Cogitado para o Brasil, Jeep Avenger com tração nas quatro rodas surge na Europa

jeep avenger 4xe 3
jeep avenger 4xe 3

O Jeep Avenger surgiu na Itália como um modelo menor e mais acessível da marca americana na Europa, usando a plataforma modular CMP da PSA e com tração dianteira nativa, o que não combina de forma alguma com a imagem da marca.

Todavia, logo no lançamento do Avenger, um conceito com motor elétrico no eixo traseiro, surgiu para dar uma resposta aos críticos. Agora, para celebrar a tradição mais autêntica da marca, surge o Jeep Avenger 4xe.

jeep avenger 4xe 4
jeep avenger 4xe 4

Tido como “SUV mais popular em Itália”, o Jeep Avenger é vendido por lá nas versões 100% elétrico e 1.2 a gasolina, com câmbio manual, adicionando agora o 4xe com motor 1.2 Puretech Turbo de 136 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Com ele, trabalham dois motores elétricos, cada um com 29 cavalos, sendo um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, provendo assim opção de tração nas quatro rodas. A suspensão traseira agora é multilink.

jeep avenger 4xe 5
jeep avenger 4xe 5

Segundo a Jeep, o híbrido Avenger 4xe pode rodar em modo totalmente elétrico em baixas velocidades, mas também tem a função E-Boost disponível no modo Sport.

Assim, o Avenger 4xe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, com final de 194 km/h. Como sua proposta é aventura, o crossover híbrido adiciona melhoria nos ângulos de entrada, vão e saída, o aumento de 10 mm na distância ao solo (agora 210 mm) e com um vão de até 400 mm.

jeep avenger 4xe 6
jeep avenger 4xe 6

Só o motor elétrico traseiro garante boa impulsão, aliado ao dianteiro, permitindo 40% mais de torque em terrenos desafiadores como cascalho e até 20% de força na ausência de aderência no eixo dianteiro.

Em baixas velocidades (até 30 km/h), a tração nas quatro rodas é permanente no Jeep Avenger 4xe, com divisão 50:50. Já em velocidades médias (30 a 90 km/h), a tração no eixo traseiro é ativada somente mediante solicitação.

jeep avenger 4xe 9 e hybrid
jeep avenger 4xe 9 e hybrid

Por fim, acima de 90 km/h, a tração dianteira torna-se permanente e o motor elétrico traseiro é desconectado do eixo para minimizar o consumo de combustível.

O Avenger 4xe tem os modos Auto, Sand&Mud e Sport. De quebra, a Jeep lançou a versão e-Hybrid (foto acima) com o mesmo motor e 36 cavalos a mais, apenas no eixo dianteiro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X