Por quanto tempo um carro com placas de outro país pode rodar no Brasil?

carro esportivo estrada
carro esportivo estrada

Sabia que veículos de fora podem circular no Brasil só enquanto seus donos forem turistas?

Isto vale para turistas dos países do Mercosul. Assim, a permissão de uso temporário sai automática para eles. Mas, não se aplica a quem mora no Brasil e tem carro estrangeiro.

Por quanto tempo um carro com placas de outro país pode rodar no Brasil?

Aqui em nosso país, importar um carro usado normalmente é proibido. O que é permitido engloba apenas carros novos ou com mais de 30 anos de uso.

Essa é uma forma do governo alimentar o cartel das montadoras instaladas localmente, e supostamente ajudar na “geração de emprego”.

Entrada de Veículos em Regime de Turismo

Carros de países do Mercosul ganham fácil entrada se seus donos estão só de passagem. Eles podem ficar por quanto tempo quiserem, desde que o motorista sempre porte a documentação exigida para isso.

Porém, isso não vale para quem mora no Brasil ou tem casa em vários lugares.

E os turistas que vem de fora, mas de países que não são parte do Mercosul?

Neste caso, a permissão de rodar no Brasil tem a mesma duração da permissão de estadia do turista, um prazo que pode ser, por exemplo, 90 dias.

Brasileiro rodando com carro que tenha placas de outro país

Muitos pensam em comprar um carro em algum dos países vizinhos do Brasil e ficar usando esse carro por aqui sem ter que pagar IPVA e mais nada.

Mas ter um carro estrangeiro de forma irregular no Brasil é um sério problema. Você pode perder o carro e sofrer outras punições.

Na primeira vez que você for abordado por um policial ou fiscal de trânsito, eles irão ver que você não é de outro país, e sim apenas um brasileiro tentando rodar com carro com placas de outro país. Então seu carro será retido, simples assim.

Manter um carro estrangeiro no Brasil sem autorização é considerado um crime. O responsável pelo carro pode pegar de dois a cinco anos de cadeia.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.