Lista de documentos para tirar habilitação

jovem dirigir 3 1024x576 1

Quais os documentos para tirar habilitação?

Reforçamos que dirigir sem habilitação é considerado infração gravíssima podendo sofrer as seguintes penalidades: multa e apreensão do veículo. Abaixo colocamos todos os documentos e informações necessárias para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação.

Antes, é necessário seguir alguns requisitos, que todos já conhecem como: ter 18 anos completos, ser alfabetizado e deve ser penalmente imputável. Seguindo isso, o cidadão poderá dar andamento com a solicitação.

Os documentos necessários para tirar a CNH são:

– RG ou documento de identificação equivalente (original e cópia)
– CPF (original e cópia)
– Comprovante de endereço de, no máximo, 3 meses (conta de água ou luz, original e cópia)

Inicialmente são estes acima, os demais serão tirados ao longo do processo. Após ter todos eles em mãos, basta ir até do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua cidade, em outras é a Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, e registrar as impressões digitais – podendo haver custos.

Com o cadastro feito, o candidato estará autorizado para realizar os exames médicos e psicotécnicos, mas, atenção, a clínica deve estar credenciada ao Detran. Lembrando que para fazer o exame é necessário pagar uma outra taxa, e os valores podem variar de região para região.

documentos para tirar habilitação

Com tudo certo e aprovado, o candidato deve se inscrever no CFC, que é o Centro de Formação de Condutores, para iniciar as aulas teóricas. Obrigatoriamente, o aluno deverá cursar 45 horas podendo ser distribuídas na semana, incluindo sábado, e nos períodos manhã, tarde e noite.

Já os conteúdos são relacionados à noções de primeiros socorros, meio-ambiente, direção defensiva, noções básicas de mecânica e, por último mas não menos importante, as legislações de trânsito, que é o tema mais relevante na prova teórica do Detran.

Ao finalizar todas as aulas e com o certificado entregue, em seguida, é só agendar a prova no Detran da sua cidade.

documentos para tirar habilitação

Logo após inicia-se às práticas na autoescola credenciada. São 25 aulas obrigatórias com 4 que devem ser realizadas em períodos noturnos. Ainda assim, também é possível aprender via simulador e para isso, basta conversar com a autoescola para encaixar essas aulas em sua grade.

Concluído as práticas, você recebe um certificado de conclusão e já pode escolher o dia e horário para a prova. Ao realizar, se for reprovado, é só marcar novamente após 15 dias e não é preciso fazer as aulas tudo de novo.

Como mencionamos anteriormente, assim como na autoescola, os valores do CFC podem variar. Somando todos os serviços que colocamos aqui, em média, você terá que desembolsar R$ 1.000, por isso é recomendado se programar para pagar todas as taxas e escolher um CFC com bons índices de aprovação e a autoescola com instrutores preparados e credenciados ao Detran.

A primeira CNH, também conhecida como Permissão Para Dirigir, é temporária, sendo válida por um ano. Para obter a definitiva, o motorista deve aguardar até o ano seguinte e o mais importante: não pode ter recebido multas, apenas e ainda assim de forma muito arriscada, a multa média de 4 pontos.

Ao receber a definitiva, o prazo de validade também aumenta, passando de um para quatro anos.

Se o motorista receber uma multa grave ou gravíssima com a Permissão Para Dirigir, ele poderá ter a CNH suspensa e para tê-la de volta, terá que realizar todos os processos acima novamente. O aconselhável é seguir todas as regras de trânsito para não ter dores de cabeças.

Para os cidadãos com mais de 65 anos, devem realizar a renovação a cada três anos.

Os tipos de habilitação são A – para a motos, B – para os veículos de passeio (mais comum), C – para os caminhões, D – ônibus e vans e a E – para os automóveis com unidades acopladas como no caso das carretas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias CNH

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011