sim daquelas mais simples , com 2 rodas e sem suspensão puxada por um cavalo apenas) a preço de OURO

  • Bom, é tendencioso fazer a comparação de preços de diferentes anos para modelos similares.
    É necessário atualizar a inflação brasileira, que vem crescendo ao longo desses anos.
    Outro ponto é o de selecionar a base de comparação. Não sabemos de quanto a margem do produto partiu.
    Isso posto, algumas considerações
    – Golf defasado e amortizado vendido pelo mesmo preço, significa desconto.
    – Civic praticamente no mesmo preço, aplicada a inflação acumulada
    – Ford estonteantemente cara ehehehe.

    • rogeriulima

      O Golf não aumentou porque a Volks é boazinha ou porque ele já era muito caro pra epoca?
      Hoje ele está na mesma média dos atuais oque é vergonhoso pra um carro dessa idade.

  • brunoobu

    Gente por favor, pensem um pouco

    Tem casos e casos, por exemplo, o Preço da ECO SPORT subiu pq antes era vendido com motor 1.0 e só tiha direção elétrica, hoje ao menos vêm com ar condicionado…

    Ou então o Vectra, ele na versão de entrada não tinha nem ABS e rara vezes tinha AIR BAG…hoje em dia o Cruze tem até controle de estabilidade e tração, além de 4 air bags…

    agora os demais aumentou por safadeza mesmo, como exemplo o Focus que veio caríssimo e a próxima geração promete ser mais cara.

    No caso do Sentra, ele veio com o slogan do Brazil "se colar colou", mas não colou então para vender eles tiveram que abaixar os preços;

    • Bravox225

      Stilo para Bravo mudou e bastante tambem amigo, nova plataforma, novo motor e inúmeros equipamentos de série a mais (Conforto & Segurança).

  • HenriqueHJ

    to mundo falando de inflação e etc.. etc…

    mas se for considerar inflação a minha TV de plasma que eu comprei por 3k em 2008. hoje tem plasma novo de 42 por 1200!!! e com muito mais recursos!!! se for aplicada a inflação essa tv de plasma de 42 deveria custar 4K no minimo.

    o que falta é concorrencia e conciencia!!

    a sony que andava de salto alto nos preços absurdos de tanto tomar porrada (desculpe-me pelo termo) da Samsung e LG. pratica um preço bem mais em conta hoje. mas ainda tem hoje nego cunhando o termo: "mas é çonia, çonia é çonia, é outro patamar a çonia"

    • Paulo_Aralde

      Mas é isso mesmo, HenriqueHJ! Lá embaixo eu coloquei uma tabela com os valores atualizados pelo IGP-M (FGV). É exatamente issoq ue você falou: A TV custaria sim cerca de 3800 reais.

  • Clock

    Olhem só o GOLF.

    Um aumento mínimo!!!
    Elogiável!

    Palmas pra VW!!! Respeitando o consumidor!

    (huahuahuHUAHUAhuaahahuahahuahuahuahuAHhauahHA Meo DEOS!!!!)

  • RafaSprenger

    A conta é simples
    +carro no pátio = -preço
    -carro no pátio= +preço

    carros da mesma categoria + ou – o mesmo preço de projeto, vendendo bem e dando mais "status" = + consumidor idiota comprando

    Fácil entender não é? Deveriam tatuar isso na mão das pessoas, sempre que abrirem a carteira ver a besteira que fazem.

  • rafael_rtg

    É a lei da oferta e procura amigo…. Quanto mais R$ circulando, maiores vão ser os preços…

    O problemas não é termos carros caros, pois economicamente somos um pais rico (por isso temos R$ para pagar os valores que cobram), se abaixassem drasticamente o transito seria um caos, rs)….

