O aumento de preço dos carros médios nos últimos 5 e 10 anos

O aumento de preço dos carros médios nos últimos 5 e 10 anos

Quanto aumentou de preço os carros no Brasil nos últimos anos? Sem dúvida aumentou muito, como todos nós bem sabemos. Aqui no site Notícias Automotivas, além de trazer notícias sobre os lançamentos de carros, nós também fizemos uma análise destes aumentos de preços.


Vendo a imagem da tabela de Excel acima, fica visível o quanto os carros médios tiveram aumento dos preços (veja também preço de carros sem impostos) nos últimos 5 anos e 10 anos. Tem modelo que o preço quase dobrou!

Durante a pesquisa, notei que os carros compactos não tiveram tanta alteração nos preços assim, muito pelo contrário, vários modelos tiveram queda de preço se comparamos a inflação do mesmo período.

A tabela de preços em si não é nada conclusiva… contudo na minha opinião, conforme o poder aquisitivo dos brasileiros aumenta, o lucro gordo das montadoras acompanha, e elas aumentam muito os preços pois sabem que o brasileiro não vai deixar de comprar por causa disso.

E quando a poder aquisitivo cai, por causa de alguma crise financeira no país, os preços não caem, pelo contrário, aumentam mais ainda, pois assim as montadoras aumentam o lucro por carro vendido. Elas acabam conseguindo vender menos e manter o mesmo lucro, o que é o sonho de qualquer empresa.

Os destaques da tabela ficam por conta dos aumentos fortes de preço dos modelos com carroceria sedan, como Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Toyota Corolla e Renault Fluence.

Algumas observações sobre a tabela:

– A tabela acima foi feita com modelos existentes em 2007, 2012 e 2017.
– Os preços foram consultados na tabela Fipe, ou no site das montadoras, sempre prevalecendo o menor valor entre os dois.
– Equipamento e motores não foram considerados. Apenas o valor mais baixo, ou seja, a versão mais em conta, muitas vezes mais simples e com câmbio manual, um preço bem abaixo das versões topo de linha, que subiram ainda mais de preço.

Por Lucro Brasil

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.