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Por que existem carros com placas vermelhas, pretas, verdes, azuis, etc?

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As primeiras identificações de veículos (em forma de placa) surgiram em carruagens em 1783 na França. A implantação foi necessária para que as autoridades pudessem identificar os motoristas causadores de acidentes.



No Brasil, o primeiro sistema de emplacamento surgiu em 1901 com apenas uma letra: P de particular ou A de alugado. Já a quantidade de números variava de 1 a 5 dígitos (Exemplo: P 5, P 42, A 26, P 500, A 587, P 1·348, P 12·878).

Entre 1941 a 1969, iniciou-se o formato numérico com combinações agrupadas duas a duas. De 69 a 1990 vigorou o modelo alfanumérico com duas letras e quatro números (com fundo amarelo e letras pretas). Mas este formato acabou sendo retirado de circulação já que a frota brasileira passava da quantia máxima das possibilidades combinatórias entre letras e números.

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Desde 1990 o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN implementou o modelo que está em vigor até hoje com três letras e quatro numerações, cujo a quantidade de combinações possíveis agora ultrapassa 175 milhões de sequências únicas.

Nos países europeus e nos Estados Unidos, as placas não pertencem aos carros e sim aos seus donos, por esse motivo que lá é possível escolher (apesar de que aqui também é possível escolher a placa, com algumas limitações e também custos adicionais).

No Brasil, isso muda completamente, aqui, elas pertencem ao veículo e não ao seu dono. Ainda há possibilidade do proprietário escolher antes do registro a numeração de sua preferência (ela acaba sendo definitiva), com exceção das letras, onde geralmente estão disponíveis apenas uma ou duas combinações de letras a escolher.

Atualmente, todas elas seguem o mesmo padrão, feitas com material em alumínio. O proprietário também pode escolher um outro tipo de material, entretanto terá que fazer o pedido junto ao fabricante e terá que arcar com os custos da mesma.

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Adiado duas vezes em 2016, as novas placas padrão Mercosul deve entrar em vigor no Brasil a partir de 1º de setembro deste ano. Elas já estão sendo usadas no Uruguai e na Argentina. O modelo Mercosul conta com 4 letras e 3 números, as cores nas letras e números mudam de acordo com o tipo do automóvel:

– Veículos de passeio: preta
– Veículos comerciais: vermelha
– Veículos diplomáticos: dourado
– Veículos oficiais: azul
– Veículos oficiais: verde
– Veículos de colecionadores: prateado

O que significa cada cor de placa especial?

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De acordo com a resolução do CONTRAN, veículos particulares, de aluguel, oficial, de experiência, aprendizagem e de fabricantes deverão ser identificados na forma e dimensões em milímetros das placas traseiras e dianteiras, sendo: altura= 130 e comprimento = 400.

Quando não couber no receptáculo, o DENATRAN poderá autorizar a sua redução em até 15% no seu comprimento, mantendo a altura dos caracteres alfanuméricos e os espaços a eles destinados. Importante ressaltar que para isso a fabricante deve se justificar para o Departamento Nacional de Trânsito.

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Assim como nas combinações de letras e números, as placas brasileiras também se diferenciam pelas cores. E você sabe o que cada uma delas significa? As diferentes cores servem para identificar o grupo de usuários dos veículos. Confira abaixo:

Placas cinza – Veículos particulares

A de fundo cinza com letras/números pretos é a mais comum entre elas. Essa é a placa do carro do cidadão comum. A única coisa que muda nela são as informações do local onde o carro foi licenciado. Por exemplo: SP – São Paulo | PR – Curitiba

Placas vermelhas – Veículos de Aluguel

Outra muito comum e que se vê a todo momento nas ruas, é a de aluguel com fundo vermelho e letras/números brancos. Ela é exclusivamente para transporte de veículos de aluguel como: coletivos, ônibus, táxis e caminhões.

Placas brancas com números vermelhos – Veículos de Auto Escola

Já a placa de um veículo de Auto Escola é o inverso da placa de um automóvel de aluguel. Possui fundo branco com fonte vermelha. Ela só deve ser utilizada, apenas, em automóveis de treinamento seja carro, moto ou ônibus.

Placas verdes – Veículos de Experiência / testes

Essa placa tem fundo verde com letras/números brancos. Você sabia que ela é a única que não está vinculada ao carro? Isso porque ela é temporária. Geralmente utilizada pelas fabricantes para realizar os testes na rua em modelos novos, mas também usadas por concessionárias e oficinas mecânicas, estas por cima das placas cinzas normais do carro, para evitar que responsabilidade sobre o uso do carro naquele momento vá para o dono do carro, ou que multas possam ir para ele.

Placas brancas com números pretos – Veículos oficiais

Para veículos oficiais de estados, municípios ou até mesmo da federação, tem letras/números pretos com fundo branco. Além disso, elas são comuns em ambulâncias e de polícia.

