Governamental/Legal

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?


Você sabe quantos pontos na carteira você tem no momento? Uma pergunta tão importante e simples pode deixar muito motorista com a pulga atrás da orelha. A falta de conhecimento sobre este assunto ainda é grande, mas é fundamental todos os condutores terem ciência de como é calculado essas pontuações por infrações de trânsito.

Mesmo que você seja aquele motorista cauteloso e que está sempre preocupado em respeitar as leis de trânsito, é muito importante ficar de olho. Inclusive, é comum ter erros cometidos pelo fiscal de tráfego.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?


Apesar de as legislações estarem mais severas, com valor mais alto desde 2016, as infrações mais graves ainda estão entre as campeãs de ocorrência em todo o Brasil.

A Lei Seca, por exemplo, que completou 10 anos em junho de 2018, obteve o seu pior aniversário, isso porque o número de pessoas autuadas por dirigir sob influência do álcool ou que recusaram o teste de bafômetro disparou para mais de seis vezes.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Em 2008 cerca de 12.767 pessoas sofreram punições por ter ingerido bebida alcoólica e dirigido em seguida. Em 2017 esse número cresceu surpreendentemente para 81.774, como mostra o levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Jornal O Globo.

Ainda, entre as campeãs estão: utilização do celular enquanto dirige, o não uso do cinto de segurança e o excesso de velocidade.

Fui multado: quanto tempo ficam os pontos na carteira?

Foi multado e não faz ideia como funciona e quanto tempo os pontos ficam na carteira ou CNH? Então, vamos explicar todo o procedimento em detalhes. Primeiramente, os pontos na Carteira Nacional de Habilitação tem validade de 12 meses, período de um ano.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Eles não expiram de um ano para outro. Vamos supor que o condutor tenha atingido o limite no dia 20 de novembro de 2018. Esses pontos irão expirar daqui a um ano contando com essa data, ou seja, em 20 de novembro de 2019.

As pontuações por cometer infração de trânsito servem para conscientizar os motoristas. É por isso que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) divide em quatro categorias:

– Infração Leve: 3 pontos na carteira e multa de R$ 88,38;

– Infração Média: 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16;

-Infração Grave: 5 pontos na CNH e multa de 195,23;

-Infração gravíssima: 7 pontos na CNH e multa de 293,27.

Cometendo infrações, o motorista vai adquirindo pontos na carteira e há limite. Quando o cidadão habilitado acumula 20 pontos no período de um ano, automaticamente ele perde o direito de dirigir. Portanto, é muito importante ficar atento e acompanhar o status com frequência.

Para os motoristas profissionais, as regras de pontos são diferentes. São apenas 14 pontos.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Eles também podem expirar no momento em que o indivíduo passar pelo curso de reciclagem.

Cada infração mencionada acima possui particularidades distintas. Dependendo do ocorrido, a infração gravíssima pode ser ainda mais rigorosa. Em algumas circunstâncias, o valor dela pode ser multiplicada, além de acarretar suspensão de dirigir.

Por outro lado, a Leve e Média podem ser modificadas em uma advertência, tudo irá depender da situação e do fato ocorrido.

20 pontos na CNH: quanto tempo fico sem dirigir?

Obteve ou ultrapassou os 20 pontos na carteira? O que acontece agora é o início de um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir. A punição é aberta pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

A suspensão devido a este tema ficou mais rigoroso em primeiro de novembro de 2017, quando o Detran modificou as regras. Antes, o mínimo que o penalizado ficava sem dirigir era cerca de um ou dois meses. O tempo máximo é 1 ano e prevalece até hoje.

Com a nova lei, o prazo mínimo passou a ser de seis meses.

Caso seja reincidente, o mínimo da punição é de 8 meses de não trafegar e o máximo segue por 2 anos. Importante ressaltar que o próprio Detran notifica a pessoa para ter ciência do início do processo.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Além disso, em alguns estados, é possível analisar a situação do seu veículo e do documento no portal do Detran na internet. Acesse o site para conferir se há pontos ou outras irregularidades.

