TOP 10: Os países que fazem os melhores carros

Porsche Taycan Turbo S 2023
Porsche Taycan Turbo S 2023

Quais são os países que fazem os melhores carros?

Enquanto nós brasileiros, apesar de termos em nosso histórico marcas como Agrale e Gurgel, ainda esperamos o dia em que uma marca brasileira de carros vai ser reconhecida por todo o mundo, outros países já tem uma tradição mais do que especial nesta área.

Aqui nesta lista Top 10 relacionamos os países com nomes fortes na indústria automotiva internacional.

Confira a lista:

10) Índia

Mahindra XUV500
Mahindra XUV500

Não vamos aqui falar a respeito de quantos carros são feitos em um país ou outro. Vamos falar apenas das marcas originárias em cada um dos países listados.

Por isso, quando se trata de Índia, as duas marcas que podemos citar são Tata Motors e Mahindra, a primeira conhecida pelo Tata Nano, o carro mais barato do mundo.

A Mahindra é um pouco conhecida dos brasileiros, por ter vendido modelos de sua linha no Brasil entre os anos de 2007 e 2015.

As carrocerias vinham da Índia e eram montadas e pintadas na Usiminas, em Pouso Alegre, Sul de Minas. De lá, eram transportadas de caminhão até Belém do Pará, onde entravam em balsas e iam até Manaus, para serem colocadas em chassis completos, indianos.

Ou seja, de nacional mesmo, apenas as baterias. Os modelos vendidos eram o Pickup e o SUV Scorpio.

9) Suécia

Volvo XC90 T8 Recharge 2023
Volvo XC90 T8 Recharge 2023

A Suécia é a terra natal da Volvo, da Saab e da Scania. A Saab morreu em 2016, e a Scania só trabalha com veículos pesados, sobrando a Volvo, que é muito conhecida.

É mais no Brasil que a Volvo tem o status de marca premium que tem, na Europa ela não concorre diretamente com o trio alemão em status, mas é bem conhecida por ser uma marca muito voltada para a segurança dos ocupantes.

A Volvo Cars tem mais de 40.000 funcionários, e vende mais de 600.000 carros por ano.

8) França

Peugeot 3008 GT 2022
Peugeot 3008 GT 2022

Os carros franceses são mundialmente conhecidos por um estereótipo de darem dor de cabeça aos seus proprietários, mas hoje em dia a situação já não é mais assim.

Além das marcas mais conhecidas, Citroen, Peugeot e Renault, vendidas no Brasil há um bom tempo, o país também é a terra da Alpine, da Bugatti, da DS Automobiles e da Venturi.

Algo que destaca os carros franceses na indústria automotiva é a sua originalidade. Modelos como Renault Vel Satis / Renault Avantime sempre tiveram algo de extraordinário em suas linhas.

O conforto dos modelos da Citroen com suspensão pneumática também é um dos destaques.

7) China

CAOA Chery iCar 2023
CAOA Chery iCar 2023

Nem só de cópias de carros ocidentais e carros muito mal feitos vive a indústria automotiva chinesa.

Hoje em dia o país tem marcas com carros muito melhores do que víamos cerca de 10 anos atrás. Compare um CAOA Chery vendido nas lojas hoje com o JAC J3 de 2011, por exemplo. Muitas coisas mudaram para melhor.

A China tem muitas marcas de carros, dentre as mais conhecidas podemos citar BYD, Changan, Chery, Foton, Geely, Great Wall, JAC Motors e Lifan.

6) Coréia do Sul

Kia Seltos 2024
Kia Seltos 2024

As duas marcas mais conhecidas da Coréia do Sul são Hyundai e Kia, mas o país também é a casa da Asia Motors e da SsangYong.

A indústria automotiva coreana é a quinta maior do mundo, se avaliarmos em volume de produção anual de veículos, atrás apenas de China, EUA, Japão e Índia.

Mas o país tem marcas próprias de alto volume, algo que não acontece com a Índia, por exemplo.