Placas pretas com números prateados – Veículos de chefes de estados

Essa que também é oficial, é utilizada em veículos de chefes de estados: prefeitos, governadores, presidentes da Câmara, Assembleia Legislativa, de Câmaras e de Tribunais. Ela conta com fundo preto e letras/números prateados.

Placas azuis – Veículos de representantes internacionais

A placa de cor azul com letras/números brancos é para representantes internacionais como: diplomatas, embaixadores, cônsul e outros organismos internacionais.

Placas pretas com números cinza – Veículos clássicos / coleção

Outra muito famosa é a placa preta com letras/números cinza. Direcionada para carros de coleção, antigos e indica que o automóvel passou em uma avaliação e contém 80% de originalidade, ou seja, peças originais de fábrica.

Placas verde e amarela – Veículos de presidentes

Essa é uma placa totalmente exclusiva, nas cores verde e amarela com caracteres dourados. É utilizado em carros de presidentes da república, além do vice-presidente, ministros de Estado, presidentes do Senado, Câmara e da Procuradoria-Geral da República.

Confira abaixo a tabela das placas de cada tipo de veículo disponibilizada pelo DETRAN para o Notícias Automotivas:

Categoria do veículoPlaca e Tarjeta – FundoCaracteres
ParticularCinzaPreto
AluguelVermelhoBranco
Experiência/FabricanteVerdeBranco
AprendizagemBrancoVermelho
ColeçãoPretoCinza
OficialBrancoPreto
Missão DiplomáticaAzulBranco
Corpo ConsularAzulBranco
Corpo DiplomáticoAzulBranco
Organismo InternacionalAzulBranco
Organismo

Consular/Internacional

AzulBranco
Acordo Cooperação

Internacional

AzulBranco

A Tipologia dos caracteres das placas e tarjetas devem seguir na fonte: Mandatory. As cores utilizadas para placas e caracteres deverão manter seu contraste em todo período de vida útil de utilização do veículo.

Caso você tenha que solicitar uma segunda de placa, basta realizar uma vistoria, em seguida o proprietário deverá ir até uma unidade do DETRAN da sua cidade, apresentar a documentação e no mesmo dia poderá fazer o emplacamento.

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Trafegar sem uma delas é infração gravíssima, que gera multa de cerca de R$ 200 e até mesmo apreensão do carro. Cada estado cobra uma taxa diferente para relacração.

Em situações de roubos e furtos, o proprietário deverá, primeiro, fazer o Boletim de Ocorrência e apresentar depois no Departamento de Trânsito.

Veja também: Placas de carros roubados: como consultar?

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  • Pedro154

    Por falar em placas, aqui no Ceará, o trânsito está lotado de carros com placas de Minas Gerais (iniciais QM e QN), mais especificamente de BH e os carros sempre são ano 2017 ou 2018. Isso anda acontecendo em outros estados também?

    • Locadoras?

    • SDS SP

      São Paulo tem bastante, ainda mais agora com aplicativos de caronas. Voyage, Sandero, Ka e Onix Joy tem aos montes.

      São carros de locadoras (principalmente Localiza e Movida) que possuem sede em BH.

    • Lucas086

      Sergipe também, acho que 70% dos carros da Uber é locadora (antes que me critiquem, foi só um chute, dado o enorme número desses carros.

    • leandro

      A explicação é simples, o governo de MG criou uma lei que carro de locadora aqui só paga 1% de IPVA..

      Afinal de contas esses donos de locadoras são muito pobres

      • fsjal

        Não é questão de ser mais pobre ou mais rico.
        É questão de poder oferecer produtos e serviços a um custo mais acessível.

        Se essa isenção acaba, esse custo é repassado ao consumidor.

        • leandro

          Produtos e serviços de luxo devem ser taxados como o tal, não quer pagar caro vá de transporte público!
          Prefiro o desconto de IPVA no meu carro do que no de um magnata do ramo de locação

          • fsjal

            Locação de veículos é serviço de luxo? hahahahhaa tá sabendo legal.

            • leandro

              Partindo do pressuposto de que existem outras formas de transporte mais baratas sim, é sim

              • fsjal

                Carros não são locados apenas para transporte. Na sua maioria são locados para empresas prestadoras de serviço.

                • leandro

                  O que de toda forma não justifica, de maneira alguma, que essas empresas prestadoras de serviços devem ser beneficiadas indiretamente pelo desconto do IPVA.
                  Viva o Brasil da desigualdade, do jeitinho, do amigo cupinxa do político que financiou sua campanha

              • fsjal

                E outra… você vai viajar com a sua família pra outro estado, chega no aeroporto cheio de mala, criança pequena e vai enfiar todo mundo num ônibus? Por favor né…

                Quanto menos imposto qualquer um pagar é melhor.

                É bizarra essa sanha de brasileiro por imposto.