Para recuperar a CNH e voltar a dirigir é necessário passar por um curso de reciclagem, que é bem-parecido com o do Centro de Formação de Condutores. São abordados os temas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Após concluir 30 horas de curso, o motorista suspenso será submetido a uma prova no próprio Detran para receber, se aprovado acertando 70% das questões, a sua CNH de volta. Ainda pode haver a solicitação de exame psicotécnico e prova prática.

Permissão Para Dirigir (PPD): pontos funcionam da mesma maneira?

Para os motoristas novatos que passaram recentemente pelo processo de primeira habilitação, o sistema de pontos por infração é diferente dos demais condutores que possuem CNH com validade de 5 anos.

Aqueles que têm a PPD não são penalizados por pontos e sim por infrações. A pessoa não pode cometer infrações graves ou gravíssima, senão poderá perder a Permissão Para Dirigir, sendo obrigado a realizar todo o processo de CFC.

Foi multado injustamente? Saiba como recorrer

Como mencionado anteriormente, muitos motoristas são penalizados injustamente pelas confusões na hora da aplicação de multa. É justamente por isso que existe a possibilidade de recorrer.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Ao ser notificado, o próprio documento indica os caminhos para acionar a revisão e cancelamento da multa.

Mesmo que você esteja chegando no limite da pontuação e de repente chega outra multa, recorrendo, é possível “congelar” os pontos. Eles só são adquiridos após o juiz determinar que a punição é justa.

O próprio artigo 6º, § 2º da resolução 182 do Contran indica isso: “§ 2º. Se a infração cometida for objeto de recurso em tramitação na esfera administrativa ou de apreciação judicial, os pontos correspondentes ficarão suspensos até o julgamento e, sendo mantida a penalidade, os mesmos serão computados, observado o período de doze meses, considerada a data da infração.”

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?

Isso significa que se o processo de julgamento demorar 6 meses para obter o resultado, você poderá dirigir normalmente durante esse período. Com o atraso para verificar cada pedido de cancelamento, existe uma lentidão para o Detran chegar em um resultado. Há casos em que demora um ano, exatamente o tempo de expirar as pontuações.

Quanto tempo ficam os pontos na carteira de habilitação?
Nota média 4.2 de 6 votos

  • Diego Lip

    Isto me surpreendeu: “Em 2008 cerca de 12.767 pessoas sofreram punições por ter ingerido bebida alcoólica e dirigido em seguida. Em 2017 esse número cresceu surpreendentemente para 81.774, como mostra o levantamento do Denatran e o Jornal O Globo. O que acontece com as pessoas? Não estão preocupadas? Isso que o valor da multa disparou, será que nem no bolso doi para elas?

    • Sinal que as penalidades estão brandas.
      No Brasil, até as punições para corruptos/bandidos são brandas. Eles sempre voltam e colocam outras pessoas pra dar continuidade.

    • Luiz Rippel

      Devem pensar “Ah, nem vão me parar”, pensar que só acontece com os outros.

    • alemãoVP

      As pessoas não estão preocupadas… elas andam com os carros sem licenciar, lotadas de multas, situação civil (nome no SERASA, essas coisas) completamente bagunçada e do jeito que vai, vai… note que as áreas onde ocorrem as blitz são selecionadas a dedo… eles fazem onde sabem que a arrecadação será maior… mas tem um parcela da população, e isso independe de classe social, que não tá nem aí pra nada… anda irregular com absolutamente tudo…. pode ver que vira e mexe aparece na net notícia de carro com milhares de reais acumulados em multas… tornar a lei mais rigorosa só vai dar medo naquela parcela da população que gosta de ser correta, ter as coisas em dia etc… que no Brasil, infelizmente, é minoria…

      • Diego Lip

        É o nosso país, depois reclamam da política, reclamam das leis, reclamam da impunidade.