A Hyundai foi fundada em 1967 e tem mais de 75.000 funcionários ao redor do mundo. A Kia nasceu em 1944, e emprega em torno de 52.000 pessoas.

5) Inglaterra

Rolls-Royce Spectre
Rolls-Royce Spectre

Na quinta colocação, temos um país que já passa a ter muita tradição no segmento automotivo, se comparado com os países que já vimos até agora.

A Inglaterra é berço de nada menos que Aston Martin, Bentley, Caterham, Jaguar, Lagonda, Land Rover, Lotus, McLaren, MG, Mini, Morgan e Rolls-Royce.

Muitos modelos britânicos já não são feitos mais ali, por conta da mão de obra muito cara, mas o que conta é o país de nascimento das marcas, e isso a Inglaterra continua sendo.

Modelos famosos e icônicos como Aston Martin DB5, Jaguar E-Type, Land Rover Defender, Lotus Esprit, McLaren F1, Range Rover, Rolls-Royce Phantom, contribuíram muito para o que a indústria automotiva se tornou em nossos dias.

4) Japão

Toyota Prius 2023
Toyota Prius 2023

O Japão é um país de carros com uma fama muito forte de durabilidade e confiabilidade.

As marcas japonesas que podemos citar incluem Toyota, Honda, Daihatsu, Nissan, Suzuki, Mazda, Mitsubishi, Subaru, Isuzu, além de marcas famosas por suas motocicletas como Kawasaki e Yamaha.

Em 2008, o Japão passou os EUA em produção mundial, mas logo em seguida, em 2009, perdeu o título para a China.

3) Estados Unidos

Cadillac Escalade V 2023
Cadillac Escalade V 2023

O país que mais influencia a cultura pop nas últimas décadas, é famoso por seus modelos grandes, beberrões, mas também muito confortáveis e potentes.

Dentre as marcas americanas que fazem os melhores carros do mundo estão as “Big Three” principais, GM, Chrysler e Ford, donas das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Dodge, Jeep, RAM e Lincoln.

Algumas que já se foram mas que deixaram muitas saudades incluem Delorean, Oldsmobile, Pontiac, Plymouth, Mercury, Saturn e Hummer.

2) Itália

Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale

Ah, os carros italianos! Nem sempre os mais confiáveis ou com as melhores qualidades construtivas, mas sem dúvidas estão entre os que mais nos fazem apaixonar.

Dentre as marcas que vamos citar agora, todas elas tem mais de um modelo maravilhoso, com linhas incríveis e motores que são verdadeiras obras primas: Abarth, Alfa Romeo, Ferrari, Lamborghini, Lancia, Maserati e Pagani.

Também temos a Fiat, que se não é produtora de incríveis carros esportivos de arrancar corações, faz carros ótimos para uso comum no dia a dia.

1) Alemanha

Mercedes AMG S63
Mercedes AMG S63

E a Alemanha fica em primeiro lugar pela sua engenharia. Como poderia deixar de ser, se a Alemanha é de onde veio a criação do carro moderno em 1885, pelas mãos de Karl Benz, e a criação do motor de ciclo Otto (o tipo de motor que temos em nossos carros hoje em dia) em 1876, por Nicolaus Otto?

Não são carros apaixonantes em si como os italianos, mas são confiáveis, tecnológicos e assim entregam uma boa confiabilidade. Por ficar proibida de produzir aviões ou tanques de guerra depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha voltou seu desenvolvimento de veículos para os carros de passeio. E isso foi uma ótima decisão!

Dentre as marcas que fazem carros mais comuns (mas ainda assim ótimos) estão Volkswagen e Opel.

As outras que vamos falar a seguir fazem carros bem mais interessantes e caros: Audi, BMW, Mercedes e Porsche.

E a lista de empresas menores vindas da Alemanha é enorme: AC Schnitzer, Alpina, Borgward, Brabus, Carlsson, Mansory, Pegasus, Ruf e Wiesmann. Muitas delas podem simplesmente serem empresas transformadoras, que usam modelos da BMW ou Porsche para criar máquinas ainda mais incríveis, mas isso não tira o seu mérito.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.