Posso resolver o problema de “microfuros” no pneu com uma câmara de ar?

pneu Continental SportContact7
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Ao longo da vida útil de um pneu, é comum deparar-se com problemas como furos e perfurações. No entanto, nem todos os danos são visíveis a olho nu.

Os chamados “microfuros” são pequenas aberturas na borracha do pneu que podem causar vazamentos de ar e comprometer a qualidade da condução.

A questão que muitos motoristas se perguntam é: será que posso resolver o problema dos “microfuros” utilizando uma câmara de ar? A ideia por trás dessa solução é colocar uma câmara de ar dentro do pneu, evitando assim possíveis vazamentos.

Vamos ver se isso é uma boa ideia ou não:

O que são esses “microfuros”?

Os “microfuros” ou “microporos”, são pequenos buracos que podem surgir na superfície dos pneus. Eles geralmente têm dimensões muito reduzidas, o que dificulta sua detecção visual.

Eles podem aparecer em pneus com câmara ou sem câmara de ar. Eles são causados por frenagens muito bruscas, reação da borracha com combustível, presente no chão onde você passou, ou até mesmo por falhas de fabricação do pneu.

Um pneu com esse tipo de problema pode ser consertado, mas dependendo da área onde estão os “microfuros”, a troca é recomendada, por questões de segurança.

É recomendável usar uma câmara de ar em um pneu com “microfuros”?

A câmara de ar é uma espécie de bolsa inflável feita de borracha resistente e flexível, projetada para ser colocada dentro do pneu.

Em termos mais simples, ela é parecida com uma bóia daquelas que crianças usam na piscina, que pode ser inserida entre o pneu e a roda, criando uma barreira adicional para evitar o vazamento de ar provocado pelos “microfuros”.

A câmara de ar é fabricada em material resistente e flexível, geralmente borracha ou látex.

Mas, o departamento de marketing da Pirelli explica que não é recomendável fazer isso.

Pneus feitos para serem usados sem câmara de ar não trabalham corretamente com uma câmara dentro.

Fazer isso pode provocar comportamentos inadequados, desde coisas pequenas como um desconforto na direção ou o volante puxando para um lado ou outro, até a problemas mais sérios, como um estouro de pneu em altas velocidades em uma rodovia.

Não é preciso nem falar a tragédia que pode acontecer se um pneu estoura em uma velocidade muito alta.

O uso deve ser apenas temporário

Quando enfrentamos o incômodo dos “microfuros” nos pneus, uma das opções mais viáveis e práticas é a utilização de uma câmara de ar, mas apenas como solução temporária.

Será possível retomar rapidamente a mobilidade do veículo, já que não será necessário aguardar o conserto ou substituição do pneu danificado.

Além disso, a instalação da câmara de ar é relativamente simples e pode ser realizada por qualquer pessoa com algum conhecimento básico sobre pneus.

Outro benefício importante é que a câmara de ar tende a ser mais acessível financeiramente em comparação com a substituição completa do pneu.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.