                • leandro

                  E na volta da viagem, chegando no aeroporto de origem coloco crianças e malas no meu carro com IPVA de 4% e não tem problema né???
                  Viva os lucros dos mais abastados..
                  Não estou reclamando de locadora pagar menos, mas sim de eu pagar mais

                  • fsjal

                    Então vá reclamar do IPVA de 4% e não de 1%, pois muita gente se beneficia desse IPVA baixo das locadoras.
                    Empresas prestadoras de serviço, UBER, turistas…

                    • leandro

                      Então, antes de abaixar o IPVA para 1% e atender os seus anseios de dono/funcionário de locadora com isenções fiscais, o estado de MG deveria acertar o MEU salário de funcionário público que não vem sendo pago em dia há mais de 1 ano.
                      Assim que acertarem tudo que me devem voltamos a conversar sobre isenções fiscais concedidas aos mais ricos

              • Renato Duarte

                concordo com você.

            • Renato Duarte

              Para a sua tristeza,, é um serviço de luxo sim. Acho que não deveria ter incentivo no IPVA não,, se tiver que repassar o custo ao cliente,, que passe. Concordo plenamente com o comentário acima,, prefiro que o desconto seja repassado ao publico de menor poder aquisitivo,, assim como ocorre com carros com mais de 15 anos de uso.

              • leandro

                Aqui em MG carro antigo só ganho desconto ipva se for placa preta, já os donos de locadora…

              • Edson Fernandes

                Na verdade não é desconto, mas se vale para um, deveria valer para todos. A sacanagem é essa.

          • O problema não é a locadora pagar 1% de Ipva. O problema é você é outros proprietários pagarem 3 ou 4%. E caso a locadora pagasse o mesmo Ipva e isso aumentasse a arrecadação do estado provavelmente você é qualquer outro cidadão não veriam melhora nenhuma nos serviços públicos.

    • José Barbosa

      Não tenho certeza absoluta, mas acho que a explicação mais simples é que agora as letras não se diferenciam por estados, quando “gastam” a cota de sua respectiva letra, tradicional.

    • zekinha71

      Em SP é um festival de placas P e carro prata, tudo de locadora de BH.

    • marcos wild

      Em Minas Gerais as locadoras de veículos pagam IPVA de apenas 0,1% do valor do veiculo.

      Por isso todas as locadoras do Brasil emplacam seus carros em BH.

  • 💀GHOC💀

    Já vi diversas vezes placas verdes em carro velho, e ainda amarradas com borracha, com certeza não era teste

    • “Perguntador”

      Mas não é só para teste de carros novos, no site do DETRAN SC diz assim:
      Empresas que executam reforma ou recuperação de veículos, bem como aquelas que compram, vendem ou desmontam veículos – sejam eles usados ou não – podem utilizar em caráter experimental placas específicas, para que os veículos sob seus cuidados possam circular dentro do território sob jurisdição da autoridade de trânsito que conceder essas placas. Aplicável também para empresa Fabricante ou Montadora de veículos automotores ou de pneumáticos, a fim de permitir-lhes testes em via pública.

    • Concessionária e oficina mecânica quando está testando um carro, coloca placa verde de teste por cima da placa do carro do cliente, para evitar que responsabilidade sobre o uso do carro naquele momento vá para o dono do carro, ou que multas possam ir para ele.

      • Edson Fernandes

        Eber,
        Sabe dizer se o dono da placa verde temque ficar pagando taxas anuais para mante-la?

        • Não sei te falar viu, mas como tudo relacionado a Detran, imagino que sim, porque se não, montadoras usariam essas placas em carros caríssimos o ano todo para evitar pagar o IPVA.

          • Edson Fernandes

            É exatamente isso que pensei. Obrigado

  • 1 Raul

    Já ouvi falar que carro com placa verde, em testes, não toma multa, é verdade?

    • El Gato Negro

      Não procede.

    • Renato Duarte

      Pelo que entendi nos comentários acima,, a placa Verde é para testes e não é vinculada ao carro,, e sim à pessoa que está realizando o teste no carro. É utilizada por montadoras, oficinas especializadas, oficinas de preparação e modificação de veículos, etc.

    • Pode ser multado sim, a multa vai para a empresa dona da placa verde. Ela não é vinculada a um carro específico mas não deixa de receber multas por isso.

  • Danilo Vaz

    Não tenho certeza no resto da Europa mas ao menos em Portugal a placa fica com o carro e não com o motorista.

    • Caio Elisei

      Exatamente!! O NA não apurou direito as informações…

      Nem todos os Estados dos EUA e nem em todos os países da Europa a placa pertence ao dono e não ao carro…(na Europa se não me engano é assim só na Bélgica e Suíça).

  • zekinha71

    Uma coisa horrível nas placas atuais é que o D e o O são praticamente iguais, se olhar rapidamente ou meio da lado, ou se estiver meia suja ou gasta, pra confundir é muito fácil.

    • felipe15

      rapaz eu fico imaginando o carro com a combinação III-1111 já que a atual fonte usada não diferencia a letra “I” do número “1”

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