    • invalid_pilot

      Aumento da fiscalização, pode ter até havido queda nos casos, mas a fiscalização era bem mais frouxa em 2008

    • Igor Pricandi

      Diego o aumento está diretamente ligado aos recursos que a justiça dá. Como quase tudo no país, cria-se a dificuldade para se vender a facilidade. Desde a lei seca proliferam escritórios que fazem todo o trâmite para liberar carteiras cassadas ou suspensas. É tanto dinheiro que eles fazem comerciais em tv aberta. O que mais me espanta é que juízes concedam liminares aos montes. Enfim, é isso.

    • Alexandro Vieira Lopes

      pode ser que haja mais operações da polícia.

  • Alvarenga

    Vai ter gente criticando ou dando uma de falso moralista mas eu acho isso um absurdo !
    Essa lei é feita por especialista de escrivaninha ou por industrial de multa mesmo.
    Só quem dirige bastante no dia a dia sabe que mesmo sem fazer loucura ou exagero é perfeitamente possivel de se tomar multas por pequenos incidentes ou erros de julgamento, como ser pego de surpresa por uma parada brusca durante um cruzamento de farol por exemplo ou pela mudança de velocidade de 50 para 30 km/h em uma troca de via, so pra citar alguns exemplos.
    E ao longo de 1 ano não é dificil de acontecer estes tipos de incidentes para quem dirige frequentemente.
    E ai voce pega um gancho sem ser maluco, sem ter colocado a vida de pessoas em risco, sem ter feito mal a ninguem.
    Enquanto isso os verdadeiros perigos continuam rodando fora da lei por ai.
    Querem ter lei de primeiro mundo sem ter a estrutura nem de 5o mundo.
    Haja atenção pra desviar de carroceiro, valeta, buraco, lixo na rua, bandido no semaforo e ainda evitar as multas !
    Quem fez essa lei de pontos é que devia ser multado e demitido do serviço publico.

    • Mauricio Ferrari

      Perfeito seu comentário amigo. Esse é o verdadeiro problema e a injustiça do dia a dia

    • Igor Pricandi

      Morrem 40/50mil por ano no trânsito. O que você sugere Alvarenga? Liberar geral?

      • Na cabeça de muito pseudo cidadão a ideia deveria ser essa “liberar geral”, pois é muito mais difícil ter boas atitudes no trânsito.

      • Alvarenga

        Nunca. Punir com rigor aqueles que cometem verdadeiros absurdos no transito apenas isso ! essa seria a verdadeira justiça e não ficar complicando a vida de todos por causa de uma meia duzia de malucos !

    • Quem faz uma país ser, ou não, de primeiro mundo é o povo e a atitude dele perante a sociedade. No brasil todo mundo quer um país melhor mas poucos, pouquíssimos, fazem por onde. O básico do básico a maioria dos motoristas brasileiros recusam-se a fazer, que é sinalizar a direção “dar seta”….image se esta preocupado com o resto. Somos e continuaremos ser de 5° mundo por conta da grande maioria do povo.

    • Ricardo

      Perfeito

  • antonio carlos

    Esta metodologia é confusa é a própria explicação esta confusa, cada multa tem validade de um ano, ou seja as validades das multas são individuais, fazem as leis para ferrar o motorista pois multas imprevista todo motorista que dirigi muito esta sujeito a ter, ainda mais com este excesso de radares que estão em vias publicas

    • Radar só pega velocidade….é só andar de boa….

  • Leandro Santos

    alguem aqui renovou a cnh ano passado, ja recebendo a nova com qr code, mas percebeu q o vencimento dela era pra esse ano, e n de 5 anos como manda o figurino?

  • clodoaldo santos

    não conheço ninguem que recorreu e ganhou… para mim é pura de perda de tempo… mesmo orgão que multa é o que julga… não há imparcilidade

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email