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Permissão para dirigir (PPD): saiba aqui todas as regras

Permissão para dirigir: conheça todas as regras e saiba como funciona.

Permissão para dirigir (PPD): saiba aqui todas as regras


Ao falar em PPD ou Permissão Para Dirigir, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua função e a real diferença entre a Carteira Nacional de Habilitação definitiva.

No entanto, é imprescindível ter conhecimento das diferenciações entre as duas, principalmente para aqueles que estão ou vão tirar a CNH futuramente.

Permissão para dirigir – procedimento

Antes de entrar a fundo sobre a permissão para dirigir, é preciso ter ciência de como funciona todo o procedimento para tirar a primeira habilitação.

O primeiro passo será encontrar o Centro de Formação de Condutores, também conhecido popularmente como autoescola.

Feito a inscrição, o aluno deve se preparar para os exames do Detran, todos pagos.

Inicialmente são dois: o psicológico e o de aptidão física e mental, ambos são realizados em clínicas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito. Antes, também é necessário o cadastramento da biometria no órgão.

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Se aprovado, o cidadão estará liberado para iniciar as aulas do CFC, participando de 45 horas/aulas com conteúdos elaborados pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

O curso inclui Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros, Direção Defensiva, Meio Ambiente e Cidadania, e Noções de Mecânica Básica.

Em seguida, logo após receber o certificado do CFC, o candidato passará por uma avaliação em uma unidade do Detran com base em todos os conteúdos ensinados no CFC. Uma dica muito importante: a maioria das perguntas são relacionadas à legislação de trânsito, isto é, essa matéria é a que tem o maior peso no exame.

Dando prosseguimento, a próxima etapa é realização das aulas no simulador. O equipamento oferece situações parecidas com o do dia a dia no trânsito, com diferentes graus de dificuldade, aprendendo a lidar com cada evento.

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Criticado por alguns e elogiado por outros, o simulador disponibiliza um relatório com os erros cometidos pelo aluno com as infrações de trânsito além de pontos onde ele obteve maior dificuldade. Pelo lado positivo, esse feedback ajuda a pessoa a identificar o problema e praticar durante as aulas de volante na rua.

Na penúltima etapa, o aluno será submetido às aulas práticas com o veículo da autoescola.

Ele irá efetuar 20 aulas com o instrutor, se optar por fazer as noturnas no simulador veicular, o candidato poderá eliminar três práticas, totalizando 17.

Como muitos sabem, aqui, ele passará por situações reais com outros automóveis e pedestres, geralmente, iniciando em ruas mais tranquilas e finalizando em vias expressas.

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Após concluir os sete desafios da primeira habilitação, vem o último e o mais temido para algumas pessoas: o exame prático de direção do Detran.

A pessoa será avaliada em diversos pontos por um fiscal, entre eles, a baliza, utilização correta da seta, velocidade permitida, passagem em lombadas, se houver durante o percurso, entre outros.

Permissão Para Dirigir – o que é?

Depois de cumprir todo o processo anterior, chega, finalmente, o momento de receber a Permissão Para Dirigir.

Mas, afinal, o que é esse documento e qual a sua diferença se comparado com a CNH comum?

Permissão para dirigir (PPD): saiba aqui todas as regras

A permissão para dirigir nada mais é do que um documento que antecede a Carteira de Habilitação.

Todo o cidadão brasileiro, que se habilita, recebe a permissão para dirigir com validade de 12 meses. Posteriormente, passado um ano, o cidadão terá 30 dias para solicitar a definitiva, passando agora a ter 5 anos de validade e 3 para maiores de 65 anos.

Para isso, é preciso o pagamento de uma taxa que pode variar de estado para estado.

A média pode ficar em torno de R$ 130,00.

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Fisicamente, não há diferença entre a Permissão Para Dirigir e a CNH permanente. A PPD serve para condutores das categorias A, B e A/B (automóveis, motocicletas e para quem opta tirar as duas modalidades).

Permissão Para Dirigir – regras para quem a recebe

Como informamos no tópico anterior, visualmente, não existe diferença entre ambos os documentos, contudo, na prática, há regras a serem seguidas, que são diferenciadas. Para os recém-formados essas normas são bem mais “severas”.

Durante os doze meses, em hipótese alguma, a pessoa poderá cometer infrações de natureza grave ou gravíssima. Se houver imprudência, a PPD poderá ser cassada. O penalizado ainda terá o direito de recorrer, porém, existe a chance de ser negado pelo juiz.

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Obviamente que a situação fica ainda mais complicada se tiver a cassação.

Se ocorrer, o condutor terá que passar novamente por todo o processo de primeira habilitação arcando com o pagamento outra vez. Por isso, pense muito bem em todas essas consequências e jamais cometa irregularidades.

E os mitos sobre a Permissão Para Dirigir?

Inicialmente, os que receberam a Permissão Para Dirigir, ficam apreensivos e com medo das regras impostas pelo Detran.

É preciso ter em mente que, durante o período de 1 ano, o órgão estará a avaliar cada “novo” condutor para verificar se o mesmo encontra-se apto para permanecer mais três ou cinco anos trafegando pelas ruas brasileiras.

É claro que há mitos e muita informação fake deixando os recém-habilitados com mais dúvidas.

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Uma delas é sobre a proibição de circular em rodovias e vias expressas. Para o seu alívio, essa informação não condiz com a verdade.

A partir do momento em que a pessoa recebe a PPD, o mesmo estará autorizado a trafegar em qualquer rua, avenida e rodovia. Vale lembrar que, em estradas* e rodovias, a atenção deve ser redobrada respeitando o limite de velocidade permitida, utilização das luzes durante o dia e à noite, dentre outras leis.

É verdadeiro dizer que a Permissão para Dirigir é indicada para menores de 18 anos? Esse é outro mito. Como mencionamos anteriormente, a PPD antecede a CNH definitiva, portanto, apenas maiores de 18 anos poderão dar início na primeira habilitação.

Quanto custa tirar a habilitação?

Como é de se imaginar, o preço para tirar a habilitação não é nada animador, infelizmente o procedimento por aqui ainda é muito caro, principalmente devido às taxas do Detran e os impostos de todo o processo.

O valor varia muito de estado para estado, em vista disso, não é possível informar valores exatos.

Já mostramos aqui no Notícias Automotivas uma prévia de cada região, com os preços dos exames psicológico e o de aptidão física e mental, além da taxa de emissão do documento e outros serviços na matéria: preço para tirar habilitação.

*Estradas: via rural que não possui pavimento, ao contrário de uma rodovia, que seria pavimentada.

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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • leitor

    Isso é mais um golpe do governo. Desnecessário.

  • Pablo Moreira

    Matéria boa! Poderiam fazer da permissão internacional para dirigir também.

  • Tulio Reis Assis

    Só há um erro que é sobre a média, pode tomar 1 média. Não pode tomar são duas médias que totalizaria 8 pontos. A ppd r caçada com 7

  • Daniel Amaral

    “O valor varia muito de estado para estado, em vista disso, não é possível informar valores exatos, ainda mais pelo fato de haver livre mercado no país entre as autoescolas, ou seja, cada um cobra o que quiser.”

    Está errada essa interpretação. O mercado de habilitação é altamente regulado por ente público (Detrans) e por isso a maioria das taxas é abusiva. Se houvesse de fato um livre-mercado sem tanta regulação o custo seria bem menor.

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