Painel digital nos anos 90: Quatro carros do Brasil já tinham

Há quem imagine que painel digital é algo recente nos carros, pelo menos aqui no Brasil, onde tudo demora mais tempo para chegar.

Mas sabia que lá no distante ano de 1991, já tínhamos a opção de comprar dois carros nacionais com painel digital no Brasil?

Vamos falar um pouco destes modelos abaixo.

Confira:

Chevrolet Kadett GSi

painel digital kadett
painel digital kadett

Em outubro de 1991, saía nas revistas automotivas a novidade da Chevrolet para brigar com o Gol GTI, o Kadett GSi.

Era uma versão atualizada do Kadett GS (que tinha sido lançado em 1989), mas que tinha carburador. O Kadett GSi trazia a injeção eletrônica, melhorando o desempenho e também a manutenção do esportivo.

A imprensa na época chegou a dizer que, com a injeção eletrônica, o Kadett se transformava no melhor esportivo de série nacional, passando o Gol GTI.

As setas dianteiras deixavam de ser na cor âmbar e se tornavam cristais. O teto solar passava a ter acionamento de manivela, igual acontecia com o Escort XR3.

O ar-condicionado, que no Kadett GS era um item opcional, se transformava em item de série.

Chevrolet Monza Classic SE

painel digital monza
painel digital monza

Também em 1991, o Monza Classic, versão topo de linha do sedã, ganhava o mesmo painel digital do Kadett GSi.

O sedã médio também dava show em tecnologia em outras áreas de seus equipamentos de série.

Ele tinha freios a disco nas quatro rodas com ABS, regulagem elétrica de altura do facho dos faróis, espelho interno eletrocrômico, dentre outros.

Chevrolet Omega CD

painel digital omega
painel digital omega

No ano seguinte, 1992, a Chevrolet continuava dando show de tecnologia, trazendo ao Brasil um sedã europeu com nível muito superior a tudo que já tinha sido fabricado localmente:

O Omega, inicialmente em sua versão topo de linha CD, com motor 3.0 de seis cilindros em linha.

A capa de uma certa revista automotiva, em sua edição de julho de 1992, trazia três carros idênticos, que na verdade eram apenas um, graças a um jogo de espelhos usados pelo fotógrafo.

O Omega também tinha painel digital, mas ele, apesar de usar o mesmo esquema de cores dos painéis de Kadett e Monza, era diferente, maior, com mais informações mostradas.

Fiat Tempra SW

painel digital tempra sw
painel digital tempra sw

No finalzinho de 1994, finalmente uma outra marca mostrava um modelo com painel digital: a Fiat, com a perua do Tempra, conhecida como Tempra SW.

Era um carro de nicho, tanto que hoje é muito difícil encontrar uma nas ruas.

A perua era bem espaçosa e tinha um estilo bonito, com o adicional de contar com um painel digital que nunca chegou à versão sedã do Tempra.

Sem dúvida era um painel digital mais simples que os da linha GM. Ele era dividido em dois andares, e a parte de baixo não contava muito, pois tinha a sua metade esquerda preenchida por luzes-espia bem simples.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.