    As falhas do Brasil são as seguintes:

    – Falta de consumidores mais exigentes, pois os problemas não são os preços, e sim tecnologias defasadas e sem segurança;
    – Compra de carros com mais "credibilidade", as 04 grandes montadoras, sabem que a maioria da população não ira comprar carros de marcas importadas, mesmo sendo mais equipados, e algumas vezes mais baratos (chineses), pois tem o receio de ficarem com o carro parado por manutenções complicadas (demoradas) e prejuízos nos valores de revenda… Por isso as marcas de credibilidade cobram mais por isso (não so aqui no brasil, é que para fora existem mais concorrentes de credibilidade… Ate eu faria isso, se coloquem no lugar deles, vcs prefeririam lucrar 1 bilhão, ou 2 bilhoes??? eu sei que vai vir uns socialistas…. a eu iria prefirir lucrar mesmo para o bem da população, para agradar meus consumidores, ajudar meu país, e bla, bla, bla…. tu vai ser um futuro igual da Gurgel, lembre-se bonzinho so se fo.de no mundo dos negócios ).
    – Protecionismo Politico, acho que aqui nem precisa de muita explicação, se este fosse resolvido os de cima aos poucos seriam corridos tambem… E para resolver este item, apenas voltando a era do fim da ditadura e começar um politica correta desde o inicio…. Pq, pau que nasce torno… teriam que jogar a constituição federal no lixo e reescreve-la, junto com ela os politicos atuais… deveriam ser exilados daqui, mas ninguem vai recebe-los, aceitar lixo de paises "pobres" da mo confusão…rs

  • thiagolamim

    E o salario minimo aumentou no máximo R$ 200,00.

  • MM_

    Sobre o preço do New Civic em seu lançamento, no ano de 2006:

    "Procure nas concessionárias Honda. A partir de maio, os pátios estarão cheios deles. É quando chega o novo Civic, a preços entre 59600 e 77600 reais"
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes

    Isso foi inclusive veiculado no NA

    "A mais simples será a LXS, com pacote de equipamentos que inclui ar-condicionado, direção assistida, trio-elétrico, freios ABS, airbags frontais e rodas de alumínio. Seu preço será de R$ 59.400,00 e, com o câmbio automático de cinco marchas opcional, subirá para R$ 63.900,00."
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-civic-

  • CanalhaRS

    É a prova mais que suficiente do absurdo que essas montadoras fazem aqui.
    Eu lembro que em 2000/2001 se comprava um Uno mille por R$ 12.990,00, o gol Power 1.6 completo por R$ 23.000,00, um Astra por 26 mil verdinhas, e por aí vai…enquanto o povo não pensar antes de comprar vai ser essas festa de ganância e desrespeito com o consumidor.

  • Renato_Bauru

    Alguns preços estão errados.

    Civic em 2007 básico era R$59.900.

    E Corolla 2012 a R$60 mil nem XLI

  • Bruno Cerquiare

    Cade o C4 ?

  • JosemarFloripa

    a chamada da reportagem está errada, não é aumento de preço e sim reajuste, pois nem todos aumentaram

  • sbacana

    A inflação desse período medida pelo IPCA (índice "oficial" – IBGE) foi de 30%. Para fazer essa reportagem é preciso considerar isso, senão a informação fica completamente vazia…

  • marciomvo

    Pelos demonstrativos acima, percebe-se que os carros de fato cairam de preço no Brasil. Mas cairam ainda muito pouco. Pois por uma reportagem da Quatro Rodas sobre o Opala Top de Linha da época reajustado para os valores de hoje, sairia por 53 mil, valor este que compramos apenas um dito "compacto premium" hoje em dia.

  • Mg2009M

    Alguns casos não deviam ser comparados diretamente, como o Focus, que tenho certeza, aí o preço é do GL 1.6, que em 2007 tinha só Ar e DH de série, e hoje tem air-bags e rodas 16". Na Renault também, o Megane básico tinha motor 1.6, o Fluence básico é 2.0. Faltou um pouco mais de coerência nesse ponto.

  • Delator2

    Alguns incrementos " inovadores'' existentes em países desenvolvidos há quase duas décadas como os air-bags, e que são utilizados como justificativas para aumentos de preços por parte das fabricantes, saem por preços irrisórios para as fabricantes; segundo algumas reportagens jornalisticas seriam por volta de 50 a 100 reais, entretanto a bem pouco atrás, algumas montadoras cobravam dos consumidores por esse item opcional preços em torno de 2000 reais.

  • Paulo_Aralde

    Minha tabela foi excluída?????

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend