O Jeep Avenger surgiu na Itália como um modelo menor e mais acessível da marca americana na Europa, usando a plataforma modular CMP da PSA e com tração dianteira nativa, o que não combina de forma alguma com a imagem da marca.
Todavia, logo no lançamento do Avenger, um conceito com motor elétrico no eixo traseiro, surgiu para dar uma resposta aos críticos. Agora, para celebrar a tradição mais autêntica da marca, surge o Jeep Avenger 4xe.
Tido como “SUV mais popular em Itália”, o Jeep Avenger é vendido por lá nas versões 100% elétrico e 1.2 a gasolina, com câmbio manual, adicionando agora o 4xe com motor 1.2 Puretech Turbo de 136 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
Com ele, trabalham dois motores elétricos, cada um com 29 cavalos, sendo um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, provendo assim opção de tração nas quatro rodas. A suspensão traseira agora é multilink.
Segundo a Jeep, o híbrido Avenger 4xe pode rodar em modo totalmente elétrico em baixas velocidades, mas também tem a função E-Boost disponível no modo Sport.
Assim, o Avenger 4xe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, com final de 194 km/h. Como sua proposta é aventura, o crossover híbrido adiciona melhoria nos ângulos de entrada, vão e saída, o aumento de 10 mm na distância ao solo (agora 210 mm) e com um vão de até 400 mm.
Só o motor elétrico traseiro garante boa impulsão, aliado ao dianteiro, permitindo 40% mais de torque em terrenos desafiadores como cascalho e até 20% de força na ausência de aderência no eixo dianteiro.
Em baixas velocidades (até 30 km/h), a tração nas quatro rodas é permanente no Jeep Avenger 4xe, com divisão 50:50. Já em velocidades médias (30 a 90 km/h), a tração no eixo traseiro é ativada somente mediante solicitação.
Por fim, acima de 90 km/h, a tração dianteira torna-se permanente e o motor elétrico traseiro é desconectado do eixo para minimizar o consumo de combustível.
O Avenger 4xe tem os modos Auto, Sand&Mud e Sport. De quebra, a Jeep lançou a versão e-Hybrid (foto acima) com o mesmo motor e 36 cavalos a mais, apenas no eixo dianteiro.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!